Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016148 vezes)

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11800 Online: 23 de Março de 2015, 19:00:27 »
Uma pergunta franca precisando de uma resposta franca - Diógenes com sua lamparina será o patrono da pergunta, e, espero, também da resposta: em nome de/do quê se põem filhos no mundo?

Genes egoístas?
Qual objetivamente a correlação?

Todas espécies de seres vivos que existem atualmente só existem porque foram bem-sucedidas em se reproduzir. Essa é a capacidade que diferencia uma espécie viva de uma espécie extinta. Então é natural supor que nós humanos, assim como os demais seres vivos, contamos com uma série de fatores biológicos que nos fazem entender, de forma inconsciente, que nosso único real objetivo na vida é fazer filhos.

Nós humanos desenvolvemos uma cultura bastante sofisticada e acabamos renegando um pouco desse ímpeto natural, mas isso não deve desaparecer nunca. Não lembro o nome do cara pois li isso há anos, mas um biólogo já propôs uma vez a tese de que basicamente tudo o que fazemos, desde comprar um carro até andar de skate no parque tem como finalidade última a obtenção de sucesso reprodutivo.
O livro "O Gene Egoista" foi escrito por Richard Dawkins, mas não existe essa correlação clara entre genes egoístas, nesse sentido que você a está aplicando com relação geração de prole por parte do gênero humano especificamente(bom, ao menos não vejo essa correlação tão contundentemente).

Não sei se entendi direito o que você disse, mas seu ponto é que o ser humano tem alguma característica qualitativamente diferente dos outros animais? Porque fora um detalhe ou outro (como a flexibilidade do polegar opositor ou a posição das cordas vocais), todas as diferenças entre um ser humano e os outros primatas mais próximos são apenas quantitativas. Isso é notável em características externas mais visíveis, mas também acontece em termos neurológicos e, por extensão, psicológicos.
A grande diferença entre seres humanos e outras espécies sugerida aí é sua(hipotética) capacidade de escolha consciente e acima de tudo científica, aparentemente ausente nos outros entes.

É bem "hipotética". Já está bem estabelecido cientificamente que essa questão de consciência, assim como capacidade de planejamento, memória, pensamento abstrato e outros privilégios históricos da espécie humana são uma espécie de espectro e estão presentes em maior ou menor graus em muitas espécies animais, especialmente (mas não exclusivamente) mamíferos, e não são apenas uma condição de "ter" ou "não ter". Essa visão de que o homem é o animal racional por natureza e os animais são igualmente desprovidos de nossas capacidades mentais superiores já foi completamente refutada. Nenhuma das duas premissas ("homem 100% racional" e "animais 100% irracionais") é verdadeira.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #11801 Online: 23 de Março de 2015, 19:40:22 »
Uma pergunta franca precisando de uma resposta franca - Diógenes com sua lamparina será o patrono da pergunta, e, espero, também da resposta: em nome de/do quê se põem filhos no mundo?

Genes egoístas?
Qual objetivamente a correlação?

Todas espécies de seres vivos que existem atualmente só existem porque foram bem-sucedidas em se reproduzir. Essa é a capacidade que diferencia uma espécie viva de uma espécie extinta. Então é natural supor que nós humanos, assim como os demais seres vivos, contamos com uma série de fatores biológicos que nos fazem entender, de forma inconsciente, que nosso único real objetivo na vida é fazer filhos.

Nós humanos desenvolvemos uma cultura bastante sofisticada e acabamos renegando um pouco desse ímpeto natural, mas isso não deve desaparecer nunca. Não lembro o nome do cara pois li isso há anos, mas um biólogo já propôs uma vez a tese de que basicamente tudo o que fazemos, desde comprar um carro até andar de skate no parque tem como finalidade última a obtenção de sucesso reprodutivo.
O livro "O Gene Egoista" foi escrito por Richard Dawkins, mas não existe essa correlação clara entre genes egoístas, nesse sentido que você a está aplicando com relação geração de prole por parte do gênero humano especificamente(bom, ao menos não vejo essa correlação tão contundentemente).

Não sei se entendi direito o que você disse, mas seu ponto é que o ser humano tem alguma característica qualitativamente diferente dos outros animais? Porque fora um detalhe ou outro (como a flexibilidade do polegar opositor ou a posição das cordas vocais), todas as diferenças entre um ser humano e os outros primatas mais próximos são apenas quantitativas. Isso é notável em características externas mais visíveis, mas também acontece em termos neurológicos e, por extensão, psicológicos.
A grande diferença entre seres humanos e outras espécies sugerida aí é sua(hipotética) capacidade de escolha consciente e acima de tudo científica, aparentemente ausente nos outros entes.

