Autor Tópico: História das gerações  (Lida 38744 vezes)

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
Re: História das gerações
« Resposta #125 Online: 28 de Outubro de 2007, 22:42:19 »
Sobre Paulo

Considerando o meio em que viveu, e sendo ele mesmo originalmente um judeu praticante e quase fanático (daí a perseguição que fazia à seita cristã), acho que ele até se tornou progressista.
As mulheres ficarem quietas na igreja já era o normal e exigido na sinagoga, o que Paulo inovou foi em seguida dizer que o marido deveria esclarecer à mulher os ensinamentos que ela não tivesse compreendido.
Em várias cidades que Paulo visitou a igreja se iniciava em casa de mulheres e era dirigida por mulheres, vide Filipenses (e Atos 16 que conta os eventos lá ocorridos).

Sugestão de leitura para quem tem alergia a Paulo: "Carta aos Romanos", de Karl Barth.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #126 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:36:30 »
Hahá,

Codificar a bíblia baseada no amor, hein?

Isso me lembrou o "credo" dos assembleianos:

13 - No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15).

14 - E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).
http://www.adpinda.org.br/option=com_content&task=view&id=159&Itemid=49

Muito sutil e amoroso, não? :D

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #127 Online: 30 de Outubro de 2007, 09:55:23 »
Jesus e os 12 apóstolos afinal não eram judeus?
Como pretendes condenar os ensinos judaicos/cristãos sem um certo conhecimento?
Jesus veio para isto tanto que profetisou a sua morte.
Pedro não entendeu e disse que iria lutar até ao fim para Jesus não morrer nas mãos de seus adversários.
Por outro lado existe uma profecia na qual foi cumprida: Os judeus em geral jamais se converteriam ao messias.
Conheçes todos estes estudos?
 Estarei comentando o seu blog. Aguarde.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #128 Online: 30 de Outubro de 2007, 10:04:40 »
Sobre PauloSugestão de leitura para quem tem alergia a Paulo: "Carta aos Romanos", de Karl Barth.
Quando se estuda compreende as razões.

Citação de SUY
Hahá,
Codificar a bíblia baseada no amor, hein?
Isso me lembrou o "credo" dos assembleianos:
Citar13 - No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15).
14 - E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46). http://www.adpinda.org.br/option=com_content&task=view&id=159&Itemid=49
Muito sutil e amoroso, não?
Suy, sempre existirão leis para serem cumprida.
Até no céu elas existirão eternamente, pois quem vai afirmar que seremos eternamente fiéis?
Nós não fomos criados para sermos máquinas humanas. Entendeu?
Lei é lei e precisam ser cumpridas, se não vira bagunça. Deus conheçe a natureza do ser humano no qual criou.
Os condenados serão justiçados e após pagos creio que alguns serão absolvidos.
Tudo vai depender de cada como um pensa, pois naquele dia ainda acredito que muitos vão querer xingar a Deus.
Cada um escolhe aquilo que quer.
Voce escolhe seu modo de viver e até o seu futuro.
Abraços.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #129 Online: 30 de Outubro de 2007, 10:44:40 »
Não Erivelton,

Deus é onsiciente e ele sabe quem pretende condenar e não há nada que se possa fazer contra isso  :wink:

Será que vc estudou só hermeneutica? ou teria tido contato com a suma teológica também?  ::)

E acreditar e desejar que os infiéia sofram é demonstração de falta de piedade e fere o mandamento do amor ao próximo  :ok:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #130 Online: 30 de Outubro de 2007, 20:13:34 »
Não Erivelton,
Deus é onsiciente e ele sabe quem pretende condenar e não há nada que se possa fazer contra isso  :wink:
Será que vc estudou só hermeneutica? ou teria tido contato com a suma teológica também?  ::)
E acreditar e desejar que os infiéia sofram é demonstração de falta de piedade e fere o mandamento do amor ao próximo  :ok:
É por causa de pensamentos diferentes que existem diversas maneiras de se atribuir verdades prórprias. Se voce pensa assim, não vou questioná-lo por isto.
Já estudei muito o que é ser um Deus onisciente e acredito que voce não parou para estudar incansavelmente o assunto em questão.
Independente disto, voce tem suas razões para pensar de sua forma como tantos outros.
A verdade é que temos que aceitar tudo que é determinado por Deus. É uma questão de autoridade suprema e quem não aceita que caia fora. Ponto final.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #131 Online: 01 de Novembro de 2007, 11:21:06 »
Não Erivelton,
É por causa de pensamentos diferentes que existem diversas maneiras de se atribuir verdades prórprias. Se voce pensa assim, não vou questioná-lo por isto.
Já estudei muito o que é ser um Deus onisciente e acredito que voce não parou para estudar incansavelmente o assunto em questão.
Independente disto, voce tem suas razões para pensar de sua forma como tantos outros.
A verdade é que temos que aceitar tudo que é determinado por Deus. É uma questão de autoridade suprema e quem não aceita que caia fora. Ponto final.

