Autor Tópico: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton  (Lida 166957 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #1150 Online: 21 de Dezembro de 2008, 11:17:15 »
Na verdade, eu acredito que a resposta há de me surpreender de algum modo.
Jesus disse: Enquanto estou no mundo eu sou a luz do mundo. Acenda esta luz para que sua memória possa entender o lado positivo da questão.

E isso significa...?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #1151 Online: 21 de Dezembro de 2008, 11:20:48 »
Luís voce é uma cara inteligênte e sabe qual será minha resposta.

Longe disso.  Você frequentemente me surpreende.  Não me convence, é claro, mas me surpreende com certeza!

Voce apenas arrumou argumentos para favorecer evidências que o povo de moisés eram politeístas.

É, eu sou desse tipo de monstro que usa argumentos e evidências.  Dizem que tem cura, mas eu teria de querer usar.

Isto é pura mentira.

Alto lá.   Há bastante evidência, tanto arqueológica quanto antropológica, de que é a verdade até onde se pode especular.  Para não falar que está na própria Bíblia.

(Você SABE que a Tanak é parte da Bíblia, certo?)

O que Deus disse a moisés: EU SOU O QUE SOU. É difícil compreender isto.
O nome de Deus não foi dado para ser considerado com qualquer outra figura mitológica.

Por isso, imagino, o povo judaico tinha vários nomes para ele (como por exemplo "Adonai" e "Elohim", que por sinal é plural) ao mesmo tempo que insistia em que não se deve dizer Seu nome.  Não é de forma alguma evidência de que estivessem tentando consolidar crenças em deuses distintos em um só.  Não poderia ser.  Ou, pensando bem, talvez pudesse... ;)

:umm: :umm: :umm: Caia na real luís. Quem teria a idéia de achar este nome para Deus?

Ninguém, com certeza.  Ninguém jamais dá nomes a deus algum.  É claro.  É óbvio.  O que eu estava pensando? ;)

Como moisés iria a faraó sem nenhum exército dizer que Deus lhe apareceu para livrar seu povo?
Quem acredita nisto?

Eu não disse que você sempre me surpreende? ;)

Não sei se você percebeu que é muito mais seguro falar bobagem para o Faraó SEM um exército do que com um às costas.  Exército ele teria de mandar matar, profeta sozinho basta deixar falar.

Mas o mais provável é que haja muito exagero, se não invenção pura e simples, floreando esse encontro entre Moisés e o Faraó.  Isso supondo que Moisés tenha existido de fato, o que está longe de provado.

Um homem velho com 80 anos de idade iria sair da sua terra para voltar no Egito e libertar um povo?

Você sabe que a tradição judaico-cristã alega que Moisés vivia no Egito e foi criado desde bem novo como neto adotivo do Faraó, espero...  está nos dois primeiros livros da Bíblia, afinal de contas.

Portanto, o que você quer dizer por "sair de sua terra" para "voltar" ao Egito?  Está falando de alguém que não seria Moisés?

Porque não escolheram um jovem guerreiro gigante que soltava fogo pela boca? Se fosse assim dava para acreditar em mitologia. Não?

Sim, seria mais evidente que é mito e não necessariamente fato real, se é isso que você está perguntando.

Se esta história aconteceu como estes teriam saído da escravidão egípcia?

Podem ter sido expulsos e floreado a história de como aconteceu.  Aliás, provavelmente foi o que aconteceu.

As 10 pragas do Egito aconteceram?
O mar vermelho se abriu?
Deus realmente falou com moisés?
Enfim esta história é verdadeira?

Na minha opinião, não.  É o tipo de lenda que se inventa facilmente e não se tem como comprovar.

Alguns dos hebreus se revoltaram por estar num deserto e criaram um belzebu entre o povo para fazer deuses segundo a mitologias dos outros povos. A grande maioria não aceitou e esperou por moisés.

Deixando de lado a sua alegação de "grande maioria" e o fato, um tanto óbvio, de que "maiorias" à parte era uma questão de pura consideração humana esperar por ele (já que a alternativa seria abandoná-lo sozinho no deserto), você está com uma visão bem tendenciosa.  Um deus criado no seio do povo judaico é por definição um deus judaico.  Não que houvesse grandes preocupações nesse sentido na época, de qualquer forma.

A lei diz: Não terás outros deuses diante de mim. Foi um único Deus que se apresentou a Abraão e não deuses.
Para que distorcer uma religião monoteísta em politeísmo?

Moisés (ou os autores que o inventaram) propunha o monoteísmo, sim.  Isso só mostra que não era monoteísmo o que havia naquele momento.

