Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016128 vezes)

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Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11300 Online: 01 de Junho de 2014, 11:35:24 »
NUNCA na minha vida tive vontade de aprender a dirigir, nadar ou andar de bicicleta, infelizmente o transporte público na minha cidade é uma m***, e já estão em greve há quase duas semanas. Resolvi, então (já beirando os cinquenta), aprender a dirigir e comprar um carro. Não vou financiar nada, quero algo na faixa dos sete a dez mil reais (pagar a vista) que não me de muita dor de cabeça (mecânica ruim, manutenção cara, essas coisas ou então que faça meio quilômetro com um tanque cheio). Como eu não entendo NADA de carro - NADA MESMO - pergunto: qual carro seria aconselhável para mim?

Vocês podem rir, mas um amigo me aconselhou um fusca, pois, segundo ele, em qualquer ferro velho você acha peças para ele.  :P

Seu amigo tem razão, o problema é que qualquer um deles (Fusca) terá no mínimo 20 anos de uso e não existem peças originais novas para venda só peças do paralelo, supondo que vc vai encontrar um que não precise de uma retífica de motor ou outros serviços. Se precisar vc vai pagar o preço de um carro usado atual para ficar com um carro bem velho.

É o meu problema acima, ou compro um Fusca de R$ 1.000,00 e gasto R$ 10.000,00 para reformar ou compro um Fusca de R$ 10.000,00 ao preço de um carro com injeção eletrônica...

Eu aconselho vc a comprar um carro popular com injeção eletrônica, procurando na net vc encontra uns bem rodados mas em estado aceitável por R$ 10.000,00.

Tem que ser algum modelo que foi fabricado por bastante tempo como Corsa, Uno ou coisa do tipo.

*As peças da Ford são muito mais caras que as da GM ou Fiat, sei porque tive alguns carros da Ford.  A embreagem do Escort Hobby 1.0 custava R$ 580,00 e a do Corsa 1.0 era R$ 220,00.

Carro com injeção eletrônica dá bem menos problema que carburado.

*Peça de lataria para Fusca só em desmanche ou paralelo que são bem ruins, já as do UNO, Corsa, Celta e Gol vc encontra em qualquer lugar originais.
« Última modificação: 01 de Junho de 2014, 12:12:06 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Dodo

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11301 Online: 01 de Junho de 2014, 14:56:16 »
Que modelos ou marcas tem injeção eletrônica? Eu avisei que não entendo nada de automóveis. :)
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11302 Online: 01 de Junho de 2014, 17:07:03 »
Que modelos ou marcas tem injeção eletrônica? Eu avisei que não entendo nada de automóveis. :)

Corsa de qualquer ano, só existe Corsa com injeção eletrônica.

Uno e Gol 1000, com injeção se não me engano todos a partir de 96 ou 98, tem o Uno Mille Eletrônic mais antigo que é fria.

Eu tenho um Corsa 2001 (Quatro portas, 1.0) comprado há uns dois anos, com quase 110.000 rodados não dá problema algum e a manutenção é muito barata, na estrada chega a fazer 17 km/l andando devagar a 80 ou 90 km/h.

É meio fraquinho se vc pegar alguma rampa bem forte, mas no anda e pára do trânsito de SP serve muito bem.

Modelos mais novos só existem com injeção, o Celta 1.0 tb dá pouco gasto e anda melhor que o Corsa.

Pode acreditar, hoje em dia vc nem encontra peças de reposição para alguns carburadores e entopem toda hora, não vale mais a pena comprar carro assim.

* Na Rural sou em mesmo que meto a mão na graxa, por isso sei que é difícil arrumar peças para carburados.

« Última modificação: 01 de Junho de 2014, 17:44:52 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Gaúcho

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11303 Online: 02 de Junho de 2014, 14:07:27 »
Nessa faixa de preço, é o que o Barata falou. Com R$10.000,00 você consegue, por exemplo, um GOL 1997 básico. Uma boa procurada e você acha um em ótimas condições.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11304 Online: 02 de Junho de 2014, 15:09:59 »
Nessa faixa de preço, é o que o Barata falou. Com R$10.000,00 você consegue, por exemplo, um GOL 1997 básico. Uma boa procurada e você acha um em ótimas condições.

