Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016182 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #12650 Online: 18 de Novembro de 2016, 19:28:29 »
Acho que tem definições divergentes disso, então. Porque já vi aquelas que descrevem isso como balbucios ou balbucios "mudos", não só algo mental.

Associadas a essas subvocalizações há pequenos movimentos do aparelho fonatório, mas involuntários.

...acho improvável que isso ocorra o tempo todo, a velocidade do pensamento, e mesmo de leitura (normal, não "dinâmica", que é fajutice), deve ser rápida demais para estar sempre acontecendo isso. Também me parece duvidoso que isso fosse sequer instrumentalmente mensurável a essa "resolução".

E palpito até que isso seja a causa de pessoas que têm problema em falar rápido demais. A velocidade do pensamento faz eliminar parte da fala mesmo quando não deveria, para tentar acompanhar o pensamento, fonatoriamente inalcançável. Ou seja, acho que a realidade seria até mais "o contrário", o pensamento atropelar a fala, não tê-la como requisito (passada a idade de aprender a falar, ao menos)...

Mas nunca li nada sobre isso. Só parece algo muito estranho, soa meio como uma teoria freudianóide obsoleta, algo no naipe de "memórias bloqueadas".

Não seria impossível ler algum texto enquanto se vocaliza um som contínuo? "aaaaaaaaaaaaaaa[...]" Ou, será que não deveria ser possível gravar esse som passar num filtro de computador fodasso, e então tirar de lá o texto lido? Se isso não é "previsto" então o nível de sub"vocalização" é tão "sub" que não é nem "vocalização" alguma.

Fico curioso agora sobre as habilidades de leitura de mudos, e como a teoria fica com ideogramas, que palpito que devem ter menos/zero de fonética na leitura. Como "ler" ícones, desenhos, cenas, que não "descrevemos verbalmente em silêncio", só "absorvemos". Talvez depois eu leia o artigo da WP, e algo mais...

Odeio essas curiosidades inúteis...

:|

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12651 Online: 19 de Novembro de 2016, 15:21:05 »
Existe um nome para a dificuldade de se conseguir ler as últimas páginas de um livro? Alguma síndrome?

Eu quando chego nas últimas 10 páginas, levo o mesmo tempo que levaria para ler 100... :(
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #12652 Online: 20 de Novembro de 2016, 07:01:28 »
Existe um nome para a dificuldade de se conseguir ler as últimas páginas de um livro? Alguma síndrome?

Eu quando chego nas últimas 10 páginas, levo o mesmo tempo que levaria para ler 100... :(

Não sei se existe um nome para isso, mas talvez a solução seja ler primeiro as 10 últimas páginas. ::)

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #12654 Online: 20 de Novembro de 2016, 18:22:33 »
Citação de: Lei 9609/98
Art. 6º Não constituem ofensa aos direitos do titular de programa de computador:

I - a reprodução, em um só exemplar, de cópia legitimamente adquirida, desde que se destine à cópia de salvaguarda ou armazenamento eletrônico, hipótese em que o exemplar original servirá de salvaguarda;

II - a citação parcial do programa, para fins didáticos, desde que identificados o programa e o titular dos direitos respectivos;

III - a ocorrência de semelhança de programa a outro, preexistente, quando se der por força das características funcionais de sua aplicação, da observância de preceitos normativos e técnicos, ou de limitação de forma alternativa para a sua expressão;

IV - a integração de um programa, mantendo-se suas características essenciais, a um sistema aplicativo ou operacional, tecnicamente indispensável às necessidades do usuário, desde que para o uso exclusivo de quem a promoveu.

Alguém consegue interpretar com facilidade o que é essa "integração" a que se refere o item IV?

