Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177314 vezes)

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
Re:Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #1325 Online: 20 de Julho de 2015, 01:20:18 »
Não me incomoda o tamanho do post ou não me interessariam os posts do mi Capitan Cientista, por exemplo, muito pelo contrário, o que me incomoda é falta de conteúdo quando é o caso.

Esse assunto da medição do tempo é interessante. Seus apontamentos são dignos mas por hora estou num certo hiato de cognização. Atualizarei, ok?

Ok camarada. Já converti o 'post' anterior para LaTex. Ficou bem mais fácil de ler.

Bom, eu continuo assim que puder. Vamos ver se chego a algum lugar, e se estiver errado serve para alguém corrigir.

Se achar que não ficou confuso dá uma lida. Se não, foi útil porque eu dei uma relembrada no LaTex.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1326 Online: 20 de Julho de 2015, 01:25:42 »
Eu acho que estamos aludindo a fatos diferentes, no entanto a informação passada é apreciável.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1327 Online: 20 de Julho de 2015, 01:34:33 »
Eu acho que estamos aludindo a fatos diferentes, no entanto a informação passada é apreciável.

Então não entendi. Estou indo no caminho errado.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1328 Online: 20 de Julho de 2015, 01:44:28 »
Eu acho que estamos aludindo a fatos diferentes,
Sem dúvida que sim, pode-se muito apropriadamente assim dizer. Ocorre que, tantas e tantas vezes, certas pessoas facilmente satisfeitas com pouquíssimo conhecimento supõem que o que elas pensam que sabem também é suficiente para alguém que já sabe tudo o que elas pensam que sabem, e até mais, o que torna difícil a comunicação porque são elas que precisam entender que nem mesmo sabem o que está sendo questionado.

Mas não tem problema, MESTRE Cientista está aqui e vai confabular brevemente isto contigo, caríssimo mi Chefian, para que me digas se captei tua demanda, o que penso que sim.

no entanto a informação passada é apreciável.
Até que sim..., entretanto tanto quanto toda a outra, da qual não passa de repetição simplesca.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1329 Online: 20 de Julho de 2015, 03:23:26 »
Se o que equivale a um segundo medido com luz for usado como referencial e não a quantidade de badaladas de um relógio, um segundo para qualquer referencial será o mesmo. O astronauta e o terráqueo, ambos, perceberão a passagem do tempo da mesma forma!
Sérgio, eu sou a pessoa certa para explicar isso.

Por um motivo: eu entendo muito menos de Física do que os colegas, então eu posso entender o seu raciocínio, onde está exatamente a sua dúvida, e explicar de uma forma que fique clara para um leigo como eu. Porque eu sei tanto quanto você.
Juro por Proteus que me esforço! Mas é difícil...  entretanto, ainda hei de entender a "lógica" desse jovem!  hahahahahahaha

Deixe-me tentar agora só mais uma vez...

Se o que equivale a um segundo medido com luz for usado como referencial e não a quantidade de badaladas de um relógio, um segundo para qualquer referencial será o mesmo. O astronauta e o terráqueo, ambos, perceberão a passagem do tempo da mesma forma!
Sérgio, eu sou a pessoa certa para explicar isso.

Por um motivo: eu entendo muito menos de Física do que os colegas, então eu posso entender o seu raciocínio, onde está exatamente a sua dúvida, e explicar de uma forma que fique clara para um leigo como eu. Porque eu sei tanto quanto você.
...   hmmmmm    ...     hmmmmmm    ...      ...Não, ainda não tá dando não...  ainda não tô pra essa "altitude" toda...   ULTRAMESTRE Cientista é um fraco!   hahahahahahahaha...

