Moral da história: se você quer aprender alguma coisa que te auxilie em uma situação de risco em que a última alternativa é lutar, que seja tiro
Engano seu. Geralmente muitas das situações cotidianas podem gerar conflitos. Ou seja em uma boate, ou em um banco, ou na padaria... dependendo da situação exitem pessoas tão ignorantes que já querem partir para briga depois de um esbarrão. Então um arte marcial é eficiente pois te da confiança para enfrentar - se defender - em situações extremas em que a ultima alternativa seja essa.
Já em casos extremos, nós, maioria dos que não possuem porte de arma não vai sair por ai com um revólver na cintura para revidar em qualquer hora. Então, nossa defesa não é a arma.
Para quem não pratica arte marcial a única defesa é correr. Por que em certos casos, até com bêbados, não adianta diálogo.
Lógico que uma briga é na última alternativa, pois hoje em dia os covardes estão resolvendo as brigas com facas e armas, o que é pura covardia. Sempre é importante evitar brigas, mas em alguns casos quando não conseguimos, ou é melhor saber de uma forma se defender ou então é melhor correr, o que é melhor ficar com a primeira opção, quando já se tem confiança na luta que treina a tanto tempo. Só para socar a cara do otário brigão encrenqueiro no chão e ver um osso saindo.