Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016005 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #8250 Online: 28 de Dezembro de 2011, 00:04:29 »
Avião é o segundo meio de transporte mais seguro do mundo. Quedas de avião são tão raras que a imprensa veicula todas elas. Já os acidentes rodoviários são muito, muito comuns. Neste momento alguém está morrendo em um acidente rodoviário. Mais um, mais outro, mais outro, mais outro...

Certo. Certo. Mas me responda o seguinte, considerando um mesmo intervalo de tempo:

a) Quantos automóveis e quantos aviões estão em trânsito em todo o mundo?

b) Quantas pessoas e quanto de carga é transportado em todo o mundo pelos dois meios?

c) Quantos quilômetros, no total, são percorridos pelos automóveis e pelos aviões?

Eu acho (leiam bem: acho) que se forem normalizadas as informações supra, teríamos uma surpresa sobre o grau de segurança de cada um destes meios de transporte.
Foto USGS

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #8251 Online: 28 de Dezembro de 2011, 00:33:34 »
Pilotos de avião não costumam pilotar bêbados.

Mesmo assim, a diferença maior para mim é que na maioria dos acidentes de carro é possível se sair vivo. Já em acidentes de avião...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8252 Online: 28 de Dezembro de 2011, 01:44:35 »
Proporção meu povo, proporção.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #8253 Online: 28 de Dezembro de 2011, 06:49:28 »
Proporção meu povo, proporção.
Avião é o segundo meio de transporte mais seguro do mundo. Quedas de avião são tão raras que a imprensa veicula todas elas. Já os acidentes rodoviários são muito, muito comuns. Neste momento alguém está morrendo em um acidente rodoviário. Mais um, mais outro, mais outro, mais outro...

Certo. Certo. Mas me responda o seguinte, considerando um mesmo intervalo de tempo:

b) Quantas pessoas e quanto de carga é transportado em todo o mundo pelos dois meios?

c) Quantos quilômetros, no total, são percorridos pelos automóveis e pelos aviões?

Eu acho (leiam bem: acho) que se forem normalizadas as informações supra, teríamos uma surpresa sobre o grau de segurança de cada um destes meios de transporte.
Exato, exato e exato.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #8254 Online: 28 de Dezembro de 2011, 18:49:34 »
Na verdade há cerca de 1 óbito por milhão de passageiros na aviação enquanto nos automóveis esse índice é de 201 óbitos por milhão de passageiros. http://www.aerodinamica.com.br/PORTUGUES/seguro.html

Aparentemente foi 11 vezes mais seguro viajar de avião do que de carro entre 1993 e 1995 nos EUA.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/preparese/aviao-voar_e_seguro-09.shtml

Em 1998 houve 10 acidentes fatais num total de 18 milhões de voos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/preparese/aviao-voar_e_seguro-01.shtml

Mas essas estatísticas são do século passado encontradas depois de uma googlada rápida. Não me responsabilizo pela aplicabilidade no cenário atual. :P
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8255 Online: 29 de Dezembro de 2011, 00:45:54 »
[...]
Mas essas estatísticas são do século passado encontradas depois de uma googlada rápida. Não me responsabilizo pela aplicabilidade no cenário atual. :P

Eu mantenho as minhas dúvidas expostas na postagem número 8250.
Foto USGS

Offline Codex

• Nível 10
  • *
« Resposta #8256 Online: 29 de Dezembro de 2011, 00:48:06 »
Cheguei ontem aqui em Porto Alegre, e na TAM pode usar sim o celular em modo avião ou modo offline. Estou vivo (dãã) apesar da super turbulência em Brasília, tudo sussa, agora mais viajem, dessa vez de ônibus pra Torres, vou ficar meio offline, boas festas pra vocês foristas!  :tintin:
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2011, 00:50:54 por Codex »
Codex, prazer.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #8257 Online: 29 de Dezembro de 2011, 00:49:15 »
Saudades de ir pra Torres. Virada de ano na Praia Grande é tudo de bom :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8258 Online: 29 de Dezembro de 2011, 08:21:04 »
[...]

Em outras palavras: Você tem medo de alturas. ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8259 Online: 29 de Dezembro de 2011, 09:54:09 »
[...]

Geo é acrofóbico?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #8260 Online: 29 de Dezembro de 2011, 11:43:26 »

Eu trabalhei algum tempo em aeroportos e em manutenção de elevadores. É cultural o pessoal da aviação dizer que avião é o segundo meio de transporte mais seguro do mundo e o pessoal de elevadores dizer que elevador é o meio de transporte mais seguro do mundo. Não tenho dados estatísticos e tô com preguiça de googlar. Mas acho que isso daí está certo. Manutenção de avião é algo muito muito rigoroso. Os planos de manutenção seguem rigorosos schedules. É praticamente um crime não obedecer ao plano. Nunca vi acontecer. Já a segurança dos elevadores vem de sua característica intrínseca. O equipamento está confinado a uma caixa de corrida e há inúmeros dispositivos de segurança, com cunhas que impedem uma queda por rompimento de cabo. Se o elevador perder o freio, ele sobe por ação do contra-peso ao invés de cair.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8261 Online: 29 de Dezembro de 2011, 14:38:59 »
Eu trabalhei algum tempo em aeroportos e em manutenção de elevadores. É cultural o pessoal da aviação dizer que avião é o segundo meio de transporte mais seguro do mundo e o pessoal de elevadores dizer que elevador é o meio de transporte mais seguro do mundo. Não tenho dados estatísticos e tô com preguiça de googlar. Mas acho que isso daí está certo. Manutenção de avião é algo muito muito rigoroso. Os planos de manutenção seguem rigorosos schedules. É praticamente um crime não obedecer ao plano. Nunca vi acontecer. Já a segurança dos elevadores vem de sua característica intrínseca. O equipamento está confinado a uma caixa de corrida e há inúmeros dispositivos de segurança, com cunhas que impedem uma queda por rompimento de cabo. Se o elevador perder o freio, ele sobe por ação do contra-peso ao invés de cair.

