Pergunta: sal de potássioO sal comum é de sódio, e deve ser bastante limitado para quem tem pressão alta. O de potássio é apontado como alternativa (ou como "mistura" ao sal comum, por ser menos salgado, ajudando a reduzir a ingestão de sódio, de qualquer forma).
Apesar de ser bom no aspecto da pressão, o potássio pode (acho que quando em excesso) ser ruim dependendo do tipo de problema cardíaco, pode influenciar em arritmias.
Vi que os índios fazem isso com uma planta bem comum que é o aguapé. E que existe "sal diet" ou "sal light", baseado nesse conceito. Mas onde se encontra isso? Farmácias apenas? Encontrei um produto, "dietasal", no google, mas me pergunto se não haveriam alternativas mais comerciais, esse aí parece que no mínimo o preço é bem salgado, >12 reais por 50g.
Uma aparente alternativa seria produção caseira a partir de aguapé, achei sobre isso num dos links.
Pergunta relacionada, adentrando mais na área médica: o quanto essa substituição de sal de sódio por de potássio é algo realmente de importância médica? Porque, pelo que diz um dos sites, os índios e algumas culturas nem conhecem o sal de sódio, só usam o de potássio. Ao mesmo tempo tem índices bem mais baixos de pressão alta. Seria isso compensado por maior freqüência de arritmias? E se não, seria isso talvez por já estarem "aclimatados" a uma maior ingestão de potássio que a dieta "ocidental", ou ainda, talvez diferenças genéticas, menor propensão à arritmias entre eles? Ou a a nota seria mais um alerta de alta especificidade, não sendo problemático se, de repente, a população em geral substituísse boa parte do sódio por potássio no sal? Isso é a título de curiosidade, não de se isentar de consultar um médico quanto a isso (recomendado num dos links, para quem tiver arritmia, e pensar na possibilidade dessa substituição).
Ah sim, também achei uma pequena ambiguidade. Cloreto e citrato de potássio são colocados como esse sal de potássio. O primeiro, por outro lado, também li ser venenoso, inclusive numa das "perguntas do yahoo" comentaram que houve um caso de um médico que receitava isso para matar as pessoas e ganhar uma comissão da funerária. Tem cara de lenda urbana, mas não descarto assim de primeira a possibilidade só pela aparência.
http://www.saudesaude.com.br/saudesaude/arquivo.php?Numero=137
http://www.useplanta.com.br/2009/05/aguape/#awp::2009/05/aguape/
http://www.abelardo.com.br/2009/pages.php?category=coluna&id=7&idCol=141