Dúvida de física básica:
Por que quanto maior a altitude, mais frio?
Meu raciocínio: Se a temperatura do ar aumenta, o volume também aumenta, consequentemente diminuindo a massa específica.
Bom, se a densidade é menor, este ar não deveria subir? Dessa forma, as camadas com temperatura maior ficam em cima, e as com temperatura menor, embaixo.
Onde está a falha no raciocínio? Gostaria que alguém esclarecesse, por favor.
Gostaria também de aproveitar o embalo e fazer uma dúvida que já me vem corroendo há muito tempo, e olhando os comentários anteriores me lembrei dela.
Outro dia vi num livro o seguinte exemplo:
"Você sai aqui da terra em uma espaçonave com velocidade igual à metade da velocidade da luz (c/2). Seu amigo, ilumina sua nave com uma lanterna. Após o feixe de luz da lanterna passar pela sua espaçonave, com qual velocidade a luz da lanterna se distancia de sua espaçonave? A resposta é c, e não c/2 como você pode ter pensado. E isto aconteceria mesmo que você estivesse em uma velocidade de 99,9% da velocidade da luz, devido ao fato da velocidade da luz ser sempre a mesma para qualquer referencial."
Essa ideia não entra na minha cabeça de forma alguma. Não consigo imaginar como isso é possível.