Fabulous, uma substância será fatal se ela interferir no metabolismo do ser vivo de forma a impossibilitar seu funcionamento normal. Mas como existe uma infinidade de reações bioquímicas diferenets em nosso organismo, existem também uma infinidade substâncias tóxicas, orgânicas ou inorgânicas, e cada uma delas será tóxica por um motivo diferente, pode ser que uma delas tenha um efeito de inibidor enzimático, ou que interrompa uma seqüência importante de reações bioquímicas, ou que destrua organelas importantes, enfim, há um monte de coisas que podem dar errado.
Por exemplo, os inseticidas comerciais costumam ter ação múltipla, ou seja, eles atacam o organismo dos insetos de diversas maneiras diferentes, assim conseguem ser mais letais. Eles têm ação neurotóxica (bloqueiam as sinapses impedindo a transmissão de impulsos nervosos), reguladora do cresciemnto, inibidora da respiração celular, bloqueadora do sistema digestivo, entre outras.
Um mesmo composto pode ser tóxico para um organismo e não ser para outro devido a diferenças na bioquímica desses seres.