Como não?

Quer coisa mais incansável do que estudar a suma teológica? :(

O problema é que não usa lógica, apenas fé :ok:

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #132 Online: 01 de Novembro de 2007, 17:38:18 »
Vou colocar também aqui este vídeo, pois parece que ainda não viu (as explicações sobre ele - está em inglês - estão no "Tópico dos Tópicos..."):
<a href="http://www.youtube.com/v/y6GxIuljT3w&amp;rel=1" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/y6GxIuljT3w&amp;rel=1</a>
É uma experiência psicológica - experiência de Milgram - a respeito da atitude perante a autoridade. Pretendia-se explicar certos actos hediondos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Experi%C3%AAncia_de_Milgram

Isso que estás a dizer, é precisamente uma obediência cega. Obediência cega é simplesmente "aceitar tudo que é determinado por" alguém, e assumir que é "uma questão de autoridade suprema" acentua a cegueira. 50% das pessoas obedece cegamente às autoridades, podendo até chegar ao ponto de cometerem atrocidades (a história do teste divino a Abraão é exemplar [edit]paradigmático (termo mais pomposo  :hihi: )[/edit]).
Com o "ponto final", dizes que é um dogma - que não pode ser discutido nem posto em causa.

Interessante, interessante... vou anotar esses traços psicológicos no meu relatório
Aguarde até ao final do ano.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2007, 18:57:22 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #133 Online: 01 de Novembro de 2007, 17:47:53 »
É claro que isso não tem a ver com o tópico - por isso criei um para Erivelton entreter-se -, mas enfim...
Gerações, gerações, onde estão elas?
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #134 Online: 01 de Novembro de 2007, 18:12:37 »
Já agora, para finalizar:

O que é cepticismo?
Pessoas autoritária que possuem a verdade e certezas absolutas.
Qual a minha nota? :hihi:

Eu tenho absoluta certeza que Deus existe só não tenho como provar.

Hoje vejo nos estudos religiosos a verdade que eu queria encontrar. Deus existe!

../forum/topic=9256.0.html
O início de qualquer fanatismo consiste, em primeiro, reconhecermos um sujeito ou grupo estarem convictos, quando julgam de posse de uma certeza que recusa o teste da realidade. Nietzsche dizia que "as convicções são piores inimigas da verdade do que as mentiras", porque quem mente sabe que está mentindo, mas quem está convicto não se dá conta do seu engano. "O convicto sempre pensa que sua bobeira é sabedoria"
O terceiro indicativo de fanatismo, já dissemos, é quando uma pessoa passa a colocar uma causa suprema (podendo esta ser justa ou delirante) acima da vida dela e dos outros.
Quinto, quando o indivíduo e/ou grupo perdem o bom-senso na lógica da comunicação e nas ações do cotidiano. O discurso passa a ser repetitivo e estranho à vida comum.
Pedro Amaral Couto

