Que datação são estas encontradas por voce?
Algumas literaturas dizem ter sido escritas por volta de 1200aC
Outras por volta de 1445 a 1405 aC. http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAnesis
1) Leia a mensagem que referi, e todas as referências que apoiam-na;
2) Já pensaste em fazer a mesma pergunta a quem indicou essas datas?
3) Como deves ter uma certa preguiça em examinar as referências, deixo aqui a lista:
* Canal Odisseia > A Bíblia a Descoberto: Patriarcas
* Wikipedia (en) > Martin Noth
* Amazon > Martin Noth's "A History of Pentateuchal Traditions"
* La historia deuteronomista > La hipótesis de la "historia deuteronomista" de Martin Noth
* "A História de Israel na pesquisa atual", de Airton da Silva
* Wikipedia > Livro do Êxodo
* Arqueologia e Bíblia, "The Bible Unearthed" Israel Finkelstein e Neil Asher Silberman
* MacroHistory > The Hebrews to 1000 BCE
*
http://www.biblia.inf.br > Renovação da Aliança
* Sociedade da Terra Redonda > O Pentateuco e a Suposta Autoria de Moisés
* História de Israel > Os Últimos Dias de Judá
* História de Israel > A Reforma de Josias e o Deuteronômio
4) Leia
http://crerparaver.blogspot.com/2007/10/bblia-descoberto-patriarcas-e-xodo.html5) Só faz essa pergunta porque não lê o que escrevo, nem vê as minhas fontes - então afinal o "examinai" é só para enfeite?
Existe algo que prove que é algo inventado?
1)
Não se tem como provar, mas como um livro escrito no ano 1200a.C iria saber de relatos que aconteceram no início da formação dos povos hebreus?
2) Se focares apenas num pormenor daquilo que escrevo, não vais perceber o seu contexto:
a) perguntas como um livro iria saber o que aconteceu no início dos povos hebreus;
b) começo por perguntar: «"iria saber de relatos": esses relatos são verdadeiros?», e esse é o ponto chave para as perguntas seguintes;
c) nessas condições, parece-me evidente que é você que tem o ónus da prova;
3) Se existem inconsistências cronológicas, conclui-se que a história não é verdadeira: pelo menos as datas estão erradas, mesmo se considerarmos que aconteceu algo similar;
4) Se queremos ser justos, devemos considerar que a Epopeia de Gilgamesh é tão verídica como o que está escrito no Pentateuco - além disso é muito mais antiga, sendo uma das obras literárias mais antigas;
5) A razão para achar que é um mito é a mesma que acho que muitas outras obras são mitos, como o a Epopeia de Gilgamesh;
nem terem encontrado o túmulo de Gilgamesh não leva a assumir que o que está lá escrito é verídico;
Enquanto não se provar a existência de Deus ou deuses, tudo não se passa de mitologia para a ciência.
1) Obviamente, tal como os unicórnios, fadas, Papai Noel, papão, etc.
Independente do que a ciência diz, para a teologia, a mitologia se aplica a vários deuses e religião indica a presença de um único Deus.
1) Existem religiões politeístas;
É razoável Question Isto não faz sentido.
Não poderia os povos considerados pagãos copiarem dos hebreus suas mitologias?
1) As mitologias dos babilónios são muito mais antigas que a dos hebreus - como já disse várias vezes, a Epopeia de Gilgamesh é muito mais antiga que qualquer livro da Bíblia, mesmo que assumisse que essa fosse de 1200 ou 1400 a.C.;
2) Os israelitas foram conquistados pelos babilónios, e não o contrário;
3) Os cananitas (de Israel e Judá) eram pagãos, e o rei Josias iniciou uma reforma que monopolizou um deus - o deus pagão Iavé, deus da guerra - e um centro de adoração - Jerusalém;
4) Viste até ao fim aquele vídeo que fiz e coloquei noutro tópico? Entendes o que são aquelas imagens no final?
