Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016120 vezes)

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11100 Online: 18 de Janeiro de 2014, 11:07:03 »
:ok:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #11101 Online: 18 de Janeiro de 2014, 12:05:05 »
É normal as pessoas lembrarem de histórias inventadas por elas mesmas como se tivessem acontecido realmente? Aconteceu com um amigo meu. Anos atrás ele perdeu um evento importante e inventou uma desculpa. Hoje ele se lembrou da desculpa como se fosse o que tivesse acontecido. Achei tão bizarro que cheguei a ficar em dúvida se não era minha memória que estaria me enganando, mas um terceiro amigo que estava conosco na época, lembra da mesma versão que eu.

Eu acho que a possibilidade maior é  que o cara só sustentou a mentira porque não se esqueceu dela. Eu fazia isso na adolescência quando contava vantagem com mulheres para amigos. É que mentir não era um hábito e nunca esquecia uma mentira que contava, então poderia sustentá-la mesmo depois de muito tempo.

Por outro lado conheço pessoas que mentem compulsoriamente e sustentam a mentira mesmo quando confrontadas cara a cara com a verdade, é doença.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #11102 Online: 18 de Janeiro de 2014, 13:16:23 »
É normal as pessoas lembrarem de histórias inventadas por elas mesmas como se tivessem acontecido realmente? Aconteceu com um amigo meu. Anos atrás ele perdeu um evento importante e inventou uma desculpa. Hoje ele se lembrou da desculpa como se fosse o que tivesse acontecido. Achei tão bizarro que cheguei a ficar em dúvida se não era minha memória que estaria me enganando, mas um terceiro amigo que estava conosco na época, lembra da mesma versão que eu.

Eu acho que a possibilidade maior é  que o cara só sustentou a mentira porque não se esqueceu dela. Eu fazia isso na adolescência quando contava vantagem com mulheres para amigos. É que mentir não era um hábito e nunca esquecia uma mentira que contava, então poderia sustentá-la mesmo depois de muito tempo.

Por outro lado conheço pessoas que mentem compulsoriamente e sustentam a mentira mesmo quando confrontadas cara a cara com a verdade, é doença.

Não é o perfil dele. E não faz sentido. Eu estava presente, fui testemunha dos fatos. Cúmplice acidental, na verdade. Estávamos trabalhando muito na época e isso estava gerando conflitos no casamento dele. A relação já estava estremecida por outros motivos. Ele tinha um compromisso com a esposa no dia, mas perdeu completamente a noção do tempo. Quando ela ligou, soltando os cachorros, ele inventou que o carro tinha estragado e estava esperando o reboque. Ficou apavorado. Em seguida ligou para o reboque, foi até o carro, desconectou um cabo qualquer, deixando as chaves comigo, já que eu ia ficar até mais tarde e pegou carona com o outro sócio para ir encontrá-la.

É o que eu e o outro sócio lembramos, mas ele jura, ficou até irritado, que não. Afirma que o carro realmente estragou no dia e ele ficou esperando o reboque, por isso se atrasou e nós é que estaríamos fazendo confusão.

O assunto surgiu por acaso, estávamos jogando conversa fora. Lembrei de um episódio que o carro tinha nos deixado na mão a caminho de um evento importante e ele se lembrou dessa história. Até achei que ele estava ironizando, mas depois percebi que era sério. 

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11103 Online: 18 de Janeiro de 2014, 13:25:02 »

Teve um caso parecido, que aconteceu muitos anos atrás com um tal de Paulo, ou seria Saulo? Ele inventou uma história estapafúrdia que envolvia deuses e cegueira temporária. Parece que conseguiu convencer muita gente. :)

É sério, Dr. Manhattan. Isso me preocupou. Sei que a memória nos engana. Que misturamos fatos, criamos falsas memórias. Mas será que é normal nesse nível ou pode ser indicador de algum problema?

