NUNCA na minha vida tive vontade de aprender a dirigir, nadar ou andar de bicicleta, infelizmente o transporte público na minha cidade é uma m***, e já estão em greve há quase duas semanas. Resolvi, então (já beirando os cinquenta), aprender a dirigir e comprar um carro. Não vou financiar nada, quero algo na faixa dos sete a dez mil reais (pagar a vista) que não me de muita dor de cabeça (mecânica ruim, manutenção cara, essas coisas ou então que faça meio quilômetro com um tanque cheio). Como eu não entendo NADA de carro - NADA MESMO - pergunto: qual carro seria aconselhável para mim?
Vocês podem rir, mas um amigo me aconselhou um fusca, pois, segundo ele, em qualquer ferro velho você acha peças para ele. 
Seu amigo tem razão, o problema é que qualquer um deles (Fusca) terá no mínimo 20 anos de uso e não existem peças originais novas para venda só peças do paralelo, supondo que vc vai encontrar um que não precise de uma retífica de motor ou outros serviços. Se precisar vc vai pagar o preço de um carro usado atual para ficar com um carro bem velho.
É o meu problema acima, ou compro um Fusca de R$ 1.000,00 e gasto R$ 10.000,00 para reformar ou compro um Fusca de R$ 10.000,00 ao preço de um carro com injeção eletrônica...
Eu aconselho vc a comprar um carro popular com injeção eletrônica, procurando na net vc encontra uns bem rodados mas em estado aceitável por R$ 10.000,00.
Tem que ser algum modelo que foi fabricado por bastante tempo como Corsa, Uno ou coisa do tipo.
*As peças da Ford são muito mais caras que as da GM ou Fiat, sei porque tive alguns carros da Ford. A embreagem do Escort Hobby 1.0 custava R$ 580,00 e a do Corsa 1.0 era R$ 220,00.
Carro com injeção eletrônica dá bem menos problema que carburado.
*Peça de lataria para Fusca só em desmanche ou paralelo que são bem ruins, já as do UNO, Corsa, Celta e Gol vc encontra em qualquer lugar originais.