Todavia e toda a via (da luz, que seja)... vamos a mi Chefian, grande Sergiomgbr, mas inicialmente ainda numa ligação à "lógica" do nosso caro jovem Pedro acima:

Bom, muito felizmente (pelo significado de superioridade intelecta que representa de meu caro mi Chefian) não é um fato, não conte-se com isso, que o grande Sergio seja um leigo como o "lógico". Ademais, outra parte da "lógica" que não está ao meu alcance é a de que "alguém que sabe mais poderia (ou não!) explicar melhor". De minha vasta experiência direta, saber mais que alguém não tem qualquer relação com algum 'poder de explicabilidade' que o mais sabedor teria em relação ao segundo, de onde a conclusão de que toda a quantidade de aprendizagem que realmente interessa está no aluno. Aprender é ato autônomo. De destino (se sorte ou azar...) que mesmo o MESTRE sabendo mais que mi Chefian (a menos que mi Chefian seja um fabuloso dissimulado nada nada mulado a esconder jogo...  ...possibilidade que não descarto e fato que não me surpreenderia...  -- o poeta é um fingidor, finge tanto e tão completamente que chega a fingir que é desconhecimento o conhecimento que parece desconhecimento!) que não há garantias de nada. Então, mi Chefian, não sou "pessoa certa", tu é que tens que ser.

Vamos lá! (Essas coisas o MESTRE sempre pensa muito rápido, são fatores e detalhes demais para levar em conta, então a escrita não acompanha e o 'cache' fica carregado. Por vezes, precisa ser refeito. De modo que... vai um *bloco*!!!  hahahahahahha)

Digamos que o SUPERMESTRE Cientista tenha entendido: "Não quero saber de animações de rainhos partindo de uma nave a outra sendo observados por observadores externos e internos, nem quero saber de ditações puramente sentenciosas, ainda que fundadas na empiria indiscutível dos fatos, como "a Relatividade assim estabelece...", ou de cálculos de estudantes de cursinho; nada das respostas prontas que todos já sabem e que estão grassando pela maldita internet inteira acessáveis numa digitada de google. Sei de tudo isso. Quero saber do que falo, e o que falo é de *relógios*, não exatamente assim de 'grandezas relogiométricas' ou 'tempométricas', mas dos dispositivos, algo simples como um relógio de mesa (talvez com despertador, rádio, CD e mais uns goodies), de parede, de bolso, de pulso... ...um muito bem elaborado para aplicações técnico-científicas. Não me importo que alguém ("observador"), "de dentro ou de fora", "observe" a **base de tempo** (conceito fundamental para a questão!) do relógio. O que me importa, sim, é no tocante a **qual** base de tempo o relógio usa. Porque, se um a oscilador simples com elementos resistivos, capacitivos e indutivos, se um a cristal piezelétrico, pêndulo, balanço-âncora, decaimento radiativo, movimentos astronômicos, escoamento de areia, tempo ao equilíbrio de uma reação química... pouco importa. O que preciso saber é se há (ou, de fato, COMO NÃO HÁ???!!!) diferença entre qualquer/todos desses tipos e um que pensei muito díspar -- o a pulsos de luz. Penso num relógio cuja base de tempo se implementa pela detecção e medição do intervalo (intervalo, só, não se infira de que) entre um ponto e outro no trajeto de um feixe luminoso, trajeto que pode ser tão curto quanto 1mm, menos, podendo ser embarcado num dispositivo que possa ser chamado de 'relógio de dedo' ou 'relógio-anel". Tal relógio não precisa ter, de sua estrutura, informação disponível aos elementos "observadores" do evento/experimento, informação como, por exempo afetante, a relação angular que o feixe luminoso da base de tempo possa ter com os deslocamentos dos móveis. Nada de "observadores acompanhado o feixe" (hahahahhahaah), não só porque ele ocorre numa (mini/micro) câmara evacuada, ambiente próximo-idealizado, onde não há interação luminosa com matéria, como porque (o lugar de) seu "trajeto" não é visto por nada externo à base de tempo e não é sabido em que direção ocorre. Toda a informação que vem dali é nada mais que algo que indique a partida da luz (de algum emissor) e a chegada (em algum detector) Penso que esse relógio seria diferente de todos os outros. Tudo mais à minha volta, dentro do meu sistema observacionalmente delimitado, acompanharia os ditames naturais aos quais a Relatividade curva-se (e NÃO o contrário); meu relógio não mudaria isso, porém me daria o 'tempo absoluto do universo', pelo que penso(ei). O resultado dele jamais poderia ser diferente do de qualquer outro em qualquer referencial do universo, segundo ["ainda"]penso(ei)"

Estaria o SUPERMESTRE entendendo errado até aqui?... Ele não esperará para confirmar. Vai terminar logo isso.

