Erivelton, a própria Tanak afirma isso. Lembra do que o povo judaico fez enquanto Moisés coletava os textos originais dos dez mandamentos? E lembra como era enunciado o texto do mandamento sobre outros deuses?
Por que proibir o culto a outros deuses se não houvesse no público em questão quem estivesse disposto a crer em outros deuses? Que povo estritamente monoteísta cria um deus de culto enquanto seu profeta está longe da vista?
Luís voce é uma cara inteligênte e sabe qual será minha resposta. Voce apenas arrumou argumentos para favorecer evidências que o povo de moisés eram politeístas. Isto é pura mentira.
O que Deus disse a moisés:
EU SOU O QUE SOU. É difícil compreender isto.
O nome de Deus não foi dado para ser considerado com qualquer outra figura mitológica.

Caia na real luís. Quem teria a idéia de achar este nome para Deus?
Como moisés iria a faraó sem nenhum exército dizer que Deus lhe apareceu para livrar seu povo?
Quem acredita nisto?
Um homem velho com 80 anos de idade iria sair da sua terra para voltar no Egito e libertar um povo?
Porque não escolheram um
jovem guerreiro gigante que soltava fogo pela boca? Se fosse assim dava para acreditar em mitologia. Não?
Se esta história aconteceu como estes teriam saído da escravidão egípcia?
As 10 pragas do Egito aconteceram?
O mar vermelho se abriu?
Deus realmente falou com moisés?
Enfim esta história é verdadeira?
Alguns dos hebreus se revoltaram por estar num deserto e criaram um belzebu entre o povo para fazer deuses segundo a mitologias dos outros povos. A grande maioria não aceitou e esperou por moisés.
A lei diz: Não terás outros deuses diante de mim. Foi um único Deus que se apresentou a Abraão e não deuses.
Para que distorcer uma religião monoteísta em politeísmo?
Não dá para acreditar que a História do povo hebreu seja uma farsa montada, pois todas as profecias deste povo se cumpriram e estão se cumprindo.