O Arcanjo?
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Offline Gaúcho

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11305 Online: 02 de Junho de 2014, 15:26:59 »
Nessa faixa de preço, é o que o Barata falou. Com R$10.000,00 você consegue, por exemplo, um GOL 1997 básico. Uma boa procurada e você acha um em ótimas condições.

O Arcanjo?

Estava na outra página, e fiquei com preguiça de quotar. :P

Fusca não dá pra fazer seguro e as peças são bem valorizadas em desmanches. O melhor é um popular, gol, corsa, celta.
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Offline Geotecton

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11306 Online: 02 de Junho de 2014, 15:30:12 »
Eu também fiquei com preguiça de ler a página anterior.  :lol:
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Offline Unknown

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11307 Online: 02 de Junho de 2014, 16:04:42 »
Nessa faixa de preço, o ideal é procurar Palio, Corsa ou Gol Bolinha. Carro usado nunca está livre de problemas (ainda mais os populares), mas se você conseguir achar um carro com menos de 100000km rodados, e o dono parecer daqueles que se preocupa em fazer a manutenção direitinho, pode ser uma boa aposta. Nada pior do que comprar um carro daqueles que acham que carro é só ir colocando combustível que está tudo bem, ignorando revisão, troca de filtros, troca de óleo e que só pensa em manutenção quando o carro apresenta defeito. Carro que teve muitos donos (por exemplo, um a cada dois anos) também é sinal de encrenca.

Se você não se sente muito seguro para olhar o carro sozinho, peça ajuda a algum amigo/conhecido que entenda um pouco de mecânica, ou de como fazer as revisões e tempo de troca de peças.

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Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11308 Online: 02 de Junho de 2014, 21:03:09 »
Nessa faixa de preço, é o que o Barata falou. Com R$10.000,00 você consegue, por exemplo, um GOL 1997 básico. Uma boa procurada e você acha um em ótimas condições.

O Arcanjo?

Não, o Arcanjo gosta de Fuscas, infelizmente não posso mais ter um que procuro há muito tempo.
« Última modificação: 02 de Junho de 2014, 21:53:50 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11309 Online: 02 de Junho de 2014, 21:07:21 »
Nessa faixa de preço, o ideal é procurar Palio, Corsa ou Gol Bolinha. Carro usado nunca está livre de problemas (ainda mais os populares), mas se você conseguir achar um carro com menos de 100000km rodados, e o dono parecer daqueles que se preocupa em fazer a manutenção direitinho, pode ser uma boa aposta. Nada pior do que comprar um carro daqueles que acham que carro é só ir colocando combustível que está tudo bem, ignorando revisão, troca de filtros, troca de óleo e que só pensa em manutenção quando o carro apresenta defeito. Carro que teve muitos donos (por exemplo, um a cada dois anos) também é sinal de encrenca.

Se você não se sente muito seguro para olhar o carro sozinho, peça ajuda a algum amigo/conhecido que entenda um pouco de mecânica, ou de como fazer as revisões e tempo de troca de peças.

E passe longe quando o vendedor disser "carro de garagem" porque são os que mais dão problemas, prefiro comprar carro de taxista que comprar um "carro de garagem" que fica anos quase sem uso mas com o mesmo óleo no motor.

Offline Gabarito

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11310 Online: 03 de Junho de 2014, 13:28:14 »
NUNCA na minha vida tive vontade de aprender a dirigir, nadar ou andar de bicicleta, infelizmente o transporte público na minha cidade é uma m***, e já estão em greve há quase duas semanas. Resolvi, então (já beirando os cinquenta), aprender a dirigir e comprar um carro. Não vou financiar nada, quero algo na faixa dos sete a dez mil reais (pagar a vista) que não me de muita dor de cabeça (mecânica ruim, manutenção cara, essas coisas ou então que faça meio quilômetro com um tanque cheio). Como eu não entendo NADA de carro - NADA MESMO - pergunto: qual carro seria aconselhável para mim?