É bem "hipotética". Já está bem estabelecido cientificamente que essa questão de consciência, assim como capacidade de planejamento, memória, pensamento abstrato e outros privilégios históricos da espécie humana são uma espécie de espectro e estão presentes em maior ou menor graus em muitas espécies animais, especialmente (mas não exclusivamente) mamíferos, e não são apenas uma condição de "ter" ou "não ter". Essa visão de que o homem é o animal racional por natureza e os animais são igualmente desprovidos de nossas capacidades mentais superiores já foi completamente refutada. Nenhuma das duas premissas ("homem 100% racional" e "animais 100% irracionais") é verdadeira.
Racionalidade(cognitiva) além de ser uma utopia é contextualmente, nesse caso, um juízo de valor, portanto, nem sequer o que está negritado pode ser considerado objetivamente, tão só subjetivamente. Aliás, essa hipoteticidade a qual me referi diz respeito tão somente a essa natureza eminentemente subjetiva do que seja a racionalidade.

O que pode ser apontado como uma divisão clara entre as razões de um macaco(a razão do macaco obviamente é a racionalidade do macaco!) em decidir( macaco também decide) ter filhos ou não serem diferentes das razões humanas é que as razões do macaco não nos esclareceriam muito de sua consciência antropocentricamente falando, enquanto entre seres humanos é tudo o que há.

Entre seres humanos por mais que se procurem justificativas para se fazer filhos, elas não satisfazem a todos os questionamentos que são levantados por ocasião dessa escolha.
« Última modificação: 23 de Março de 2015, 19:45:58 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #11802 Online: 23 de Março de 2015, 20:49:30 »
O fato que eu venho destacando é que efetivamente não há motivação racional para gerar prole. Até pode haver isoladamente para indivíduos (como ter filhos para usá-los como força de trabalho, ou ter filhos para receber alguma compensação financeira, etc.), mas nada que possa ser generalizado para toda a espécie humana. A única "razão" (no sentido de causa e não no sentido de justificativa) para ter filhos que pode ser generalizada para toda a espécie humana é o instinto animal (ou, mais tecnicamente, predisposição genética) que é comum a nós, embora algumas pessoas como eu ou você possamos reprimir essa predisposição através da cultura.

Offline EduardoCFF

• Nível 20
  • *
« Resposta #11803 Online: 24 de Março de 2015, 21:37:28 »
Pessoal alguém poderia me dar uma luz?
Posso ser fiador se tenho a escritura da casa no meu nome mas não tenho ela registrada?
É possível apresentar a carteira de trabalho da minha filha (hipoteticamente falando) como comprovante de renda familiar? (Enquadra-se no mínimo para o valor do imóvel)
Agradeço a atenção

Eduardo

caso tenha perguntando besteira por favor me perdoem hehe sou leigo em tal assunto  :vergonha:
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11804 Online: 24 de Março de 2015, 21:42:29 »
Posso ser fiador se tenho a escritura da casa no meu nome mas não tenho ela registrada?
É possível apresentar a carteira de trabalho da minha filha (hipoteticamente falando) como comprovante de renda familiar? (Enquadra-se no mínimo para o valor do imóvel)
Agradeço a atenção

Eduardo

caso tenha perguntando besteira por favor me perdoem hehe sou leigo em tal assunto  :vergonha:

Primeiro... qual é o caso concreto?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11805 Online: 24 de Março de 2015, 21:51:53 »
Agradeço a atenção

Eduardo

Pelo pouco que sei sobre o assunto, pois já vi acontecer:

Pense bem antes de ser fiador pois a justiça pode tomar seu imóvel, mesmo que seja o único que vc possui.

http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/167108/o-unico-imovel-residencial-do-fiador-pode-ser-penhorado-para-satisfazer-a-obrigacao-do-locatario-informativo-374

"Art. 650. Podem ser penhorados, à falta de outros bens, os frutos e rendimentos dos bens inalienáveis, salvo se destinados à satisfação de prestação alimentícia. "

Também poderá ser penhorado o bem do fiador decorrente de fiança concedida em contrato de locação:

L. 8009/90, "Art. 3º A impenhorabilidade é oponível em qualquer processo de execução civil, fiscal, previdenciária, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido VII - por obrigação decorrente de fiança concedida em contrato de locação. "

Offline EduardoCFF

• Nível 20
  • *
« Resposta #11806 Online: 24 de Março de 2015, 22:00:44 »
Agradeço a atenção

Eduardo

Mandei uma MP.
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline EduardoCFF

• Nível 20
  • *
« Resposta #11807 Online: 24 de Março de 2015, 22:01:28 »
Agradeço a atenção

Eduardo

Pense bem antes de ser fiador pois a justiça pode tomar seu imóvel, mesmo que seja o único que vc possui.

http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/167108/o-unico-imovel-residencial-do-fiador-pode-ser-penhorado-para-satisfazer-a-obrigacao-do-locatario-informativo-374

"Art. 650. Podem ser penhorados, à falta de outros bens, os frutos e rendimentos dos bens inalienáveis, salvo se destinados à satisfação de prestação alimentícia. "

Também poderá ser penhorado o bem do fiador decorrente de fiança concedida em contrato de locação:

L. 8009/90, "Art. 3º A impenhorabilidade é oponível em qualquer processo de execução civil, fiscal, previdenciária, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido VII - por obrigação decorrente de fiança concedida em contrato de locação. "

Na verdade é fiador para mim  :|

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11808 Online: 24 de Março de 2015, 22:03:04 »
Vc perguntou se poderia ser fiador.

