Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016133 vezes)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11425 Online: 27 de Julho de 2014, 15:11:37 »
Valeu, Donna!

E boa escolha de avatar!  :ok:

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #11426 Online: 29 de Julho de 2014, 13:18:42 »
Alguém sabe onde posso encontrar para download o "Shem Hamephoras" (Sobre o Nome Inefável) escrito pelo Lutero em 1543?

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #11427 Online: 30 de Julho de 2014, 17:57:02 »
Alguém da área da física saberia me explicar, de uma forma leiga, o que é uma onda eletromagnética?

Sou astrônomo amador e tenho particular interesse no espectro eletromagnético. Eu até entendo que existem as faixas correspondentes aos comprimentos de onda e frequência, mas não consigo visualizar, pelos materiais que leio, o que, de fato, é uma onda eletromagnética.

Exemplo: há uma faixa que corresponde à luz visível, que, pelo o que sei, deriva de fótons emitidos (isso, por si só, é uma onda?). As demais faixas, por sua vez, elas existem concomitantemente? É que os astrônomos, por meio de um espectrógrafo, estudam as faixas de raio x, gama, infravermelho, etc., todas provenientes de uma estrela, e não entendo como esse estudo pode ser decomposto dessa forma (são ondas diversas?).

A quem se dispuser a responder, meu maior agradecimento!

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11428 Online: 30 de Julho de 2014, 19:45:33 »
Alguém da área da física saberia me explicar, de uma forma leiga, o que é uma onda eletromagnética?

Sou astrônomo amador e tenho particular interesse no espectro eletromagnético. Eu até entendo que existem as faixas correspondentes aos comprimentos de onda e frequência, mas não consigo visualizar, pelos materiais que leio, o que, de fato, é uma onda eletromagnética.

Exemplo: há uma faixa que corresponde à luz visível, que, pelo o que sei, deriva de fótons emitidos (isso, por si só, é uma onda?). As demais faixas, por sua vez, elas existem concomitantemente? É que os astrônomos, por meio de um espectrógrafo, estudam as faixas de raio x, gama, infravermelho, etc., todas provenientes de uma estrela, e não entendo como esse estudo pode ser decomposto dessa forma (são ondas diversas?).

Uma onda eletromagnética é uma sequência de oscilações na intensidade (e direção) dos campos elétrico e magnético. Da mesma forma que uma onda sonora é uma sequência de oscilações na pressão do ar e uma onda numa corda é uma sequência de oscilações no deslocamento da corda em relação à posição de equilíbrio.

O campo elétrico (e o magnético, pra simplificar, vou falar só do elétrico, mas vale também pro magnético) é o conjunto dos vetores, associados a cada ponto do espaço, que representam o efeito da existência de uma carga elétrica ou de um campo magnético variável (no caso do campo magnético, esses vetores representam o efeito da existência de uma corrente elétrica ou de um campo elétrico variável).

Da mesma forma que numa chaleira de água fervendo você pode associar cada ponto do espaço a um valor de temperatura da água, você pode associar a cada ponto do espaço dois vetores: um do campo elétrico e um do campo magnético. A força sobre uma carga elétrica localizada naquele ponto, por exemplo, vai ser proporcional ao produto da carga elétrica pelo vetor dado pelo campo elétrico e vai apontar na mesma direção e sentido desse vetor.

A onda eletromagnética nada mais é que esses vetores dos campos elétrico e magnético alterando de intensidade, direção e sentido de forma ordenada, com uma certa frequência (número de vezes por segundo que o campo assume o mesmo valor) e um certo comprimento de onda (distância entre dois pontos cujos vetores dos campos elétrico e magnético são iguais). O que diferencia um raio X da luz visível da luz ultravioleta e das ondas de rádio é justamente essa frequência (ou o comprimento de onda).

Os vetores "apontam" em uma certa direção. No caso da onda eletromagnética, essa direção vai ser perpendicular à direção de propagação da onda. Por isso elas são consideradas ondas transversais. O acoplamento entre a parte elétrica e a parte magnética da onda eletromagnética é meio pedante de se calcular (e se deve ao fato de um campo E variável dar origem a um campo B e vice-versa), mas tipicamente o campo magnético é perpendicular tanto à direção de propagação quanto à direção do campo elétrico. Por isso normalmente a gente só fala do campo elétrico quando trada de uma onda eletromagnética, mas a gente sabe que o magnético está ali também.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #11429 Online: 30 de Julho de 2014, 22:46:43 »

Responderei no final.

