Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177313 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #1300 Online: 18 de Julho de 2015, 03:21:57 »
Dúvida: Se a velocidade aumenta a massa de um corpo, então o campo gravitacional desse corpo também aumenta?

A velocidade não aumenta a massa do corpo, aumenta sua inércia.

Antigamente se dizia que a massa variava com a velocidade do corpo através de:
+m+%3D+%5Cgamma+m_0
onde
+%5Cgamma+%3D+%5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%7B1-%5Cfrac%7Bv%5E2%7D%7Bc%5E2%7D%7D
e m0 é a masa de repouso do objeto.

Isso não é muito conveniente porque a massa deve ser uma propriedade do objeto, mas se ela depender da velocidade, ela também depende do referencial. Para evitar esse problema, atualmente se fala que a massa do objeto é a sua massa de repouso, m0 e o momento do objeto é dado por
p+%3D+%5Cgamma+m_0+v.

Compare isso com o resultado clássico: p+%3D+mv e você vai ver por que é tentador dizer que a massa aumenta. De fato, para acelerar uniformemente um objeto, em termos relativísticos, precisamos aplicar uma força que aumenta junto com a velocidade, como se a massa estivesse aumentando, mas é melhor separar as coisas e dizer que a massa é uma propriedade invariante do objeto.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1301 Online: 18 de Julho de 2015, 03:22:20 »
Dúvida: Suponha que um astronauta esteja voando em volta da Terra em uma velocidade próxima da luz. Tanto o astronauta quanto a Terra possuem um relógio visível. Conforme RG, um terráqueo diria que o astronauta está girando ao seu redor e que o relógio do astronauta anda muito devagar. O astronauta diria que a Terra está girando ao seu redor e que o relógio da Terra anda muito devagar. Isto está correto? Os dois observadores veriam o relógio do outro andar mais devagar?

Sim. :)

A gente observa isso cotidianamente com o GPS. Se não levasse esse efeito em conta, o GPS acumularia 11km de erro por dia, se não me engano.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1302 Online: 18 de Julho de 2015, 03:45:45 »
Dúvida de física básica:

Por que quanto maior a altitude, mais frio?
Meu raciocínio: Se a temperatura do ar aumenta, o volume também aumenta, consequentemente diminuindo a massa específica.
Bom, se a densidade é menor, este ar não deveria subir? Dessa forma, as camadas com temperatura maior ficam em cima, e as com temperatura menor, embaixo.
Onde está a falha no raciocínio? Gostaria que alguém esclarecesse, por favor.

Acontece que , além do calor vir da superfície, como o Gigaview falou, à medida que a altitude aumenta, a pressão diminui. Então, se você imaginar uma "bolha" de ar quente recém aquecida perto da superfície, ela expande, sua densidade diminui e ela começa a subir.

À medida que ela sobe, ela encontra ar cada vez mais rarefeito e expande mais ainda para igualar a pressão dentro da bolha e fora. Como o ar é um mau condutor de calor, a bolha perde pouco calor para o ar à sua volta, então podemos aproximar grosseiramente esse processo como adiabático, sem troca de calor. Numa expansão adiabática, a temperatura diminui (pense no gás gelado que sai de uma lata de aerossol). Por isso o ar mais ao alto é mais frio.

Tem mais um monte de pegadinhas nessa história, como o processo não ser exatamente adiabático, mas em primeira aproximação, é por aí.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1303 Online: 18 de Julho de 2015, 03:58:15 »
Gostaria também de aproveitar o embalo e fazer uma dúvida que já me vem corroendo há muito tempo, e olhando os comentários anteriores me lembrei dela.
Outro dia vi num livro o seguinte exemplo:
"Você sai aqui da terra em uma espaçonave com velocidade igual à metade da velocidade da luz (c/2). Seu amigo, ilumina sua nave com uma lanterna. Após o feixe de luz da lanterna passar pela sua espaçonave, com qual velocidade a luz da lanterna se distancia de sua espaçonave? A resposta é c, e não c/2 como você pode ter pensado. E isto aconteceria mesmo que você estivesse em uma velocidade de 99,9% da velocidade da luz, devido ao fato da velocidade da luz ser sempre a mesma para qualquer referencial."

Essa ideia não entra na minha cabeça de forma alguma. Não consigo imaginar como isso é possível.