O dilúvio dos hebreus diz até a data exata em que a terra havia secado: 27/02/601(Gênesis 8:14).
Aqui existe um vídeo sôbre o dilúvio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Epopeia_de_Gilgamesh
1)
A Epopéia de Gilgamesh é a história de um rei sumério da cidade-estado de Uruk que teria vivido no século XXVIII a.C.. Seu registro mais completo provém de uma tábua de argila escrita em língua Acádia do século VII a.C. pertencente ao rei Assurbanipal, tendo sido no entanto encontradas tábuas com excertos que datam do século XX a.C., sendo assim o mais antigo texto literário conhecido.
A primeira tradução moderna foi realizada na década de 1860 pelo estudioso inglês George Smith.
Esta epopéia contém a mais antiga referência conhecida ao mito do dilúvio, que é recorrente em várias culturas e que está presente na Bíblia. Esse mito, herdado por tradição oral dos tempos pré-históricos, de acordo com algumas teorias, terá tido a sua origem no final da última era glacial.
A primeira tradução feita a partir do original para o português foi feita pelo Professor Emanuel Bouzon da PUC-Rio.
2) "
A Verdadeira História da Arca de Noé" - já assisti ao documentário na Discovery Channel - acho que é da série "Por detrás das Escrituras" -, e até anotei dados num caderno: é totalmente contrário ao que queres "provar", e corrobora o que tenho estado a dizer;
essas anotações têm alguns anos, e são baseadas nesse
comentário[edit]documentário[/edit]:

3) Obrigado pelas referências que apoiam-me;
Por enquanto é o que a ciência tem em mãos: Um texto literário mais antigo do mundo.
1) Estás a falar da Epopeia de Gilgamesh, um texto literário pagão?
Conheçe as leis de Hamurabi?
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_Hamurabi
Segundo a bíblia a suméria veio da descendência de Cam em Gên 10 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Sum%C3%A9ria
Então Pedro, não adianta querer condenar algo sem documentos que comprovem uma verdade e desminta outra.
1) Conheço: Hamurabi era um rei Babilónio, e inventou as leis do olho por olho, dente por dente;
2) E em "Diferenças da Torah" corrobora a ideia de que os hebreus adoptaram as crenças e costumes dos babilónios, que inseriram nos livros que estão na Bíblia;
3) Mais uma vez: muito obrigado;
Segundo a bíblia a suméria veio da descendência de Cam em Gên 10 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Sum%C3%A9ria
Então Pedro, não adianta querer condenar algo sem documentos que comprovem uma verdade e desminta outra.
1)
Entre as principais figuras mitológicas adoradas pelos sumérios, é possível citar An, deus do céu; Nammu, a deusa-mãe; Inanna, a deusa do amor e da guerra (equivalente à deusa Ishtar dos acádios); e Enlil, o deus do vento. Cada um dos deuses sumérios (em sua própria língua, dingir - no plural, dingir-dingir ou dingir-a-ne-ne) era associado a cidades diferentes, e a importância religiosa a eles atribuída intensificava-se ou esmorecia dependendo do poder político da cidade associada. Segundo a tradição suméria, os deuses criaram o ser humano a partir do barro com o propósito de serem servidos por suas novas criaturas. Quando estavam zangados ou frustrados, os deuses expressavam seus sentimentos através de terremotos ou catástrofes naturais: a essência primordial da religião suméria baseava-se, portanto, na crença de que toda a humanidade estava à mercê dos deuses.
Os sumérios acreditavam que o universo consistia num disco plano fechado por uma cúpula de latão. Já a vida após a morte envolvia uma descida ao vil submundo, onde se passava a eternidade numa existência deplorável, em uma espécie de inferno.
Os templos sumérios consistiam de uma nave central com corredores em ambos os lados, flanqueados por aposentos para os sacerdotes. Numa das pontas do corredor achavam-se um púlpito e uma plataforma construída com tijolos de barro, usada para sacrifícios animais e vegetais.
