Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016192 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #12900 Online: 16 de Novembro de 2017, 14:41:21 »
Então a minha duvida volta do porque que o famoso "encaixe" entre a America do Sul e a Africa não esta na zona de convergência entra as placas?

É só uma confidencia que foi escavada com a formação do oceano atlântico?

Porque o novo solo está sendo formado entre o encaixe. Esse novo solo está empurrando as duas partes para longe.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12901 Online: 16 de Novembro de 2017, 18:14:04 »
Voltando a geologia

Como que acontece a deriva continental?

Estava lendo sobre tectônica de placas e uma analogia feita é que a crosta atua como uma esteira rolante e os continentes são as malas em cima dela.

Mas não saquei como que os continentes se deslocam, pois o que "bóia" é a placa tectônica não o continente.

Simplificadamente:

O planeta é recoberto por uma camada rígida formada por dois tipos de crosta (a oceânica e a continental) e a parte superior do manto, tudo denominado de astenosfera.

A crosta continental é composta por rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares, enquanto que a oceânica é composta principalmente por rochas magmáticas do tipo MORB.

Os continentes estão sobre e ocupam a maior parte da crosta continental, enquanto que os oceanos estão sobre e ocupam a maior parte da crosta oceânica. Algumas ilhas também estão sobre crosta oceânica, como é o caso do Hawaí.

Logo abaixo da astenosfera está a parte média do manto superior, que é composto por magma na qual a viscosidade varia do elevado (estado quase-sólido) ao bem baixo (praticamente um líquido).

Do manto ao núcleo, há uma intensa produção de calor derivado da desintegração nuclear de elementos químicos radioativos, no qual o urânio é o principal, e do atrito nas interfaces núcleo interno / núcleo externo e núcleo externo / manto inferior.

Devido a anisotropia do manto e ao seu aquecimento diferencial, surgem correntes convectivas que se comportam analogamente ao que ocorre quando um dado volume de água é aquecido em uma panela, ou seja, a parte mais quente sobe, chega na superfície, resfria e desce. O mesmo ocorre com o magma que está mais aquecido, no qual ele sobe, choca-se com a parte inferior da astenosfera, espraia-se, resfria e aí desce rumo ao manto inferior. No trajeto ele vai aquecendo até o momento em que ascenderá novamente, se 'cair' em outra grande corrente convectiva.

Quando o magma ascende, a sua viscosidade aumenta porquê a temperatura dele reduz. Ao chocar-se e espraiar-se na base da astenosfera, aquele acaba 'arrastando' esta, que por sua vez 'conduz' as crostas continental e oceânica que é a sua parte externa (mais rígida), gerando a chamada 'deriva continental'. A taxa de deslocamento é pequena, de no máximo 25 cm por ano (média de 7 cm por ano).

Então, como a costa brasileira se desprendeu da Africa se o limite entre as placas não é o mesmo do "encaixe"?
[...]

No Pangeia todos os continentes estavam unidos. A cerca de 250 milhões de anos este supercontinente se fragmentou em dois supercontinentes menores, a Laurásia e o Gondwana (que continha a América do Sul, a África, a Austrália, a Antártica e a Índia). E a cerca de 200 milhões de anos o Gondwana começou a se fragmentar, resultando nos modernos continentes supramencionados e no oceano Atlântico.

E os atuais limites não coincidem e deixaram de coincidir no grau de 'perfeição' que gostaríamos há muito tempo. E há várias razões para isto, das quais vou citar apenas duas.

Primeira, que no início, o encaixe era quase que perfeito porque não havia sido formada ainda a crosta oceânica, isto é, o oceano Atlântico ainda não havia surgido, de tal modo que era possível estar do lado da América do Sul e 'quase tocar' na África. Isto é observado hoje na parte norte-oriental da África, no qual está ocorrendo a separação ao longo da junção tríplice chamado de Vale Rift. Esta foto mostra uma linha de falha associada à abertura do Vale Rift na África. O surgimento de crosta oceânica modifica o contorno original, deformando-a ruptilmente.

A segunda causa é que os contornos originais dos continentes foram desgastados pela erosão e alguns foram submetidos a novos processos tectônicos, como é o caso da colisão da Índia com a Ásia, que formou a cordilheira do Himalaia e continua em ação até hoje.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2018, 14:30:06 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12902 Online: 16 de Novembro de 2017, 18:24:28 »
Então a minha duvida volta do porque que o famoso "encaixe" entre a America do Sul e a Africa não esta na zona de convergência entra as placas?

Porque após um dado momento, formou-se crosta oceânica entre os dois continentes, afastando os limites originais, quando ambos continentes estavam sobre a mesma crosta continental.

