Gente, qual o fundamento de afirmar que a luz pode ser observada tanto como onda e como partícula? Se no arco-íris eu vejo os espectros, onde eu observo as particulas?
A natureza corpuscular da luz (seu comportamento como partícula) aparece, por exemplo, na
Radiação de corpo negro que é, basicamente, o fenômeno que faz com que objetos aquecidos fiquem vermelhos, depois amarelos, eventualmente brancos. Qualquer corpo a uma certa temperatura emite luz de acordo com um certo espectro de emissão:
A única maneira de explicar por que esse espectro é da forma que é se baseia no fato de a luz ser formada por pacotes de energia fixa (proporcional à frequência da luz), que se comportam como partículas. Se não for esse o caso, não dá pra reproduzir o espectro experimental.
Outro fenômeno em que a natureza corpuscular da luz aparece é o
efeito fotoelétrico, em que a luz é absorvida por um metal em pacotes discretos, cuja energia também depende do comprimento de onda da luz, da mesma forma que na radiação de corpo negro.
Sabendo a forma que esta interação se dá, não seria, talvez, possivel reverter a situação e encontrar outras partículas que se comportam como ondas?
Sim, é. Essa é a base da mecânica quântica.
De fato, dá pra observar fenômenos
exclusivos de sistemas ondulatórios, como a
difração em partículas de matéria, como elétrons e até átomos.