Não dá para acreditar que a História do povo hebreu seja uma farsa montada, pois todas as profecias deste povo se cumpriram e estão se cumprindo.

Pelo contrário, é extremamente fácil acreditar que seja lenda.  Apenas uma entre várias outras, como há também lendas sobre as origens de gregos, romanos, japoneses, hindus e tantos outros.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1152 Online: 21 de Dezembro de 2008, 11:56:01 »
Jesus disse: Enquanto estou no mundo eu sou a luz do mundo. Acenda esta luz para que sua memória possa entender o lado positivo da questão.
Como você sabe que foi Jesus que disse? Talvez seja invenção dos evangelistas.

Aliás, uma pessoa humilde como Jesus diria uma coisa dessas?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1153 Online: 21 de Dezembro de 2008, 11:59:35 »
O sentido principal da pergunta seria: Para que interessa ao usuário estes montes de descendentes?
O inventor da mitologia não poderia ter escrito apenas que da geração de Sem veio um profeta chamado Abraão que seria o pai da fé? Simples não?
Agora quer saber se fulano de tal teve cinco filhos?
Você já leu o Silmarillion e o Senhor dos Anéis?
O autor inventa um monte de genealogias e até publica o desenho das árvores genealógicas.
E a maior parte dos que aparecem nelas nem participa da história.
Por que ele perderia tempo com isto?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1154 Online: 21 de Dezembro de 2008, 12:06:24 »
Na verdade, ele disse "Eu sou aquele que é".
O deus Krishna também disse isto ao guerreiro Arjuna no Bhagavad Gita, uma das Bíblias do hinduísmo.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #1155 Online: 21 de Dezembro de 2008, 13:39:53 »
Uai.  Para efeito, colorido, ou simples exercício de criatividade.
Isso _supondo_ que não haja uso para esses descendentes na narrativa.
Não entendi qual seria o seu ponto.  Tradição oral não paga salários por personagem, afinal de contas.
Perguntas e respostas céticas existem bastantes criatividades.
O sentido principal da pergunta seria: Para que interessa ao usuário estes montes de descendentes?
O inventor da mitologia não poderia ter escrito apenas que da geração de Sem veio um profeta chamado Abraão que seria o pai da fé? Simples não?

Er... Mestre,

Oa livros da Bíblia tem mais de um autor, que foram acrescentando dados à revelia de nossa vontade e da lógica!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1156 Online: 21 de Dezembro de 2008, 13:41:22 »
Erivelton, a própria Tanak afirma isso.  Lembra do que o povo judaico fez enquanto Moisés coletava os textos originais dos dez mandamentos?  E lembra como era enunciado o texto do mandamento sobre outros deuses?
Por que proibir o culto a outros deuses se não houvesse no público em questão quem estivesse disposto a crer em outros deuses?  Que povo estritamente monoteísta cria um deus de culto enquanto seu profeta está longe da vista?
Luís voce é uma cara inteligênte e sabe qual será minha resposta. Voce apenas arrumou argumentos para favorecer evidências que o povo de moisés eram politeístas. Isto é pura mentira.
O nome de Deus não foi dado para ser considerado com qualquer outra figura mitológica.
 :umm: :umm: :umm: Caia na real luís. Quem teria a idéia de achar este nome para Deus?
Como moisés iria a faraó sem nenhum exército dizer que Deus lhe apareceu para livrar seu povo?
Quem acredita nisto?
Um homem velho com 80 anos de idade iria sair da sua terra para voltar no Egito e libertar um povo?
Porque não escolheram um jovem guerreiro gigante que soltava fogo pela boca? Se fosse assim dava para acreditar em mitologia. Não?
Se esta história aconteceu como estes teriam saído da escravidão egípcia?
As 10 pragas do Egito aconteceram?
O mar vermelho se abriu?
Deus realmente falou com moisés?
Enfim esta história é verdadeira?
Alguns dos hebreus se revoltaram por estar num deserto e criaram um belzebu entre o povo para fazer deuses segundo a mitologias dos outros povos. A grande maioria não aceitou e esperou por moisés.
A lei diz: Não terás outros deuses diante de mim. Foi um único Deus que se apresentou a Abraão e não deuses.
Para que distorcer uma religião monoteísta em politeísmo?
Não dá para acreditar que a História do povo hebreu seja uma farsa montada, pois todas as profecias deste povo se cumpriram e estão se cumprindo.

