Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016129 vezes)

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Offline Gabarito

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11325 Online: 04 de Junho de 2014, 15:12:32 »
Olha aqui um ótimo exemplo do que esse pessoal pensa quando se fala em controlar divisas, balança comercial...
Um extremo é isso que vai abaixo:

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Projeto obscurantista pretende proibir livros estrangeiros
Jun 4th 2014, 15:48, by Claudio Humberto


Ele ainda não propôs a queima de livros estrangeiros em praça pública, como na Inquisição ou no III Reich

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Vicentinho (SP), acaba de dar entrada em um projeto de lei obscurantista, que objetiva proibir a importação de livros no Brasil, sob a alegação risível de coibir a “evasão de divisas”.

Na justificação do seu projeto, Vicentinho se revela indignado com o “impressionante” número de publicações gráficas utilizadas em organismos públicos, destacando que são hoje “potenciais compradores” e que, por esse motivo, não devem “favorecer o mercado externo”.

Logo no artigo 1º do seu projeto, verdadeiro monumento à ignorância e à estupidez, Vicentinho tascou: “É vedado aos órgãos públicos federal, estaduais e municipais a aquisição de publicações gráficas de procedência estrangeira para utilização de qualquer espécie e natureza da administração pública”.

Compreensivo, o obtuso parlamentar ainda propõe a exceção de publicações “de natureza especial”, sabe-se lá o que isso significa, mas “sem similaridade com produtos fabricados no país”.

O deputado Vicentinho ainda não propôs a queima de livros estrangeiro em praça pública, como na Inquisição ou no III Reich.

Offline Geotecton

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11326 Online: 04 de Junho de 2014, 16:06:20 »
Não pode ser verdadeira esta notícia porque se tal projeto de lei existe, nestes moldes, é um atestado de estupidez ímpar para o seu autor.
Foto USGS

Offline Dr. Manhattan

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11327 Online: 04 de Junho de 2014, 16:10:38 »
Engraçado como nós não nos livramos ainda desse negócio de que carro é investimento, querendo perder pouco dinheiro na hora da revenda ( até valorizar se possível), na minha opinião é um dos motivos do carro ser um item tão valorizado no Brasil, caro mesmo. Temos que encarar o carro como um bem de consumo comum, como um computador ou PC. É um ciclo difícil de quebrar.

Realmente o Partiti tem razão. E tem outro detalhe: mesmo modelos que são vendidos no exterior não são fabricados com o mesmo padrão de qualidade no Brasil. O que vejo em outros países são motoristas que ficam 10, 15 anos com o mesmo carro sem problemas. Levando em conta a diferença da qualidade dos carros e a qualidade das estradas do Brasil, depois de 10 anos o custo de manutenção começa a ficar proibitivo.
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Offline Gabarito

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11328 Online: 04 de Junho de 2014, 16:27:01 »
Não pode ser verdadeira esta notícia porque se tal projeto de lei existe, nestes moldes, é um atestado de estupidez ímpar para o seu autor.


Eu concordo com o atestado que você dá ao deputado.
O Projeto de Lei em questão está nesse link para dirimir qualquer dúvida.


O PDF acima foi obtido aqui:
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=B826663C7149594326C448A47F3A8EAE.proposicoesWeb1?codteor=1238668&filename=PL+7299/2014

ou

a terceira entrada dessa pesquisa.

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CÂMARA DOS DEPUTADOS
 
PROJETO DE LEI Nº          , DE 2014
(do Deputado Vicentinho)

Proíbe  a  aquisição  de  publicações gráficas  de  procedência  estrangeira pelos  órgãos  públicos governamentais  das  esferas  federal, estaduais e municipais.
 
O Congresso Nacional decreta: 
 
Art.  1º  -  É  vedado  aos  órgãos  públicos  federal,  estaduais  e  municipais,  a aquisição  de  publicações  gráficas  de  procedência  estrangeira  para  utilização de qualquer espécie e natureza da administração pública.
 
Parágrafo Único:
- Excetuam-se da utilização das publicações  gráficas referidas neste artigo, as de natureza especial sem similaridade com produtos fabricados no país.
 