Chamamos força como o que causa a mudança de movimento de um objeto: uma maçã cai na terra devido à força gravitacional, assim como a Lua gira ao redor da terra, etc. É definição. As forças dependem normalmente da posição de um objeto. Vamos imaginar um elétron aqui na Terra e um próton na Lua. Como possuem carga elétrica*, há interação entre estas duas partículas, embora muito baixa, devido a distância. Vamos imaginar que eu agora comece a aproximar o elétron da Lua, através de um foguete. Como estão se aproximando, a força (de repulsão, no caso) aumentará. O próton irá instantaneamente sentir esta mudança? Não: nenhuma informação viaja a uma velocidade superior a velocidade da luz. Chamamos "campo" (campo elétrico, no caso) a entidade que media esta interação e "informa" o próton da mudança da posição do elétron. Chamamos onda elétrica a propagação deste campo através do espaço.

Uma onda eletromagnética segue o mesmo princípio, mas carrega duas informações em si - o campo elétrico e o campo magnético, que mediam a força elétrica e força magnética, respectivamente.

Vamos ver se o Dr. Manhattan aparece para responder a pergunta. Ele sempre responde com muita clareza e talvez me corrija. :D

* O racíocinio esperado na verdade é o inverso: por interagir eletricamente tais partículas possuem carga. Mas vamos prosseguir.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #11430 Online: 30 de Julho de 2014, 22:50:44 »
Sobre as estrelas irradiando ondas eletromagnéticas, peguemos um exemplo mais prosaico: você irradia ondas eletromagnéticas. Ela é gerada pelo movimento das partículas que os compõem. Esta radiação é chamada radiação térmica, porque é uma forma de troca de calor.  Você irradia no infravermelho, por exemplo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11431 Online: 30 de Julho de 2014, 23:09:18 »
Sobre as estrelas irradiando ondas eletromagnéticas, peguemos um exemplo mais prosaico: você irradia ondas eletromagnéticas. Ela é gerada pelo movimento das partículas que os compõem. Esta radiação é chamada radiação térmica, porque é uma forma de troca de calor.  Você irradia no infravermelho, por exemplo.

Tipo isso?

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #11432 Online: 31 de Julho de 2014, 09:41:56 »
Jesus era tão legal que irradiava no espectro visível.

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
« Resposta #11433 Online: 31 de Julho de 2014, 15:39:52 »
O "chat" que aparece na página inicial deveria funcionar?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11434 Online: 31 de Julho de 2014, 15:48:49 »
O "chat" que aparece na página inicial deveria funcionar?

Nem lembrava que ele existia! ::)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #11435 Online: 31 de Julho de 2014, 19:29:36 »
Por falar em página inicial. O link do orkut poderia ser retirado já que em setembro ele deixa de existir.

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
« Resposta #11436 Online: 31 de Julho de 2014, 19:35:59 »
E o do chat tbm, já que não funciona... Hehehe

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11437 Online: 31 de Julho de 2014, 19:40:56 »
E o do chat tbm, já que não funciona... Hehehe

Acho que ninguém aqui sabia disso, nunca vi ninguém usar o chat.

Eu não sabia.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11438 Online: 31 de Julho de 2014, 19:43:50 »
Houve uma época em que o chat era bem frequentado[1]. Mas aí a coisa foi miando, miando, mudamos de servidor três vezes e… miou.

[1]Bem frequentado: 8 pessoas online de uma vez só!!!! :yahoo:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11439 Online: 31 de Julho de 2014, 19:48:19 »
É que o pessoal prefere postar direto no tópico de interesse ou enviar MP.

E acho meio difícil os foristas que aparecem por aqui diariamente se encontrarem todos no mesmo horário.

