Erivelton, por que um povo estritamente monoteísta chamaria seu Deus, entre outros nomes, por "Elohim", que é um substantivo no plural?
Olha, existe um estudos a respeito desta frase usada. Eu particularmente compreendo
que a frase usada é para mostrar um poder imenso e fantástico de um unico Deus.
Se o sentido fosse deuses o monoteísmo hebreu não teria ensinado da forma como ensinou.
Elohim é uma palavra flexionada no plural, mas também usada no sentido singular. Elohim = deuses, deus / Elohá = Deus
http://pt.wikipedia.org/wiki/Elohim
Por que uma escritura proibiria um povo que já é supostamente monoteísta de cultuar outros deuses?
Porque o mundo pagão criou deuses que não existiam.
"Seja ela qual for"?!? Mesmo? Por que?
Não. A esta altura minha motivação é uma forma mórbida de curiosidade.
Vou ter partir de um princípio para lhe explicar isto:
Deus nunca proibiu que os povos pagãos adorassem a seus deuses. Eles tinham as suas crenças religiosas e Deus nunca foi lá para dizer que era proibido.
Com os hebreus a história foi outra, onde havia um plano predestinado para servir de exemplo a todos os povos.
Qualquer religião tem um básico que é amar seu semelhante. Isto é quando o religioso é realmente praticante.
Veja um bom espírita, um católico, islamita, budista, etc...Se todos contribuírem para o bem humano Deus está aí para aceitar.
Nos tempos antigos só existia a lei de moisés, as religiões pagãs e não havia cristianismo.
Então onde estaria a lógica de se dizer que só Jesus salva? E os que viveram antes de Jesus não serão salvos?
Observe então que a salvação é individual independente de religião.
A bíblia diz que Jesus não vem buscar uma igreja X e que todos serão reunidos em sua presença. Alí ele vai levar os bons dentre os maus independente se pertencem a uma religião X ou Y. Estes escolhidos fazem parte de um reino particular na qual Jesus disse que não fazia parte deste mundo. A verdadeira religião está dentro de nós e por isto defendo que a religião faz o homem de bem se ele seguir fielmente.
Esta é a minha visão de acôrdo com o que tenho entendido.
Se algum cristão é contra o que estou falando deverá responder algumas perguntas minhas.
É melhor ver um religioso na igreja do que está em algum outro lugar tendo a mente aberta para praticar violência.