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
 
JUSTIFICAÇÃO 
 
A necessidade de crescimento da economia nacional obriga-nos a voltar as  atenções  aos  produtos  produzidos  internamente.  É  impressionante  o número  de  publicações  gráficas  que  são  utilizados  nas  administrações  de órgãos  públicos  brasileiros,  de  forma  que  tais  órgãos  constituem-se  em potenciais compradores,  não  devendo  o  poder  público  favorecer  o  mercado externo em detrimento das produções nacionais.
Objetivando minimizar a constante evasão de divisas, este projeto vem contribuir para que haja o compromisso do poder público para com a economia  nacional.  Necessitamos  de  adoção  de  restrições  à  importação  de  livros  e demais publicações gráficas comumente adquiridas. 

   CÂMARA DOS DEPUTADOS
 
Por  essas  razões  é  que  solicitamos  o  apoio  de  nossos  pares  para  a aprovação deste projeto de lei. 
 
Sala das Sessões,     em de             de 2014. 

Deputado VICENTINHO PT/SP
« Última modificação: 04 de Junho de 2014, 16:33:51 por Gabarito »

Offline Gabarito

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11329 Online: 04 de Junho de 2014, 16:37:55 »
Leia também essa resenha sobre A Menina (do PT) Que Roubava Livros.

Offline _Juca_

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11330 Online: 04 de Junho de 2014, 17:00:46 »
Juca, esqueça a balança comercial, querer gerir isso é mercantilismo. Se a saída de dólares for suficiente pra deixar o mercado brasileiro competitivo (o que eu duvido, esse mercado não é tão grande assim e as empresas tem muita margem, como já visto acima), mais empresas vão produzir no Brasil.

E também, se a maior parte do dinheiro das montadoras é lucro ele está indo embora de qualquer jeito, então não faz muita diferença.

Se fosse simples e garantido o sucesso outros já teriam feito, só que não. Além da balança comercial ser imprescindível para as contas de um país que não é rico como o Brasil, existe os problemas cambiais, como o chinês que mantém sua moeda muito desvalorizada há décadas, existe o problema tecnológico, o qual não somos um país de ponta, e existe o problema de que por exemplo as montadoras são todas estrangeiras, e não tem matriz no Brasil e os lucros serem todos remetidos pra lá, sendo o único retorno pra nós são os investimentos feito em linhas de montagens de fornecedores e fabricantes.

Quando aconteceu do governo afrouxar só um pouquinho as regras de importação, foi a substituição dos automóveis feitos no Brasil pelos estrangeiros, sobretudo coreanos. Muito mais fácil para a Hyunday mandar seus carros de lá, onde suas fábricas estão ociosas e todos os fornecedores já instalados do que investir bilhões no Brasil para montar uma ou duas linhas de montagem. Beleza, compravamos carros coreanos a preços realmente melhores, mas sem gerar nenhum emprego direto no Brasil e sem nenhum centavo de investimento fabril no Brasil. O que você faria se fosse a VW ou a GM? Começaria substituir suas linhas de montagem por carros feitos em lugares onde já houvesse grande escala ou ociosidade, barateando ainda mais sua linha de montagem na China, Europa ou EUA. Eu faria isso sem pensar duas vezes.


Aí entra a balança comercial, onde o Brasil arranjaria dólares para pagar por essa importação em massa? Ou passamos a exportar o quanto importamos ou contraímos dívida externa. Exportar mais de uma hora pra outra está fora de questão, impossível, contrair dívida seria o caminho, mas o Brasil começaria a queimar a sua reserva internacional, ficaria mais vulnerável às especulações financeiras e voltaríamos ao tempo de FHC, onde qualquer espirro de algum país mundo a fora o Brasil logo contraia uma pneumonia.

Se você é governo não pode abrir mão da balança comercial, dos investimentos dentro país, dos empregos que são gerados aqui, ainda mais de uma industria que representa quase 10% do PIB. De outro lado, o governo não pode fechar o país totalmente às importações sob o risco do país ficar totalmente inviável do ponto de vista da competitividade, e por isso não é fácil chegar ao meio termo. E no meio disso o governo ainda tem tentar estimular a exportação, de modo que ela seja maior que a importação, porque somos um país que precisa de saldo comercial para tentar enriquecer numa velocidade maior.