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #135 Online: 01 de Novembro de 2007, 18:16:48 »
:o
Eu tô enxergando direito? O cara cometeu uma falácia de autoridade e ainda justificou isso?
E eu achei que a inversão do ônus da prova já era demais...
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #136 Online: 02 de Novembro de 2007, 08:54:22 »
Isso que estás a dizer, é precisamente uma obediência cega. Obediência cega é simplesmente "aceitar tudo que é determinado por" alguém, e assumir que é "uma questão de autoridade suprema" acentua a cegueira. 50% das pessoas obedece cegamente às autoridades, podendo até chegar ao ponto de cometerem atrocidades (a história do teste divino a Abraão é exemplar [edit]paradigmático (termo mais pomposo  :hihi: )[/edit]).
Com o "ponto final", dizes que é um dogma - que não pode ser discutido nem posto em causa.
Interessante, interessante... vou anotar esses traços psicológicos no meu relatório
Aguarde até ao final do ano.
../forum/topic=13248.100.html#msg251261

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #137 Online: 02 de Novembro de 2007, 08:56:50 »
Como não?
Quer coisa mais incansável do que estudar a suma teológica? :(
O problema é que não usa lógica, apenas fé :ok:
Existem pessoas que desafiam os seus próprios limites.
A fé é um desafio para os que crêem.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #138 Online: 02 de Novembro de 2007, 09:44:15 »
Por outro lado ele diz: Não chamo mais de servo e sim de amigo, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor.
A cegueria que os outros julgam, não é uma verdade ensinada pelo cristianismo. Somos livres para tudo dentro de um padrão moral estabelecido. Aliás as regras sempre existirão.

1    E ACONTECEU depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
2    E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
3    Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
4    Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
5   E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
6    E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
7    Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8    E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
9    E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
10    E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
11    Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
12    Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
13    Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.

1Sa 15:22 - "Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros."

Sal 143:10 - "Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana."

Joa 5:30 - "Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou."

1Pe 2:18 - "Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus."

1Co 7
21    Foste chamado sendo servo? não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião.
22    Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo.
23    Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.
24    Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado.

Rom 6:16 - "Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?"

1Co 6
19    Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20    Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

2Te 3:14 - "Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe."

Joa 20:29 - "Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram."

Heb 11:1 - "ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem."
Heb 11:8 - "Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia."
("obedeceu" por "coisas que se não vêem")

Heb 11:6 - "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."

Heb 13:17 - "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil."

http://crerparaver.blogspot.com/search/label/dogma
http://crerparaver.blogspot.com/2007/07/f-e-dvida.html
No site Montfort o senhor Orlando Fedeli, em resposta à pergunta "O que é fé?", por causa de liberalismos de um padre, escreveu: «A Fé é a virtude sobrenatural pela qual aceitamos firmemente as verdades que Deus revelou e que a Igreja nos ensina.»
«Deus não propõe. Deus manda. Deus sendo infinitamente veraz, incapaz de errar e de nos enganar, tudo o que Ele nos diz é absolutamente certo. Por isso temos a obrigação de crer o que Deus nos diz.»
«Perde-se a Fé quando se coloca em dúvida qualquer verdade que Deus revelou e que a Igreja ensina como dogma ou como verdade de Fé que deve ser crida por todos os fiéis.»
Escrevem coisas como «verdadeiramente a dúvida é a grande vilã que impede o agir de Deus na vida das pessoas» e «o diabo é o pai da dúvida, da mentira, para que fiquemos desesperados na hora da luta».
O artigo Dúvida - O Pecado que Deus Mais Odeia, de David Wilkerson, começa com a seguinte frase: «De todos os pecados que podemos cometer, a dúvida é o mais odiado por Deus». É dado um exemplo citando o Salmo 106:6-7, que é explicado com as seguintes palavras: «"Dá para acreditar? Nosso Senhor se moveu de modo sobrenatural em nosso favor, livrando-nos do inimigo. Mas, mesmo depois desse incrível milagre, desconfiamos dEle. Como pudemos provocar a Deus dessa maneira?
«Todavia, o Senhor não vai operar através de um povo cheio de dúvida e descrença. A Bíblia diz: "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11:6).»
«Até mesmo Jesus foi impedido de operar maravilhas quando o povo não cria. "E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles" (Mateus 13:58).»
«Mas eles ainda duvidaram de Deus, considerando Seus poderosos feitos como algo de ocorrência natural.»

Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #139 Online: 02 de Novembro de 2007, 09:51:25 »
http://pedroac.blog.com/1670293/
Na mesma página:

A submissão humilde das outras ovelhas aos membros ungidos do Israel espiritual foi predita na profecia de Isaías: "Assim disse Jeová: 'Os próprios labutadores não remunerados do Egito, e os mercadores da Etiópia, e os sabeus, homens altos, virão a ti e se tornarão teus. Andarão atrás de ti; virão em grilhões e se curvarão diante de ti. Orarão a ti, dizendo: "Deveras, Deus está em união contigo, e não há outro Deus."'" (Isaías 45:14) De modo simbólico, as outras ovelhas hoje andam atrás da classe ungida do escravo e de seu Corpo Governante, seguindo sua liderança.
No planfeto "Gostarias de aprender mais a respeito da Bíblia?" afirma-se que "todos nós precisamos de ajuda para entender a Palavra de Deus". Continuando com a página referida acima, é dito que os submissos "reconhecem humildemente que, se não fosse o escravo fiel e discreto, elas saberiam pouco ou nada sobre verdades bíblicas valiosas".

Na página 30:

Mas nenhuma falha ou erros da parte de alguns anciãos justificariam uma atitude insubordinada de nossa parte. Jeová não abençoa a desobediência nem a rebelião. -- Números 12:1, 2, 9-11.

Os crentes vivem num pequeno universo orwelliano. Esse estado é comum nas seitas, que seguem um líder (ou líderes), submetendo-se sem questionar. Na página 20, mostra as implicações desse tipo de obediência:

"Em primeiro lugar, o verdadeiro seguidor de Cristo não vive mais para si mesmo, mas para fazer a vontade de Deus. Ele sujeita sua vontade e seus desejos aos de Deus."

Como resultado, sucede o que uma senhora diz na página 16: "Em todos esses anos, perdi muitos eventos importantes na vida de meus familiares, como por exemplo o casamento da maioria de meus irmãos mais novos". Olavo de Carvalho, no seu artigo Psicologia do fanatismo, diz que Victor Frankl "descrevia o fanático por dois traços essenciais: a absorção da individualidade na ideologia coletiva e o desprezo pela individualidade alheia". No ensaio Fanatismo religioso entre outros, Raymundo de Lima diz:

«
    O indivíduo fanático ocupa o lugar de escravo diante do senhor absoluto, que, pode ser uma divindade, um líder mundano, uma causa suprema ou uma fé cega. O fanatismo é alimentado por um sistema de crenças absolutas e irracionais que visa servir à um ser poderoso empenhado na luta contra o Mal. Ou seja, o fanático acha que pode exorcizar pessoas e coisas supostamente possuídas pelo demônio", "combater as forças do Mal" ou "salvar a humanidade" do caos.
»

Também diz que o "fanático está sempre disposto a dar provas do quanto sua causa suprema vale mais do que as próprias vidas: dele, de sua família ou mesmo de toda a humanidade. Ele mata por uma idéia e igualmente morre por ela".
Pedro Amaral Couto

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #140 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:45:59 »
Se é possível inventar genealogias de deuses, então é possível inventar genealogias de humanos.
Ok! Se forem invenções estão fáceis então para condená-las.
Ò meu caro, puseste o pé na poça. Aquilo que me leva a dizer que essas genealogias são invenções são as mesmas que me levam a dizer que as genealogias (não é só uma...) da Bíblia são invenções.
Acho que foi exatamente aqui que o assunto mudou.
Voltando então as histórias das gerações vemos que em Gênesis 10:5 temos os mizraim, um dos filhos de Cam(antigo Egito).http://pt.wikipedia.org/wiki/Mizraim
Aqui encontra-se uma prova do antigo Egito.
Em 10:10 temos Babel(Babilônia antiga)http://pt.wikipedia.org/wiki/Babil%C3%B4nia
Eis outra prova de povos antigos acima.
E muitas outras cidades fundadas que foram confirmadas pela arqueologia como sendo real os escritos de Gênesis.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #141 Online: 05 de Novembro de 2007, 17:12:04 »
Se é possível inventar genealogias de deuses, então é possível inventar genealogias de humanos.
Ok! Se forem invenções estão fáceis então para condená-las.
Ò meu caro, puseste o pé na poça. Aquilo que me leva a dizer que essas genealogias são invenções são as mesmas que me levam a dizer que as genealogias (não é só uma...) da Bíblia são invenções.
Acho que foi exatamente aqui que o assunto mudou.
Não me parece!  :histeria:

