Partindo desse principio, o que me impediria de achar que qualquer pessoa mais burra que eu é inferior e pode ser escravizada?
Aí entra o sentido moral. Lembra que eu falei que o homem é superior ao cão no sentido intelectual
e no moral? O ser humano é inteligente e auto-consciente, tem capacidade de fazer escolhas. Segundo Aristóteles, o que torna o ser humano diferente do animal é a racionalidade, segundo Rousseau, mais importante ainda é a sua capacidade de agir contra a determinação da sua natureza (instinto), por isso o ser humano seria o único ser realmente livre. [
Referência]
Nesse sentido, a escravidão do homem é um atentado à ética por privar um outro ser humano de uma faculdade inata que é sua por direito. Aqui invoco Thomas Jefferson da Declaração da Independência dos EUA: "Temos como evidente a verdade de que todos os homens nascem iguais e de que o Criador lhes concedeu certos direitos inalienáveis, entre os quais o da Vida, o da Liberdade e o da procura da Felicidade". Este é um axioma, um princípio, é simplesmente enunciado sem demonstração. É o credo do humanismo.
Quanto a se poder classificar um ser humano como superior ou inferior a outro, eu não tenho fricotes policamente corretos: é óbvio que Brad Pitt é superior a mim no quesito beleza, que Stephen Hawking é superior a mim no quesito inteligência e que Cristiano Ronaldo é superior a mim no quesito "habilidade com uma bola de futebol". Acredito que a razão porque as palavras "superior" e "inferior" são evitadas em comparações entre duas pessoas são os prejuízos históricos causados por ideologias de superioridade racial, por isso o tabu. Mas vale lembrar que é consenso no Ocidente que do ponto de vista moral e de dignidade humana, todas as pessoas são iguais.