Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1015833 vezes)

Offline iceman

• Nível 06
  • *
    • Minha comunidade no orkut "Superstições de laboratório"
Re: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #3975 Online: 29 de Maio de 2009, 11:49:05 »
Vc já fez aula de russo? Como sabia dessas coisas? :)
Aqui está cheio de curioso/auto-didata. :P

Hehe, bem observado Andre! Duas características de todo cientista :)

Outra pergunta clássica pro tópico:

Adão tinha umbigo?

Claro. Adão foi feito imagem e semelhança de Deus. Como ele tem umbigo, adão também.

E como tudo no ser humano tem um motivo, Deus Yavé todo foderoso, o grande onifedente, já sabia que um dia o umbigo seria usado para mulheres fruta colocarem piercing, logo, umbigo é a prova do design inteligente. Jeová seja louvado, aleluia.

Adorei! Essa devia entrar para as TOP 5 respostas! E dá-lhe piercing nas frutas! haha
---------------------------------
"Облетев Землю в корабле-спутнике, я увидел, как прекрасна наша планета. Люди, будем хранить и приумножать эту красоту, а не разрушать её!"
Yuri Gagarin, cosmonauta soviético, primeiro homem no espaço.

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #3976 Online: 29 de Maio de 2009, 16:26:43 »
Sempre aparece alguem que se acha muito iluminado querendo usar a 2ª lei da termodinâmica para provar direta ou indiretamente que deus existe! Onde eu acho uma refutação simples de entender para eu guardar como "resposta padrão"?

A Segunda Lei da Termodinâmica vale para sistemas fechados. O Planeta Terra não é um sistema fechado nem aqui nem na Cravóvia. ;)
Isso eu sei, é o clássico argumento criacionista, mas o cara está aplicando a 2ª lei para o universo!! Ele está viajando geral na maionese misturando fisica, cosmologiam filosofia e umas "interpretações" pessoais para provar "cientificamente" que deus existe.
Contini, sei do tópico que você se refere. Eu não sou físico, por isso não me acho gabaritado para debater essa questão. Então se eu estiver errado que os físicos do fórum me corrijam.

Entendo onde se quer chegar ali. Considerando a baixa entropia do início do Universo como algo altamente improvável (mas não impossível), teríamos que obrigatoriamente admitir uma origem de tudo estranhamente singular. Por isso a 2ª Lei da Termodinâmica está sendo alardeada.

A Teoria Geral da Relatividade não consegue tratar aquém do ponto de singularidade. As teorias complementares que estão surgindo para o que havia antes do Big Bang me parece que ainda não são testáveis, nem sei se serão.
Isso está sendo utilizado para concluir um início de tudo como verdade absoluta (a Ciência não afirma tais verdades absolutas) para embasar o Argumento cosmológico de Kalam.
Se torna necessário o princípio indiscutível do Universo, a Causa Primeira (claro que tal causa TEM que ser intencional :entediado:), para começar a enfiar vários non sequitur até chegar no Novo Testamento (é questão de tempo). É o velho esquemão do Deus das lacunas. Os cosmólogos não conseguem explicar, então é Deus.
Mais para frente dá para prever contorcionismos filosóficos, deixando evidências científicas de lado. Começou com afirmações de que Ciência decorre de Filosofia e Metafísica. Pode ter sido assim no passado, mas o método científico não permite esse tipo de coisa.

O fato é que o que temos de "certeza" provém de verificações do que pode ser observado e testado, oras! 
Ainda não temos explicações para o que aconteceu antes do Big Bang (haveria um antes?). Nem sabemos se o Universo observável é tudo que existe. Vai saber o porquê da baixa entropia no Universo Primordial. Talvez não fosse um estado de baixa entropia, e sim um de alta entropia de um espaço muito maior, de um Universo muito maior não-observável. Até o Big Bang pode ter sido uma grande oscilação, conforme novas teorias do Loop gravitacional quântico. As hipóteses são muitas, mas são só hipóteses. O Universo tá se cagando para as nossas limitações.
Enquanto isso, nos nichos do (des)conhecimento humano, qualquer um cria a fantasia que quiser e empurra como verdade absoluta.