Posso ser fiador

Me enganei?

Offline EduardoCFF

• Nível 20
  • *
« Resposta #11809 Online: 24 de Março de 2015, 22:06:03 »
Expliquei de uma forma somente para ilustrar a situação :)

desculpe se foi de uma forma ignorante :P

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11810 Online: 24 de Março de 2015, 22:07:33 »
Agradeço a atenção

Eduardo

Mandei uma MP.

Respondido.

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11811 Online: 24 de Março de 2015, 22:09:06 »
Agradeço a atenção

Eduardo

Sim. Normalmente, o bem de família é impenhorável, mas quando a execução é contra fiador, eles vão atrás normalmente.

Então, quando uma empresa pede que o fiador apresente uma escritura em nome dele, ela já está pensando lá na frente em caso de calote, já pode ir direto na casa do fiador pra penhorar.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11812 Online: 24 de Março de 2015, 22:14:12 »
Expliquei de uma forma somente para ilustrar a situação :)

desculpe se foi de uma forma ignorante :P

Eu que me desculpo se entendi mal, eu pensei que vc seria fiador de alguém e por isso dei o aviso.

Se não me engano existe um tipo de contrato que substitui o fiador por um seguro.

O imóvel onde eu tinha minha oficina é próprio e foi alugado quando desisti do negócio há uns anos, não sei dos detalhes pois quem cuidou do contrato foi meu irmão e o imóvel é comercial.

O que sei é que o cara pode ficar uns três meses sem pagar o aluguel.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11813 Online: 24 de Março de 2015, 22:17:51 »
Agradeço a atenção

Eduardo

Sim. Normalmente, o bem de família é impenhorável, mas quando a execução é contra fiador, eles vão atrás normalmente.

Então, quando uma empresa pede que o fiador apresente uma escritura em nome dele, ela já está pensando lá na frente em caso de calote, já pode ir direto na casa do fiador pra penhorar.

Sim, era o que eu comentava, no caso que citei o fiador só tomou conhecimento da dívida atrasada quando já era alta, não pagou por falta de condições e a coisa virou um poço sem fundo.

Offline EduardoCFF

• Nível 20
  • *
« Resposta #11814 Online: 24 de Março de 2015, 22:19:41 »
Pessoal... Muito Obrigado pelas esclarecimentos. :)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11815 Online: 24 de Março de 2015, 22:20:39 »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #11816 Online: 25 de Março de 2015, 14:05:22 »
Alguém mais aí também acha que a manteiga num pãozinho com café fica mais gostosa gelada?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11817 Online: 25 de Março de 2015, 14:18:42 »
Alguém mais aí também acha que a manteiga num pãozinho com café fica mais gostosa gelada?

Acho. E bolacha recheada de chocolate tem seu sabor potencializado ao mergulhá-la no café com leite. Equilibrar o tempo de mergulho para tentar maximizar a absorção de café com leite pela bolacha e evitar que molhe demais e se quebre é um dos grandes desafios desta técnica milenar.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #11818 Online: 25 de Março de 2015, 14:26:39 »

Acho. E bolacha recheada de chocolate tem seu sabor potencializado ao mergulhá-la no café com leite. Equilibrar o tempo de mergulho para tentar maximizar a absorção de café com leite pela bolacha e evitar que molhe demais e se quebre é um dos grandes desafios desta técnica milenar.
Técnicas avançadas para ritual de deglutir a bolacha no ponto certo em condições específicas de manuseio? Isso é para constar no tópico Culinária Cética na certa!  :lol:

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #11821 Online: 25 de Março de 2015, 19:44:48 »
Estou numa aula numa disciplina de educação e professores me dizem que a teoria da relatividade quebra os paradigmas empiricistas e epistemológicos anteriores. Refutações?

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #11822 Online: 25 de Março de 2015, 19:46:13 »
No sentido que abre espaço pruma epistemologia mais holística e humanistica...

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #11823 Online: 25 de Março de 2015, 19:46:47 »
Achei non sense... Mas sou analfanbeto em fisica

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #11824 Online: 25 de Março de 2015, 20:00:59 »
Boaventura.Um discurso sobre as ciências.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!