Vocês podem rir, mas um amigo me aconselhou um fusca, pois, segundo ele, em qualquer ferro velho você acha peças para ele.  :P

Depois das dicas do pessoal, você pode também dar uma olhada nessa matéria sobre compra de carro usado, que contém algumas dicas.
Não li ainda, mas parece que são mais conselhos para você fazer uma boa escolha.

Offline Unknown

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11311 Online: 03 de Junho de 2014, 20:01:03 »
E passe longe quando o vendedor disser "carro de garagem" porque são os que mais dão problemas, prefiro comprar carro de taxista que comprar um "carro de garagem" que fica anos quase sem uso mas com o mesmo óleo no motor.
Por essas que a primeira coisa que meu pai faz ao comprar um carro usado é trocar o óleo. Já táxi ele não pega de jeito nenhum. E também desconfia de carro de frota.

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Offline Moro

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11312 Online: 03 de Junho de 2014, 20:50:03 »
racionalmente carro usado é o melhor negócio. Escolhendo o carro certo, você perderá muito pouco dinheiro
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11313 Online: 04 de Junho de 2014, 09:57:15 »
Engraçado como nós não nos livramos ainda desse negócio de que carro é investimento, querendo perder pouco dinheiro na hora da revenda ( até valorizar se possível), na minha opinião é um dos motivos do carro ser um item tão valorizado no Brasil, caro mesmo. Temos que encarar o carro como um bem de consumo comum, como um computador ou PC. É um ciclo difícil de quebrar.

Offline Lorentz

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11314 Online: 04 de Junho de 2014, 10:29:54 »
Engraçado como nós não nos livramos ainda desse negócio de que carro é investimento, querendo perder pouco dinheiro na hora da revenda ( até valorizar se possível), na minha opinião é um dos motivos do carro ser um item tão valorizado no Brasil, caro mesmo. Temos que encarar o carro como um bem de consumo comum, como um computador ou PC. É um ciclo difícil de quebrar.

Se fosse mais barato, ajudaria. Lembrei do video do CanalDoOtario falando que o custo de fabricação de um Gol para exportação é de uns R$8500,00. Então, ao aplicarmos 100% de impostos + 100% de lucro em cima do custo, temos R$25.000,00. O problema é que esse Gol é vendido por R$37.000,00. Ou seja, tem alguém ganhando MUITO, mas MUITO, aí no meio.
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Offline Gabarito

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11315 Online: 04 de Junho de 2014, 10:57:57 »
Se fosse mais barato, ajudaria. Lembrei do video do CanalDoOtario falando que o custo de fabricação de um Gol para exportação é de uns R$8500,00. Então, ao aplicarmos 100% de impostos + 100% de lucro em cima do custo, temos R$25.000,00. O problema é que esse Gol é vendido por R$37.000,00. Ou seja, tem alguém ganhando MUITO, mas MUITO, aí no meio.

<a href="https://www.youtube.com/v/qdL8KEpg17M" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/qdL8KEpg17M</a>

e

<a href="https://www.youtube.com/v/ifp3L0xYmF4" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/ifp3L0xYmF4</a>

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11316 Online: 04 de Junho de 2014, 11:07:53 »
Engraçado como nós não nos livramos ainda desse negócio de que carro é investimento, querendo perder pouco dinheiro na hora da revenda ( até valorizar se possível), na minha opinião é um dos motivos do carro ser um item tão valorizado no Brasil, caro mesmo. Temos que encarar o carro como um bem de consumo comum, como um computador ou PC. É um ciclo difícil de quebrar.

Se fosse mais barato, ajudaria. Lembrei do video do CanalDoOtario falando que o custo de fabricação de um Gol para exportação é de uns R$8500,00. Então, ao aplicarmos 100% de impostos + 100% de lucro em cima do custo, temos R$25.000,00. O problema é que esse Gol é vendido por R$37.000,00. Ou seja, tem alguém ganhando MUITO, mas MUITO, aí no meio.

Mas isso é oferta e demanda. A montadora põe o preço que o povo compra, e como esse é um dos mercados mais fechados do Brasil, é bem difícil alguém de fora vir pra concorrer e baixar o preço, logo os preços são altos.

