Luís voce é uma cara inteligênte e sabe qual será minha resposta.
Longe disso. Você frequentemente me surpreende. Não me
convence, é claro, mas me surpreende com certeza!
Voce apenas arrumou argumentos para favorecer evidências que o povo de moisés eram politeístas.
É, eu sou desse tipo de monstro que usa argumentos e evidências. Dizem que tem cura, mas eu teria de querer usar.
Isto é pura mentira.
Alto lá. Há bastante evidência, tanto arqueológica quanto antropológica, de que é a verdade até onde se pode especular. Para não falar que
está na própria Bíblia.
(Você SABE que a Tanak é parte da Bíblia, certo?)
O que Deus disse a moisés: EU SOU O QUE SOU. É difícil compreender isto.
O nome de Deus não foi dado para ser considerado com qualquer outra figura mitológica.
Por isso, imagino, o povo judaico tinha vários nomes para ele (como por exemplo "Adonai" e "Elohim", que por sinal é
plural) ao mesmo tempo que insistia em que não se deve dizer Seu nome. Não é de forma alguma evidência de que estivessem tentando consolidar crenças em deuses distintos em um só. Não poderia ser. Ou, pensando bem, talvez pudesse...

Caia na real luís. Quem teria a idéia de achar este nome para Deus?
Ninguém, com certeza. Ninguém jamais dá nomes a deus algum. É claro. É óbvio. O que eu estava pensando?

Como moisés iria a faraó sem nenhum exército dizer que Deus lhe apareceu para livrar seu povo?
Quem acredita nisto?
Eu não disse que você sempre me surpreende?

Não sei se você percebeu que é muito mais seguro falar bobagem para o Faraó SEM um exército do que com um às costas. Exército ele teria de mandar matar, profeta sozinho basta deixar falar.
Mas o mais provável é que haja muito exagero, se não invenção pura e simples, floreando esse encontro entre Moisés e o Faraó. Isso supondo que Moisés tenha existido de fato, o que está longe de provado.
Um homem velho com 80 anos de idade iria sair da sua terra para voltar no Egito e libertar um povo?
Você
sabe que a tradição judaico-cristã alega que Moisés
vivia no Egito e foi criado desde bem novo como neto adotivo do Faraó, espero... está nos dois primeiros livros da Bíblia, afinal de contas.
Portanto, o que você quer dizer por "sair de sua terra" para "voltar" ao Egito? Está falando de alguém que não seria Moisés?
Porque não escolheram um jovem guerreiro gigante que soltava fogo pela boca? Se fosse assim dava para acreditar em mitologia. Não?
Sim, seria mais evidente que é mito e não necessariamente fato real, se é isso que você está perguntando.
Se esta história aconteceu como estes teriam saído da escravidão egípcia?
Podem ter sido expulsos e floreado a história de como aconteceu. Aliás, provavelmente foi o que aconteceu.
As 10 pragas do Egito aconteceram?
O mar vermelho se abriu?
Deus realmente falou com moisés?
Enfim esta história é verdadeira?
Na minha opinião, não. É o tipo de lenda que se inventa facilmente e não se tem como comprovar.
Alguns dos hebreus se revoltaram por estar num deserto e criaram um belzebu entre o povo para fazer deuses segundo a mitologias dos outros povos. A grande maioria não aceitou e esperou por moisés.
Deixando de lado a sua alegação de "grande maioria" e o fato, um tanto óbvio, de que "maiorias" à parte era uma questão de pura consideração humana esperar por ele (já que a alternativa seria abandoná-lo sozinho no deserto), você está com uma visão bem tendenciosa. Um deus criado no seio do povo judaico é por definição um deus judaico. Não que houvesse grandes preocupações nesse sentido na época, de qualquer forma.
A lei diz: Não terás outros deuses diante de mim. Foi um único Deus que se apresentou a Abraão e não deuses.
Para que distorcer uma religião monoteísta em politeísmo?
Moisés (ou os autores que o inventaram) propunha o monoteísmo, sim. Isso só mostra que não era monoteísmo o que havia naquele momento.
Não dá para acreditar que a História do povo hebreu seja uma farsa montada, pois todas as profecias deste povo se cumpriram e estão se cumprindo.
Pelo contrário, é extremamente fácil acreditar que seja lenda. Apenas uma entre várias outras, como há também lendas sobre as origens de gregos, romanos, japoneses, hindus e tantos outros.