Não.

O formato dos lados em que os dois continentes se limitavam e do oceano Atlântico provém do mesmo 'traço', em superfície, formado pela Cordilheira Meso-Atlântica, que é o local ao longo do qual houve a ruptura.
Foto USGS

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12903 Online: 16 de Novembro de 2017, 18:30:47 »

Porque após um dado momento, formou-se crosta oceânica entre os dois continentes, afastando os limites originais, quando ambos continentes estavam sobre a mesma crosta continental.

Não.

O formato dos lados em que os dois continentes se limitavam e do oceano Atlântico provém do mesmo 'traço', em superfície, formado pela Cordilheira Meso-Atlântica, que é o local ao longo do qual houve a ruptura.

Eu tenho uma dúvida. A divisa entre as placas tectônicas são sempre as mesmas ou uma placa pode rachar e dar origem a duas placas por exemplo?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12904 Online: 16 de Novembro de 2017, 18:35:40 »

Não.

Eu tenho uma dúvida. A divisa entre as placas tectônicas são sempre as mesmas ou uma placa pode rachar e dar origem a duas placas por exemplo?

Não, não são sempre as mesmas. Elas podem 'rachar' e dar origem a outras, podem se juntar novamente e aí rachar em outro ponto.

No território brasileiro já foram identificados pelo menos dois 'sub-continentes' que se juntaram a mais de 1,5 bilhões de anos, dispostos na subsuperfície de parte das atuais regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Foto USGS

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #12905 Online: 16 de Novembro de 2017, 22:43:30 »
Opa, valeu, é que eu vi uma imagem de como é o planeta sem os oceanos, aí bugou de vez

A geologia tem a mesma capacidade da astronomia de fazer a gente se sentir insignificante, a magnitude, o tempo e as forças envolvidas são impressionantes.

Espero um dia virar petróleo pelo menos

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12906 Online: 17 de Novembro de 2017, 00:18:55 »
Opa, valeu, é que eu vi uma imagem de como é o planeta sem os oceanos, aí bugou de vez

A geologia tem a mesma capacidade da astronomia de fazer a gente se sentir insignificante, a magnitude, o tempo e as forças envolvidas são impressionantes.

Nem isso. O petróleo só foi possível porque as florestas estavam sendo soterradas antes de surgir bactérias que digerissem celulose. Nós vamos virar alimento muito antes de poder virar petróleo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12907 Online: 17 de Novembro de 2017, 08:39:17 »

Nem isso. O petróleo só foi possível porque as florestas estavam sendo soterradas antes de surgir bactérias que digerissem celulose. Nós vamos virar alimento muito antes de poder virar petróleo.

As florestas viraram carvão.
Foto USGS

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12908 Online: 17 de Novembro de 2017, 10:18:33 »

As florestas viraram carvão.

É verdade. Pesquisando aqui, o petróleo foi gerado por algas e zooplankton.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #12909 Online: 17 de Dezembro de 2017, 22:30:20 »

Não.

Não, não são sempre as mesmas. Elas podem 'rachar' e dar origem a outras, podem se juntar novamente e aí rachar em outro ponto.

No território brasileiro já foram identificados pelo menos dois 'sub-continentes' que se juntaram a mais de 1,5 bilhões de anos, dispostos na subsuperfície de parte das atuais regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Aproveitando o gancho, a crosta continental também se "renova" como a crosta oceânica?

No YouTube só tem animação da crosta oceânica surgindo/sumindo/alargando/renovando nunca da continental  :hihi:

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12910 Online: 18 de Dezembro de 2017, 08:31:11 »

Não.

Aproveitando o gancho, a crosta continental também se "renova" como a crosta oceânica?

No YouTube só tem animação da crosta oceânica surgindo/sumindo/alargando/renovando nunca da continental  :hihi:

O Havaí é uma crosta nova.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12911 Online: 18 de Dezembro de 2017, 09:53:32 »

Não.

O Havaí é uma crosta nova.

Sim. Mas tecnicamente ele é parte da crosta oceânica. A diferença é que está emerso por causa da natureza de sua atividade magmática, vinculada a um hot spot, que é uma região anômala do manto, com grande produção de calor.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12912 Online: 18 de Dezembro de 2017, 10:00:57 »

Não.

Sim. Mas de maneira diferente.

Os continentes sofrem um processo intenso de desgaste (erosão e intemperismo), sendo que eles são gradativamente destruídos e seus fragmentos são levados aos oceanos. A todo momento, uma parte dos sedimentos, que estão sobre as placas oceânicas, é levada para o manto nas zonas de subducção, locais em que a crosta oceânica mergulha sob a crosta continental.