Não consigo entender se ele está falando de (1) meramente instalar o programa no SO, o que seria um tanto trivial para citar na lei; (2) criar versões de compatibilidade dos softwares a diferentes SOs, o que seria um tanto específico demais para ser tratado na lei; ou se trata de alguma descrição genérica de fair use, ou seja, de que não seria crime a utilização de software sem licença desde que para uso próprio sob indispensável necessidade.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12655 Online: 20 de Novembro de 2016, 20:05:13 »
Era o caso de perguntar para quem escreveu isso. A minha leitura não-trivial de não-adevogado seria de que "tudo bem piratear só para você". O que provavelmente não é o caso.

Achei uma notícia onde a "interpretação" disso foi de que o software usado em rede, através de terminais, não era uma violação de direitos autorais da MS:

http://gilbertomelo.com.br/software-em-rede-nao-viola-direitos-autorais-da-microsoft/

Acho que tecnicamente outra interpretação mais ou menos viável e não-trivial seria que a licença de um software não pode exigir a vinculação de uma cópia a apenas uma máquina, desde que seja ainda apenas a pessoa que use, em vez de sair distribuindo por aí. Mas não sei de nada.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #12656 Online: 20 de Novembro de 2016, 20:16:45 »
Que confuso.

Acho que não é o último caso porque a mesma lei explicita que não é ofensa ao direito de autor a manutenção de uma cópia única do software em backup, desde que você tenha a licença original. Se aquele item tratasse da permissão de ter várias cópias do software, esse que fala sobre o backup não seria necessário.

Admitindo como premissa que a lei possui alguma coerência interna, o que não sei se é o caso.

Outra interpretação que li em um livro é que o trecho fala sobre a compatibilidade de um software para SOs diferentes. Por exemplo, seria ok você modificar sua própria cópia original do Word para criar uma versão personalizada que roda em Linux, desde que para uso pessoal.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12657 Online: 20 de Novembro de 2016, 20:20:34 »
Isso está me parecendo problema de ter alguém entendido de programação tentando explicar a coisa para alguém que responsável pela redação legal, e perdido a paciência, mandando o foda-se mesmo. Me lembra duma vez que escutei diálogos acalorados de um processo de patente, o inventor tentando explicar que a redação do cara era uma merda. :hehe:

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #12658 Online: 21 de Novembro de 2016, 00:30:23 »
Isso acontece mesmo. Além de provavelmente o redator da lei não ter a menor noção do que falava, também há o vício de linguagem irritante de dizer em "juridiquês" coisas que seriam muito mais claras e bem delimitadas em linguagem comum. Coisas como "cópia de salvaguarda" no lugar de "backup", "máquinas automáticas de tratamento da informação" no lugar de "computador", "serviços técnicos complementares relativos ao adequado funcionamento" em vez de "suporte" etc.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #12659 Online: 21 de Novembro de 2016, 11:41:46 »
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #12660 Online: 21 de Novembro de 2016, 12:04:25 »
É fake, mas é uma verdadeira obra de arte.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2016, 12:07:26 por Lakatos »

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #12661 Online: 21 de Novembro de 2016, 12:35:07 »

Tirei meu chapéu. Imagina quanto tempo vago para fazer isso esse cara teve.

A melhor parte:
[...]2 Referência normativa

Além das Normas referenciadas na seção Referências Normativas da NBR é necessário consultar:

NBR 92639 - Cilindros e esferas de vidro coloridos pendentes em árvores de natal – Especificação
NBR 18441 - Sistemas de Luzes pisca-pisca com músicas natalinas. - Especificação
NBR 23493 - Emprego de cores fundamentais para enfeites e bolas de natal – Procedimento
NBR 17195 - Cor de algodão em árvore natalina - Especificação
NBR 33455 - Tensões atuantes em festões – Cálculo.
ANSI B.35.10 - Power for intermitent lights and electrical Santa Claus movements.
NFPA-92 - Fire fighting systems for christmas adornment
[...]
« Última modificação: 21 de Novembro de 2016, 12:37:42 por Gauss »
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12662 Online: 21 de Novembro de 2016, 12:36:54 »

Tirei meu chapéu. Imagina quanto tempo vago para fazer isso esse cara teve.