E veja a Cronologia!
2) Outra vez?! Só posso agradecer por essas evidências.
3) Tenho um caderno todo branco. Parece que conclui-se que o que está lá escrito - nada - está de acordo com a Ciência;
As escrituras no entanto narra uma história que teria acontecido a 5000 aC e para que isto seja desmascarado é preciso ensontrar documentos literários mais antigos que esta data.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_literaturaExemplos muito antigo são Poema de Gilgamesh, em sua versão de aproximadamente 2000 a.C.
http://pt.wikipedia.org/wiki/VedasVedas, os primeiros livros (quatro) religiosos do Hinduísmo, escritos em sânscrito, por volta de 1500 anos AC.
http://www.sacred-texts.com/ich/index.htmThe I Ching, or Book of Changes, is the most widely read of the five Chinese Classics. The book was traditionally written by the legendary Chinese Emperor Fu Hsi (2953-2838 B.C.). It is possible that the the I Ching originated from a prehistoric divination technique which dates back as far as 5000 B.C. Thus it may be the oldest text at this site. Futher commentaries were added by King Wen and the Duke of Chou in the eleventh century B.C.
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=3208Os místicos chineses que, há cerca de 5000 anos, escreveram o I Ching, ou Livro das Mutações, eram mestres no conhecimento da psicologia humana e, intuitivamente, obtiveram a percepção acerca das leis que governam o cosmos e a sociedade dos homens. Perceberam os opostos e o princípio da mutação permanente como as principais forças que regem a vida nesta dimensão.
http://www.chingoracle.com/i-ching/i-ching.html?Hr_Session=ecae61fae62b01421ad3b904ddfbfee6The book of Ching, also known as the "Book of Changes", is one of the 5 classic fundamental books of Confucianism. It is more than 3000 years old and its symbols are even older, going back to 5000 years ago. These characteristics make it one of the oldest "superstitious" books in the World; I Ching is also one of the most ancient forms of divination. For a very long time, it's been the main Oracle and the first spiritual resource of the Asiatic nation.
http://www.enbuenasmanos.com/articulos/muestra.asp?art=701El origen del i ching se remonta a más de 5000 años y es contemporáneo del oráculo de Delfos, de la astrología azteca, de los druidas, hermano de todas las hermandades de tiempos remotos. También es el origen de numerosas ciencias tradicionales; la acupuntura, el Feng Shui, el Chi kun, el Tai Chi.
http://www.cfcl.com/cfcl/ching/The I Ching has been used for more than 5000 years as an aid to making decisions, predicting the future, etc. So, if nothing else, it is a long-standing and popular source of wisdom and inspiration.
http://www.fengshui.etc.br/artigo1.htmlNo Feng Shui - os traços mais antigos de seu simbolismo foram encontrados em uma tumba do período neolítico escavada em 1988 na província de Henan na China, que data de cerca 4000 A.C.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Neol%C3%ADticoO Neolítico, também chamado de Idade da Pedra Polida (por causa de alguns instrumentos, feitos de pedra lascada e pedra polida), é o período da Pré-História compreendido aproximadamente entre 12000 a.C. e 4000 a.C.. Durante este período surge a agricultura, e a fixação inerente ao cultivo da terra provoca o sedentarismo (moradia fixa em aldeias) e o desenvolvimento da vida em sociedade, assim como o avanço cultural e o aumento da população.
Os estudiosos acreditam que como o homem da Idade da Pedra não conhecia a escrita, ele gravava desenhos nas paredes das cavernas, que utilizava como meio de comunicação.
O Neolítico, pelo fato de ter sido o último período pré-histórico, terminou com o surgimento da escrita. A transição do Neolítico para a Idade dos Metais (Idade do Bronze e Idade do Ferro) caracterizou a transição da Pré-História para a História.