É engraçado imaginar o português como "cult"
Ouvi dizer que os japoneses consideram o português uma língua muito bonita. Mas mesmo assim, não acho que haja filas em cursos de português por lá...
Exceções agora se escreve "excessões"?
Mas taí uma questão interesante que ninguém levantou ainda: não conheço nenhum brasileiro que nunca tenha lamentado o quanto a ortografia do português é difícil. Pense em quantas maneiras possíveis de escrever "exceções" existem? Eu acho que uma mudança mais profunda, que pusesse um pouco de ordem nesse caos, apesar de radical, seria muito bem vinda! Mas a reforma proposta se limita a mudar trivialidades que só aumentam a confusão.
Uma crônica muito interessante que saiu hoje no jornal A Notícia.
Portanto, por favor, não me venha chorar as pitangas do trema. Pra esses saudosistas, só posso perguntar: você escrevia “liqüidificador”, “pingüim” e “lingüiça”? Se escrevia, você é um elitista e tem complexo de superioridade.
Descanse em paz, meu filho. Pra 99% dos brasileiros, entre eles os jovens que adotaram aquela língua exótica, o mixuguês, a reforma não significará nada. Se escrever sequestro e cinquenta com trema vai te economizar grana na terapia, continue usando. Ninguém vai notar. Será inconsequente. Agora sem trema, aleluia.
Alguém, por favor, me explique o que há de tão complexo em colocar dois pinguinhos no u quando ele é pronunciado?
É só o que me faltava ser acusado de elitista porque faço questão de diferenciar "pinguim" de "pingüim". Quanto à extinção da crase, eu até concordo, afinal, se ela não faz falta na língua falada, também não fará falta na escrita. É só estabelecer que preposição a + artigo a vira simplesmente 'a'.
Triste haver tanta polêmica em um assunto desses. Parece que as pessoas vêem um valor religioso em algo insignificante como uma tradição cultural. Língua existe para comunicação, não para pseudo-intelectuais acharem que são especiais por decorarem trilhões de regras ortográficas (tudo que é antigo acaba virando status popular de "sabedoria").
Existem dois tipos de pessoas no mundo: as que são inteligentes o bastante para pôr dois pinguinhos em cima do u e as que não são.