hahah te surpreendeu Luis?? Mais uma coisa sem pé nem cabeça
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1157 Online: 21 de Dezembro de 2008, 13:49:37 »
Longe disso.  Você frequentemente me surpreende.  Não me convence, é claro, mas me surpreende com certeza!
Voce também as vezes me surpreende.
Noto que voce está longe de se convencer. Vejam só seu argumentos abaixo:
Moisés (ou os autores que o inventaram) propunha o monoteísmo, sim.  Isso só mostra que não era monoteísmo o que havia naquele momento.
O cara que escreveu ensinou o monoteísmo e politeísmo ao mesmo tempo?
Voce mesmo se contradiz em suas explicações.
Você sabe que a tradição judaico-cristã alega que Moisés vivia no Egito e foi criado desde bem novo como neto adotivo do Faraó, espero...  está nos dois primeiros livros da Bíblia, afinal de contas.
Portanto, o que você quer dizer por "sair de sua terra" para "voltar" ao Egito?  Está falando de alguém que não seria Moisés?
Moisés também fugiu para midiã e lá se casou. Com 80 anos de idade Deus lhe apareçeu no meio de uma sarça ardente.
Sim, seria mais evidente que é mito e não necessariamente fato real, se é isso que você está perguntando.
Se não é mito então é fato real.
Pelo contrário, é extremamente fácil acreditar que seja lenda.  Apenas uma entre várias outras, como há também lendas sobre as origens de gregos, romanos, japoneses, hindus e tantos outros.
Conheçe todas as profecias que se cumpriram?
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1158 Online: 21 de Dezembro de 2008, 13:54:02 »
Er... Mestre,
Oa livros da Bíblia tem mais de um autor, que foram acrescentando dados à revelia de nossa vontade e da lógica!
Qual a profecia que não deu certo?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1159 Online: 21 de Dezembro de 2008, 13:54:45 »
Longe disso.  Você frequentemente me surpreende.  Não me convence, é claro, mas me surpreende com certeza!
Voce também as vezes me surpreende.
Noto que voce está longe de se convencer. Vejam só seu argumentos abaixo:
Moisés (ou os autores que o inventaram) propunha o monoteísmo, sim.  Isso só mostra que não era monoteísmo o que havia naquele momento.

Nossa, o Erivelton não consegue interpretar um texto. Isso realmente não me surpreende. Como é aquele termo mesmo? alguma coisa funcional? :twisted:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1160 Online: 21 de Dezembro de 2008, 13:56:40 »
O autor inventa um monte de genealogias e até publica o desenho das árvores genealógicas.
Ganhar fama. Só isto.
No caso dos hebreus muitas das cidades foram provadas pela história.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #1161 Online: 21 de Dezembro de 2008, 13:59:40 »
Ganhar fama. Só isto.

Mestre,

A Bíblia mescla fatos reais e imaginários.
   Os fatos reais são acidentes geográficos, por exemplo. ( Monte Ararat )
   Mas outras mitologias também o fazem.
   OS EVENTOS são mitológicos, imaginátios... Dilúvio, por ex.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #1162 Online: 21 de Dezembro de 2008, 14:15:12 »
Tchau, Erivelton.  Cansei de surrar cavalo morto.  Até algum dia.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1163 Online: 21 de Dezembro de 2008, 16:38:24 »
Não. É você que tem a mente tão fechada pela fé cega que não entende o óbvio e distorce o que os outros disseram porque não pode se permitir aceitar uma coisa que abale sua fé.

