Definir o conceito de vida é algo bem diferente de definir um critério epistemológico válido. Por isso sua pergunta não faz sentido.
A dos ateus então faz?
De qual pergunta específica você está falando?
Quem afirma que a vida em sí não tem sentido mas que apenas possuímos uma ferramenta para sobreviver?
Isto não é um pensamento epistemológico?
Não, infelizmente não é, porque "sentido da vida" não é um conceito objetivo. Escapa portanto aos domínios da ciência e da epistemologia.
Faça-me o favor de me responder qual a definição de vida sem qualquer intenção filosófica.
Vida é a presença simultânea da capacidade de se nutrir e de manter distinto do meio ambiente externo em um organismo físico com fronteiras bem definidas.
Que conceito diferente de vida é esta na qual falou?
Uh?
Porque minha pergunta não faz sentido se nem a ciência tem a definição de conceito de vida?
A ciência não
precisaria ter uma definição de conceito de vida. Mas mesmo que precisasse e não tivesse, isso não emprestaria às suas perguntas um sentido que elas não tem.
Nada contra filosofia contemplativa, mas que é outro assunto, isso lá é.
É outro assunto que invalida que qualquer verdade atéia.
"Qualquer verdade atéia", imagino, é a afirmação de que Deus não existe (ou, no caso do ateísmo fraco, que sua existência é improvável). Essa, afinal, é a única afirmação que une os ateus.
Não consigo imaginar como a contemplação a invalidaria, até porque conheço muitos contra-exemplos. Além do mais, contemplação NÃO TEM ESSE PODER de "invalidar verdades atéias".
Estamos todos num mesmo barco e existe aqueles que creem e os que não creem. No entanto a verdade pode estar muito além escondida de nossa imaginação.
Ou as coisas podem simplesmente ser o que parecem ser.