Seja o caso, caro mi Chefian, nenhuma animação popular e convencional suprirá tua demanda. Nenhum "cálculo", que nunca explica coisa alguma, apenas fornecem resultados de cálculo, poderá esclarecer. As formulações matemáticas não são "a" Ciência, são produtos dela, não produtores dela. Ciência é um caminho que leva a elas, e é um caminho de via unidirecional, não tem reversão. Então, podem sobrar as perigosas "interpretações" (aquelas coisas nefastas das quais o MESTRE Cientista recomenda sempre o distanciamento máximo), como o que é mais popularizado em quântica, onde os cálculos são otimamente aceitáveis, porém nada explicam de porcaria nenhuma.

Mas aqui está uma possibilidade onde o MESTRE Cientista pensa que pode aplacar tua incomodação, caro mi Chefian. Eu disse PODEM sobrar as "interpretações", mas PODEM não é absoluto. Resta uma coisa, só acessível (?!...) ao pensamento científico -- a eliminação sistemática do que não é conhecido sem inclusões substitutivas. Teu "relógio de pulsos de luz" não mede o tempo de um trajeto luminoso, nenhum sistema físico feito de partes bradiônicas mede, tão somente eventos de interação entre luz e matéria. Estes eventos ocorrem no 'mundo subluminal', onde não há a "aberração da constância-invariância da luz". Teu relógio de pulsos de luz nada mais é que um relógio comum de contagem de eventos comuns...  lamento. Agora, o que pode ser eliminado para se chegar a isso?... A propagação EM é de onda, mais que "típica", necessária de um meio. Tal "meio", (para a EM), tendo-se fracassado em detectá-lo interacionalmente de outra forma qualquer não significa que, ainda que "não exista", não *signifique* uma coisa inescápavel: que a luz não necessariamente percorre a mesma 'estrada'('espaço') que os subluminais. Então, quando se supõe que se está apostando uma corrida com a luz, só se a está vendo correr na pista própria dela.

(Deixo como exercício, até para meus experimentos de meus interesses, identificar onde está a eliminação aqui.)

Seria isso, caro mi Chefian? Te diz alguma coisa? Muda alguma coisa para ti?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1330 Online: 20 de Julho de 2015, 03:57:52 »
Ficou melhor assim desse jeito. Huahauahuah

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1331 Online: 21 de Julho de 2015, 02:26:10 »
"Melhor",    ...como?!!!                          É(!!!)                   onuÉ    o que pensaste, com "adições corporificantes"???

Quando o MESTRE disse que ia terminar logo isto, referiu-se apenas a pular uma possível 'ping-pongada' entre uma muito provável confirmação tua e o que seria dito em sequência. Não foi para te re(/en)colheres pela intimidação do SUPERUNIVERSAL MESTRE Cientista!  hahahahhahahahahah...

Então, falta a confirmação!    ...Mas não pense que é fácil! Vais ter que confirmar tua confirmação. Para isso, diga se não foi daqui (e diga como!):

Acontece que se você parte das equações de Maxwell para chegar nessa equação de onda, o que aparece no lugar do c² é uma expressão que depende apenas de constantes universais invariantes cujo resultado é igual a c². E essa equação tem que valer pra qualquer referencial. Porque se não valesse, o princípio da Relatividade seria violado:      ***bastaria medir a velocidade da Luz pra saber se eu estou em movimento ou parado***.

que partiram tuas conclusões relojoeiras.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1332 Online: 21 de Julho de 2015, 10:23:18 »
"Melhor",    ...como?!!!                          É(!!!)                   onuÉ    o que pensaste, com "adições corporificantes"???