Vou tentar explicar: se Moisés pregava o monoteísmo aos hebreus e condenava os politeístas, é sinal de que havia politeístas.
Moisés também fugiu para midiã e lá se casou. Com 80 anos de idade Deus lhe apareçeu no meio de uma sarça ardente.
E o que tem isto a ver com a história? A sarça ardente vem depois.
Conheçe todas as profecias que se cumpriram?
Alguma se cumpriu?
Já conheço muitas alegações sobre profecias bíblicas. Vamos ver se você inventa uma nova para a minha lista.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1164 Online: 21 de Dezembro de 2008, 16:43:17 »
Ganhar fama. Só isto.
New York existe. Já está comprovado. Isto prova que o King Kong existiu?
Quer dizer que se algumas coisas na Bíblia são verdade então todo o resto necessariamente é?
Se Tóquio existe, então o Godzilla existe?
Se a mitologia grega fala de um monte de cidades que existiram então seus deuses existiram?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1165 Online: 21 de Dezembro de 2008, 16:47:11 »
Qual a profecia que não deu certo?
Aquela que disse que Nabucodonosor destruiria Tiro e Egito. Não aconteceu.
Também disseram que o messias libertaria Judá dos assírios. Os assírios não conquistaram Judá e já não mais existiam quando Jesus nasceu.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1166 Online: 21 de Dezembro de 2008, 23:19:18 »
Tchau, Erivelton.  Cansei de surrar cavalo morto.  Até algum dia.
Depois desta só mesmo um sumiço para repensar seus argumentos.
Até algum dia.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1167 Online: 21 de Dezembro de 2008, 23:40:07 »
Citação de luís: Moisés (ou os autores que o inventaram) propunha o monoteísmo, sim.  Isso só mostra que não era monoteísmo o que havia naquele momento.
Citação de fernando: Vou tentar explicar: se Moisés pregava o monoteísmo aos hebreus e condenava os politeístas, é sinal de que havia politeístas.
E daí?
O que o verdadeiro monoteísmo ensinado tem haver com alguns idólatras?
Por causa destes infiéis prova que o politeísmo era ensinado pela lei?
A questão aqui seria saber o que a lei ensina e não o que os pecadores fazem.
A lei diz: Não terás outros deuses diante de mim, mas uma grande minoria revoltada contra moisés fundiu as argolas e fez um bezerro de ouro.
Moisés mandou matar a todos e 3000 pessoas foram mortas porque recusaram a seguir a moisés.
Porque distorcer a verdade monoteísta em politeísmo se isto não é ensinado?
O erro de alguns vai invalidar a verdade monoteísta?
Pensem antes de afirmar alguma coisa, pois estes argumentos tão fracos levam a muitos pensarem que moisés ensinava os dois conceitos. Parem com isto  :enjoo:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1168 Online: 21 de Dezembro de 2008, 23:44:00 »
New York existe. Já está comprovado. Isto prova que o King Kong existiu?
Quer dizer que se algumas coisas na Bíblia são verdade então todo o resto necessariamente é?
Se Tóquio existe, então o Godzilla existe?
Se a mitologia grega fala de um monte de cidades que existiram então seus deuses existiram?
Se o teu caso é provas porque ainda discute religião?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1169 Online: 22 de Dezembro de 2008, 00:08:19 »
Eu invejo a paciência do Luis e do Fernando.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1170 Online: 22 de Dezembro de 2008, 07:39:42 »
Eu invejo a paciência do Luis e do Fernando.
Isto não é normal entre ateus?

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #1171 Online: 22 de Dezembro de 2008, 07:57:19 »
Bom dia Mestre!

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1172 Online: 22 de Dezembro de 2008, 08:06:33 »
Dez Maiores Descobertas da Arqueologia Bíblica
O arqueólogo Walter Kaiser enumera as seguintes descobertas como sendo as dez mais importantes da arqueologia Bíblica:
1. Os amuletos de Ketef Hinnon, contendo o mais antigo texto do Antigo Testamento (séc. VII a.C.);
2. O Papiro John Rylands, contendo o mais antigo texto do Novo Testamento (125 A.D.);
3. Os manuscritos do Mar Morto;
4. A pintura de Beni Hasan, revelando como era a cultura patriarcal 19 séculos antes de Cristo;
5. A estrela de basalto de Dã, descoberta em 1993, que provou, sem sombra de dúvidas, a existência do rei Davi;
6. O tablete 11 do épico de Gilgamés, descoberto, em 1872, por George Smith, que provou a antigüidade
do relato do dilúvio;
7. O tanque de Gibeão (mencionado em 2 Samuel 2:13 e Jeremias 41:12), descoberto em 1833, por Edward Robinson;
8. O selo de Baruque, descoberto em 1975, provando a existência do secretário e confidente do profeta Jeremias;
9. O palácio de Sargão II, rei da Assíria mencionado em Isaías 20:1, descoberto em 1843, por Paul Emile Botta, de cuja existência os historiadores seculares duvidavam até essa descoberta;
10. O obelisco negro de Salmaneser.

O que diz a profecia hebraica?

Deut. 18:15 O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis.
Jesus libertou o povo de israel da escravidão romana como moisés tirou o povo do Egito?
Qual foi a semelhança entre Jesus e Moisés?
Quem acreditaria neste Jesus a não ser pelos milagres que realizou?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1173 Online: 22 de Dezembro de 2008, 08:10:06 »
Bom dia Mestre!
Bom dia.
Para voce a religião judaica sempre foi monoteísta ou tem alguma prova de que isto não foi verdade?

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #1174 Online: 22 de Dezembro de 2008, 08:14:24 »
Provavelmente passaram por um politeísmo, como todas as religiões, mas compreendo "anjos" e "gigantes" e "profetas" como seres sobrenaturais, portanto uma forma velada de politeísmo... Quem garante que mesmo hoje, eles não tenham uma certa "idolatria" a estes personagens? Católicos são certamente politeístas! ( Já viu quantos santos?)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!