Bem vindo ao maravilhoso mundo da Relatvidade! :yahoo:

Existe um princípio conhecido como Princípio da Relatividade, que é levado em conta desde os tempos do Galileu. Ele diz que é impossível eu saber, através de experimentos físicos, se eu estou parado ou me movendo em velocidade constante. As leis da Física não podem depender da minha velocidade. Num exemplo dado pelo próprio Galileu: se eu construo um pêndulo em casa e meço o período de oscilação dele, depois levo esse pêndulo para o porão de um navio em velocidade constante, sem visibilidade para fora, quando eu medir o período dele, tem que dar a mesma coisa que deu quando fiz o experimento em casa. De maneira similar, num jogo de bilhar, por exemplo, a direção que as bolas vão quando sofrem uma tacada não pode depender de a mesa estar parada no bar do seu zé ou no saguão de um navio de cruzeiro (que não balança).

Isso funciona muito bem do jeito intuitivo de lidar coma  mecânica clássica: Se a Alice tá no cais e joga uma bola pra frente com velocidade v, paralela a um navio que se desloca no mesmo sentido a uma velocidade %5Cfrac%7Bv%7D%7B2%7D, o Bob, no navio, vai ver a Alice indo pra trás, junto com o cais a uma velocidade %5Cfrac%7B-v%7D%7B2%7D e a bolinha indo pra frente com velocidade %5Cfrac%7Bv%7D%7B2%7D. É só subtrair a velocidade do navio da velocidade da Alice (0) e da bolinha %5Cfrac%7Bv%7D%7B2%7D. Isso se chama transformação de Galileu.

Quase 300 anos depois, o Maxwell compilou as 4 equações do eletromagnetismo, que mostram como campos elétricos e magnéticos se relacionam com cargas elétricas, correntes elétricas, ímãs e, principalmente, com campos elétricos e magnéticos variando. Quando um campo elétrico varia, surge um campo magnético proporcional à taxa de variação do elétrico e vice-versa. Manipulando as equações de Maxwell, você consegue chegar a algo que se conhece por equação de onda, que é uma equação que, bem, descreve uma onda. Olha ela aqui, para o campo elétrico E, simplificada em 1 dimensão:

%5Cfrac%7B%5Cpartial%5E2%7D%7B%5Cpartial+t%5E2%7D+E+%3D+c%5E2+%5Cfrac%7B%5Cpartial%5E2%7D%7B%5Cpartial+x%5E2%7D+E

Nessa equação de onda, c é a velocidade da luz. Na verdade, em qualquer equação de onda, o número que está ao quadrado é a velocidade de propagação dessa onda. Então essa equação de onda descreve uma onda no campo elétrico que se propaga com a velocidade da luz, ou seja luz.

Acontece que se você parte das equações de Maxwell para chegar nessa equação de onda, o que aparece no lugar do c² é uma expressão que depende apenas de constantes universais invariantes cujo resultado é igual a c². E essa equação tem que valer pra qualquer referencial. Porque se não valesse, o princípio da Relatividade seria violado: bastaria medir a velocidade da Luz pra saber se eu estou em movimento ou parado.

Obviamente, se você usar as transformações de Galileu pra falar da luz da lanterna do seu amigo, você vai ter a velocidade da luz como c/2, o que não pode ser, já que uma onda eletromagnética (luz) precisa se deslocar à velocidade da luz independente do referencial (senão viola o princípio da Relatividade).

A sacada de Einstein foi dizer que se usar as transformações de Galileu viola o princípio da Relatividade para a luz, então ou o princípio está errado ou a transformação de Galileu está errada. Para resovler esse problema, ele propôs o uso e doutra transformação de coordenadas, a transformação de Lorentz, que usa os termos %5Cgamma que eu mencionei há algumas mensagens atrás para garantir que a velocidade da luz seja invariante.

Quando você aplica esse princípio ao resto da mecânica: velocidades, forças, energia etc. você tem todo o repertório da relatividade, inclusive o famoso E=mc².
« Última modificação: 18 de Julho de 2015, 04:05:46 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline arxamo

• Nível 00
  • *
« Resposta #1304 Online: 18 de Julho de 2015, 12:47:54 »
Dúvida: Suponha que um astronauta esteja voando em volta da Terra em uma velocidade próxima da luz. Tanto o astronauta quanto a Terra possuem um relógio visível. Conforme RG, um terráqueo diria que o astronauta está girando ao seu redor e que o relógio do astronauta anda muito devagar. O astronauta diria que a Terra está girando ao seu redor e que o relógio da Terra anda muito devagar. Isto está correto? Os dois observadores veriam o relógio do outro andar mais devagar?

