Como é o "fluxo cultural" entre países "castelhanófonos" da América Latina?
No Brasil temos o Chaves, Chapolim e tivemos novelas mexicanas por algumas décadas. De vez em quando coisas como a Shakira e Menudo/qualquer desses grupos que fosse latino-não-nacional.
Entre os demais imagino que potencialmente ocorreria muito mais "trocas", como talvez haver redes de TV com filiais internacionais e tal. Ainda que talvez ainda hajam os polos, meio como RJ e SP são centros de produção cultural e tipicamente mandam mais coisas para o resto do Brasil do que recebem. Só que algo assim em escala internacional.
Também sempre fiquei curioso com como isso ocorre. Me parece que devem ser como estados brasileiros só que um pouco mais "distantes" (não geograficamente, mas cognitivamente) pelo fato de não compartilharem as mesmas legislações e homens (e mulheres) públicos. Não deve ser muito mais longe do que o intercâmbio cultural entre Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, mas realmente me pego com essa pergunta boba na cabeça de vez a quando.
na bolivia e no peru passam programas de auditorios argerntinos, estilo luciano huck por exemplo. normalmente eles lembram aqueles jogos de auditório, tipo passa ou repassa, meninas x meninos etc, sempre com homem e mulheres atleticamente perfeitos e hiper maquiados.
no chile existe mais produção cultural própria e eles falam que a tv argentina é muito ruim.
as novelas nacionais passam, mas as mais vistas são as mexicanas. novelas brasileiras são consideradas chatas e as atrizes feias (para o padrão eles mulheres tem que ser meio peruas, bem maquiadas sempre, brincões sempre. uma cena hilária a mulher mexicana na praia, tomando banho mega maquiada, e com um brincão de argola que poderia facilmente ser uma pulseira, ela entrava maquiada no mar e saia maquiada, 5 minutos depois estava com cabelo seco rs).
Na cultura em si, tem pouca coisa. tipo a moda etc é algo que segue muito o padrão latino americano, os ricos se vestem estilo as mulheres de miami por exemplo.
no peru percebi uma certa integração cultural com a colombia, sendo que eles tem uma certa rivalidade, tipo a cumbia colombiana é ouvida, mas eles dançam ela como uma dança local deles que esqueci o nome, uqe se assemelha um pouco a um forró.
na boliiva tu ve muitas camisas do boca jrs, mas os bolivianos em si, especialmente os de la paz tratam os bolivianos que já moraram na argentida como "desertores" ou simplesmente zoam mesmo.
na argentina os bolivianos e paraguaios sofrem um preconceito muito parecido com o que os nordestinos sofrem no sudeste.
os chilenos são vistos na argentina mais ou menos como os moradores do sul no rio e sp, são de um pais em tese menos importante socio-economicamente no mundo, mas também são de um local organizado.
colombianas usam roupas muito curtas e muito decotadas. parecem ser dançarinas de funk, na moral. e normalmente tem cabelos bonitos.