Toda e qualquer empresa do mundo, da Ford até a barraquinha de cachorro quente da esquina, vive para maximizar lucro e retorno para os donos/acionistas. As montadoras no Brasil só estão fazendo o que se espera delas, dado a demanda e a competição no Brasil.
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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11317 Online: 04 de Junho de 2014, 11:11:06 »
Mas é justamente porque damos muito valor no usado que existe margem para o abuso de preço do novos. Se vendemos caro o usado e ele se aproxima o preço se aproxima dos novos, a tendencia é o novo ficar subir mais para se distanciar.

Offline _Juca_

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11318 Online: 04 de Junho de 2014, 11:13:04 »
Engraçado como nós não nos livramos ainda desse negócio de que carro é investimento, querendo perder pouco dinheiro na hora da revenda ( até valorizar se possível), na minha opinião é um dos motivos do carro ser um item tão valorizado no Brasil, caro mesmo. Temos que encarar o carro como um bem de consumo comum, como um computador ou PC. É um ciclo difícil de quebrar.

Se fosse mais barato, ajudaria. Lembrei do video do CanalDoOtario falando que o custo de fabricação de um Gol para exportação é de uns R$8500,00. Então, ao aplicarmos 100% de impostos + 100% de lucro em cima do custo, temos R$25.000,00. O problema é que esse Gol é vendido por R$37.000,00. Ou seja, tem alguém ganhando MUITO, mas MUITO, aí no meio.

Mas isso é oferta e demanda. A montadora põe o preço que o povo compra, e como esse é um dos mercados mais fechados do Brasil, é bem difícil alguém de fora vir pra concorrer e baixar o preço, logo os preços são altos.

Toda e qualquer empresa do mundo, da Ford até a barraquinha de cachorro quente da esquina, vive para maximizar lucro e retorno para os donos/acionistas. As montadoras no Brasil só estão fazendo o que se espera delas, dado a demanda e a competição no Brasil.

Mas a competição não se explica por si só, já que praticamente todo mundo já fabrica carros dentro do Brasil. O mercado interno é um dos mais disputados do mundo.

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11319 Online: 04 de Junho de 2014, 11:31:20 »
Mas a competição não se explica por si só, já que praticamente todo mundo já fabrica carros dentro do Brasil. O mercado interno é um dos mais disputados do mundo.

Explica sim. Se o mercado brasileiro fosse realmente aberto, nada impediria eu mandar trazer um carro dos EUA e vender no Brasil muito abaixo dos preços praticados pelo mercado, mesmo se colocar uma margem de 50%. Mas as barreiras ao comércio (impostos) inviabilizam isso.

E tem muito mais carros que não são fabricados no Brasil que o contrário, o que acontece é que as montadoras montam uma fábrica aí para pegar a alíquota de imposto mais baixo, aí eles ficam com o modelo 1.0 fabricado no Brasil, já que ninguém compra isso fora do Brasil mesmo, e importam os outros carros. O Brasil não é nem um pouco competitivo na produção de carros.

Quer baixar os preços? Libera os importados.
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Offline _Juca_

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11320 Online: 04 de Junho de 2014, 11:34:46 »
Mas a competição não se explica por si só, já que praticamente todo mundo já fabrica carros dentro do Brasil. O mercado interno é um dos mais disputados do mundo.

Explica sim. Se o mercado brasileiro fosse realmente aberto, nada impediria eu mandar trazer um carro dos EUA e vender no Brasil muito abaixo dos preços praticados pelo mercado, mesmo se colocar uma margem de 50%. Mas as barreiras ao comércio (impostos) inviabilizam isso.

E tem muito mais carros que não são fabricados no Brasil que o contrário, o que acontece é que as montadoras montam uma fábrica aí para pegar a alíquota de imposto mais baixo, aí eles ficam com o modelo 1.0 fabricado no Brasil, já que ninguém compra isso fora do Brasil mesmo, e importam os outros carros. O Brasil não é nem um pouco competitivo na produção de carros.

Quer baixar os preços? Libera os importados.