A gente observa isso cotidianamente com o GPS. Se não levasse esse efeito em conta, o GPS acumularia 11km de erro por dia, se não me engano.

Sim. Mas, sabendo que, quando o astronauta parar o seu relógio vai estar muito mais atrasado que o da Terra. Então, enquanto ele estiver orbitando a Terra, o astronauta não deveria ver o relógio da Terra andar muito rápido e a Terra ver o relógio do astronauta andar muito devagar?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1305 Online: 18 de Julho de 2015, 13:03:06 »

Sim. Mas, sabendo que, quando o astronauta parar o seu relógio vai estar muito mais atrasado que o da Terra. Então, enquanto ele estiver orbitando a Terra, o astronauta não deveria ver o relógio da Terra andar muito rápido e a Terra ver o relógio do astronauta andar muito devagar?

Para o astronauta parar, ele precisa (des)acelerar. Quando o astronauta acelera, ele deixa de ser um referencial inercial e é a relatividade geral que deve ser levada em conta.

Enquanto o astronauta está em movimento uniforme (para isso não vamos considerar uma órbita, mas sim ele se afastando/aproximando em linha reta do observador na Terra), o problema é exatamente simétrico: Para o observador na Terra é o astronauta que se move, enquanto a Terra tá parada. Já para o astronauta, a nave dele está parada e a Terra está se movendo. Ou seja, um vê no outro a mesma coisa que o outro vê nele. Portanto, se um vê o relógio do outro andar mais devagar, o outro vai ver o relógio do primeiro andando mais devagar também. Se não fosse assim, existiria um referencial "privilegiado", o que não pode ser.

Se você olha para o caso do astronauta parar na Terra e comparar seu relógio com o observado que ficou aqui, você está no caso do paradoxo dos gêmeos, que é um paradoxo justamente porque, sim, o relógio do astronauta vai estar atrasado em relação ao do Teráqueo, o que mostra uma clara assimetria no problema, contradizendo o parágrafo anterior (aí está o paradoxo). Mas, como qualquer paradoxo, existe uma premissa errada e essa premissa é que a aceleração não quebra essa simetria. O artigo do link explica com mais detalhes, mas o importante é que a simetria só vale para referenciais inerciais.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1306 Online: 18 de Julho de 2015, 13:33:59 »

Para o astronauta parar, ele precisa (des)acelerar. Quando o astronauta acelera, ele deixa de ser um referencial inercial e é a relatividade geral que deve ser levada em conta.

Enquanto o astronauta está em movimento uniforme (para isso não vamos considerar uma órbita, mas sim ele se afastando/aproximando em linha reta do observador na Terra), o problema é exatamente simétrico: Para o observador na Terra é o astronauta que se move, enquanto a Terra tá parada. Já para o astronauta, a nave dele está parada e a Terra está se movendo. Ou seja, um vê no outro a mesma coisa que o outro vê nele. Portanto, se um vê o relógio do outro andar mais devagar, o outro vai ver o relógio do primeiro andando mais devagar também. Se não fosse assim, existiria um referencial "privilegiado", o que não pode ser.

Se você olha para o caso do astronauta parar na Terra e comparar seu relógio com o observado que ficou aqui, você está no caso do paradoxo dos gêmeos, que é um paradoxo justamente porque, sim, o relógio do astronauta vai estar atrasado em relação ao do Teráqueo, o que mostra uma clara assimetria no problema, contradizendo o parágrafo anterior (aí está o paradoxo). Mas, como qualquer paradoxo, existe uma premissa errada e essa premissa é que a aceleração não quebra essa simetria. O artigo do link explica com mais detalhes, mas o importante é que a simetria só vale para referenciais inerciais.
O interessante é que o relógio aí é tido como dependente de referencial. Um equívoco, pois a ideia do relógio é a de evidenciar a passagem do tempo. Se fosse um relógio por pulsos de luz, tal não poderia ser correlacionado. Ou o seria de forma diferente.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1307 Online: 18 de Julho de 2015, 14:12:38 »
O interessante é que o relógio aí é tido como dependente de referencial. Um equívoco, pois a ideia do relógio é a de evidenciar a passagem do tempo. Se fosse um relógio por pulsos de luz, tal não poderia ser correlacionado. Ou o seria de forma diferente.

