Isso parece estranho. Eles tem então funções de "manutenção" do que está gravado, então? Não sabia disso, e até ainda suspeito que não. Devem estar falando de condições mais adversas.
Achei isso:
http://www.anandtech.com/show/9248/the-truth-about-ssd-data-retention
[...]
In reality power off temperature of 55°C is not realistic at all for a client user because the drive will most likely be stored somewhere in the house (closet, basement, garage etc.) in room temperature, which tends to be below 30°C.
[...]
All in all, there is absolutely zero reason to worry about SSD data retention in typical client environment. Remember that the figures presented here are for a drive that has already passed its endurance rating, so for new drives the data retention is considerably higher, typically over ten years for MLC NAND based SSDs. If you buy a drive today and stash it away, the drive itself will become totally obsolete quicker than it will lose its data. Besides, given the cost of SSDs, it's not cost efficient to use them for cold storage anyway, so if you're looking to archive data I would recommend going with hard drives for cost reasons alone.
Ainda assim é menos do que eu esperava. Achava que vossem ser mais longevos, em desuso, que HDs magnéticos, agora "parece"* que é o contrário. Mas acho ainda que os discos
laser devem bater eles de longe.
Sobre a aparente "função de manutenção" que eu inferi, na verdade não existe (ou ao menos não é disso que falam), mas calha da temperatura mais elevada quando em uso ser favorável à preservação, em contraste com temperaturas aproximadas ou superiores, mas em desuso. Uma vez vi sobre um relatório do google que dizia algo parecidos sobre a durabilidade de HDs nos servidores, os em mais alta temperatura duravam mais. Acho que talvez isso tenha implícito menor flutuação de temperatura, que talvez seja o problema mais direto do que a temperatura em si. Curiosamente ainda não ouvi falar de se ter sistemas de manutenção ativa de uma temperatura mais quente em servidores ou desktops, parece que as pessoas insistem na idéia de que a refrigeração é o desejável, mas parece que é um tiro no pé.
* só chutão de novo. Embora historicamente tenha uma vez ou outra acessado meio "de brincadeira" coisas guardadas em HDs engavetados por anos (chuto que mais de 4), e de disquetes de 5 1/4, por provavelmente perto de uma década (desde ter MSX e/ou Apple, até esbarrar com emuladores deles em PC-X/ATs bem mais tarde, provavelmente dos 586 para cima. Também chuto que as gravações em fita K-7 devam aguentar bastante, especialmente se gravadas em "short play". É provável que haja uma tendência a redução da longevidade pelo uso típico privilegiar espaço e velocidade, querendo atingir densidades cada vez maiores.
Mas é só esperar mais um pouco e alguém posta um artigo com a meia-vida de cada tipo de mídia.
Mas pelo pouco que pesquisei agora, parece que o máximo (significando a maior estimativa de alguém que parecia entender alguma coisa) é uns 70 anos para HDs magnéticos. Mas são poucas as estimativas de armazenamento em desuso. Bem menos do que eu esperava. Esbarrei num artigo explorando a possibilidade de usar ADN para armazenamento digital de longa durabilidade.