Não discordo, de maneira alguma, mas tenho alguns amigos que poderiam discordar - estavam em um elevador que despencou do décimo terceiro andar de um hotel. Felizemente todos sobreviveram, embora feridos. Até hoje não sei como isso aconteceu - estou ciente dos diversos sistemas de segurança em elevadores.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #8262 Online: 29 de Dezembro de 2011, 16:27:19 »
Tem uma mola no fundo da caixa de corrida (no poço) que atenua o impacto. O elevador deve ter caído pela coincidência de duas panes: Perdeu o freio e as cunhas não funcionaram. Mas é algo muito raro. Alguém tb pode ter provocado o acidente por estar fazendo testes na casa de máquinas e não ter avisado a ninguém. 

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #8263 Online: 29 de Dezembro de 2011, 23:05:08 »
Por quê mulheres tem a voz mais fina?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #8264 Online: 30 de Dezembro de 2011, 04:56:42 »
Será por causa do Pomo-de-adão ?
Não deseje.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #8265 Online: 30 de Dezembro de 2011, 08:21:07 »
Eu não sei a causa, mas sei a finalidade. Tudo em uma mulher é do jeito que é para atrair o macho, para ter filhos, para preservar a espécie. Eu tive uma namorada na minha juventude, que quando eu atendia o telefone e ouvia a voz dela falando "Alô, Flávio" eu quase subia pelas paredes.

Offline Luiz Otávio

• Nível 16
  • *
  • Amat victoria curam.
« Resposta #8266 Online: 30 de Dezembro de 2011, 08:25:41 »
O tamanho das pregas/cordas vocais faz a voz ser fina ou grossa; quanto maior elas são, mais grossa é a voz, e vice-versa.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8267 Online: 30 de Dezembro de 2011, 08:37:57 »
[...]

Geo é acrofóbico?

Não.

Mas sou prudente!  :P
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8268 Online: 30 de Dezembro de 2011, 08:39:30 »
Eu trabalhei algum tempo em aeroportos e em manutenção de elevadores. É cultural o pessoal da aviação dizer que avião é o segundo meio de transporte mais seguro do mundo e o pessoal de elevadores dizer que elevador é o meio de transporte mais seguro do mundo.
[...]

Então eu diria que, por tradição, as escadas rolantes são o meio de transporte mais seguro do mundo.  :P
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8269 Online: 30 de Dezembro de 2011, 09:18:09 »
Caixa toraxica e traqueia menor, ressona em frequencia maior... Meu chute...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8270 Online: 30 de Dezembro de 2011, 09:19:45 »
Eu trabalhei algum tempo em aeroportos e em manutenção de elevadores. É cultural o pessoal da aviação dizer que avião é o segundo meio de transporte mais seguro do mundo e o pessoal de elevadores dizer que elevador é o meio de transporte mais seguro do mundo.
[...]

Então eu diria que, por tradição, as escadas rolantes são o meio de transporte mais seguro do mundo.  :P

quando puder vou retomar as aulas de planador... Essa é a aeronave mais segura do mundo! Nunca nenhuma delas caiu por falta de combustível ou pane no motor!...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #8271 Online: 30 de Dezembro de 2011, 11:15:03 »
Eu não sei a causa, mas sei a finalidade. Tudo em uma mulher é do jeito que é para atrair o macho, para ter filhos, para preservar a espécie. Eu tive uma namorada na minha juventude, que quando eu atendia o telefone e ouvia a voz dela falando "Alô, Flávio" eu quase subia pelas paredes.
Será então que mais que por causa da conformação biológica da mulher a voz mais fina teria a ver com seleção sexual? Também exergo a questão por esse prisma.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #8272 Online: 30 de Dezembro de 2011, 11:36:27 »
Eu tive uma namorada na minha juventude, que quando eu atendia o telefone e ouvia a voz dela falando "Alô, Flávio" eu quase subia pelas paredes.
Lembrei da passagem da Odisséia quando Ulisses se amarra ao mastro da Argos ao passar pela ilha das sereias. Será que tem a ver??? :)
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2011, 11:39:14 por sergiomgbr »

Skorpios

• Visitante
« Resposta #8273 Online: 30 de Dezembro de 2011, 14:36:21 »

quando puder vou retomar as aulas de planador... Essa é a aeronave mais segura do mundo! Nunca nenhuma delas caiu por falta de combustível ou pane no motor!...

Estive me informando sobre isso. Mas não dá para meu bolso. :(

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #8274 Online: 31 de Dezembro de 2011, 09:00:58 »
[...]

O outro nome dado às escadas rolantes pelo pessoal de manutenção de equipamentos de transporte predial é "moedor de carne". A quantidade de dedos de pés e mãos de crianças moídas ou decepadas por este equipamento delinqüente é absurda. Deveriam proibir tais maquinas. Melhor subir de escada comum, que faz bem pra saúde, ou subir pelo inofensivo elevadorzinho.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!