Se um dia os cientistas chegarem a conclusão que o Universo que conhecemos é apenas um estágio de um Universo maior que sempre existiu, os criativos contruirão novas realidades definitivas, readequarão suas crenças, pois sempre haverá coisas a serem descobertas,e sempre haverá espaço para ficção. É uma discussão sem fim. E não tô com saco! :no:
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3977 Online: 29 de Maio de 2009, 16:33:02 »
Sempre aparece alguem que se acha muito iluminado querendo usar a 2ª lei da termodinâmica para provar direta ou indiretamente que deus existe! Onde eu acho uma refutação simples de entender para eu guardar como "resposta padrão"?

A Segunda Lei da Termodinâmica vale para sistemas fechados. O Planeta Terra não é um sistema fechado nem aqui nem na Cravóvia. ;)
Isso eu sei, é o clássico argumento criacionista, mas o cara está aplicando a 2ª lei para o universo!! Ele está viajando geral na maionese misturando fisica, cosmologiam filosofia e umas "interpretações" pessoais para provar "cientificamente" que deus existe.
Contini, sei do tópico que você se refere. Eu não sou físico, por isso não me acho gabaritado para debater essa questão. Então se eu estiver errado que os físicos do fórum me corrijam.

Entendo onde se quer chegar ali. Considerando a baixa entropia do início do Universo como algo altamente improvável (mas não impossível), teríamos que obrigatoriamente admitir uma origem de tudo estranhamente singular. Por isso a 2ª Lei da Termodinâmica está sendo alardeada.

A Teoria Geral da Relatividade não consegue tratar aquém do ponto de singularidade. As teorias complementares que estão surgindo para o que havia antes do Big Bang me parece que ainda não são testáveis, nem sei se serão.
Isso está sendo utilizado para concluir um início de tudo como verdade absoluta (a Ciência não afirma tais verdades absolutas) para embasar o Argumento cosmológico de Kalam.
Se torna necessário o princípio indiscutível do Universo, a Causa Primeira (claro que tal causa TEM que ser intencional :entediado:), para começar a enfiar vários non sequitur até chegar no Novo Testamento (é questão de tempo). É o velho esquemão do Deus das lacunas. Os cosmólogos não conseguem explicar, então é Deus.
Mais para frente dá para prever contorcionismos filosóficos, deixando evidências científicas de lado. Começou com afirmações de que Ciência decorre de Filosofia e Metafísica. Pode ter sido assim no passado, mas o método científico não permite esse tipo de coisa.

O fato é que o que temos de "certeza" provém de verificações do que pode ser observado e testado, oras! 
Ainda não temos explicações para o que aconteceu antes do Big Bang (haveria um antes?). Nem sabemos se o Universo observável é tudo que existe. Vai saber o porquê da baixa entropia no Universo Primordial. Talvez não fosse um estado de baixa entropia, e sim um de alta entropia de um espaço muito maior, de um Universo muito maior não-observável. Até o Big Bang pode ter sido uma grande oscilação, conforme novas teorias do Loop gravitacional quântico. As hipóteses são muitas, mas são só hipóteses. O Universo tá se cagando para as nossas limitações.
Enquanto isso, nos nichos do (des)conhecimento humano, qualquer um cria a fantasia que quiser e empurra como verdade absoluta.

Se um dia os cientistas chegarem a conclusão que o Universo que conhecemos é apenas um estágio de um Universo maior que sempre existiu, os criativos contruirão novas realidades definitivas, readequarão suas crenças, pois sempre haverá coisas a serem descobertas,e sempre haverá espaço para ficção. É uma discussão sem fim. E não tô com saco! :no:
Exato! O velho "deus das lacunas" travestido de ciencia, é só misturar o que se sabe com uma suposições pessoais para "forçar" a uma conclusão já definida de ante-mão.

Post bem colocado, e eu tambem não tenho o embasamento para refutar corretamente, mesmo percebendo a estratégia! Quem sabe algum forista físico dá um pulinho lá e ponha os pingos nos i's.

Obrigado.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #3978 Online: 29 de Maio de 2009, 17:07:11 »
Radioterapia e seus efeitos...

Conheço uma pessoa que está fazendo radioterapia, vou chamá-la de Aline (nome fictício). Após o tratamento a Aline tem que ficar meio  isolada de outras pessoas durante alguns dias, tanto é que as crianças que vivem com ela têm que ir para casa de parentes..... Um familiar dela disse para a minha mãe que quando a Aline chega perto de outras pessoas após o tratamento essas pessoas podem sentir um gosto estranho em suas bocas.  A minha mãe me contou isso e fiquei achando estranho. Como a simples aproximação da Aline provocaria tal efeito em outras pessoas? Será possível à radioterapia aplicada em uma pessoa despertar células gustativas nas pessoas próximas? Será que o familiar da Aline está apenas falando além do necessário, ou será que a minha mãe não está batendo muito bem da cabeça?