Quando o MESTRE disse que ia terminar logo isto, referiu-se apenas a pular uma possível 'ping-pongada' entre uma muito provável confirmação tua e o que seria dito em sequência. Não foi para te re(/en)colheres pela intimidação do SUPERUNIVERSAL MESTRE Cientista!  hahahahhahahahahah...

Então, falta a confirmação!    ...Mas não pense que é fácil! Vais ter que confirmar tua confirmação. Para isso, diga se não foi daqui (e diga como!):

Acontece que se você parte das equações de Maxwell para chegar nessa equação de onda, o que aparece no lugar do c² é uma expressão que depende apenas de constantes universais invariantes cujo resultado é igual a c². E essa equação tem que valer pra qualquer referencial. Porque se não valesse, o princípio da Relatividade seria violado:      ***bastaria medir a velocidade da Luz pra saber se eu estou em movimento ou parado***.

que partiram tuas conclusões relojoeiras.
Entendo. Mas não te empertigues, pode ser que seja.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1333 Online: 22 de Julho de 2015, 01:29:34 »
(...e por ali passava aquela estrada tunelada...   ...por ela muito sempre tão aparentemente um caudal considerável de promissoras nutritividades a percorria...    ...mas...    sempre e sempre que se a dissecava bem e bem      e bem...       ...entre 'dois dedos' de prosa e uma 'ilha' de enrolantes torcituras dolorosas...    ...encontrava-se no meio do caminho um 'jejuno', um 'jejuno' encontrava-se no meio do caminho...       ...como se tudo que tivera ali antes já se espremera...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKk...)

Se o poeta é um fingidor, é um fingidor bOOOOOOm pra casssssseta! E fora do planeta!  hahahahahahahahah...

Sim, o MESTRE entende-te, caro mi Chefian! Por certíssimo que sim!!! Porém, ao ULTRAMESTRE é inacessível o não empertigar-se, já devias saber...  JAMAIS!!!!!   hahahahahahahahahhahaha...

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1334 Online: 22 de Julho de 2015, 04:42:58 »
Ficou melhor assim desse jeito. Huahauahuah

Raaaapaaaazzzz, se eu soubesse que um simples comentário poderia gerar todo um surto espasmódico de ciúmes tinha ficado na minha.

- Não tem "lógica", não é o que ele quer saber, a explicação não depende do explicador, SÓ EU CONHEÇO AS INQUIETAÇÕES DA MENTE DO GRANDE SERGIOMGBR!

KKKKKKKKKKKKK!!!!!

Dá impressão que ele quer contestar, criticar, esbravejar, espumar... mas não sabe bem como. KKKKKKKKKK! Ou o quê.

Bom, o tal relógio que ele imaginou que você teria imaginado ( "muito díspar" ) na verdade existe. Ou melhor, existe algo equivalente: o segundo ( no SI ) como unidade padrão de tempo foi redefinido como sendo um determinado número de vibrações de uma determinada radiação emitida pelo Césio 133.

Claro que nada altera. Desconsiderando-se a imprecisão todos os relógios permanecem síncronos se estiverem no mesmo referencial. Se estiverem em referenciais inerciais diferentes movendo-se a diferentes velocidades a relação é dada por aquela equação.

Mas por qual razão alguém especularia a possibilidade de existir um dispositivo que marque o "tempo absoluto do universo"? Eu só consigo pensar em uma: desconhecer a relatividade do tempo. Ou todos os relógios em todos os possíveis referenciais dão o tempo absoluto do universo, ou nenhum. E essa conclusão é simplesmente... lógica. É dispensável saber se o tempo é absoluto ou relativo para se perceber que uma condição exclui a outra.

Qualquer sistema ( natural ou concebido pelo homem ) que realize ciclos sempre com o mesmo intervalo de tempo, ou seja, com uma frequência constante, pode ser usado para medir a passagem do tempo. Por outro lado se o tempo entre um TIC e um TAC é variável e imprevisível, aquilo que estiver fazendo tic tac não serve como relógio.

