Isso era para ser uma explicação? 
Num sentido histórico sim. Existe uma grande diferença entre mitologia e religião e voce sabe muito bem disto.
Não, não sei muito bem disso.
A mitologia por exemplo se baseia sempre em fictícios imaginários com meras ficções alegóricas. A religião monoteísta judaica que é a base do monoteísmo, apesar de ser considerado uma mitologia por alguns céticos, ela se comporta de uma maneira bem diferente das mitologia em geral. Ela apresenta e explica um Deus atuando em nossas vidas sem nenhuma intenção de apresentar ficções.
Sua distinção entre mitologia e religião é baseada na suposta natureza fictícia da mitologia? Isso nos remete diretamente à questão da necessidade de provar que as crenças judaico-cristãs sejam verdadeiras. Necessidade essa, diga-se de passagem, um tanto estranha para uma religião. Religião não deveria gastar energia tentando provar que é "verdadeira",
principalmente verdadeira no sentido literal. Não deveria
importar se Jesus realmente existiu, se Maria era virgem quando concebeu (o que, diga-se, a Bíblia NÃO afirma), ou mesmo se o Deus de Abraão era ou não verdadeiro.
Mas se o seu critério é esse, então uma coisa está clara: o Cristianismo é mitologia, e não religião. Da mesma forma que todo Judaísmo exceto o Humanístico, bem como todas as crenças abraâmicas e a Fé Bahai, posto de todas se apóiam em mitos e não em fatos. A única religiões verdadeiras seriam então o Taoísmo e o Confucionismo, imagino. Além, é claro, do Humanismo Secular

A mitologia diz: Um mostro saiu do mar que guerreou contra os povos e deu vitória ao povo...
A religião diz: Nosso Deus lançou uma chuva que matou a todos os povos...A religião no entanto não tenta inventar e atribui a Deus um ser espiritual vivo e presente em nosas vidas dia após dia.