Autor Tópico: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton  (Lida 166960 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #1225 Online: 23 de Dezembro de 2008, 10:59:19 »
brigado por ilustrar meu ponto, Erivelton.
Eu não sei se dei algum vacilo mas a minha intenção era dizer que um Deus que ama faz tudo para o bem. Não foi por causa dos deuses que Houve a guerra.

O seu vacilo é confundir a ilusão com a realidade.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1226 Online: 23 de Dezembro de 2008, 11:36:10 »
Dantas este negócio de Deus, bíblia sagrada, Jesus Cristo, filho de Deus, amar a deus e ao próximo, ressurreição e céu eterno foram criados para um povo separado que deseja acreditar. Quem não quiser existem vários outros caminhos.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #1227 Online: 23 de Dezembro de 2008, 11:59:20 »
Nesse caso, qual é mesmo seu objetivo aqui?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1228 Online: 23 de Dezembro de 2008, 13:27:39 »
Dantas este negócio de Deus, bíblia sagrada, Jesus Cristo, filho de Deus, amar a deus e ao próximo, ressurreição e céu eterno foram criados para um povo separado que deseja acreditar. Quem não quiser existem vários outros caminhos.

Nesse caso esse deus tribal, alem de sádico e vingativo como confirmado pela biblia ainda é muito sacana...deixa uns 5 bilhões de seres humanos condenados ao inferno só porque não fez questão de ser conhecido por eles... Muito esclarecedor!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1229 Online: 23 de Dezembro de 2008, 15:43:39 »
Citação de: Luis Dantas
Pois é. Ele só mandou matar todo mundo, homens, mulheres e crianças.
Foi por causa de eles adorarem seus deuses?
Não coloque mulheres e crianças para justificar que Deus seja um mostro. Faz isto com segundas intenções, pois um Deus que ama não faz tudo para o bem.
A vida não tem fim só neste planeta. O juiz de tudo sabe se lidar com aquilo que criou.
Obrigado por ilustrar meu ponto, Erivelton.

Citação de: Erivelton
Eu não sei se dei algum vacilo mas a minha intenção era dizer que um Deus que ama faz tudo para o bem. Não foi por causa dos deuses que Houve a guerra.
O que você disse é que, se foi Deus que matou ou mandou matar um povo inteiro, cidades inteiras,  homens, mulheres e crianças, então está tudo bem e não devemos discutir.

Bem, aceite você, se quiser. Talvez esta crença maluca ajude você a suportar melhor as coisas ruins que lhe aconteceram, mas eu nunca vou aceitar. Se o seu deus existir e for mesmo deste jeito, ele é um monstro.

Posso ter medo dele, posso sentir ódio, mas nunca vou sentir amor por ele.
Ainda bem que ele não existe.

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #1230 Online: 23 de Dezembro de 2008, 19:33:26 »

Engraçado... Eu sempre pensei assim... Deus eh ruim demais pra ser verdade.
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #1231 Online: 23 de Dezembro de 2008, 23:42:33 »
Bom dia Mestre!
Bom dia.
Para voce a religião judaica sempre foi monoteísta ou tem alguma prova de que isto não foi verdade?
Todos os povos cananeus começaram com religiões politeístas, os hebreus foram um deles.
Os nomes usados na Bíblia para designar Deus não são simples atributos a uma divindade, são nomes de diversos deuses.
Havia também deusas, e  em várias passagens da Bíblia repreende-se o culto à "rainha dos céus", uma delas.
No tempo em que pode ter vivido um Abraão acreditava-se na existência de vários deuses, mas cada família cultuava um ou alguns    deles. Assim IHVH era o deus de Abraão, o único cultuado por ele e sua família.
Em momento posterior é que se implantou o monoteísmo no lugar dessa monolatria.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #1232 Online: 23 de Dezembro de 2008, 23:46:34 »
Provavelmente passaram por um politeísmo, como todas as religiões, mas compreendo "anjos" e "gigantes" e "profetas" como seres sobrenaturais, portanto uma forma velada de politeísmo... Quem garante que mesmo hoje, eles não tenham uma certa "idolatria" a estes personagens? Católicos são certamente politeístas! ( Já viu quantos santos?)
Quem estuda o catolicismo sabe que Roma por questões políticas modificou toda a estrutura do verdadeiro cristianismo. Isto não prova que os hebreus eram ou já foram politeístas.
Eu gostaria de ver provas concretas.
Achei uma imagem que me foi apresentada alguns anos atrás, uma representação de IHVH e sua esposa Asherah.
Detalhe, aprendi estas informações numa aula de escola dominical de igreja, não em site anti-religioso. O passado politeista do judaismo é conhecido e reconhecido.
http://www.classicalhebrewblog.com/2008/05/25/married-deities-asherah-and-yahweh-in-early-israelite-religion/