Ficar profetizando que a liberação das importações resolveria o problema é não conhecer o problema de fato, que é muito complexo, tanto que quase ninguém sabe exatamente indicar onde ele está, sendo um conjuntura de aspectos que agregam outros aspectos menores que vão desde uma questão cultural e de hábitos, de competitividade, de protecionosmo, de margem de lucros, de câmbio, até no que diz respeito às contas do país e da entrada e saída de dólares e dos empregos gerados. Tem de tudo um pouco.

E vou falar mais, eu não sei o percentual, mas eu chutaria que de todos os carros fabricados no Brasil, entre 10% e 30% do toal são feitos com peças importadas, o que corresponderia a uma grande parte de importados.

Offline Gaúcho

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11331 Online: 04 de Junho de 2014, 17:06:15 »
Um carro fabricado em SP e exportado para a Argentina saí mais barato na Argentina do que em SP. Claro, tudo tem uma explicação colorida e sensual, que não tem nada a ver com lucros obscenos das montadoras.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _Juca_

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11332 Online: 04 de Junho de 2014, 17:07:06 »
Não pode ser verdadeira esta notícia porque se tal projeto de lei existe, nestes moldes, é um atestado de estupidez ímpar para o seu autor.

Concordo, se existe um ramo em que o protecionismo não faz o menor sentido é o dos livros. A não ser que o Brasil estivesse importando livros em português de autores brasileiros, aí já acho que faria algum sentido. Se o governo estiver comprando livros em português de autores brasileiros da China por exemplo, acho que não é tão descabível a proposta.

Offline _Juca_

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11333 Online: 04 de Junho de 2014, 17:11:43 »
Um carro fabricado em SP e exportado para a Argentina saí mais barato na Argentina do que em SP. Claro, tudo tem uma explicação colorida e sensual, que não tem nada a ver com lucros obscenos das montadoras.

 não que esse não possa ser um fator, mas sua resposta é simplista demasiado. Também existe um acordo automotivo entre Brasil e Argentina que favorece as exportações e importações. O que a montadora poderia perder levando o carro daqui pra lá, ganharia fazendo o inverso, pra ficar em outro exemplo, e ganharia em escala unificando as linhas de produção de um determinado chassi.

Offline SnowRaptor

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11334 Online: 04 de Junho de 2014, 17:50:16 »
Um carro fabricado em SP e exportado para a Argentina saí mais barato na Argentina do que em SP. Claro, tudo tem uma explicação colorida e sensual, que não tem nada a ver com lucros obscenos das montadoras.

Combinação linear dos impostos e dos lucros.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11335 Online: 04 de Junho de 2014, 19:53:21 »
E passe longe quando o vendedor disser "carro de garagem" porque são os que mais dão problemas, prefiro comprar carro de taxista que comprar um "carro de garagem" que fica anos quase sem uso mas com o mesmo óleo no motor.
Por essas que a primeira coisa que meu pai faz ao comprar um carro usado é trocar o óleo. Já táxi ele não pega de jeito nenhum. E também desconfia de carro de frota.

Faço a mesma coisa, a primeira coisa é trocar óleo do motor/câmbio, verificar freios, trocar correia dentada, filtros e velas.

Mas o que eu falava sobre "carro de garagem" é o seguinte, gasolina e óleo lubrificante tem validade tb, a do óleo são seis meses mesmo sem usar o carro e, se não me engano, gasolina são três meses.

Falo por experiência própria pois já deixei carro quase parado por alguns meses, na verdade um ano inteiro quando estava em reforma, se vc não ligar semanalmente nem que seja para dar uma volta no quarteirão vai acontecer o seguinte, bateria perde a carga, freios travam, retentores começam a vazar, a gasolina decanta e enche o fundo do tanque com sujeira que se parece com graxa, a bomba de combustível para de funcionar...

E então o vendedor chega e enche a boca com o tal "era carro de garagem" que começa a vazar óleo para todo lado e a dar todo tipo de problema logo que vc começar a usar.

Não me importo muito com quilometragem alta, mas a primeira coisa que verifico quando compro um carro usado é o escapamento, se tiver um pó seco é bom, se estiver meio grudento é motor ruim, depois ligo o motor e dou umas aceleradas para ouvir se tem uma batida a cada acelerada pois isso indica folga interna ou problema de cabeçote.