Portanto se dois sistemas trabalham a frequências constantes então eles estão síncronos, no sentido que qualquer configuração destes sistemas vai se repetir em algum intervalo de tempo constante.

Por exemplo: a lua realiza uma órbita em um ciclo que dura 28 dias, e o período do ciclo do ponteiro das horas é de 12 horas. Qualquer dada configuração deste sistema lua-relógio se repete a cada 56 x 12 horas.

Então imagine que o ET tenha em sua nave o tal relógio que dá o "tempo absoluto do universo". Se é um relógio teria que estar síncrono com algum outro sistema no universo, mas não poderia estar síncrono com o relógio do ET porque neste caso seria um relógio dando o tempo local na nave. Mas o tempo local na nave não é síncrono com o relógio do astronauta, porque o ET pode variar aleatoriamente a velocidade da nave resultando em uma dessincronia aleatória entre seu tempo e o do astronauta.

Portanto o tempo absoluto não pode ser síncrono com o de nenhum referencial no universo, então qual seria o significado de "tempo absoluto"? O tempo dado por um relógio que se fosse "percebido" no mesmo instante por diferentes referenciais retornaria a mesma leitura?

Mas se o relógio está na nave ele não pode ser percebido no mesmo instante pelo astronauta, então vamos contornar este problema imaginando que o astronauta também tem um relógio de tempo absoluto. Quando o ET partir com sua nave a relação entre o tempo Te do ET e o tempo Ta do astronauta será dada por +T_a+%3D+%5Cfrac+%7B+T_e+.+c+%7D%7B%5Csqrt%7Bc%5E2+-+%28V_n%29%5E2%7D+

Isto significa que em um dado instante Ta quando o astronauta olhar para o relógio de tempo absoluto e este indicar um tempo TX, no tempo Te o ET deveria ler o mesmo tempo TX no seu relógio de tempo absoluto.

Mas nós já vimos que o ET pode variar aleatoriamente a velocidade da sua nave, resultando em uma relação aleatória entre Te e Ta. Logo o ET poderia determinar que valor o astronauta leria para TX quando seu tempo for Te, o que por si só já demonstra o absurdo da ideia de relógio de tempo absoluto.

Porém fica mais fácil perceber a contradição se imaginarmos dois discos voadores partindo ao mesmo tempo, cada um deles indo fazer um passeio aleatório pelas galáxias, com variações aleatórias de velocidade durante o percurso.

Qual dos 2 discos voadores iria determinar o tempo absoluto TX que o astronauta iria ler quando seu relógio de pulso estiver indicando Ta?

Tempo absoluto não tem significado, o conceito de tempo na Física de Newton é inconciliável com o conceito de tempo na Física de Einstein.

Citação de: Sergiomgbr
Entendo. Mas não te empertigues, pode ser que seja.

Você tinha dado uma resposta de  "parça" e ele vem e te imprensa contra a parede. rs... Mas que parça hein!

Porque vocês são parças e eu respeito isso. Tipo assim... o Neymar é "parça" do Messi. E vocês são Messi e Neymar do CC, só que o Cientista é o Messi.

Porque joga melhor?

Não, porque é o argentino.

E tem uma coisa que o Neymar deveria saber: você pode ser parça do argentino, mas um argentino nunca é parça seu.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1335 Online: 22 de Julho de 2015, 07:09:26 »
A minha explicação foi bem ruinzinha.

Muito confusa, mas como eu acho que a explicação também depende do explicador vamos ver se dá para melhorar.

Da equação  +T_a+%3D+%5Cfrac+%7B+T_e+.+c+%7D%7B%5Csqrt%7Bc%5E2+-+%28V_n%29%5E2%7D+ vem que para um determinado valor de Vn ( digamos Vn1 ) Ta = F1(Te)

Mas se existe um relógio de tempo absoluto que dá um tempo TX, esse tempo é o mesmo tanto no relógio absoluto do ET quanto do astronauta para cada valor de Ta e seu correspondente valor Te na função F1.