Quando eu preciso inventar alguma mentira por alguma razão, faço fundindo com fatos reais, assim, sempre que precisar repetir essa mentira, direi exatamente a mesma coisa. Um grande exemplo seria a bíblia. Não é atoa que tem gente que acredita nela depois de tantos anos. :)

Mas já aconteceu deu lembrar de um "fato" e outras pessoas que estavam comigo dizerem coisas que não tinha nada a ver com o que eu lembrava, as duas.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11104 Online: 18 de Janeiro de 2014, 13:29:19 »
Normal? Depende da idade e do histórico familiar.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #11105 Online: 18 de Janeiro de 2014, 14:05:37 »
Eu estranhei porque isso é novidade para mim. Estranhei muito, na verdade. Me preocupou. Sei que não lembramos com precisão dos fatos, mas não achei que chegasse nesse nível. Por algum motivo, achava que nos lembrávamos ao menos das coisas que inventamos. Isso é assustador, pensando bem.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #11106 Online: 18 de Janeiro de 2014, 14:07:47 »

Teve um caso parecido, que aconteceu muitos anos atrás com um tal de Paulo, ou seria Saulo? Ele inventou uma história estapafúrdia que envolvia deuses e cegueira temporária. Parece que conseguiu convencer muita gente. :)

É sério, Dr. Manhattan. Isso me preocupou. Sei que a memória nos engana. Que misturamos fatos, criamos falsas memórias. Mas será que é normal nesse nível ou pode ser indicador de algum problema?

Desculpe pelo tom de brincadeira, mas pelo que já li isso é normal. Não é difícil induzir memórias falsas nas pessoas e isso pode ser um problema quando se tratam de testemunhas de crimes.

Uma coisa curiosa aconteceu comigo no passado: quando fazia pós-graduação, uma série de circunstâncias me fez ter que me mudar de casa algumas vezes. Certo dia sonhei que havia me mudado para uma certa casa, em um certo bairro. Na época eu sabia que isso não havia acontecido realmente, mas com o passar do tempo a memória do sonho por vezes se confundia com as lembranças das casas onde efetivamente morei. Nesse caso, contribuiu o fato de o sonho ter sido muito plausível.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11107 Online: 18 de Janeiro de 2014, 14:15:51 »
Eu estranhei porque isso é novidade para mim. Estranhei muito, na verdade. Me preocupou. Sei que não lembramos com precisão dos fatos, mas não achei que chegasse nesse nível. Por algum motivo, achava que nos lembrávamos ao menos das coisas que inventamos. Isso é assustador, pensando bem.

Depois que vi o método de confissão dos EUA (Não sei se ainda aplicam lá...), que é, basicamente, dizer que vc não consegue repetir uma mentira várias vezes da mesma forma, eu passei a fundir fatos reais as minhas. Assim, não tem nem como eu não lembrar. Não é uma mentira criada do nada, que provavelmente será esquecida rápida, por exemplo.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #11108 Online: 18 de Janeiro de 2014, 15:10:55 »

Depois que vi o método de confissão dos EUA (Não sei se ainda aplicam lá...), que é, basicamente, dizer que vc não consegue repetir uma mentira várias vezes da mesma forma, eu passei a fundir fatos reais as minhas. Assim, não tem nem como eu não lembrar. Não é uma mentira criada do nada, que provavelmente será esquecida rápida, por exemplo.
Sim, mas você faz isso para lembrar da mentira ou para se esquecer que é mentira? O intuito é fazer associações para recordar a versão inventada, mas sabendo que é inventada ou enganar seu cérebro, plantando falsas memórias?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11110 Online: 18 de Janeiro de 2014, 18:37:32 »

Já vi algo sobre como que as pessoas podem se enganar de maneira até muito mais "crédula" que essa.

Como, fazer um teste de QI/algo do tipo, onde tem as respostas na mesma folha, e junto do gabarito ainda tem outras questões, algo assim -- ou algo que meio que "legitimasse", "desculpasse" que eles de vez em quando passassem os olhos por cima das respostas, sem ser exatamente trapaça. Era no entanto pedido que eles não consultassem o gabarito para dar as respostas.

Mas as pessoas não conseguem evitar de bater o olho, e racionalizam algo como, "ah, eu já sabia mesmo, estava na ponta da minha língua", "ah, no fundo eu sabia que era essa mesma, e não aquela que eu me convenci que devia responder", e colocam ou corrigem a resposta, sem ver o que estão fazendo como trapaça.