Com isso previa-se que ia mudar de rumo:
Estou sem tempo de dar as respostas, pois meu horário de trabalho mudou.
Passei aqui correndo para perguntar quem asistiu ontem a noite no The History channel(canal 55 SKY) o documentário: Decifrando o êxodo
A ciência provou através da arqueologia e a geologia que houve o exílio do povo hebreu no Egito.
Sem que não faz parte do assunto inicial, mas gostaria de saber o que voces tem a dizer:
Um abração a todos. Aguardem minhas respostas.
Erivelton.

E parece-me que começaram a aparecer outros assuntos diversos a partir disso:
As escrituras diz uma Grande verdade na qual nem prova a existência de Deus.
Jesus ensinou a seus discípulos: Bem aventurados os que não viram e creram.
Algum cristão já viu o Deus dos hebreus?
Nisto a bíblia sai ganhando em honestidade. O ser humano biblicamente falando está determinado a viver pela fé. Acredite quem quiser. Quem tem ouvidos para ouvir que ouça. Não é isto que é ensinado?
O justo viverá pela fé e não pelas provas. Cristão não prova nada, aénas acredita.

Querias responsabilizar-me por isso?  :histeria:

Voltando então as histórias das gerações vemos que em Gênesis 10:5 temos os mizraim, um dos filhos de Cam(antigo Egito).http://pt.wikipedia.org/wiki/Mizraim
Aqui encontra-se uma prova do antigo Egito.
Em 10:10 temos Babel(Babilônia antiga)http://pt.wikipedia.org/wiki/Babil%C3%B4nia
Eis outra prova de povos antigos acima.
E muitas outras cidades fundadas que foram confirmadas pela arqueologia como sendo real os escritos de Gênesis.

Vamos ver se percebi:
1) Um livro fala sobre:
   a) o Egipto;
   b) a Babilónia;
2) Sabe-se que esses nomes de lugares existem, ou existiram;
3) Logo prova-se que as gerações da Bíblia são verdadeiras;

Para tornar mais evidente esse absurdo, leia essa mensagem que escrevi no tópico:
../forum/topic=13248.25.html#msg246480

1) Israelitas são cativos de Babilónios e atacados por Assírios;
2) Josias vê os Egípcios como uma ameaça;
3) Os livros que serão compilados na Bíblia começam a surgir no seu reinado;

Achavas que os cananitas não conheciam já o Egipto e a Babilónia?  :histeria:
Deixo também:
No Livro do Êxodo é feito referência a dois lugares que sabe-se terem existido: Pi-Ramsés ("Casa do filho deus Rá) e Pi-Aton ("Casa do deus Aton") (http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_do_%C3%8Axodo ; http://www.fsmitha.com/h1/ch04.htm). Mas existem poucos vestígios de construções em Pi-Ramsés, que parecem terem sido abandonadas rapidamente após uma seca do Nilo. E Pi-Aton só foi fundada em (cerca) 605 a.C. Existem erros de cronologia da Bíblia (bem, é o que é dito no documentário... e é o que parece, já que menciona um nome de um lugar que só existiu vários séculos depois dos acontecimentos).
No documentário diz que o livro, depois da lista de gerações, começa com um mito ("mito": foi o termo usado): uma mãe deixa o destino de seu filho num rio, e é encontrado por uma egípcia que o adoptou, etc.

Não existem sinais de Israelitas na Península de Sinai. Não há registos históricos do Êxodo. Supostamente, segundo o livro do Êxodo, 12 milhões de homens participaram no Êxodo, numa altura onde existiam 13 milhões de homens no Egipto, o que levaria a enormes problemas no país, mas no entanto não existe qualquer registo histório, qualquer evidência para tal.

