Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177310 vezes)

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #1225 Online: 28 de Janeiro de 2014, 14:37:08 »
A melhor parte: ilusão da "passagem do comprimento".

:lol:

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1227 Online: 28 de Janeiro de 2014, 14:41:04 »
Não, não! Ingenuamente pensei nos seres unidimensionais refletindo sobre a "passagem do comprimento".

Mas já que você falou em duplo sentido,...
A risada se repete...
Agora maior  :biglol:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1228 Online: 31 de Janeiro de 2014, 00:59:44 »
Outra pergunta.

É possível fazer analogia da velocidade constante da luz com geocentrismo, ou heliocentrismo, ou qualquer simplificação matemática que tenha um "centro" de referência, e sustentar (com lógica/embasamento, e não feito um idiota que não faz a menor idéia do que fala) que seria matematicamente possível um modelo que descrevesse as mesmas relações/previsões, mas sem no entanto ter a luz como constante, com quaisquer outros "ajustes" necessários.

A analogia que pensei na verdade era a idéia da "Terra oca côncava":

Citação de: WP
Gardner notes that "most mathematicians believe that an inside-out universe, with properly adjusted physical laws, is empirically irrefutable". Gardner rejects the concave hollow Earth hypothesis on the basis of Occam's Razor.[47]

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1229 Online: 31 de Janeiro de 2014, 07:44:02 »
Outra pergunta.

É possível fazer analogia da velocidade constante da luz com geocentrismo, ou heliocentrismo, ou qualquer simplificação matemática que tenha um "centro" de referência, e sustentar (com lógica/embasamento, e não feito um idiota que não faz a menor idéia do que fala) que seria matematicamente possível um modelo que descrevesse as mesmas relações/previsões, mas sem no entanto ter a luz como constante, com quaisquer outros "ajustes" necessários.

A analogia que pensei na verdade era a idéia da "Terra oca côncava":

Citação de: WP
Gardner notes that "most mathematicians believe that an inside-out universe, with properly adjusted physical laws, is empirically irrefutable". Gardner rejects the concave hollow Earth hypothesis on the basis of Occam's Razor.[47]

O Gardner da citação é Martin Gardner?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1231 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 17:26:14 »
Faz sentido a aversão a "ação a distância", ou isso é apenas um sentimento "newtoniano" sobre como as coisas deveriam ser -- uma vez que, mesmo ações em proximidade, não chegam a ter contato? Se não estiver me confundindo com isso.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1232 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 18:10:50 »
Faz sentido a aversão a "ação a distância", ou isso é apenas um sentimento "newtoniano" sobre como as coisas deveriam ser -- uma vez que, mesmo ações em proximidade, não chegam a ter contato? Se não estiver me confundindo com isso.

O problema não é ação a distância, o problema é a ação instantânea à distância. A Relatividade diz que é impossível que uma ação à distância seja instantânea. O "sinal" da ação deve se deslocar, obrigatoriamente, a uma veliocidade igual ou menor que a velocidade da Luz.

É por isso, por exemplo, que a força nuclear forte não agem a distâncias maiores que o tamanho do núcleo atômico: as partículas mediadoras dessa força, os bósons W e Z, têm massa diferente de zero, o que significa que eles só podem existir por um tempo limitado (Devido ao princípio da incerteza aplicado a energia e ao tempo). E esse tempo é tal que a distância percorrida à velocidade da luz é da ordem do tamanho do núcleo.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1233 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 19:16:34 »
Ah, então assim, sim.