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #1233 Online: 24 de Dezembro de 2008, 00:00:21 »
E quanto às "cidades provadas pela arqueologia", você sabe que Nazaré foi construída para "provar" os Evangelhos retroativamente, certo?
Luiz, explique esta parte melhor pois eu não sabia disto....
Repito minha resposta a tópico semelhante:
A história do nazareno é mais um caso de tradução mal feita. Explico:

Os autores do novo testamento sempre procuraram ancorar seus textos em profecias do velho testamento, mas como eram judeus helenistas só conheciam o VT na versão grega (septuaginta).
Uma profecia de Isaias dizia que um novo rebento (ou broto) nasceria, referindo-se ao novo rei. Broto, ou renovo, em hebraico é nedzer, na versão grega não se traduziu esta palavra, mas criou-se uma parecida que soava grego, nasrani. Os autores do NT interpretaram esta palavra como significando nazareno, daí começa o rolo.
Fazendo Jesus ser nazareno, de Nazaré, aldeia de no máximo 50 pessoas na época, criava-se uma contradição com outra profecia segundo a qual o mashiah deveria nascer na cidade de Davi (Jerusalém). Para resolver esse impasse apelou-se para uma viagem em resposta ao recenceamento romano.
E por aí vai, a fuga para o Egito também é relatada para responder a uma frase do VT (...do Egito me tiraste...). Tudo problema de tradução e interpretação.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1234 Online: 24 de Dezembro de 2008, 09:08:48 »
Agora existem vários, mas meu objetivo principal no momento é deixar a vontade os que não querem realmente debater o assunto.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1235 Online: 24 de Dezembro de 2008, 09:15:19 »
Nesse caso esse deus tribal, alem de sádico e vingativo como confirmado pela biblia ainda é muito sacana...deixa uns 5 bilhões de seres humanos condenados ao inferno só porque não fez questão de ser conhecido por eles... Muito esclarecedor!!!
Para se tornar um mestre na palavra é preciso estudar muito e mesmo assim nem tudo será entendido.
Isto é uma afirmação.
Se for, prove?
Se me disser que não existe, quem te falou isto?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1236 Online: 24 de Dezembro de 2008, 09:27:04 »
O que você disse é que, se foi Deus que matou ou mandou matar um povo inteiro, cidades inteiras,  homens, mulheres e crianças, então está tudo bem e não devemos discutir.
Bem, aceite você, se quiser. Talvez esta crença maluca ajude você a suportar melhor as coisas ruins que lhe aconteceram, mas eu nunca vou aceitar. Se o seu deus existir e for mesmo deste jeito, ele é um monstro.
Se não quer aceitar o direito é todo seu.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1237 Online: 24 de Dezembro de 2008, 09:34:15 »
Pessoal, o que eu aprendi no cristianismo de acordo com o novo mandamento de Cristo me tornou uma pessoa capaz de compreender todo o mistério das escrituras.
O novo testamento ensina que cada um será julgado segundo as suas obras.
Mateus 16:27 Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras
Apocalipse 20:13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras

1 Coríntios 3:13 A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Tiago 2:18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras
Diante destes versículos acima voltar ao velho testamento:
Onde está escrito que Deus proibia os povos não hebreus a adorarem seus deuses?
Observem que Deus não força a barra para ninguém aceitar seus propósitos predestinados. Cada um busque fazer o bem dentro daquilo que possuem em suas boas obras.
Antigamente não existia Jesus Cristo e então cai por terra a doutrina que só aceitando Jesus é que salva. E os que viveram antes de Jesus?
Para os que possuem as suas leis próprias a bíblia afirma:
Romanos 2:15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
No tempo de Jesus ele também não forçou a barra para ninguém segui-lo e quando alguns de seus seguidores o deixaram ele se dirigiu aos seus discípulos e disse:
João 6:
66    Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.
67    Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
68    Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
69    E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.
70    Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo.
71    E isto dizia ele de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque este o havia de entregar, sendo um dos doze.
Em outra ocasião ele ensinou que ao entramos em alguma cidade e ninguém os aceitasse que sacudissem o pó de vossos pés e se retirassem dela.
Então amigos eu me pergunto: Porque insistir com pessoas que não querem ouvir?
Por isto ontem fiz um exame sobre o que aprendi e de agora por diante só vou conversar com pessoas que realmente querem debater o assunto.
A salvação é individual independente de posição religiosa. Voce pode ser ateu, cristão mulçumano, budista, macumbeiro etc...Cada um será julgado sergundo as suas obras.
Ninguém é forçado a acreditar ou aceitar o que outro diz.
Deus em sua onisciência projetou um plano para facilitar as coisas, mas estes ultimos tempos serão realmente difíceis.
No mais estarei a disposição de tantos quantos vierem.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2008, 09:37:25 por Erivelton »

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1238 Online: 24 de Dezembro de 2008, 09:41:22 »
Engraçado... Eu sempre pensei assim... Deus eh ruim demais pra ser verdade.
As obras de Deus são estas.
Nunca entenderemos o porque tudo tinha que ser assim, mas trocando isto em miúdos posso conceber a idéia de que a dor pode durar uma noite mas a legria vem ao amanheçer.
Se existe uma eternidade ela vai responder a todas as perguntas na qual não entendemos hoje.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1239 Online: 24 de Dezembro de 2008, 09:43:02 »
Sinceramente não vejo muita diferença nesse tópico para os tópicos fechados do Famado...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #1240 Online: 24 de Dezembro de 2008, 09:43:53 »
Agora existem vários, mas meu objetivo principal no momento é deixar a vontade os que não querem realmente debater o assunto.

Por que você se preocupa com quem não quer debater o assunto?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1241 Online: 24 de Dezembro de 2008, 10:02:53 »
O passado politeista do judaismo é conhecido e reconhecido.
Encontrei isto:
http://br.geocities.com/tgomame/trabalhos/judaismo.htm
Os hebreus na Antiguidade
Das Origens

É certo que podemos dizer que os antepassados dos hebreus vieram da região da Mesopotâmia (terra entre rios).
A Bíblia diz que os antepassados do povo hebreu tiveram origem nessas terras, as terras entre os rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia). 
Temos fortes provas que os hebreus descendem de povos mesopotâmicos. Uma das evidências que podemos destacar é o fato da própria língua falada pelos hebreus (o hebraico) pertencer ao grupo de línguas semíticas. Essas línguas semíticas, dentre as quais podemos citar o aramaico, o acádio, o árabe e o hebraico, têm origem na Mesopotâmia.
Outra evidência notada pelos historiadores, é que vários aspectos da cultura hebraica podiam ser percebidos também nas culturas dos povos mesopotâmicos. Um exemplo é o mito hebraico da Arca de Noé – onde um grande dilúvio causado pela ira de Deus inunda toda a terra, acabando com quase toda a população, exceto a família de Noé, que construindo uma enorme arca, consegue escapar do castigo divino. – Encontramos um mito sumério muito parecido com o hebraico. Esse mito sumério diz que Ziusudra constrói um grande barco, fala de uma grande devastação causada por uma inundação e da tarefa de Ziasudra de reconstruir o mundo.
Além disso, Abrão, um patriarca hebreu, era originário da cidade de Ur dos Caldeus, na Mesopotâmia. Esses fatos nos fazem crer na origem mesopotâmica do povo hebreu.
Contudo, demarcamos o início da civilização hebraica na era dos Patriarcas.
Os Patriarcas
Foi através da figura dos patriarcas que o povo hebreu teria emigrado da Mesopotâmia para a região então chamada de Canaã (atual Palestina). A Bíblia personifica esses patriarcas nas pessoas de Abrão, Isaque e Jacó. Deus teria chamado Abrão para viver numa nova terra e prometido uma descendência numerosa. 
Os patriarcas eram líderes clãnicos. Esses clãs eram seminômades e viviam da criação de animais e da agricultura. Viveram na região da Palestina  com paz, até que uma crise econômica obrigou a Jacó ir ao Egito em busca de alimentos (por volta do séc. XIV a.C). No Egito, os hebreus foram bem recebidos, pois o filho do patriarca Jacó (José) era governador e tinha o prestígio do faraó. Porém, com a morte de José e a subida de um novo faraó ao poder, os hebreus são escravizados e permanecem assim por muitos anos.
Muitos dizem que foram os escravos hebreus responsáveis pela construção das cidades faraônicas e de obras como algumas pirâmides.