O livro do Êxodo parece ter sido escrito no século VII a.C. (faz referências a nomes de  lugares que só começaram a existir nesse século). Um pouco de História...
http://crerparaver.blogspot.com/2007/10/bblia-descoberto-patriarcas-e-xodo.html
« Última modificação: 05 de Novembro de 2007, 17:38:35 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #142 Online: 05 de Novembro de 2007, 18:17:33 »
Pedro, só para focalizar nosso debate quero adiantar que a formação dos escritos bíblicos, em seu periodo histório, não se pode afirmar concisamente, porém há indícios de que começou a ser desenvolvida em 1200 a. C. No entanto eu acredito que muitos dos seus escritos foram deixados em tabletes de argilas, em lâminas de pedra ou em pergaminhos.
Relatos da criação do mundo, adão e eva, assassinato de caim, dilúvio, torre de babel e o início das gerações foram escritos que acompanharam os hebreus por longos anos.
Não se tem como provar, mas como um livro escrito no ano 1200a.C iria saber de relatos que aconteceram no início da formação dos povos hebreus?
A partir desta análise, a descendência relatada em Gênesis 10 foi escrita num tempo muito próximo ao início de muitos povos da antiguidade.
Basta agora estudar e ver se a arqueologia ignoras estes fatos.
Existe contradição?
Vou dar uma lida nos seus argumentos e verificar se existe algo para condenar estas gerações.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #143 Online: 05 de Novembro de 2007, 18:39:23 »
Não se tem como provar, mas como um livro escrito no ano 1200a.C iria saber de relatos que aconteceram no início da formação dos povos hebreus?
A partir desta análise, a descendência relatada em Gênesis 10 foi escrita num tempo muito próximo ao início de muitos povos da antiguidade.
1) Acabei de dizer que os livros da Bíblia começaram a surgir no século VII a.C;
2) "iria saber de relatos": esses relatos são verdadeiros?
3) E se disser que o que está escrito é inventado?
4) E se disser que o que está escrito é tão verídico como a Epopeia de Gilgamesh?
5) Os hebreus, egípcios, babilónios, fenícios, persas, gregos, romanos, etc. eram povos da antiguidade...
6) Os mitos dos hebreus são similares aos dos Babilónios, logo é razoável que adoptaram-nos no cativeiro;

Basta agora estudar e ver se a arqueologia ignoras estes fatos.
Existe contradição?
Vou dar uma lida nos seus argumentos e verificar se existe algo para condenar estas gerações.
1) Leste a mensagem que indiquei antes?
2) Ignoras estes factos:
    a) "Mas existem poucos vestígios de construções em Pi-Ramsés, que parecem terem sido abandonadas rapidamente após uma seca do Nilo. E Pi-Aton só foi fundada em (cerca) 605 a.C. Existem erros de cronologia da Bíblia (bem, é o que é dito no documentário... e é o que parece, já que menciona um nome de um lugar que só existiu vários séculos depois dos acontecimentos)."
    b) "O livro do Êxodo parece ter sido escrito no século VII a.C. (faz referências a nomes de  lugares que só começaram a existir nesse século)."
    c) "Os assírios abandonaram Judá em 603 a.C., e o rei Josias (de Judá) iniciou reformas com o intuito de unificar Israel e Judá. Para isso precisava, pois claro, conquistar Israel, mas tinha o Egipto como uma ameaça dos seus sonhos, que queria devolver a sua glória. Felizmente para Josias, o sumo sacerdote encontrou por "acidente" um livro, que lhe foi entregue, e profetizava que ia fazer o que queria. Era chamado de "O Livro da Aliança", associado ao Deuteronómio [2Reis 22:08-11]."

Coloquei 19 referências no blog: agora basta estudar arqueologia e ver se ignoras estes factos.
http://crerparaver.blogspot.com/2007/10/bblia-descoberto-patriarcas-e-xodo.html

Vou agora jantar, mas primeiro vou gravar o texto que estava a preparar para outro tópico.
Pedro Amaral Couto