Tudo bem? Então verifico a estrutura dele, tem um ponto dentro do cofre do motor onde fixam os amortecedores dianteiros que costuma rachar, é naquele "copo" onde tem a porca superior e nas longarinas que seguram a suspensão dianteira, essa longarina costuma rachar perto das rodas e na junção entre o para-lamas dianteiro e a cabine.

Acontece com qualquer carro de qualquer marca que seja monobloco.

Se tiver qualquer sinal dessas rachaduras, mesmo que mínimo é melhor procurar outro.

Sou macaco véio nisso, cresci mexendo em graxa enquanto ajudava um primo mecânico nos fins de semana.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11336 Online: 04 de Junho de 2014, 20:02:42 »
Não pode ser verdadeira esta notícia porque se tal projeto de lei existe, nestes moldes, é um atestado de estupidez ímpar para o seu autor.

Isso tem mais é cara de censura e controle de conteúdo que preocupação com "evasão de divisas".

Se o cara estivesse preocupado com evasão de divisas apresentaria um projeto de lei impedindo o Governo Federal de enfiar grana sem retorno no rabo do Fidel.

Offline Gabarito

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11337 Online: 04 de Junho de 2014, 20:06:11 »
Isso tem mais é cara de censura e controle de conteúdo que preocupação com "evasão de divisas".

Se o cara estivesse preocupado com evasão de divisas apresentaria um projeto de lei impedindo o Governo Federal de enfiar grana sem retorno no rabo do Fidel.

Pois é, amigão, você ainda não viu nada do que estão planejando para o colo dos irmãos da ilha da ditadura.

Leia isso, faz favor.
Estão querendo acabar com a indústria farmacêutica brasileira, com genérico e tudo.  :no:

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11338 Online: 04 de Junho de 2014, 20:20:23 »
Isso tem mais é cara de censura e controle de conteúdo que preocupação com "evasão de divisas".

Se o cara estivesse preocupado com evasão de divisas apresentaria um projeto de lei impedindo o Governo Federal de enfiar grana sem retorno no rabo do Fidel.

Pois é, amigão, você ainda não viu nada do que estão planejando para o colo dos irmãos da ilha da ditadura.

Leia isso, faz favor.
Estão querendo acabar com a indústria farmacêutica brasileira, com genérico e tudo.  :no:

E o que se pode esperar desses parasitas do PT que devem tantos favores a aquele parasita cubano?

Achavam que ele dava armas e treinamento de guerrilha por caridade?

Offline Moro

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11339 Online: 04 de Junho de 2014, 20:45:44 »
Engraçado como nós não nos livramos ainda desse negócio de que carro é investimento, querendo perder pouco dinheiro na hora da revenda ( até valorizar se possível), na minha opinião é um dos motivos do carro ser um item tão valorizado no Brasil, caro mesmo. Temos que encarar o carro como um bem de consumo comum, como um computador ou PC. É um ciclo difícil de quebrar.

Se fosse mais barato, ajudaria. Lembrei do video do CanalDoOtario falando que o custo de fabricação de um Gol para exportação é de uns R$8500,00. Então, ao aplicarmos 100% de impostos + 100% de lucro em cima do custo, temos R$25.000,00. O problema é que esse Gol é vendido por R$37.000,00. Ou seja, tem alguém ganhando MUITO, mas MUITO, aí no meio.

Mas isso é oferta e demanda. A montadora põe o preço que o povo compra, e como esse é um dos mercados mais fechados do Brasil, é bem difícil alguém de fora vir pra concorrer e baixar o preço, logo os preços são altos.

Toda e qualquer empresa do mundo, da Ford até a barraquinha de cachorro quente da esquina, vive para maximizar lucro e retorno para os donos/acionistas. As montadoras no Brasil só estão fazendo o que se espera delas, dado a demanda e a competição no Brasil.

E o governo fazendo cagada.. a JAC poderia ter mudado em muito o cenário, mas a burra da Dilma sucumbiu ao lob das montadoras
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Offline Moro

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11340 Online: 04 de Junho de 2014, 20:48:24 »
Acho engraçada essa atitude de tentar controlar os números da forma que for. Inflação, balança comercial, preço do dólar, número de doutores com estágio no exterior… Esses números são indicativos econômicos, termômetros do mercado. Manipular balança comercial com protecionismo, segurar inflação fazendo o monopólio estatal dos combustíveis congelar preços e fazendo acordos com prefeitos pra segurarem o preço das passagens de transporte, por exemplo, não me soa muito diferente de enfiar o termômetro na água gelada pra esconder a febre pra mãe deixar sair pra jogar bola.

