Existem duas formas de passar informações do browser para o servidor, “get” e “post”.
O “get” é isso que você vê ali na barra de endereços. Por exemplo: “http://site.com/action=article&id=345”. A parte até o “?” é o nome da página, o que vem depois é o “get”. Ali tem um exemplo bem comum de como o “get” é usado por algumas páginas, eu digo que a ação a ser realizada é “article” e que o número desse artigo é “345”.
Já o “post” não aparece na barra de endereços, e é usado para senhas, por exemplo. Ele pode ser usado para outras coisas também, como este texto que estou escrevendo, porque não faz sentido eu passar todo este texto pelo endereço que estou acessando.
Essas ações, no entanto, são arbitrárias e inventadas por quem programou o site, assim como se as informações serão passadas via “post” ou “get” (no caso do CC, por quem programou a engine do fórum). O servidor, quando recebe uma requisição, recebe o “get” junto, então ele analisa as variáveis presentes nele e toma uma decisão, por isso que quando se digita “aaaaaaaa” não acontece nada ou aparece um erro (isso também depende da programação).
É interessante usar o get quando se quer que seja possível salvar aquele endereço. Naquele exemplo que eu dei, é possível criar um favorito que vai abrir direto no artigo “345”. Se fosse utilizado o post para fazer isso, não apareceria nada no endereço, então o favorito iria abrir sempre na página inicial do site.