Buckaroo, quando dizemos que o tempo é uma ilusão, eu entendo que dizemos que o tempo como nós entendemos instintivamente é uma ilusão. Sendo específico, a parte 'ilusória' é o item ii citado pelo Dr. Manhattan.
Para nós, tempo é algo externo às coisas, que é algo que existe em função de si próprio, como se houvesse um relógio imaginário no mundo, sempre pra frente. Pra gente entender uma coisa significa, antes de tudo, situá-la no espaço e no tempo. Vamos usar o seu exemplo:
Esse tipo de volta no tempo para mim não parece lá muito "convincente". Então se eu jogo água de um copo em outro, e depois de volta ao primeiro, fiz uma pequena experiência de volta no tempo, na minha cozinha? (não eu, mas do "ponto de vista" da água e dos copos).
Se, do ponto de vista do copo e água, todo o mundo externo era inacessível e sem interação com ele, e supondo que a situação antes e depois é até microscopicamemnte igual, antes e depois não há uma experiência que um habitante do mundo aquático pudesse fazer para dizer que o tempo passou. Então, de um ponto de vista prático, podemos dizer que o tempo não é "uma coisa", mas uma propriedade de coisas.
Analogamente para o espaço: se não houvesse nada, haveria espaço? Existe um espaço esperando as coisas ocuparem um lugar nele? Se entendemos que espaço é uma propriedade das coisas, a resposta é não. Espaço e tempo é uma forma das coisas se relacionarem, mas, sem coisas, sem espaço-tempo.
Até agora, isso não é física, é a visão de Leibniz do tempo: isto é, para falarmos do tempo de um evento, precisamos de outro evento, ao qual relacionaremos com o primeiro, dizendo se ele ocorreu antes, durante ou depois. Podemos sobretudo quantificar o processo. De qualquer forma, "tempo" aqui é o conjunto de tais relações temporais entre eventos. Mas sem eventos, sem tempo.
Einstein gostava bastante dessa visão de espaço/tempo, e criou a relatividade restrita e geral inspirado em tais princípios*. Se a relatividade geral é realmente uma teoria que fala do espaço/tempo como sendo uma propriedade de objetos? Acho que não, já que existe uma solução para o universo na relatividade geral que é um vácuo girante, como um "espaço" existindo em si**.
* Por curiosidade, Newton não concordava com elas de jeito nenhum, e tem correspondência dele com Leibniz sobre o assunto e tudo.
** Estou falando de uma coisa que ouvi nos corredores, nunca estudei Relatividade Geral.
Finalmente, o que eu comentei no meu post é um teorema, chamado o Teorema da Recorrência de Poincaré, que diz que as coisas um dia irão retornar exatamente para onde estavam, indicando um "tempo cíclico", por mais que possa demorar pra caralho (muito mais que a idade do universo mesmo para um sistema bobo de gases em uma caixa, se me lembro bem). É essa ilusão: o tempo não é algo "que vai pra frente".
É um teorema da mecânica clássica e tudo o mais, vale dizer.