Tá certo que o efeito pode ser interessante: jogar bola/atrair investimento/aprovação popular ou do mercado e até dá pra discutir se isso valida ou não a atitude. Pra mim não valida.

 :ok:

E isso não influência o mercado, qualquer investidor razoavelmente informado sabe ver as coisas por trás dos números, vide Argentina. É mais pro povo mesmo.



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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11341 Online: 04 de Junho de 2014, 20:49:50 »
Não pode ser verdadeira esta notícia porque se tal projeto de lei existe, nestes moldes, é um atestado de estupidez ímpar para o seu autor.

você tem alguma dúvida?
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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11342 Online: 04 de Junho de 2014, 20:53:20 »
Juca, esqueça a balança comercial, querer gerir isso é mercantilismo. Se a saída de dólares for suficiente pra deixar o mercado brasileiro competitivo (o que eu duvido, esse mercado não é tão grande assim e as empresas tem muita margem, como já visto acima), mais empresas vão produzir no Brasil.

E também, se a maior parte do dinheiro das montadoras é lucro ele está indo embora de qualquer jeito, então não faz muita diferença.

Se fosse simples e garantido o sucesso outros já teriam feito, só que não. Além da balança comercial ser imprescindível para as contas de um país que não é rico como o Brasil, existe os problemas cambiais, como o chinês que mantém sua moeda muito desvalorizada há décadas, existe o problema tecnológico, o qual não somos um país de ponta, e existe o problema de que por exemplo as montadoras são todas estrangeiras, e não tem matriz no Brasil e os lucros serem todos remetidos pra lá, sendo o único retorno pra nós são os investimentos feito em linhas de montagens de fornecedores e fabricantes.

Quando aconteceu do governo afrouxar só um pouquinho as regras de importação, foi a substituição dos automóveis feitos no Brasil pelos estrangeiros, sobretudo coreanos. Muito mais fácil para a Hyunday mandar seus carros de lá, onde suas fábricas estão ociosas e todos os fornecedores já instalados do que investir bilhões no Brasil para montar uma ou duas linhas de montagem. Beleza, compravamos carros coreanos a preços realmente melhores, mas sem gerar nenhum emprego direto no Brasil e sem nenhum centavo de investimento fabril no Brasil. O que você faria se fosse a VW ou a GM? Começaria substituir suas linhas de montagem por carros feitos em lugares onde já houvesse grande escala ou ociosidade, barateando ainda mais sua linha de montagem na China, Europa ou EUA. Eu faria isso sem pensar duas vezes.


Aí entra a balança comercial, onde o Brasil arranjaria dólares para pagar por essa importação em massa? Ou passamos a exportar o quanto importamos ou contraímos dívida externa. Exportar mais de uma hora pra outra está fora de questão, impossível, contrair dívida seria o caminho, mas o Brasil começaria a queimar a sua reserva internacional, ficaria mais vulnerável às especulações financeiras e voltaríamos ao tempo de FHC, onde qualquer espirro de algum país mundo a fora o Brasil logo contraia uma pneumonia.

Se você é governo não pode abrir mão da balança comercial, dos investimentos dentro país, dos empregos que são gerados aqui, ainda mais de uma industria que representa quase 10% do PIB. De outro lado, o governo não pode fechar o país totalmente às importações sob o risco do país ficar totalmente inviável do ponto de vista da competitividade, e por isso não é fácil chegar ao meio termo. E no meio disso o governo ainda tem tentar estimular a exportação, de modo que ela seja maior que a importação, porque somos um país que precisa de saldo comercial para tentar enriquecer numa velocidade maior.

Ficar profetizando que a liberação das importações resolveria o problema é não conhecer o problema de fato, que é muito complexo, tanto que quase ninguém sabe exatamente indicar onde ele está, sendo um conjuntura de aspectos que agregam outros aspectos menores que vão desde uma questão cultural e de hábitos, de competitividade, de protecionosmo, de margem de lucros, de câmbio, até no que diz respeito às contas do país e da entrada e saída de dólares e dos empregos gerados. Tem de tudo um pouco.