Talvez isso pode ter sido feito como algum trabalho de faculdade.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #12663 Online: 21 de Novembro de 2016, 13:03:17 »
Citação de: Lei 9609/98
Art. 6º Não constituem ofensa aos direitos do titular de programa de computador:

I - a reprodução, em um só exemplar, de cópia legitimamente adquirida, desde que se destine à cópia de salvaguarda ou armazenamento eletrônico, hipótese em que o exemplar original servirá de salvaguarda;

II - a citação parcial do programa, para fins didáticos, desde que identificados o programa e o titular dos direitos respectivos;

III - a ocorrência de semelhança de programa a outro, preexistente, quando se der por força das características funcionais de sua aplicação, da observância de preceitos normativos e técnicos, ou de limitação de forma alternativa para a sua expressão;

IV - a integração de um programa, mantendo-se suas características essenciais, a um sistema aplicativo ou operacional, tecnicamente indispensável às necessidades do usuário, desde que para o uso exclusivo de quem a promoveu.

Alguém consegue interpretar com facilidade o que é essa "integração" a que se refere o item IV?

Não consigo entender se ele está falando de (1) meramente instalar o programa no SO, o que seria um tanto trivial para citar na lei; (2) criar versões de compatibilidade dos softwares a diferentes SOs, o que seria um tanto específico demais para ser tratado na lei; ou se trata de alguma descrição genérica de fair use, ou seja, de que não seria crime a utilização de software sem licença desde que para uso próprio sob indispensável necessidade.

Esse é o caso, por exemplo, em que você contrata alguém ou uma empresa para desenvolver um sistema para sua empresa. Mas depois de algum tempo a empresa que lhe dava suporte e manutenção não existe mais, ou não lhe presta mais este serviço, e você não está mais preso por contrato a ela.

Mas o sistema ainda está em uso e você precisa atualiza-lo, corrigir, adapta-lo a novas necessidades ou novos sistemas.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #12664 Online: 21 de Novembro de 2016, 19:27:00 »

Ansiedade ?

Algo lhe diz que o livro está lido e você não deve achar motivação para concluí-lo de fato ?

Palha na boca, atardecer e livro na mão devem resolver ... acho ... :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12665 Online: 21 de Novembro de 2016, 20:55:53 »

Ansiedade?

Viadagem?  :P
"Deus prefere os ateus"

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12666 Online: 24 de Novembro de 2016, 23:47:29 »
Onde será com certeza é impossível saber, mas acho que vem mais um dos grandes.

O problema de "achar" é que se tiver um dos grandes você vai aparecer aqui dizendo que previu o terremoto e se nada acontecer esse post vai cair no esquecimento como outros tantos iguais. Parecido com suas "previsões políticas", a gente só lembra daquelas que se concretizaram.

Acho que errei, o proximo deve ser no México ou América Central, não no Japão nem Turquia.

Uns 20 a trinta dias.

Para não cair no esquecimento....

http://istoe.com.br/tremor-de-72-graus-sacode-costa-do-pacifico-na-america-central/

Um terremoto de 7,0 graus, com epicentro no Pacífico, em frente à costa de El Salvador, sacudiu nesta quinta-feira o território centro-americano, uma hora depois de o furacão Otto chegar à Nicarágua pelo Caribe, causando danos também na Costa Rica.

O sismo foi detectado às 18h43 GMT (16h43 de Brasília) em frente ao departamento (estado) oriental de Usulután, a 10,3 km de profundidade, segundo dados atualizados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

"América Central, dentro de 20 dias"

Talvez minha bola de cristal seja melhor que a sua.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2016, 00:04:17 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12667 Online: 25 de Novembro de 2016, 00:32:49 »
Onde será com certeza é impossível saber, mas acho que vem mais um dos grandes.

O problema de "achar" é que se tiver um dos grandes você vai aparecer aqui dizendo que previu o terremoto e se nada acontecer esse post vai cair no esquecimento como outros tantos iguais. Parecido com suas "previsões políticas", a gente só lembra daquelas que se concretizaram.