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #144 Online: 05 de Novembro de 2007, 21:21:39 »
1) Acabei de dizer que os livros da Bíblia começaram a surgir no século VII a.C;
Que datação são estas encontradas por voce?
Algumas literaturas dizem ter sido escritas por volta de 1200aC
Outras por volta de 1445 a 1405 aC. http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAnesis
2) "iria saber de relatos": esses relatos são verdadeiros?
3) E se disser que o que está escrito é inventado?
Existe algo que prove que é algo inventado?
4) E se disser que o que está escrito é tão verídico como a Epopeia de Gilgamesh?
Enquanto não se provar a existência de Deus ou deuses, tudo não se passa de mitologia para a ciência.
Independente do que a ciência diz, para a teologia, a mitologia se aplica a vários deuses e religião indica a presença de um único Deus.
5) Os hebreus, egípcios, babilónios, fenícios, persas, gregos, romanos, etc. eram povos da antiguidade...
6) Os mitos dos hebreus são similares aos dos Babilónios, logo é razoável que adoptaram-nos no cativeiro;
É razoável  :?: Isto não faz sentido.
Não poderia os povos considerados pagãos copiarem dos hebreus suas mitologias?
O dilúvio dos hebreus diz até a data exata em que a terra havia secado: 27/02/601(Gênesis 8:14).
Aqui existe um vídeo sôbre o dilúvio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Epopeia_de_Gilgamesh
É preciso condenar as escrituras para acabar de vez com esta suspeita. Estamos esperando algo de oficial que venha comprovar veridicamente que os registros da bíblia foram inventados. Por enquanto é o que a ciência tem em mãos: Um texto literário mais antigo do mundo.
As escrituras no entanto narra uma história que teria acontecido a 5000 aC e para que isto seja desmascarado é preciso ensontrar documentos literários mais antigos que esta data. Enquanto isto não acontece, a bíblia continua sendo digna de aceitação devido a falta de provas para condená-las.
http://www.acervo.com.br/clipping_bv6.htm(escritos antigos)
Conheçe as leis de Hamurabi?
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_Hamurabi
Segundo a bíblia a suméria veio da descendência de Cam em Gên 10 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Sum%C3%A9ria
Então Pedro, não adianta querer condenar algo sem documentos que comprovem uma verdade e desminta outra.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 06 de Novembro de 2007, 07:15:35 »
Nova York existe, portanto o King Kong é real.
Tóquio existe, portanto o Godzilla é real.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 06 de Novembro de 2007, 07:18:39 »
Por enquanto é o que a ciência tem em mãos: Um texto literário mais antigo do mundo.
Há textos muito mais antigos. O épico de Gilgamesh tem, pelo menos, 4000 anos.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 06 de Novembro de 2007, 07:21:37 »
Então Pedro, não adianta querer condenar algo sem documentos que comprovem uma verdade e desminta outra.
O certo é considerar como lenda tudo o que não é provado, mas você, ao contrário, insiste em se agarrar a uma das opções, mesmo sem evidências.
Se tivesse nascido em outra cultura, se agarraria a outra religião e diria que a Bíblia é coisa de pagãos, igualmente sem poder provar.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 06 de Novembro de 2007, 07:25:41 »
Existem pessoas que desafiam os seus próprios limites.
A fé é um desafio para os que crêem.
Realmente. Há pessoas que conseguem acreditar em coisas que não existem apesar de todas as evidências em contrário. Elas têm uma enorme capacidade de se auto-iludir.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #149 Online: 06 de Novembro de 2007, 07:35:33 »
Fernando Silva: O certo é considerar como lenda tudo o que não é provado, mas você, ao contrário, insiste em se agarrar a uma das opções, mesmo sem evidências.
O certo é seguir a razão. Se não foram encontrados provas para condenar a bíblia, então não é justo aplicar uma setença antecipada.
Se tivesse nascido em outra cultura, se agarraria a outra religião e diria que a Bíblia é coisa de pagãos, igualmente sem poder provar.
O que tem a ver uma coisa com a outra?
Estamos falando em provas documentadas.
Nova York existe, portanto o King Kong é real.
Tóquio existe, portanto o Godzilla é real.
Agora falta examinar a geneologia dos filhos de Noé e verificar se ali são fatos que não existiram para condená-las.
Há textos muito mais antigos. O épico de Gilgamesh tem, pelo menos, 4000 anos.
Acrescentou mais dois milênios?
Realmente. Há pessoas que conseguem acreditar em coisas que não existem apesar de todas as evidências em contrário. Elas têm uma enorme capacidade de se auto-iludir.
Meu amigo, evidências não são provas. Já discutimos bastante sôbre isto.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2007, 07:40:16 por Erivelton »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!