Mas, em algumas das zonas supramencionadas, há material sendo incorporado na crosta continental, em um processo chamado 'formação de terrenos de acreção'.
Foto USGS

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #12913 Online: 23 de Dezembro de 2017, 22:48:19 »
Até que ponto a opinião de um profissional pode influenciar na opinião alheia? Formando portadores do conhecimento e blábláblá que viram supostamente "mestres" no assunto.

Houve uma polêmica quanto a um erro do Alok na música dos Mamonas Assassinas - Pelados em Santos. Não pude deixar de notar que formaram-se ou brotaram grandes entendedores musicais depois da crítica. (Nos comentários do vídeo abaixo).

É mais um modismo critico ou há certa razão em descer o verbo da maneira com a qual se faz, até com ofensas?

Essa dúvida surgiu após ver os comentários do vídeo:

Meu enfoque principal não é a questão da música, mas sobre a ação humana e o modo de pensar da grande "massa".

Offline Xabéu

• Nível 05
  • *
  • So young in years probably end in tears
« Resposta #12914 Online: 23 de Dezembro de 2017, 23:15:00 »
Até que ponto a opinião de um profissional pode influenciar na opinião alheia? Formando portadores do conhecimento e blábláblá que viram supostamente "mestres" no assunto.

Houve uma polêmica quanto a um erro do Alok na música dos Mamonas Assassinas - Pelados em Santos. Não pude deixar de notar que formaram-se ou brotaram grandes entendedores musicais depois da crítica. (Nos comentários do vídeo abaixo).

É mais um modismo critico ou há certa razão em descer o verbo da maneira com a qual se faz, até com ofensas?

Essa dúvida surgiu após ver os comentários do vídeo:

Meu enfoque principal não é a questão da música, mas sobre a ação humana e o modo de pensar da grande "massa".

Influencia muito, mas o problema é pior quando quem emite a opinião sequer é profissional, a exemplo dessa onda de youtubers desocupados e inúteis, com milhares de seguidores, que publicam um vídeo a cada 10 minutos sobre tudo que é assunto.
Mas sobre o tema específico do vídeo, nada me irrita mais que esse saudosismo patético desses adolescentes que sente falta do que nem conhecem. Qual a diferença dessa bosta de Mamonas Assassinas pra qualquer outra música? Uma metralhadora de palavrões e referências sexuais aleatórias com tiradas satíricas. Cada vídeo dessa banda é um festival de "nossa, que época boa aquela", não se faz mais música como antigamente", "muito melhor que o funk de hoje em dia"  ::)
Frases ditas por pessoas de 20 anos ::)

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #12915 Online: 24 de Dezembro de 2017, 18:46:54 »
Influencia muito, mas o problema é pior quando quem emite a opinião sequer é profissional, a exemplo dessa onda de youtubers desocupados e inúteis, com milhares de seguidores, que publicam um vídeo a cada 10 minutos sobre tudo que é assunto.
Mas sobre o tema específico do vídeo, nada me irrita mais que esse saudosismo patético desses adolescentes que sente falta do que nem conhecem. Qual a diferença dessa bosta de Mamonas Assassinas pra qualquer outra música? Uma metralhadora de palavrões e referências sexuais aleatórias com tiradas satíricas. Cada vídeo dessa banda é um festival de "nossa, que época boa aquela", não se faz mais música como antigamente", "muito melhor que o funk de hoje em dia"  ::)
Frases ditas por pessoas de 20 anos ::)

Muito obrigado pelo esclarecimento.  :ok:

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #12916 Online: 11 de Janeiro de 2018, 20:07:53 »
Alguém sabe como era a confecção e editoração dos livros antes de Gutenberg?

Sei do pergaminho e do papiro, que eram caros pra caramba e que tudo era muito resumido, duas ou três páginas no máximo e sem capa.

Aí eu fiquei sabendo que Estrabão escreveu 17 livros sobre a história de Roma, sendo que meia dúzia de gato pingado sabia ler e não havia um mercado editorial que justificasse a trabalheira que ele teve.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #12917 Online: 11 de Janeiro de 2018, 21:05:50 »
Alguém sabe como era a confecção e editoração dos livros antes de Gutenberg?

Sei do pergaminho e do papiro, que eram caros pra caramba e que tudo era muito resumido, duas ou três páginas no máximo e sem capa.

