Para uma reação ocorrer é preciso que os reagentes entrem em contato. Às vezes vai ser necessário que o contato seja na velocidade certa e/ou que os reagentes se choquem "do lado" certo também, naturalmente quanto mais coisas "certas" sejam precisas para a reação ocorrer, menor vai ser a facilidade com que a reação vai se concretizar.
Da mesma forma, para uma certa solteira ficar com um solteiro, ele precisa ser bonito, inteligente, ter um bom papo... Quanto mais solteiros estiverem disponíveis, maior a probabilidade de uma solteira achar um que tenha todas as características exigidas. Para os reagentes a mesma coisa, quanto mais reagente disponível, mais fácil ocorrer uma colisão na velocidade certa e com os dois reagentes virados na posição certa para a reação se concluir.
O equilíbrio tem a ver com as condições para a reação ocorrer, se ela é muito fácil ou muito difícil, se nossos solteiros são muito exigentes ou pouco exigentes. A cinética tem relação com a velocidade, claro que em geral se uma reação é fácil de ocorrer, ela tende a ser mais rápida também, e no equilíbrio acontece exatamente isso que você falou, a velocidade de formação do produto é igual à velocidade de "desformação" do produto, ou seja, para cada casal que se forma vai ter outro brigando.
Quando você convida mais solteiros para a festa a situação de equilíbrio anterior é alterada e o equilíbrio vai mudar para outro valor, então, por exemplo, se antes o equilíbrio era 40 solteiros, 40 solteiras e 10 casais, com 50 solteiros a mais talvez o novo equilbrío passe para 85 solteiros, 35 solteiras e 15 casais (deslocamento do equilíbrio), e quando o equilíbrio for alcançado, para cada casal novo que se formar um vai brigar.