Abraão pertencia a uma cultura politeísta, mas ele particularmente acreditava no Deus único que seus antepasados adoravam. Pelo que temos informações veio da geração de Sem(filho de Noé) na qual também também surgiu os hebreus. Esta geração tinha traço de monoteísmo na qual Abraão também veio a possuir. Os hebreus mesopotâmicos adoravam aos deuses e daí surgiriam os povos semitas que gerariam os israeelenses.
Os israelenses eram chamados de hebreus porque se originaram dos semitas(veio dos hebreus), mas o povo de Israel prometido a Abraão nunca foram politeístas. Podemos assim então dizer que a tribo de Abraão era monoteísta.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1242 Online: 24 de Dezembro de 2008, 10:08:46 »
Por que você se preocupa com quem não quer debater o assunto?
Porque Deus repeita a opinião alheia e não vale ficar insistindo com pessoas que não querem entrar num debate para trocas de idéias sem nenhum fanatismo pessoal.
Eu leio todos os argumento e dou minhas repostas, mas quando recebo as respostas elas vem com um gosto de ironia.
Ateus são engraçados. Enquanto possuem respostas ficam no debate, mas quando elas acabam apelam para as provas.
Quem aqui disse que tem provas?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1243 Online: 24 de Dezembro de 2008, 10:09:31 »
Estou indo trabalhar e desejo a todos um FELIZ NATAL.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #1244 Online: 24 de Dezembro de 2008, 10:15:12 »
Erivelton, quem não quer debater o assunto nem vai dar as caras no tópico.

Quem quer já reluta... :)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1245 Online: 25 de Dezembro de 2008, 10:04:23 »
Erivelton, quem não quer debater o assunto nem vai dar as caras no tópico.

Quem quer já reluta... :)
É verdade. :)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #1246 Online: 25 de Dezembro de 2008, 10:14:01 »
Repito minha resposta a tópico semelhante:
A história do nazareno é mais um caso de tradução mal feita. Explico:
Os autores do novo testamento sempre procuraram ancorar seus textos em profecias do velho testamento, mas como eram judeus helenistas só conheciam o VT na versão grega (septuaginta).
Uma profecia de Isaias dizia que um novo rebento (ou broto) nasceria, referindo-se ao novo rei. Broto, ou renovo, em hebraico é nedzer, na versão grega não se traduziu esta palavra, mas criou-se uma parecida que soava grego, nasrani. Os autores do NT interpretaram esta palavra como significando nazareno, daí começa o rolo.
Fazendo Jesus ser nazareno, de Nazaré, aldeia de no máximo 50 pessoas na época, criava-se uma contradição com outra profecia segundo a qual o mashiah deveria nascer na cidade de Davi (Jerusalém). Para resolver esse impasse apelou-se para uma viagem em resposta ao recenceamento romano.
E por aí vai, a fuga para o Egito também é relatada para responder a uma frase do VT (...do Egito me tiraste...). Tudo problema de tradução e interpretação.
Interpretação típica de quem quer criar algo para descrer.
Tem textos documentados para analisar a questão?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #1247 Online: 25 de Dezembro de 2008, 10:17:37 »
Você SABE que ele é cristão, certo?

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #1248 Online: 25 de Dezembro de 2008, 14:57:01 »
555555555550000000000000000000000000

EHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

PARABÉNS A TODOS VOCÊS QUE TORNARAM ISSO POSSÍVEL... :clapping: :monkey: :monkey:

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1249 Online: 25 de Dezembro de 2008, 22:56:09 »
Para se tornar um mestre na palavra é preciso estudar muito e mesmo assim nem tudo será entendido.
Isto é uma afirmação.
Se for, prove?
Se me disser que não existe, quem te falou isto?

Então estude mais para entender, Erivelton...está bem claro!!!

A propósito, é voce que afirma que existe um ser mitologico inventado na idade do bronze, cabe a voce provar sua alegação...coisa que até agora voce não chegou nem perto de fazer...Ao contrario, só está contribuindo com o pensamento critico mostrando que essa ideia não se sustenta!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!