Ok, e o que fazemos com a balança comercial?

Offline Lorentz

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11321 Online: 04 de Junho de 2014, 11:54:32 »
Engraçado como nós não nos livramos ainda desse negócio de que carro é investimento, querendo perder pouco dinheiro na hora da revenda ( até valorizar se possível), na minha opinião é um dos motivos do carro ser um item tão valorizado no Brasil, caro mesmo. Temos que encarar o carro como um bem de consumo comum, como um computador ou PC. É um ciclo difícil de quebrar.

Se fosse mais barato, ajudaria. Lembrei do video do CanalDoOtario falando que o custo de fabricação de um Gol para exportação é de uns R$8500,00. Então, ao aplicarmos 100% de impostos + 100% de lucro em cima do custo, temos R$25.000,00. O problema é que esse Gol é vendido por R$37.000,00. Ou seja, tem alguém ganhando MUITO, mas MUITO, aí no meio.

Mas isso é oferta e demanda. A montadora põe o preço que o povo compra, e como esse é um dos mercados mais fechados do Brasil, é bem difícil alguém de fora vir pra concorrer e baixar o preço, logo os preços são altos.

Toda e qualquer empresa do mundo, da Ford até a barraquinha de cachorro quente da esquina, vive para maximizar lucro e retorno para os donos/acionistas. As montadoras no Brasil só estão fazendo o que se espera delas, dado a demanda e a competição no Brasil.

Pois é, o brasileiro acha caro, mas compra, compra, compra, compra... Aí não quer que existam quem vende, vende, vende, vende...
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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11322 Online: 04 de Junho de 2014, 11:56:58 »
Juca, esqueça a balança comercial, querer gerir isso é mercantilismo. Se a saída de dólares for suficiente pra deixar o mercado brasileiro competitivo (o que eu duvido, esse mercado não é tão grande assim e as empresas tem muita margem, como já visto acima), mais empresas vão produzir no Brasil.

E também, se a maior parte do dinheiro das montadoras é lucro ele está indo embora de qualquer jeito, então não faz muita diferença.
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Offline SnowRaptor

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11323 Online: 04 de Junho de 2014, 12:03:28 »
Acho engraçada essa atitude de tentar controlar os números da forma que for. Inflação, balança comercial, preço do dólar, número de doutores com estágio no exterior… Esses números são indicativos econômicos, termômetros do mercado. Manipular balança comercial com protecionismo, segurar inflação fazendo o monopólio estatal dos combustíveis congelar preços e fazendo acordos com prefeitos pra segurarem o preço das passagens de transporte, por exemplo, não me soa muito diferente de enfiar o termômetro na água gelada pra esconder a febre pra mãe deixar sair pra jogar bola.

Tá certo que o efeito pode ser interessante: jogar bola/atrair investimento/aprovação popular ou do mercado e até dá pra discutir se isso valida ou não a atitude. Pra mim não valida.

Curiosamente, esse tipo de controle "artificial" dos indicadores me parece uma atitude muito petista, mas não sei se é só coincidência por eu ter me tocado disso durante os governos do PT (e de ter visto PTistas defendendo essa postura).
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Partiti

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11324 Online: 04 de Junho de 2014, 12:16:46 »
Acho engraçada essa atitude de tentar controlar os números da forma que for. Inflação, balança comercial, preço do dólar, número de doutores com estágio no exterior… Esses números são indicativos econômicos, termômetros do mercado. Manipular balança comercial com protecionismo, segurar inflação fazendo o monopólio estatal dos combustíveis congelar preços e fazendo acordos com prefeitos pra segurarem o preço das passagens de transporte, por exemplo, não me soa muito diferente de enfiar o termômetro na água gelada pra esconder a febre pra mãe deixar sair pra jogar bola.

Tá certo que o efeito pode ser interessante: jogar bola/atrair investimento/aprovação popular ou do mercado e até dá pra discutir se isso valida ou não a atitude. Pra mim não valida.

 :ok:

E isso não influência o mercado, qualquer investidor razoavelmente informado sabe ver as coisas por trás dos números, vide Argentina. É mais pro povo mesmo.

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