A ideia do relógio é evidenciar a passagem do tempo. A passagem do tempo depende do referencial. Portanto não é um equívoco.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1308 Online: 18 de Julho de 2015, 14:23:15 »

A ideia do relógio é evidenciar a passagem do tempo. A passagem do tempo depende do referencial. Portanto não é um equívoco.
Se a passagem de tempo for medida por  pulsos de luz aí sim eu diria que não.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1309 Online: 18 de Julho de 2015, 14:26:38 »

Elabore.

Adianto que a passagem do tempo pode ser medida por qualquer coisa, ela sempre vai depender do referencial.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1310 Online: 18 de Julho de 2015, 14:32:37 »

Elabore.

Adianto que a passagem do tempo pode ser medida por qualquer coisa, ela sempre vai depender do referencial.
Se o que equivale a um segundo medido com luz for usado como referencial e não a quantidade de badaladas de um relógio, um segundo para qualquer referencial será o mesmo. O astronauta e o terráqueo, ambos, perceberão a passagem do tempo da mesma forma!
« Última modificação: 18 de Julho de 2015, 14:35:18 por Sergiomgbr »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1311 Online: 18 de Julho de 2015, 14:41:32 »
Se o que equivale a um segundo medido com luz for usado como referencial e não a quantidade de badaladas de um relógio, um segundo para qualquer referencial será o mesmo. O astronauta e o terráqueo, ambos, perceberão a passagem do tempo da mesma forma!

Aí que está. O astronauta verá o seu próprio tempo passar da mesa forma que o terráqueo vê seu próprio tempo passar. Independente de ser relógio de luz ou de pêndulo ou mesmo relógio biológico (envelhecimento).

Mas o Astronauta verá o tempo do terráqueo passar mais devagar do que passa para o astronauta e o terráqueo verá o relógio do astronauta passar mais devagar do que passa pra si mesmo, independente de qual instrumento usarem pra medir isso.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1312 Online: 18 de Julho de 2015, 15:02:14 »

Aí que está. O astronauta verá o seu próprio tempo passar da mesa forma que o terráqueo vê seu próprio tempo passar. Independente de ser relógio de luz ou de pêndulo ou mesmo relógio biológico (envelhecimento).

Mas o Astronauta verá o tempo do terráqueo passar mais devagar do que passa para o astronauta e o terráqueo verá o relógio do astronauta passar mais devagar do que passa pra si mesmo, independente de qual instrumento usarem pra medir isso.
Bom, se o terráqueo e o astronauta percebem a luz do mesmo jeito, obrigatoriamente a passagem do tempo medida com luz não poderá ser percebida por ambos de forma diferente.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1313 Online: 18 de Julho de 2015, 15:09:24 »
Bom, se o terráqueo e o astronauta percebem a luz do mesmo jeito, obrigatoriamente a passagem do tempo medida com luz não poderá ser percebida por ambos de forma diferente.

Se o terráqueo e o astronauta vêem a luz se movendo à mesma velocidade, eles precisam ver o relógio do outro rodar mais devagar que o próprio:
<a href="https://www.youtube.com/v/MGC7KUB2vsE" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/MGC7KUB2vsE</a>
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1314 Online: 18 de Julho de 2015, 15:29:48 »