O experimento então prossegue pedindo para a pessoa auto-avaliar o quanto ela acertaria em um outro teste, onde o gabarito não seria visível. A correspondência dessa auto-avaliação com o resultado real é premiada em dinheiro. Então você imaginaria que as pessoas tenderiam a pensar algo como, "bem, talvez o fato de eu ter visto as respostas tenha realmente feito com que eu acertasse mais do que acertaria normalmente", e apostassem mais baixo em si mesmos. Mas não, as pessoas se convencem de que o resultado é merecido, e apostam alto neles mesmos, para então quebrar a cara numa prova em que não podem trapacear.

Vi isso em texto ou reportagem sobre pesquisa do Dan Ariely ou Daniel Kahneman, ou um deles comentando sobre pesquisa relacionada de outros.

E sobre esse outro tipo de mentira, "narrativa", acho que já vi algo como que realmente acreditar nela faria das pessoas melhores mentirosas... conseguem ser mais convincentes se elas mesmas acabam acreditando...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11111 Online: 19 de Janeiro de 2014, 20:33:48 »
Como é chamado o sistema democrático onde somente os mais próximos do Estado se beneficiam?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11112 Online: 19 de Janeiro de 2014, 21:20:18 »
Como é chamado o sistema democrático onde somente os mais próximos do Estado se beneficiam?

"Sistema Político Brasileiro"
"Deus prefere os ateus"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11113 Online: 19 de Janeiro de 2014, 21:26:15 »

PTcracia
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11114 Online: 19 de Janeiro de 2014, 21:33:03 »

PTcracia

:P

Eu ouvi o termo semana passada e não consigo lembrar...

"Não sei o que" democracy.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11115 Online: 19 de Janeiro de 2014, 21:40:05 »

PTcracia

http://rationalwiki.org/wiki/List_of_forms_of_government

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11117 Online: 19 de Janeiro de 2014, 22:22:37 »

PTcracia

http://rationalwiki.org/wiki/List_of_forms_of_government

Nope. Nenhuma dessas.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11118 Online: 19 de Janeiro de 2014, 22:33:52 »
Cleptocracia?

Também não.

O termo foi usado pra fazer referência a democracias de países com "economias de aluguel" (Arábia Saudita, Emirados, etc) em que eles fizeram um arremedo de democracia em que somente os mais chegados ao governo/realeza conseguiam contratos. Não é uma cleptocracia, o termo era diferente.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11120 Online: 19 de Janeiro de 2014, 22:47:24 »
"Oligarchic democracy"?
Não, mas não página da wiki sobre oligarquia eu achei: Crony capitalism :ok:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11121 Online: 20 de Janeiro de 2014, 10:03:21 »

Sim, mas você faz isso para lembrar da mentira ou para se esquecer que é mentira?

Isso, para lembrar da mentira. Caso precise repetí-la, farei da mesma forma que fiz antes.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11122 Online: 20 de Janeiro de 2014, 17:33:32 »
Se eu vender meu carro ou minha moto, não ter cometido e nem participado de nenhum acidente de trânsito, posso pedir reembolso do DPVAT? Ora, se o objetivo é prevenir o acidente do mesmo, eu poderia pedir ressarcimento já que não cometi nenhum, certo?

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11123 Online: 20 de Janeiro de 2014, 18:05:47 »
Se eu vender meu carro ou minha moto, não ter cometido e nem participado de nenhum acidente de trânsito, posso pedir reembolso do DPVAT? Ora, se o objetivo é prevenir o acidente do mesmo, eu poderia pedir ressarcimento já que não cometi nenhum, certo?

Sendo um seguro, acredito que não. Seguro é pago por todos para ser usado por alguns, porque senão a conta não fecha.
"Deus prefere os ateus"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11124 Online: 20 de Janeiro de 2014, 18:08:58 »
Não passam de safados, vagabundos, que se aproveitam dos outros, se safando das conseqüências de sua irresponsabilidade. Tinham que extinguir isso de seguros, para o povo aprender a ser responsável.

É simplesmente insustentável. Se todos forem agir da mesma forma, o sistema colapsa. É uma fantasia comunista. O certo é não depender desse tipo de artimanha, não querer dar uma de "esperto".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!