Curioso. Perguntava por causa de umas coisas que tinha lido sobre capoeira. Na época em que treinava, tinha ouvido falar de um terceiro "estilo" de capoeira, carioca, em vez de só duas, mais conhecidas, d'Angola e regional. Procurava porque essa terceira seria justamente mais estritamente arte-marcial, sem música nem nada. Ironicamente agora fico sabendo que por acaso existe kung fu com música também.
A relação de uma coisa com a outra é que num desses textos li que era uma "linhagem extinta" de capoeira, que só as outras continuaram tendo seguidores passando adiante de acordo com o método dos mestres, enquanto a carioca seria até meio não-metodológica, individualizada na instrução. Achei meio curioso porque, onde eu treinava também era mais para isso do que para, a imagem que me vinha à cabeça de algo metodológico e regrado, de um monte de asiáticos de roupa igual, fazendo o mesmo movimento simultaneamente, com o mesmo timing e etc. Não tinha exatamente isso, o mais próximo eram subgrupos ficarem praticando um movimento "novo" que fosse ensinado, mas sem toda a sincronia e tal. Mas acho que talvez uma vez ou outra tenha sido feito isso sim. Não lembro de ter visto outros mestres dando aula, de qualquer forma, uma vez visitamos outro lugar, mas não lembro mais de alguma diferença significativa.