In physics, action at a distance is the nonlocal interaction of objects that are separated in space.
This term was used most often in the context of early theories of gravity and electromagnetism to describe how an object responds to the influence of distant objects. More generally "action at a distance" describes the failure of early atomistic and mechanistic theories which sought to reduce all physical interaction to collision. The exploration and resolution of this problematic phenomenon led to significant developments in physics, from the concept of a field, to descriptions of quantum entanglement and the mediator particles of the standard model.[1]

http://en.wikipedia.org/wiki/Action_at_a_distance

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1234 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 17:53:56 »

Que eu saiba, não. Que a luz tem a mesma velocidade em todos os referenciais é algo que sabemos de forma bem direta experimentalmente.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1235 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 18:30:53 »
Mas em termos de modelo matemático apenas, seria possível, meio que "por definição", por se poder "reescrever" uma equação de diversas formas, redistribuindo as variáveis e etc?

E supondo ser possível, as medições empíricas têm "resolução" suficiente para diferenciar luz constante da luz e o que quer que "compensasse" isso, desse essa impressão? :hein:

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1236 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 18:55:59 »
Não, porque (quase) não há física envolvida em falar de velocidade. Velocidade é uma quantidade que mede o quanto a posição está mudando através do tempo - não tem como mudar o modelo para mudar isso, é algo fixo.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1237 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 21:20:59 »
Ah, então assim, sim.

In physics, action at a distance is the nonlocal interaction of objects that are separated in space.
This term was used most often in the context of early theories of gravity and electromagnetism to describe how an object responds to the influence of distant objects. More generally "action at a distance" describes the failure of early atomistic and mechanistic theories which sought to reduce all physical interaction to collision. The exploration and resolution of this problematic phenomenon led to significant developments in physics, from the concept of a field, to descriptions of quantum entanglement and the mediator particles of the standard model.[1]

http://en.wikipedia.org/wiki/Action_at_a_distance

Olha só como sou bom com você, Buckaroo! Vou tentar, mais uma vez, te ajudar nessas duas!

Primeiro, corrigindo que os mediadores W(+/-) e Z são da *força nuclear fraca*, não forte, cujos mediadores são os glúons, que possuem, por curiosidade, uma particularidade bastante interessante (qual?).

Também, acho que a resposta do Snowraptor não se endereça à sua pergunta. Nada que ver, de fato. E esse texto aí me parece ser uma tentativa, talvez até inadvertiva/inciente de dizer isso e reformular a pergunta. A resposta para sua pergunta, que é puramente filosófica, tem que ser antifilosófica: é porque a mente só pode valer-se dos dados empíricos. O que mais poderia ser?

Nem vou discutir a razão 'incerta' para o fato de a massa do mediador determinar o alcance de seu efeito, já que isso bordeja a filosofia e é só uma maneira de dizer algo que pode ir sendo enviesado por caminhos tortuosos.

Que eu saiba, não. Que a luz tem a mesma velocidade em todos os referenciais é algo que sabemos de forma bem direta experimentalmente.
Isso aqui me parece muito bom. É o seu entendimento corrigido daquele de quando me acusou infundadamente por uma suposta "ofensa" que eu teria lhe dirigido e da qual, uma vez esclarecida, jamais se retratou. Meus parabéns. Acho que você tem inteligência e vai aprender muitas coisas ainda.

Mas em termos de modelo matemático apenas, seria possível, meio que "por definição", por se poder "reescrever" uma equação de diversas formas, redistribuindo as variáveis e etc?

E supondo ser possível, as medições empíricas têm "resolução" suficiente para diferenciar luz constante da luz e o que quer que "compensasse" isso, desse essa impressão? :hein:
Eu já tentei explicar isso para aquele sujeito, o Alano, lá atrás. Não adiantou, claro. Tentemos colocar as coisas de um modo mais claro. A teoria eletromagnética de Maxwell é toda construída sobre a empiria de Faraday, TODA, TO-DI-NHA! Não tem nada de "coisas novas descobertas das manipulações do formalismo". Isso é puro bullshit de crendice desejosa filosofista. Nas equações, entram grandezas como campos elétrico e magnético, suas intensidades, fluxo, etc. Tais propriedades variam de acordo com o meio e as propriedades do meio em si são mensuráveis pelos valores das primeiras nesses meios. Tudo isso já era conhecido empiricamente previamente à formalização maxwelliana que nada mais fez que verter para o matematiquês o que já se conhecia do(em) 'realês'. Daí a célebre solução do produto entre as permissividade e permeabilidade do vácuo ao menos meio não ser nada extraordinário descoberto pela teoria. A velocidade c já era um resultado prático dos trabalhos de Faraday ...e outros investigadores, como Ampere, Oersted,... não desmereçam-se.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2014, 00:56:36 por Cientista »

