Mr Tufir Hawat, vc respondeu à primeira elucidativa pergunta da Luz (elucidativa só poderia ser da Luz!). vou tentar responder as outras duas, me corrija se eu estiver errado:
2) É correto aplicar a idéia de "seleção natural" entre diferentes espécies? Digo, espécies melhores adaptadas são responsáveis por extnguir outras menos adaptadas ou pela própria deficiência de adaptação essas se extinguem naturalmente?
É correto dentro de um mesmo nicho ecolológico, desde que haja uma disputa pelos recursos naturais e/ou recursos energéticos (quando disputam a mesma caça).
Em geral a extinção é causada por um conjunto de fatores, como: escassez de alimentos, escassez de recursos naturais (abrigo, água, locais de reprodução, tudo depende da espécie e do hábitat).
Mudanças climáticas provocam extinção. Mas também o surgimento de novas espécies. Essas novas espécies são os descendentes das espécies que sobreviveram às mudanças, se adaptando (mudando seu comportamento, ou favorecidos por mutações que persistiram e fizeram com que novas características prevaleçam,etc).
3) O que significa precisamente extinção: sumiu sem deixar herdeiros ou se adaptaou a uma nova espécie? Por exemplo, grosso modo, nós somos o homo (antes do sapiens) evoluído/melhor adaptado ou aquele foi extinto por nós? Quero dizer, existiram, por exemplos, diferentes "homos" convivendo juntos? Nesse caso a seleção natural age como uma espécie de lei do mais "forte" também?
Extinção é o desaparecimento da espécie. Existem muitas formas disso acontecer, mas com humanos pode ter acontecido como explico abaixo, que é um bom exemplo de extinção/adaptação. Vou explicar do 'jeito analista de sistemas' fazendo um paralelo de espécies com versões de software:
Periodo A) Aparece Homo 1.0
Periodo B) Se separam tres grupos, então temos :
Homo 1.0 (original)
Homo 1.0.1 (1o grupo de nómades)
Homo 1.0.2 (2o grupo de nómades)
Homo 1.0.3 (3o grupo de nómades)
Periodo C) Homo 1.0, 1.01 e 1.0.2 disputam o mesmo hábitat; 1.0.3 se separa mais ainda
Periodo D) Homo 1.0 é eliminado na disputa, pois 1.0.2 tem a mesma dieta e está melhor adaptado à escassez (que o fez migrar e se adaptou melhor)
Periodo E) Após mudanças temos:
Homo 1.0.2.1
Homo 1.0.2.2
Homo 1.0.2.3
Homo 1.0.1.1
Homo 1.0.3.1 em outro hábitat
Periodo F) Num periodo mais recente, os Homo todos acabam se encontrando e disputando pelo mesmo habitat (de maior área). Após centenares de milhares de anos de disputas, temos
Homo 1.0.2.2.1
Homo 1.0.2.3.1
Periodo G) Após última disputa, os sobreviventes de somente uma linhagem sobrevive: Homo 1.0.2.3.2
Poderiam ter acontecido outras coisas mais complexas: híbridos, poderiam ter se afastado mais e sobrevivido mais linhagens. É que no caso dos humanos, eliminamos sim outras linhagens. Sobreviveram primatas adaptados a outros hábitats que não conflitavam com o nosso.