Qual a opinião de vocês?

Olha , possivelmente a paciente em questão está realizando radioterapia com Iodo radioativo para tratar um câncer de tireóide.
Como a tireóide absorve praticamente todo o iodo ingerido o isótopo radioativo é usado como tratamento pós cirúrgico para eliminar as células tumorais remanescentes ( que por se replicarem mais rapidamente são mais sensíveis à lesão por radiação). Normalmente o paciente permanece hospitalizado em isolamento por dois dias após a ingesta quando é maior a eliminação da radiação , ao ser liberado para casa habitualmente é indicado afastar-se de mulheres grávidas e crianças em torno de sete dias para que o risco de exposição a radiação eliminada diminua.
Já a mudança de paladar por quem entrou em contato é com certeza efeito de sugestão.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #3979 Online: 29 de Maio de 2009, 20:14:57 »
Ah, é verdade! Obrigada, Mussain e Unknown. Dá trabalho mesmo... Devo ter feito algo errado no caminho. Errar soma e confundir sinais é minha especialidade. :hihi:
Afinal, conseguiu resolver?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #3980 Online: 31 de Maio de 2009, 08:18:56 »
Radioterapia e seus efeitos...

Conheço uma pessoa que está fazendo radioterapia, vou chamá-la de Aline (nome fictício). Após o tratamento a Aline tem que ficar meio  isolada de outras pessoas durante alguns dias, tanto é que as crianças que vivem com ela têm que ir para casa de parentes..... Um familiar dela disse para a minha mãe que quando a Aline chega perto de outras pessoas após o tratamento essas pessoas podem sentir um gosto estranho em suas bocas.  A minha mãe me contou isso e fiquei achando estranho. Como a simples aproximação da Aline provocaria tal efeito em outras pessoas? Será possível à radioterapia aplicada em uma pessoa despertar células gustativas nas pessoas próximas? Será que o familiar da Aline está apenas falando além do necessário, ou será que a minha mãe não está batendo muito bem da cabeça?

Qual a opinião de vocês?

Olha , possivelmente a paciente em questão está realizando radioterapia com Iodo radioativo para tratar um câncer de tireóide.
Como a tireóide absorve praticamente todo o iodo ingerido o isótopo radioativo é usado como tratamento pós cirúrgico para eliminar as células tumorais remanescentes ( que por se replicarem mais rapidamente são mais sensíveis à lesão por radiação). Normalmente o paciente permanece hospitalizado em isolamento por dois dias após a ingesta quando é maior a eliminação da radiação , ao ser liberado para casa habitualmente é indicado afastar-se de mulheres grávidas e crianças em torno de sete dias para que o risco de exposição a radiação eliminada diminua.
Já a mudança de paladar por quem entrou em contato é com certeza efeito de sugestão.

Isso mesmo Luiz era um câncer na tireóide, esse já foi eliminado, mas agora parece que os médicos desconfiam de câncer em outras partes.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #3981 Online: 31 de Maio de 2009, 13:26:53 »
Alguém aqui já leu Satíricon? Sabe se é bom?
Queria começar a ler algo latino...
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #3982 Online: 31 de Maio de 2009, 13:29:36 »
Eu gostei. :P
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #3983 Online: 31 de Maio de 2009, 14:25:34 »
Achei o Satiricon interessante.

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #3984 Online: 31 de Maio de 2009, 18:19:58 »
Alguém já deu um passeio pela Estrada Real? To falando do Caminho Velho que liga Ouro Preto a Paraty. 

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3985 Online: 31 de Maio de 2009, 18:25:12 »
Alguém já deu um passeio pela Estrada Real? To falando do Caminho Velho que liga Ouro Preto a Paraty.  
Andei no trecho que começa perto de Caxambu até São Tomé das Letras. Fui de carro, estrada de terra, tem trechos cheios de borboletas e perto de S. Tomé tem muitas cachoeiras...É uma  estrada bonita.