Se o terráqueo e o astronauta vêem a luz se movendo à mesma velocidade, eles precisam ver o relógio do outro rodar mais devagar que o próprio:
<a href="https://www.youtube.com/v/MGC7KUB2vsE" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/MGC7KUB2vsE</a>
Relógio rodar... :umm:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1315 Online: 18 de Julho de 2015, 18:12:27 »
Você entendeu.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1316 Online: 18 de Julho de 2015, 18:30:30 »
Você entendeu.
Sim, SnowRaptor, obrigado pela generosidade.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1318 Online: 19 de Julho de 2015, 02:20:17 »
Você entendeu.
Caricicicíssimo mi Chefian, estive lendo essas últimas postagens e...   digamos...   pouparei-me de tecer certas ("des")considerações específicas e gerais...    ...entretanto, em boa medida porque és mi Chefian, interessei-me por teu caso, e, não pretendendo, o MESTRE, a imposição de decretar-lhe o entendimento, pergunto-te: Este "Sim" é mesmo um (algo como)...    'sí, por supuesto!', ou é um " "sim"...   deixa pra lá..."?       Porque...  se teu equívoco (e, sim, claro, estás equivocado) funda-se nos (des)conceitos e (des)princípios que pude vislumbrar fundarem-se, estas "explicações" estão mais equivocadas que teu equívoco, se tomadas no sentido da tentativa de eliminá-lo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1319 Online: 19 de Julho de 2015, 08:31:57 »
Você entendeu.
Caricicicíssimo mi Chefian, estive lendo essas últimas postagens e...   digamos...   pouparei-me de tecer certas ("des")considerações específicas e gerais...    ...entretanto, em boa medida porque és mi Chefian, interessei-me por teu caso, e, não pretendendo, o MESTRE, a imposição de decretar-lhe o entendimento, pergunto-te: Este "Sim" é mesmo um (algo como)...    'sí, por supuesto!', ou é um " "sim"...   deixa pra lá..."?       Porque...  se teu equívoco (e, sim, claro, estás equivocado) funda-se nos (des)conceitos e (des)princípios que pude vislumbrar fundarem-se, estas "explicações" estão mais equivocadas que teu equívoco, se tomadas no sentido da tentativa de eliminá-lo.
Esse é o tipo de assunto em que minhas cismas se constituem num limbo limiar entre o protopensamento e o rigor das especificidades cognoscivísticas oscilando entre assoberbamentos etéreos e treslouquísticos e afloramentos de compreensão secular, de tal forma que há um torvelinho de intenções que por hora deixo-me a procrastinar de enveredar, todavia, para ser-lhe solícito, respondendo-lhe o mínimo, digo que o sim é mais um deixa pra lá mesmo, muito emboralmente, caro mi Capitan, capitalizando aqui mais do que tudo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1320 Online: 19 de Julho de 2015, 09:05:07 »
Cara alguém faz uma regra no fórum chamada "lei rolando lero" contra intervenções estilo "amado mestre"   :hihi:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1321 Online: 19 de Julho de 2015, 23:52:52 »

Sérgio, eu sou a pessoa certa para explicar isso.

Por um motivo: eu entendo muito menos de Física do que os colegas, então eu posso entender o seu raciocínio, onde está exatamente a sua dúvida, e explicar de uma forma que fique clara para um leigo como eu. Porque eu sei tanto quanto você.

Imagine que um astronauta está flutuando no espaço com seu traje espacial e vê passar por ele um disco voador pilotado por um ET, e esta nave está se movendo com velocidade constante em relação ao astronauta ( em movimento retilíneo uniforme em relação ao astronauta ).

Vamos chamar esta velocidade de Vn ( Vn = velocidade da nave )

Imagine também que tanto o astronauta quanto o ET possuem relógios de pulso em seus respectivos pulsos ( os tais relógios por badaladas que você pensou ), e que , na nave, existe também este 'relógio de luz' que "mede 1 segundo por luz".

O que você está conjecturando é que se o 'relógio de luz' parece funcionar da mesma forma para ambos, então se ambos medirem o tempo por este instrumento deveriam obter a mesma medida do tempo.

Mas nós podemos mostrar  que se o tempo for uma grandeza absoluta como sugere nossa intuição, então o pulso de luz do 'relógio de luz' iria parecer ter percorrido distâncias diferentes durante o mesmo intervalo de tempo para o ET e o astronauta. Porém  DIFERENTES distâncias no MESMO intervalo de tempo significa DIFERENTES velocidades. ( Porque velocidade é distância dividida pelo tempo. )

Só que experimentalmente sabemos que é fato que tanto o ET quanto o astronauta perceberiam a MESMA velocidade para a luz, e não velocidades DIFERENTES. Esquisito, e só tem um jeito de resolver esta esquisitice: nós temos que chegar a conclusão esquisita de que o astronauta e o ET não mediram o mesmo tempo em seus relógios de pulso. ( Este PULSO aqui está se referindo àquela parte do braço, e não um pulso de PULSAR. O relógio que pulsa é o 'relógio de luz'. O relógio que pulsa é o relógio que não é de pulso. Xiiiiii... )

Ora, digamos que durante o pulso de 1 segundo no 'relógio de luz', o astronauta vá ver a luz percorrer uma distância que vamos chamar de L. Mas durante este mesmo pulso o ET vê a luz percorrer uma distância H.