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1238 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 11:40:34 »
Entre as "coisas novas descobertas das manipulações do formalismo" que você diz que Maxwell não fez está uma coisa chamada onda eletromagnética, e a descoberta que ondas eletromagnéticas viajam a mesma velocidade que a luz, e, portanto, podem ser a mesma coisa.

No mais, Cientista, não tenho a menor idéia do que você falou quando se retratou a mim.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1239 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 04:00:27 »
Entre as "coisas novas descobertas das manipulações do formalismo" que você diz que Maxwell não fez está uma coisa chamada onda eletromagnética, e a descoberta que ondas eletromagnéticas viajam a mesma velocidade que a luz, e, portanto, podem ser a mesma coisa.
Você está apenas repetindo algo que leu, sendo o pior, sem ter realmente entendido. A evidência disso está no fato de que o que eu disse contrapõe-se frontalmente a essa sua declaração padrão e você só a repetiu, nada mais. Pois vou te dizer algo bem direto e mais simples ainda agora: isso é pura baboseira de textos juvenis, lamentavelmente frequentemente transpassado para textos que deveriam ser mais... 'sisudos', por puro empolguismo defensor da crença nos "poderes" sobrenaturais da análise matemática.

Nada importa a parte do "ondas EM viajam à mesma velocidade da luz e, por isso, poderiam ser a mesma coisa". Espero mesmo que não esteja querendo sugerir que isso seria ainda mais uma "descoberta" extra da 'magia' das equações maxwellianas. Vamos ao que ainda é entendido muito mal.

Propagação eletromagnética. Eu já disse, está logo alí no meu post anterior, mas o leiturismo-ensinismo/aprendismo acrítico que propaga-se mais que ondas não deixou perceber. Vou tentar desenhar melhor. Diretamente da lei de Faraday, que nada mais é que a estatuição da descoberta empírica de que campo magnético variante gera campo elétrico, também variante, completando, assim, o que já se sabia do efeito reverso a este, já está estabelecida a propagação, uma vez que os efeitos ocorrem num meio; são próprios de um meio (e de lado deixarei aqui as "contradições" do "meio"). Dois efeitos mútuo-sequenciais não fazem outra coisa que não seja propagação; de fato, são a própria definição disso! Por outro lado, ou, de fato, do mesmo lado, está o fato previamente sobejamente, nada arcanamente, conhecido de que a velocidade de propagação de perturbações oscilantes num meio é determinada pelas propriedades do meio; propriedades que já eram, também, conhecidas. Dessa lei faradiana é desenvolvida parte das equações maxwellianas. De outras leis enraizadas na empiria é derivado o resto delas.

Agora, você pode perguntar: "Mas, oh, céus, por que isso está assim nos livros, tão creditado a Maxwell uma coisa que ele realmente não fez?" Eu não vou dizer o que penso como resposta para isso porque pode ser deduzido do que se pode saber de mim por aqui. Posso dizer, com certeza, que o próprio Maxwell gostaria muito de saber a resposta.

