Discuta a seguinte afirmação: "Se no universo inteiro existisse somente uma partícula com carga elétrica, o conceito de carga elétrica não serviria para nada".
A mim parece que a afirmação é correta porque os efeitos gerados por cargas só ocorrem devido à quantidade de cargas presentes no meio. Uma carga isolada sem outra para atrair ou repelir não faz nenhuma diferença no meio.
É por aí mesmo ou errei em algo?
E, se no universo existisse deus (um único qualquer com os "máximos atributos") nenhum outro conceito serviria para nada.
Esse tipo de questão é sempre problemática e arriscadamente vazia. No caso específico de uma partícula *com* carga elétrica, não deve fugir à regra. Diferentemente do caso excepcional da pergunta deixada pela mecânica de Newton, que, perguntada por Berkeley, respondida por Mach e "finalizada" por Einstein deu origem ao que ainda vejo como a mais bem acabada e poderosa teoria de toda a história da ciência, não vejo pertinência ou cabimento para a afirmação acima até porque o conceito de campo elétrico ainda é essencialmente descritivo e especulativo (e, no que podemos dizer que ultrapassa a pura descrição ou especulação, verifica-se geralmente o contrário) e uma tal pergunta não abre via teórica para mudar tal paradigma.
A própria pergunta é uma contradição em si mesma e não pode corresponder a nenhuma realidade por muitos mais motivos que o apresentado pelo Snowraptor que, a bem da verdade, ainda demanda a presença de uma partícula neutra e já seriam duas, o que resolveria, ao mesmo tempo, o problema da geração eletromagnética pelo movimento relativo e o da sonda perturbável para "dar existência à carga". De qualquer forma, evidências físicas indicam que cargas elétricas existem além da "necessidade" de influenciar outras cargas. Mas o mais importante de tudo é que é simplesmente impensável a ideia de uma única partícula portadora de carga. Pode até parecer que é, na ilusão, mas não passa da filosofia.
É lamentável ver livros didáticos expondo questionamentos de um filosofismo vazio e sem qualquer objetividade como esse.