E digamos que Ta seja o tempo transcorrido no relógio de... braço do astronauta enquanto a luz percorreu esta distância L. E seja Te o tempo transcorrido no relógio de braço do ET enquanto ele via a luz transcorrer uma distância H. Então, para o MESMO pulso de um segundo-luz eles mediram, respectivamente, as seguintes velocidades para a luz:

Va+%3D+%5Cfrac%7BL%7D+%7BT_a%7D é a velocidade da luz medida pelo astronauta.

Ve+%3D+%5Cfrac%7BH%7D+%7BT_e%7D a velocidade da luz medida pelo ET.

Como L não é igual a H então se Ta = Te,  Va seria DIFERENTE de Ve. Quer dizer, teriam medido velocidades diferentes para a luz, o que sabemos que não acontece.

Se Ta = Te então não seria verdade que  %5Cfrac%7BL%7D%7BT_a%7D+%3D+%5Cfrac%7BH%7D+%7BT_e%7D . No entanto o fato é que é verdade.

Acho que é possível mostrar porque Ta é diferente de Te com base no que você imaginou.

Minha ideia é comparar a relação entre estes 2 relógios de pulso ( o do astronauta e do ET ) deduzida do que ocorre com o "relógio de luz", tendo em vista que a velocidade da luz deve ser percebida como a mesma tanto para o astronauta como para o ET.

Parece complicado? Mas como eu não sei nada talvez consiga fazer isto de maneira extremamente simples.

Rascunhando aqui eu cheguei à seguinte relação entre o tempo medido no relógio por badaladas do astronauta e o tempo no relógio por badaladas do ET.

+T_a+%3D+%5Cfrac+%7B+T_e+.+c+%7D%7B%5Csqrt%7Bc%5E2+-+%28V_n%29%5E2%7D+

Onde:

Ta é o tempo decorrido no relógio do astronauta.

Te é o tempo decorrido no relógio do ET

Vn é a velocidade do disco voador

c é a velocidade da luz, que é uma constante

Bom, se a equação acima estiver incorreta alguém por favor avise logo. Do contrário eu vou continuar a partir deste erro.

Mas para continuar eu vou precisar desenhar umas poucas figuras simples. E também de uma matemática bem simples, totalmente indolor.  Porque sem nenhuma matemática não tem como explicar mesmo, mas eu só vou precisar de Pitágoras.

Para entender a pessoa só vai precisar saber que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.

Então depois eu continuo quando tiver os desenhos.

Mas enquanto isso vamos observar algo interessante naquela expressão.

Se Vn, que é a velocidade da nave, for muito menor que c ( a velocidade da luz ), então o cálculo da expressão %5Csqrt%7Bc%5E2+-+%28V_n%29%5E2%7D dá quase o mesmo valor de c.

Porque Vn seria tão pequeno em relação a c que seria desprezível. Para efeito de aproximação poderíamos considerar Vn = 0, logo %5Csqrt+%7Bc%5E2+-+0+%7D+%3D+%5Csqrt+%7Bc%5E2%7D%3D+c

De onde se conclui que se a velocidade da nave não for muito grande nós nem vamos perceber o efeito da relatividade do tempo porque:

+T_a+%3D+%5Cfrac+%7B+T_e+.+c+%7D%7B%5Csqrt%7Bc%5E2+-+%28V_n%29%5E2%7D+

Mas %5Csqrt%7B+c%5E2+-+V_n%5E2+%7D poderia ser aproximado para c.

Então T_a+%5Capprox+%5Cfrac%7BT_e.+c%7D%7Bc%7D    Logo T_a+%5Capprox+T_e.
« Última modificação: 20 de Julho de 2015, 01:31:50 por Pedro Reis »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1322 Online: 19 de Julho de 2015, 23:53:49 »
Não se impressione com o tamanho do "post" anterior. Se for lendo vai perceber que é tudo fácil de compreender.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1323 Online: 20 de Julho de 2015, 00:09:06 »
Não se impressione com o tamanho do "post" anterior. Se for lendo vai perceber que é tudo fácil de compreender.

../forum/topic=15304.0.html
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1324 Online: 20 de Julho de 2015, 00:14:08 »
Não me incomoda o tamanho do post ou não me interessariam os posts do mi Capitan Cientista, por exemplo, muito pelo contrário, o que me incomoda é falta de conteúdo quando é o caso.

Esse assunto da medição do tempo é interessante. Seus apontamentos são dignos mas por hora estou num certo hiato de cognização. Atualizarei, ok?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!