Então TX pode ser relacionado com Ta e Te pela função TX=G1(Ta,Te)=G1(F1(Te),Te)

Mas em vez de partir com Vn1 o ET pode decidir partir com Vn2, então TX=G2(F2(Te),Te)

Mas se a função G1 é diferente de G2 TX não pode ser o tempo absoluto do universo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1336 Online: 22 de Julho de 2015, 08:01:42 »
Claro que existe o tempo absoluto, ele é o intervalo entre o antes e o depois. O tempo "x" menos o tempo "y" é um tempo absoluto.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #1337 Online: 22 de Julho de 2015, 09:47:07 »
Claro que existe o tempo absoluto, ele é o intervalo entre o antes e o depois. O tempo "x" menos o tempo "y" é um tempo absoluto.

É, da mesma forma que existem triângulos de 4 lados e números primos pares...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1338 Online: 22 de Julho de 2015, 13:13:48 »
2?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1339 Online: 22 de Julho de 2015, 13:41:03 »
2?
Essa cara de pacote de bolacha meio que em dúvida

mais o "2?" ficou muito bom.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1340 Online: 22 de Julho de 2015, 16:20:40 »
Calma, o Cientista vai explicar prá ele na língua deles.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1341 Online: 22 de Julho de 2015, 21:10:40 »
Mas o cara tá certo.

Valor absoluto não é sinônimo de módulo?

E a seta do tempo está na direção do futuro. Então o DEPOIS - ANTES é sempre positivo.

É o módulo do intervalo, o valor absoluto.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1342 Online: 22 de Julho de 2015, 23:02:13 »
Mas o cara tá certo.

Valor absoluto não é sinônimo de módulo?

E a seta do tempo está na direção do futuro. Então o DEPOIS - ANTES é sempre positivo.

É o módulo do intervalo, o valor absoluto.

Mesma palavra, sentidos diferentes. Livros não realizam fotossíntese só porque possuem folhas. :).
O que não existe é um ritmo absoluto de passagem do tempo, como o Snow explicou em detalhes.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1343 Online: 22 de Julho de 2015, 23:06:15 »
O que não existe é um ritmo absoluto de passagem do tempo, como o Snow explicou em detalhes.

Expliquei? :hein:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1344 Online: 22 de Julho de 2015, 23:09:55 »

Ok, sem detalhes. :) Mas vejo que você descreveu o paradoxo dos gêmeos e outros efeitos relativísticos.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1345 Online: 22 de Julho de 2015, 23:15:47 »

Ok, sem detalhes. :) Mas vejo que você descreveu o paradoxo dos gêmeos e outros efeitos relativísticos.

E postei um videozinho no youtube ;)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1346 Online: 23 de Julho de 2015, 16:21:15 »
2?

Só deixando claro que não questiono o tempo relativístico (não existe tempo absoluto,  como colocado aqui, e uma prova disso é o GPS). O 2 é porque 2 é par e primo.

Offline arxamo

• Nível 00
  • *
« Resposta #1347 Online: 23 de Julho de 2015, 16:51:18 »

link?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1348 Online: 23 de Julho de 2015, 18:13:48 »
2?

Só deixando claro que não questiono o tempo relativístico (não existe tempo absoluto,  como colocado aqui, e uma prova disso é o GPS). O 2 é porque 2 é par e primo.
Acho que mentes científicas como a de mi Capitan gritarão ecoantemente contra essa escabrosa e grotesca simplificação.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1349 Online: 23 de Julho de 2015, 18:30:31 »

link?

Digitei errado. Postei um vídeo do youtube:

Se o terráqueo e o astronauta vêem a luz se movendo à mesma velocidade, eles precisam ver o relógio do outro rodar mais devagar que o próprio:
<a href="https://www.youtube.com/v/MGC7KUB2vsE" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/MGC7KUB2vsE</a>
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!