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
« Resposta #11440 Online: 31 de Julho de 2014, 21:51:07 »
Hm, eu vi o link do chat e então quis entrar para ver se tinha movimento, rs

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11441 Online: 01 de Agosto de 2014, 06:13:26 »
Provavelmente a pergunta mais idiota que já foi feita:

No caso da dívida argentina,  se a maior parte da Argentina proclamasse independência hoje como República do Prata, ficando a Argentina mesmo como um pedacinho da Pagônia Argentina com um ou dois casebres, cujas pessoas migrariam para a República do Prata, permitindo que essa invada aquela e a anexe. A dívida estaria extinta?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11442 Online: 01 de Agosto de 2014, 07:12:06 »

No caso da dívida argentina,  se a maior parte da Argentina proclamasse independência hoje como República do Prata, ficando a Argentina mesmo como um pedacinho da Pagônia Argentina com um ou dois casebres, cujas pessoas migrariam para a República do Prata, permitindo que essa invada aquela e a anexe. A dívida estaria extinta?

O Brasil prevê a situação de não pagamento de títulos públicos em caso de causa superveniente além do controle, como revolução interna. Nesse caso, como cláusula contratual, a outra parte tem ciência da possibilidade. Em razão de força maior, os contratos ficam suspensos. Se o país realmente se dissolvesse, não sendo só uma manobra pra fugir das dívidas, o novo país, se completamente desvinculado do país anterior, teoricamente não iria carregar as dívidas.

Mas vai muito além. Pra um país ser formado, ele precisa de, além dos requisitos básicos (território,  povo), de reconhecimento de um número suficiente de outros países que reconheçam sua soberania.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11443 Online: 01 de Agosto de 2014, 15:52:42 »

:biglol:

Se a Cristina Kirchner ler esse post o Derfel vai ser imediatamente contratado como ministro da economia dela  :lol:... excelente idéia!
"Deus prefere os ateus"

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11444 Online: 01 de Agosto de 2014, 16:47:25 »

:biglol:

Se a Cristina Kirchner ler esse post o Derfel vai ser imediatamente contratado como ministro da economia dela  :lol:... excelente idéia!

Toda essa manobra da Cretina Calote não adiantá nada, daqui uns tempos estarão na mesma se não fecharem o ralo.

Por falar em Cretina Calote e nas pessoas a quem ela chama de abutres:

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,casal-kirchner-ja-foi-abutre-nos-anos-70-e-80,1533097

A Cretina e o Vesgo conseguiram 22 imóveis nos anos 70 do mesmo modo que criticam hoje quando precisam pagar o que devem a quem comprou os títulos argentinos.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11445 Online: 01 de Agosto de 2014, 16:52:22 »
O jovem advogado, quando ficava sabendo que um proprietário deixava de pagar a parcela mensal de crédito, ia até sua casa e lhe explicava que tinha poucas opções. Uma delas era resignar-se a ter a casa leiloada e ficar sem nada. A outra, a de vendê-la ao próprio Kirchner por um preço significantemente inferior ao valor real.

[...]

Segundo diversas investigações jornalísticas, em apenas cinco anos, entre 1977 e 1982, o jovem casal comprou 22 propriedades. “Compraram as casas daquelas pessoas que não podiam pagar”, explicou anos atrás o ex-deputado Javier Bielle, da União Cívica Radical de Santa Cruz.

Além disso, o avô de Kirchner era conhecido como “agiota” na região

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11446 Online: 01 de Agosto de 2014, 17:34:45 »
Citação de: Arcanjo
Toda essa manobra da Cretina Calote não adiantá nada, daqui uns tempos estarão na mesma se não fecharem o ralo.

Aí ela inventa outra coisa, ué.
"Deus prefere os ateus"

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11447 Online: 01 de Agosto de 2014, 17:37:44 »

Tipo...mais um confisco de grana dos correntistas?

*Eu diria que está próximo de acontecer.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11448 Online: 02 de Agosto de 2014, 09:35:48 »

Tipo...mais um confisco de grana dos correntistas?

*Eu diria que está próximo de acontecer.

Ou outra grande ideia parecida com esta.
"Deus prefere os ateus"

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #11449 Online: 02 de Agosto de 2014, 14:46:04 »
É a oitava vez que a Argentina da o calote e não será a última.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!