Acho que errei, o proximo deve ser no México ou América Central, não no Japão nem Turquia.

Uns 20 a trinta dias.

Para não cair no esquecimento....

http://istoe.com.br/tremor-de-72-graus-sacode-costa-do-pacifico-na-america-central/

Um terremoto de 7,0 graus, com epicentro no Pacífico, em frente à costa de El Salvador, sacudiu nesta quinta-feira o território centro-americano, uma hora depois de o furacão Otto chegar à Nicarágua pelo Caribe, causando danos também na Costa Rica.

O sismo foi detectado às 18h43 GMT (16h43 de Brasília) em frente ao departamento (estado) oriental de Usulután, a 10,3 km de profundidade, segundo dados atualizados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

"América Central, dentro de 20 dias"

Talvez minha bola de cristal seja melhor que a sua.

Incrível, parabéns pela coragem de aparecer aqui dizendo que previu esse terremoto mesmo tendo ignorado dezenas de outros terremotos que não foram publicados e que sacudiram o planeta desde a sua previsão. Já pode ir para o Superpop para fazer previsões e contar estórinhas inacreditáveis de disco voador.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #12668 Online: 25 de Novembro de 2016, 00:41:10 »
E aconteceu também o do Japão que ele disse que NÃO aconteceria. E também outro na Argentina, todos de magnitude classificada como MUITO FORTE.

http://www.painelglobal.com.br/terremoto.php?mapa=21-1120-59

Isso tirando os moderados e fracos, que acontecem às dezenas todos os dias.

Efeito Forer na veia.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #12669 Online: 12 de Dezembro de 2016, 10:16:58 »

Lembro que o pessoal comentou sobre a moviola para a época sem computadores e softwares de edição de vídeo.

Mas como era o processo para fazer os letreiros, artes gráficas e os créditos?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12670 Online: 12 de Dezembro de 2016, 12:56:14 »

Lembro que o pessoal comentou sobre a moviola para a época sem computadores e softwares de edição de vídeo.

Mas como era o processo para fazer os letreiros, artes gráficas e os créditos?

Desenhos sobre um filme plástico transparente, os personagens ficavam no filme plástico e o que não precisava se movimentar era um fundo colocado sob o filme.

Depois fotografava quadro a quadro.

Minha mãe trabalhava com esses desenhos nos anos 60, mais ou menos até os anos 80 ainda tinha uns desenhos desses em casa, era para propaganda de televisão.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12671 Online: 12 de Dezembro de 2016, 12:59:49 »

O troço era desenhado a mão no plástico, quadro a quadro, fundo colorido na parte de trás do filme e os contornos em preto na frente dele.

Assim não precisariam refazer o quadro por causa de um borrão e os contornos ficavam bem definidos.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2016, 13:04:13 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12673 Online: 12 de Dezembro de 2016, 17:26:43 »
Acetato parece muito com plástico, mas é "papel", celulose. Um tipo de papel vegetal mais transparente e mais rígido.

Sim, visualmente é igual.

Imagine fazer 24 desenhos para cada segundo de filme, com contornos de um lado e cores do outro.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12674 Online: 12 de Dezembro de 2016, 17:46:53 »
É um bocado de gente que faz cada desenho animado, e muitos dos frames se repetem, e até mesmo cenas inteiras.

Mesmo os personagens são frames estáticos em boa parte do tempo, com apenas partes do corpo sendo animadas, como a boca.

Exemplo mais memorável recente de economia de animação é o He-Man, com cenas repetidas o tempo todo. Em desenhos animados japoneses se nota bastante também a animação limitada apenas dos lábios na fala. Mas a economia máxima mesmo deve ficar com os desenhos dos super-heróis Marvel dos anos 60. Eram quase que recortes de quadrinhos filmados em stop-motion.

(Alguns desenhos ainda faziam a esquisitice de não animar os lábios, mas inserir uma boca de uma pessoa falando no meio do desenho, com algum método de redução de cores para destoar menos. Mas isso é bem raro.)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!