Também pode perguntar: "Mas, oras, então, qual o valor do valoroso Maxwell, ou, tem ele algum valor?!" Muito valor! Antes de mais nada porque era uma máquina cognitiva estupenda e fez mais que só suas famosas equações para contribuir com o entendimento da realidade, mas o mais importante é:

Eu já respondi esse tipo de questão por aqui vária vezes. Vou repetir pela... z-ésima vez: Ciência provê instrumental analítico para tecnologia (engenharia); tecnologia provê instrumental físico para ciência. As equações de Maxwell são utilíssimas pela simplificação que propiciam para o desenvolvimento de tecnologia pertinente. Sem elas, o processo de desenvolvimento seria mais trabalhoso, envolvendo muitos ensaios com o efeito de um gargalo. Por exemplo, o equipamento com que Penzias e Wilson descobriram* o que os laureou foi um produto projetado com o uso das equações. Cada radiotelescópio, cada mínimo guia-de-onda é facilitadamente desenvolvido pelos cálculos objetivadores oriundos das manipulações da equações. Mas, as equações, são oriundas dos procedimentos empíricos. Maxwell sabia disso como ninguém, de sorte que, para ele, as equações estavam muito mais "em Faraday" que nele mesmo.

*Descoberta pessimamente interpretada, assim como a recessão das galáxias, por uma forçação antolha (lembra ainda do 'antolha' das teorias encabrestantes desviantes?) no contexto de uma teoria que é brilhante, mas, como toda e qualquer teoria brilhante, só é se não extrapolada para fora dos rigorosos limites empíricos das bases em que é construída.

No mais, Cientista, não tenho a menor idéia do que você falou quando se retratou a mim.
Eu não me retratei com você. Onde você me leu dizendo isso? Não tive nenhuma razão para me retratar de nada. Eu disse que VOCÊ não se retratou. O que eu disse que fiz foi esclarecer que uma acusação de ofensa que você fez a mim foi oriunda de uma leitura mal lida exatamente como essa que acaba de fazer aqui agora.

Isso tudo é muito divertido, confesso, mas...

Já está difícil manter os olhos abertos e o Skeptikós jé me deu uma trabalhaminha ali ao lado...   Até outra, se houver.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1240 Online: 18 de Novembro de 2014, 18:36:52 »
Existe alguma exceção para a 1 lei de Ohm(mesmo na quântica)?

Não sei onde vi algo do naipe...
Até onde eu sei eu não sei.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1241 Online: 18 de Novembro de 2014, 21:21:16 »

Várias. Seu computador só funciona por causa das exceções.

Exemplos, diodo, transistor, LED, thermistor…

Qualquer elemento resistivo não linear desobedece a Lei de Ohm.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1242 Online: 18 de Novembro de 2014, 21:51:03 »

Várias. Seu computador só funciona por causa das exceções.

Exemplos, diodo, transistor, LED, thermistor…

Qualquer elemento resistivo não linear desobedece a Lei de Ohm.
Muito interessante...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1243 Online: 25 de Novembro de 2014, 06:03:49 »
No final de "O Senhor dos Anéis" quando o olho de Sauron explode, quanta energia há nisso?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1244 Online: 25 de Novembro de 2014, 09:00:33 »
No final de "O Senhor dos Anéis" quando o olho de Sauron explode, quanta energia há nisso?

1.21 gigawatts.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1245 Online: 25 de Novembro de 2014, 09:15:49 »

O suficiente para manter acesa uma lâmpada incandescente de 60w por cerca de 22 anos, 7 meses, 18 dias, 4 horas, 12 minutos e 25 segundos.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1246 Online: 25 de Novembro de 2014, 12:46:49 »
Esta é uma pergunta que foi feita a um professor e tem uma resposta,

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2014/11/1549601-livro-ensina-fisica-por-meio-do-absurdo.shtml

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1247 Online: 25 de Novembro de 2014, 14:04:43 »
Por que você fez uma pergunta idiota sabendo que tem uma resposta idiota que não responde a pergunta?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1248 Online: 25 de Novembro de 2014, 14:37:06 »
A pergunta é só um mote.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1249 Online: 01 de Janeiro de 2015, 15:25:02 »
Um dominó de milímetros derrubando dominós de mais de um metro

<a href="https://www.youtube.com/v/5JCm5FY-dEY" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/5JCm5FY-dEY</a>
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!