Autor Tópico: Muro das Jubilações!!!  (Lida 573320 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Muro das Jubilações!!!
« Resposta #7000 Online: 11 de Novembro de 2011, 08:57:11 »
Um mol é que nem uma dúzia, só que não é de doze!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #7001 Online: 11 de Novembro de 2011, 13:22:52 »
Nossa, que vestibular estranho esse!
Por que?  :? Tá com inveja da minha falta de matéria específica? :P

Voce já tem alguma graduação Fabi?
Não, fiquei pulando de curso em curso mas não cheguei a concluir.

Mas agora, depois de ouvir tanta baboseira sobre burguesia, burguês, capital, proletário... :tedio: Eu vou concluir.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #7002 Online: 11 de Novembro de 2011, 13:29:26 »
O problema não é o mol, é quando ele pede concentração comum, mas te dá a molalidade ou molaridade. Ou quando ele mistura uma solução com outra e depois retira uma parte da solução e te pede a concentração.
Para qual curso você prestando o vestibular?
Biomedicina.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7003 Online: 11 de Novembro de 2011, 13:31:55 »
O problema não é o mol, é quando ele pede concentração comum, mas te dá a molalidade ou molaridade. Ou quando ele mistura uma solução com outra e depois retira uma parte da solução e te pede a concentração.

Fabi, dê uma estudada em uma coisa chamada "análise dimensional". Vai mudar sua vida :lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7004 Online: 11 de Novembro de 2011, 13:33:51 »
Fabi, dê uma estudada em uma coisa chamada "análise dimensional". Vai mudar sua vida :lol:

Fato.
Foto USGS

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #7005 Online: 11 de Novembro de 2011, 13:41:40 »
Como pode mudar? :| Essa foi a aula mais chata que eu tive em toda a minha vida, e só serviu pra física.

Como posso usar em química?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7006 Online: 11 de Novembro de 2011, 13:43:17 »
Do mesmo jeito.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #7007 Online: 11 de Novembro de 2011, 13:52:36 »
Mas em física é fácil, em química tem g/L, mol/L, g/ml só que aí tem solvente, solutos diferentes, soluções diferentes sendo misturadas, uma confusão...:confuso:

E eu não gosto de fazer continhas, é chato fazer continhas, matemática já tem continhas, física também, se bobear até geografia...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7008 Online: 11 de Novembro de 2011, 14:11:14 »
Fabi, digamos que eu tenha uma molaridade, por exemplo, 2 mol/L e eu tenha a massa molar do soluto, 20 g/mol, se eu quiser saber quantos gramas eu tenho por litro o que eu devo fazer, multiplicar uma pela outra ou dividir uma pela outra? Note que as unidades já dão a dica sobre a análise dimensional: eu tenho mol/volume e massa/mol, eu quero massa/volume, então é só ver que você pode cortar os "mols" multiplicando! Logo para chegar à concentração você multiplica, dá 40 g/L.

É até mais fácil fazer análise dimensional em química analítica do que em física, porque em física tem muitas unidades compostas, por exemplo, watt ou pascal.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #7009 Online: 11 de Novembro de 2011, 14:29:13 »
:ok:
Só uma pergunta sobre nox. O nitrogênio (N) é capaz de formar compostos com estados de oxidação que variam de -3 a +5. Cinco exemplos das inúmeras moléculas que o N pode formar são apresentados abaixo. Dados os números atômicos do N (=7), do H (=1) e do O (=8), numere a coluna da esquerda de acordo com a coluna da direita.

1.  NO     (   )  -2
2.  N2O   (   )  -3
3.  NH3   (   )  +4
4.  N2H4 (   )  +2
5.  NO2   (   )  +1

Num caso assim como eu faço pra descobrir o nox? Pelo número de ligantes? Pelo nox dos ligantes? Ou isso é carga formal?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7010 Online: 11 de Novembro de 2011, 14:40:05 »
O oxigênio quase sempre terá nox -2, exceto em moléculas onde há ligação oxigênio-oxigênio, que é o caso do O2 ou de peróxidos e superóxidos. A do nitrogênio seria a suficiente para zerar a carga da molécula ou igualar a do íon. O nitrogênio é mais eletronegativo que o hidrogênio também, repare que o mais eletronegativo sempre fica com o nox mais... negativo! Repare que há três moléculas onde o nitrogênio está ligado com um oxigênio e há três opções onde ele tem nox positivo, não é coincidência, se o oxigênio é mais eletronegativo que o nitrogênio, então o nitrogênio tem que ter nox positivo. Assim, no NO, já que o O é -2, o N tem que ser +2; no N2O ele é +1 e no NO2 ele é +4.
O hidrogênio só pode dar um elétron, então o nox dele vai ser +1 (na molécula H2 o nox é zero e em hidretos metálicos o hidrogênio é mais eletronegativo, nesse caso ele vai valer -1), assim o nitrogênio vai ter nox -3 na molécula de amônia NH3 e -2 no N2H4 (não me pergunte o nome desse camarada, engenheiro químico não entende nada de química :P).

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #7011 Online: 11 de Novembro de 2011, 14:52:11 »
Entendi.... Então essa regra de que o elemento mais eletronegativo vai ter o nox negativo, vai acontecer sempre? É que tem umas perguntas que falam sobre reação de redução e oxidação.

