Jaf, o que um PM deve fazer nessa situação? Chamar o choque, né?
Pra começar, nem deveriam ter entrado no meio daquela muvuca. Uma das regras em situações de controle de distúrbios civis é supremacia de força. Aqueles policiais são de unidades básicas e pelas caras, não têm nenhum treinamento nesse tipo de coisa.
Do jeito que estão ali, os manifestantes estão fazendo pressão, mas não são real ameaça. Então eles podem ficar tranquilos até certo ponto já que não existe perigo real (a chance de um moleque desses se arriscar a colocar a mão em um policial é bem remota).
Agora, a partir do momento em que colocarem a mão neles, eles deveriam sentar a borracha e sair do meio. Simples assim. O que não pode é apanhar com arma na mão.
Uma vez em um jogo do Cruzeiro e Atlético, eles botaram fogo em um ônibis e quando chegamos ao local, os arruaceiros vieram pra cima. Um novato que estava fazendo estágio na unidade pegou o bastão (aquele com cerca de 1m) e foi pra cima do povo. Eles simplesmente cercaram ele e começaram a dar um couro.
Nós descemos da viatura e começamos a dar tiros de borracha (foram mais de 30). Quando chegamos no moleque, ele tava todo arrebentado, só faltavam ter arrancado a arma dele.
Nesse tipo de situação, a última coisa que você pode fazer é ficar afobado, senão inevitavelmente vai dar merda.