Aí eu fiquei sabendo que Estrabão escreveu 17 livros sobre a história de Roma, sendo que meia dúzia de gato pingado sabia ler e não havia um mercado editorial que justificasse a trabalheira que ele teve.
Era tudo na mão mesmo, até onde eu saiba. Quem escrevia os livros eram chamados Copistas.
http://idademedia.wikifoundry.com/page/Escrita+%2F+Monges+Copistas
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #12918 Online: 14 de Janeiro de 2018, 23:00:57 »
Então no mundo antigo eram os escribas é que replicavam os livros dos figurões?

Duvido que Cesar tenha escrito mais de uma vez o " Guerras na Gália"  :hihi:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #12919 Online: 15 de Janeiro de 2018, 10:21:34 »
Então no mundo antigo eram os escribas é que replicavam os livros dos figurões?

Duvido que Cesar tenha escrito mais de uma vez o " Guerras na Gália"  :hihi:

Sim, havia copistas, que depois da queda do Império Romano ficou a cargo de frades que se encarregaram de manter os textos latinos. Mesmo assim muito foram perdidos e só recuperados porque havia copistas também entre os musulmanos, que preservaram o que resto da Biblioteca de Alexandria e continuaram a tradição.

Do lado indiano também o clero se encarregou de manter bibliotecas e textos, tanto sagrados quanto estudos científicos. Os textos de vários matemáticos indianos estiveram junto a textos budistas por muito tempo.

Aliás, les sofreram os mesmos problemas dos católicos onde às vezes algum padre com poder e muita loucura achava um texto ou outro profano e o eliminava. Segundo ouvi de mais de um monge budista, os textos do atual horóscopo chinês e do I Ching só sobreviveram os tempos budistas (eram taoístas) por serem utilizados como adivinhação por reis e senhores feudais, e muito provavelmente os textos eram maiores e seu propósito diverso (uma explicação divina sobre o universo do ponto de vista taoísta).

A idiotice nos une.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #12920 Online: 02 de Fevereiro de 2018, 09:47:29 »
Eu tenho um celular pré-pago e tem alguma coisa comendo meus créditos. Não sei o que é. Os dados móveis não estão ativados.

Alguém saberia?

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #12921 Online: 02 de Fevereiro de 2018, 10:26:10 »
Pode ser alguma dessas promoções não solicitadas que magicamente a gente contrata.

Tive um problema desses um tempo atrás. Veio uma mensagem da operadora oferecendo uma promoção qualquer, bastando responder com um "SIM" ou algo do tipo pra contratar. Tenho certeza absoluta que não respondi nada, mas na recarga que fiz posteriormente, no ato, o exato valor da promoção foi descontado dos meus créditos. Fui ver, estava cadastrado na maldita promoção.

Tive que ter o trabalho de cancelar a maldita promoção não solicitada...
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #12922 Online: 02 de Fevereiro de 2018, 11:18:41 »
Pode ser alguma dessas promoções não solicitadas que magicamente a gente contrata.

Tive um problema desses um tempo atrás. Veio uma mensagem da operadora oferecendo uma promoção qualquer, bastando responder com um "SIM" ou algo do tipo pra contratar. Tenho certeza absoluta que não respondi nada, mas na recarga que fiz posteriormente, no ato, o exato valor da promoção foi descontado dos meus créditos. Fui ver, estava cadastrado na maldita promoção.

Tive que ter o trabalho de cancelar a maldita promoção não solicitada...

:ok:

Foi isso mesmo. Pior que ter pago quase 50 reais em uma promoção não solicitada é não ter pensado que esses caras são sujos o bastante para me cobrar por uma promoção que eu nunca solicitei.

Merda da TIM. A vivo, pelo menos, ficava me enchendo o saco com ligações ao invés de cobrar de uma vez.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12923 Online: 09 de Fevereiro de 2018, 18:02:16 »
Estava pensando sobre aquele carro colocado em órbita enquanto lia sobre o assunto na internet.

Por quanto tempo aquela coisa pode se conservar em um ambiente sem oxigênio e sem corrosão, sem luz solar para causar desgaste da pintura? Milenios? Quais seriam as partes mais sujeitas a estragar primeiro levando em consideração a temperatura de frio extremo?

Plásticos e pneus, baterias?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12924 Online: 09 de Fevereiro de 2018, 18:23:34 »
Estava pensando sobre aquele carro colocado em órbita enquanto lia sobre o assunto na internet.

Por quanto tempo aquela coisa pode se conservar em um ambiente sem oxigênio e sem corrosão, sem luz solar para causar desgaste da pintura? Milenios? Quais seriam as partes mais sujeitas a estragar primeiro levando em consideração a temperatura de frio extremo?

Plásticos e pneus, baterias?

Ele vai deteriorar pelos impactos de micrometeoritos e pela diferença alternada de temperatura a que será submetido quando estiver (ou não) sob a luz solar.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!