Caro Luís Dantas - boa noite.
Não sei o que seria um ótimo desenhador inteligente, já que o Design Inteligente é uma proposta falida desde a concepção, então você até pode estar certo.
De facto posso realmente estar, ou não estar certo... Todavia prefiro estar certo. E se prefiro estar certo, vejo-me obrigado a discordar da sua opinião, de que a proposta do Desenho Inteligente, está falida desde a concepção.
Os meus motivos são os seguintes: O ser humano é um desenhador razoavelmente inteligente em evolução, em vias de se tormar óptimo enquanto tal. A partir desta opinião teço as seguintes conjecturas. O Homem está tentando compreender as leis da Natureza, para melhor poder agir sobre ela e sobre si próprio, como demonstram as investigações sobre o código genético, ou código da vida, isso para mim, é quase como dizer: A nossa espécie está interessadíssima em tomar os comandos da “Selecção Natural”, ou tentando tudo para o fazer.
Se esse processo natural, não é controlado nem descontrolado, mas apesar de tudo parece ser auto-regulado, e essa auto-regulação não é inteligente nem deliberada, mas mesmo assim não é considerada casual, isso para mim, é quase como dizer…
Eis que está aí um “Designóide” que se comporta como se fosse um “Design”- todavia estranhamente - apresenta comportamentos que eu considero inteligentes, uma vez que é inteligível e parece susceptível, de ser previsível, e servir de modelo de maquinismos intencionalmente projectados. (citando algumas frases de Richard Dawkins)
Sendo assim, uma vez que uma das características psicológicas mais demarcadas do ser Humano, é a tentativa de comandar ou controlar, tudo o que seja passível de ser dirigido, a começar pela sua própria espécie, então afigura-se-me como óbvio, que qualquer dia o Homem, estará tranquilamente aos comandos da “Selecção Natural”; e o que em determinado momento era “Designóide”, transforma-se por intromissão humana em “Design”. Uma vez que simpatizo com o Panteísmo…
Ora eu estou de acordo que não existe criação, dado que para mim a Natureza é Algo absoluto e auto-existente; ou seja, é a rigor a razão porque existem determinados indivíduos, que se afirmam crentes num ser “omnipotente, omnipresente, e se presumivelmente omnisciente” e Etc.
Portanto – eu afirmo estas coisas – porque, se a Natureza a bordo deste Planeta, gerou génios fantasticamente inteligentes, que se esforçam obstinadamente por a entender, então é porque provavelmente também o é. Apesar dela não ser ninguém…!?!...
==========================================================
Especulando realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado – artur.