E vou falar mais, eu não sei o percentual, mas eu chutaria que de todos os carros fabricados no Brasil, entre 10% e 30% do toal são feitos com peças importadas, o que corresponderia a uma grande parte de importados.

A GM que se dane.. porra , eu um direitista malvado tenho que dizer isso?? Se a JAC vem aqui com preços menores a GM tem que abaixar suas margens.. que ponto da afirmação "as maiores margens do mundo estão no brasil" ficou difícil de entender?

Ganhe menos, e invista em produtividade.
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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11343 Online: 05 de Junho de 2014, 09:25:12 »
segundo o Juca somos todos otarios e não há um cartel no Brasil.

Sem contar que esse setor chantageia o governo com ameaças de demissões reiteradamente
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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11344 Online: 05 de Junho de 2014, 12:57:08 »
Alguém lembra disso?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11345 Online: 05 de Junho de 2014, 13:39:25 »
Alguém lembra disso?

Sim.

Mas a presidenta esqueceu rapidinho.
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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11346 Online: 05 de Junho de 2014, 14:23:56 »
para mostrar como ela tem uma concepção errada.. ela queria abrir os números das empresas e querer controlar o lucro??  Como?  ela tinha nas mãos a JAC para acabar com isso, mas é só retórica
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Offline Lorentz

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11347 Online: 05 de Junho de 2014, 15:37:57 »
para mostrar como ela tem uma concepção errada.. ela queria abrir os números das empresas e querer controlar o lucro??  Como?  ela tinha nas mãos a JAC para acabar com isso, mas é só retórica

Fizeram justamente o contrário.

http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2011/09/15/governo-aumenta-ipi-dos-carros-importados-e-atinge-marcas-chinesas.htm
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Offline Partiti

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11348 Online: 05 de Junho de 2014, 23:53:00 »
Desculpe o atraso, estava viajando

Se fosse simples e garantido o sucesso outros já teriam feito, só que não. Além da balança comercial ser imprescindível para as contas de um país que não é rico como o Brasil, existe os problemas cambiais, como o chinês que mantém sua moeda muito desvalorizada há décadas, existe o problema tecnológico, o qual não somos um país de ponta, e existe o problema de que por exemplo as montadoras são todas estrangeiras, e não tem matriz no Brasil e os lucros serem todos remetidos pra lá, sendo o único retorno pra nós são os investimentos feito em linhas de montagens de fornecedores e fabricantes.

Os países não liberam o comércio justamente por causa da chantagem das montadoras, real ou não, de que o desemprego vai aumentar. É assim no mundo todo, os produtores de qualquer bem conseguem se organizar bem melhor que os consumidores, o que faz com que gere tarifas e barreiras protecionistas, mesmo que para prejuízo da sociedade: http://en.wikipedia.org/wiki/Deadweight_loss

Quanto à tecnologia, tanto faz, se o Brasil for competitivo atrairá empresas com tecnologia suficiente. E o fato das montadoras serem estrangeiras pouco importa, uma montadora bem administrada vai levar o dinheiro para aonde ele é melhor investido, independente do país. Ou seja, se tivéssemos uma montadora Brasileira e ela fosse bem administrada ela deveria mandar o dinheiro para fora do país aonde ganhará mais dinheiro. Hoje em dia é até difícil em falar de empresa de país X ou Y, todas as grandes empresas são globais.

Quanto à China, sua moeda era desvalorizada, não é mais: http://www.economist.com/news/china/21579488-after-enduring-decade-criticism-its-weakness-chinas-currency-now-looks-uncomfortably

Quando aconteceu do governo afrouxar só um pouquinho as regras de importação, foi a substituição dos automóveis feitos no Brasil pelos estrangeiros, sobretudo coreanos. Muito mais fácil para a Hyunday mandar seus carros de lá, onde suas fábricas estão ociosas e todos os fornecedores já instalados do que investir bilhões no Brasil para montar uma ou duas linhas de montagem. Beleza, compravamos carros coreanos a preços realmente melhores, mas sem gerar nenhum emprego direto no Brasil e sem nenhum centavo de investimento fabril no Brasil. O que você faria se fosse a VW ou a GM? Começaria substituir suas linhas de montagem por carros feitos em lugares onde já houvesse grande escala ou ociosidade, barateando ainda mais sua linha de montagem na China, Europa ou EUA. Eu faria isso sem pensar duas vezes.