Cl2 (g) + 2NaOH (aq) → NaCl (aq) + NaClO (aq) + H2O (l)

E a resposta era: O cloro sofre um desproporcionamento, ou seja, uma auto-oxirredução.

Meio bizarro.... :confuso: Eu jurava que o NaOH era o agente oxidante. E tinha essa opção numa das alternativas.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7012 Online: 11 de Novembro de 2011, 14:54:57 »
Não tinha um tópico sobre dividas matemáticas?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #7013 Online: 11 de Novembro de 2011, 14:56:57 »
É que não é matemática, é química.  :P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7014 Online: 11 de Novembro de 2011, 15:11:16 »
Essas reações de oxirredução são chatinhas, mas via de regra é isso, quem vai mandar na casa vai ser o átomo mais eletronegativo, que vai ter o nox mais negativo. Repare que um nox negativo quer dizer que o átomo ganhou elétrons - não literalmente, pois algumas das ligações que você vê são covalentes, mas o elétron nesses casos vai estar mais para o átomo mais eletronegativo.

Sobre agente oxidante e agente redutor: lembre-se do macete "quem oxi", ou seja, quem se oxida elétrons. "Quem reduz recebe" elétrons. Agora você sabe o que acontece com quem oxida e com quem reduz, mas note que o agente oxidante não é quem se oxida, o agente oxidante é quem oxida o outro, ou seja, é quem faz o outro oxidar!

O NaOH não é agente oxidante aí e nem quase nunca, agentes oxidantes geralmente são ácidos! (Na verdade sempre são ácidos, se você pensar na definição de Lewis.) Tanto que a etimologia da palavra "oxigênio" vem de "gerador (gênese) dos ácidos (oxi)" em grego, porque pensavam erradamente que o oxigênio era o átomo que dava característica ácida para uma substância e tanto os ácidos em geral quanto a molécula de oxigênio costumam ser agentes oxidantes.

Na reação que você mostrou, veja que o cloro começa com nox 0 (Cl2) e ele se divide em duas moléculas diferentes, o NaCl onde ele é o mais eletronegativo, e portanto vai ter nox negativo (-1) e outra onde ele não é o mais eletronegativo e vai ficar com nox positivo (o oxigênio é -2 e o sódio só precisa dar um elétron para ficar com um octeto completo, então vai ser +1, então para zerar a carga o nox do cloro só pode ser +1 também). Apesar de o NaOH ser um ótimo agente redutor, ou seja, ele adora dar elétrons para os outros, nesse caso ele não reduz o cloro, o cloro se divide em uma parte que se reduz e outra que se oxida, por isso se diz que ele sofreu auto-oxirredução.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7015 Online: 11 de Novembro de 2011, 15:12:29 »

É que não é matemática, é química.  :P

O que é um tremendo preconceito, por que a física e a matemática têm tópicos, a biologia tem uma área do fórum só para uma área dela, e a química não tem nada?  :'(

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #7016 Online: 11 de Novembro de 2011, 15:14:48 »
Nossa, que vestibular estranho esse!
Por que?  :? Tá com inveja da minha falta de matéria específica? :P

Voce já tem alguma graduação Fabi?
Não, fiquei pulando de curso em curso mas não cheguei a concluir.

Mas agora, depois de ouvir tanta baboseira sobre burguesia, burguês, capital, proletário... :tedio: Eu vou concluir.

Você tinha tentado antes fazer faculdades da parte não-prática das humanas (filosofia ,ciências sociais ,História ,geografia) em que predomina essa orientação  marxista?  Se sim ,quais desses cursos?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7017 Online: 11 de Novembro de 2011, 15:18:10 »
(filosofia ,ciências sociais ,História ,geografia)

Por que só História está com maiúscula? Essa Lara é corporativista :biglol:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #7018 Online: 11 de Novembro de 2011, 16:32:45 »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7019 Online: 12 de Novembro de 2011, 00:28:16 »

Sim. Deve estar na seção de "Laicismo, Política e Economia", visto que são dívidas matemáticas.  :P
Foto USGS

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #7020 Online: 12 de Novembro de 2011, 00:38:14 »
Praia   8-)

Mais especificamente esta:

Não deseje.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7021 Online: 12 de Novembro de 2011, 00:54:21 »
praia boa é a daqui... o beach barra... é show! tem sabonetes e tudo na água pra vc tomar banho e se esfregar!

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #7022 Online: 12 de Novembro de 2011, 01:06:21 »
Eu também vou pra ferrugem, depois que passar as provas. Minha mãe disse que não ia me dar dinheiro pra viajar, mas a viagem já tá paga desde o começo do ano, só to esperando virar o mês pra contar...  :hihi:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #7023 Online: 12 de Novembro de 2011, 01:08:10 »
Ah, Santa Catarina, quintal de verão dos gaúchos. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #7024 Online: 12 de Novembro de 2011, 02:39:24 »
Eu também vou pra ferrugem, depois que passar as provas. Minha mãe disse que não ia me dar dinheiro pra viajar, mas a viagem já tá paga desde o começo do ano, só to esperando virar o mês pra contar...  :hihi:

Tem vaga ?  ::)

praia boa é a daqui... o beach barra... é show! tem sabonetes e tudo na água pra vc tomar banho e se esfregar!

Oloco explique isto melhor.

Ah, Santa Catarina, quintal de verão dos gaúchos. :P

Dos paranaenses também, o litoral daqui é triste  :?
Não deseje.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!