O pedaço que desce o litoral me falaram que é espetacular, mas caiu uma rocha de várias toneladas lá e ainda estavam limpando no começo do ano, não sei agora!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #3986 Online: 31 de Maio de 2009, 18:35:35 »
Segundo sei é muito bonito. Está nos meus planos para férias futuras fazer o percurso Paraty-Diamantina por ela

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #3987 Online: 31 de Maio de 2009, 18:42:18 »
Estou querendo fazer o percurso Ouro preto / Paraty (Caminho velho)

Mapa ilustrado: http://www.estradareal.org.br/mapas/mapa_ilustrado.pdf

No mapa o trecho de verde é de trilha (impróprio para veículos), mas eu queria saber se tem jeito de passar por ele de bike. Escrevi para o Instituto Estrada Real ( http://www.estradareal.org.br/ ) perguntando isso, mas não obtive resposta.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3988 Online: 31 de Maio de 2009, 18:50:10 »
Lion, um amigo meu já fez parte desse caminho de bike! Vou tentar localizá-lo e se der certo passo o e-mail dele por MP, daí voce pergunta.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #3989 Online: 31 de Maio de 2009, 19:13:27 »
Ok Contini  :ok: Agradeço desde já!!!
Eu  consegui algumas informações com o Antônio Olinto http://www.olinto.com.br/ mas  quando ele vez o percurso Paraty / Ouro Preto me parece que foi por outro caminho, na verdade as pessoas algum tempo atrás sempre “mudavam” a estrada de lugar... “A estrada passa na portinha da minha fazenda”.... “Passa logo ali”... de uns tempos para cá, o caminho foi revitalizado.... Por isso as informações / planilha que o Antônio tem estão meio desatualizadas.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3990 Online: 02 de Junho de 2009, 07:21:25 »

Para falar a verdade achei um texto truncado, difícil de ler (tá bom, sou meio burro), mas tem estórias interessantes (Fellini fez um filme sobre Satiricon). Já tinha 'playba' no mundo pré-bárbaros, hehehe...

Você pode tentar Salustio também.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3991 Online: 02 de Junho de 2009, 07:26:59 »
Há alguma evidência (não vou dizer incontestável, mas boa) de que a reprodução sexuada ocorreu em animais e vegetais por separado ? Já sei que há fungos que tem n sexos, e que há espécies de animais hermafroditas. Mas a reprodução sexuada, com dois sexos, é a mais 'popular' em animais e vegetais.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3992 Online: 02 de Junho de 2009, 16:37:31 »
Não sei, acho difícil, parece mais parcimonioso a meiose e a recombinação ter evoluído só uma vez do que convergido (não sei até que ponto), em vez de ter evoluído alguma outra forma de "sexo".

Esses sexos extras dos fungos não são lá grande coisa; se não me engano, são só genes (ou cromossomos, talvez) que, em homozigose (ou algo equivalente para o cromossomo) inviabilizam o desenvolvimento.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3993 Online: 02 de Junho de 2009, 17:07:43 »

Que tal De rerum natura?

"Agora prepare sua mente para o raciocínio que vou lhes revelar. Um fato novo bate
vigorosamente aas portas dos seus ouvidos. Um novo aspecto do Universo está lutando
para se revelar."
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Vale a pena comprar um Kindle?
« Resposta #3994 Online: 03 de Junho de 2009, 00:33:00 »
Vale a pena comprar um Kindle?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3995 Online: 03 de Junho de 2009, 00:38:07 »
No Brasil, não.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3997 Online: 03 de Junho de 2009, 01:09:19 »
Porque eles não vendem livros para o brasil, até onde eu saiba, e eles não têm a rede 3G deles instalada aqui. E eles não vendem o Kindle para o Brasil.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Rhyan

• Visitante
« Resposta #3998 Online: 03 de Junho de 2009, 06:35:11 »
To com uma dúvida: A rotação da Terra é de 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centésimos. O que acontece com os 3 minutos 55 segundos e 91 centésimos?

Finalmente achei a resposta na net (enquanto escrevia a pergunta):
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070924193449AAQPYgs
http://pt.wikipedia.org/wiki/Equa%C3%A7%C3%A3o_do_tempo

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3999 Online: 03 de Junho de 2009, 07:14:50 »
Não sei, acho difícil, parece mais parcimonioso a meiose e a recombinação ter evoluído só uma vez do que convergido (não sei até que ponto), em vez de ter evoluído alguma outra forma de "sexo".

(...)

Também acho , Great Buckaroo, mas vai ser mais difícil ainda encontrar evidências de uma origem comum, isto é, de seres que no passado deram origem as atuais células animais e vegetais. Ou não ? A pergunta é mais sobre as possíveis evidências...
--
Si hemos de salvar o no,

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!