Sim, exatamente. Por isso, se o governo quiser manter os empregos aqui o ideal é fazer com que o Brasil seja competitivo, e não "taxar" de maneira ineficiente (vide acima sobre deadweight loss) todos os compradores de automóveis para que as montadoras estrangeiras possam montar as suas carroças aqui. Foi exatamente isso que a Coréia do Sul fez, ela sim tomou atitudes protecionistas a partir dos anos 60, mas usou o tempo que tinha para educar a força de trabalho, criar um mercado de capitais e investir em tecnologia e infra-estrutura, tornando-se competitiva.

Aí entra a balança comercial, onde o Brasil arranjaria dólares para pagar por essa importação em massa? Ou passamos a exportar o quanto importamos ou contraímos dívida externa. Exportar mais de uma hora pra outra está fora de questão, impossível, contrair dívida seria o caminho, mas o Brasil começaria a queimar a sua reserva internacional, ficaria mais vulnerável às especulações financeiras e voltaríamos ao tempo de FHC, onde qualquer espirro de algum país mundo a fora o Brasil logo contraia uma pneumonia.

Você esquece o efeito que isto ocasionaria na cotação. Um crescimento nas importações ocasionaria uma demanda maior por dólares, o que desvalorizaria o real perante o dólar e tornaria os produtos produzidos no Brasil mais competitivos no mundo, aumentando a exportação. E focando somente naquilo que fazemos melhor que os outros, e não numa indústria que só está aqui deste tamanho por motivos ideológicos e históricos.

Se você é governo não pode abrir mão da balança comercial, dos investimentos dentro país, dos empregos que são gerados aqui, ainda mais de uma industria que representa quase 10% do PIB. De outro lado, o governo não pode fechar o país totalmente às importações sob o risco do país ficar totalmente inviável do ponto de vista da competitividade, e por isso não é fácil chegar ao meio termo. E no meio disso o governo ainda tem tentar estimular a exportação, de modo que ela seja maior que a importação, porque somos um país que precisa de saldo comercial para tentar enriquecer numa velocidade maior.

Você aqui quase chega à cruz da questão: o problema não é de balança comercial, mas de competitividade. Se o Brasil tornar-se competitivo na produção de automóveis as barreiras protecionistas deixam de ter sentido e podem ser retiradas. Daí eu lhe pergunto: o que o governo brasileiro tem feito nos últimos 20 anos para melhorar a competitividade da indústria automobilística? Qualquer coisa longe disso só gera as distorções que vemos no mercado.

Ficar profetizando que a liberação das importações resolveria o problema é não conhecer o problema de fato, que é muito complexo, tanto que quase ninguém sabe exatamente indicar onde ele está, sendo um conjuntura de aspectos que agregam outros aspectos menores que vão desde uma questão cultural e de hábitos, de competitividade, de protecionismo, de margem de lucros, de câmbio, até no que diz respeito às contas do país e da entrada e saída de dólares e dos empregos gerados. Tem de tudo um pouco.

Concordo que o problema é muito mais complicado que isso. Só acho que a maior fonte do problema é política: as montadoras e os sindicatos tem muito mais poder político que uma meia dúzia de inconformados do youtube. E os ganhos de competitividade que o Brasil tem que realizar são muito mais complexos e amplos do que o de uma indústria só: http://www.economist.com/news/americas/21600983-brazilian-workers-are-gloriously-unproductive-economy-grow-they-must-snap-out

E vou falar mais, eu não sei o percentual, mas eu chutaria que de todos os carros fabricados no Brasil, entre 10% e 30% do toal são feitos com peças importadas, o que corresponderia a uma grande parte de importados.

Não duvido. O que so reforça o problema, para ganhar os benefícios do governo as montadoras fazem só a "maquiagem" dos carros. É exatamente esse o sentido de existir a zona franca de manaus, para as empresas lá fingirem que fabricam aqui, o governo finge que acredita e assim vamos indo nos últimos 30 anos...
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Offline Barata Tenno

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Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11349 Online: 06 de Junho de 2014, 00:25:08 »
Máquinas fotográficas da Sony made in Brazil são montadas no Japão, testadas, desmontadas e as peças enviadas pra zona franca pra serem montadas de novo e ganharem o selinho de fabricação nacional.
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