Autor Tópico: Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um religioso?  (Lida 268596 vezes)

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
Re:Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um religioso?
« Resposta #2450 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 16:09:49 »
Desvirtuando os últimos posts, mas não o tópico, como vocês fazem para administrar a frustração de saber que nossa vida é pragmaticamente nascer, sobreviver e morrer. Que inspiração vocês buscam ou qual o objetivo de viver sabendo que não existe vida após a morte ou as "besteiras" citadas no titulo do tópico?

Eu, particularmente, não vejo isso como uma frustração.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline FK

• Nível 03
  • *
« Resposta #2451 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 16:15:19 »
Desvirtuando os últimos posts, mas não o tópico, como vocês fazem para administrar a frustração de saber que nossa vida é pragmaticamente nascer, sobreviver e morrer. Que inspiração vocês buscam ou qual o objetivo de viver sabendo que não existe vida após a morte ou as "besteiras" citadas no titulo do tópico?

Eu acho gratificante a ideia de deixar algo útil ou inspirador para a sociedade de tal modo que eu seja lembrado durante as gerações futuras. Tal como ocorreu com Aristóteles e Sócrates, ou até mesmo algumas figuras recentes que hoje me inspiram e impressionam, tais como como Bertrand Russell e Alan Turing.

Supomos que você consiga isso, tenha certeza de que gerou conteúdo que será passado adiante por gerações. A partir desse momento você seria auto-realizado e feliz para o resto da vida? Mesma pergunta para o amigo anti-PT.

O debate que quero gerar é: A ignorância de crer em "besteiras" não-comprovadas cientificamente não é uma coisa boa? Lembrem a pesquisa com os monges que apontou-os como as pessoas mais felizes do mundo.

Me parece que a ambição pelo conhecimento nos torna incompletos. Há muito tempo e a tendencia é de que sempre será assim, não saberemos toda a verdade, e para esse pedaço obscuro, uma crença pode preencher e curar a angustia, ansiedade ou infelicidade do não saber.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2452 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 16:36:32 »
O debate que quero gerar é: A ignorância de crer em "besteiras" não-comprovadas cientificamente não é uma coisa boa? Lembrem a pesquisa com os monges que apontou-os como as pessoas mais felizes do mundo.

A ignorância é uma coisa boa, para quem é ignorante. Para quem busca conhecimento (Bilú), existe uma grande satisfação em encontrá-lo. Mesmo que o conhecimento seja de que não haverá nada depois.

E não tem como alguém "desligar" o senso crítico ou ceticismo depois de tê-lo desenvolvido, e com isso desfrutar de uma vida simples de crença. Não vejo como uma opção.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline FK

• Nível 03
  • *
« Resposta #2453 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 16:48:35 »

A ignorância é uma coisa boa, para quem é ignorante. Para quem busca conhecimento (Bilú), existe uma grande satisfação em encontrá-lo. Mesmo que o conhecimento seja de que não haverá nada depois.

E não tem como alguém "desligar" o senso crítico ou ceticismo depois de tê-lo desenvolvido, e com isso desfrutar de uma vida simples de crença. Não vejo como uma opção.

Existe uma grande satisfação momentânea, temporária. Após adquirir aquele conhecimento, se descobre um universo de outras coisas desconhecidas, e novamente a busca se inicia, é um ciclo infinito.

Dessa forma, interpreto que - me corrijam se estou equivocado - quem está sempre buscando não se auto-realiza, não alcança a felicidade plena. Logo, concluo que buscar conhecimento é abrir mão da felicidade pura.

Seguindo essa linha, abrir mão da felicidade não me parece uma besteira tão grande quanto acreditar em religiões? Ou talvez os dois não sejam besteiras?

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #2454 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 17:09:19 »
Se pudéssemos ter segunda chance, o senso de urgência em realizar agora, para mim, seria diminuído. Se houvesse a possibilidade de eternidade, também protelaria tudo absolutamente, provavelmente.

É justamente a falta de perspectiva ingênua de infinitude que me faz viver, até o talo, o presente junto a meus queridos, simplesmente pq é mundano mesmo e raro, não acontecendo novamente.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2455 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 17:12:27 »

Existe uma grande satisfação momentânea, temporária. Após adquirir aquele conhecimento, se descobre um universo de outras coisas desconhecidas, e novamente a busca se inicia, é um ciclo infinito.

Dessa forma, interpreto que - me corrijam se estou equivocado - quem está sempre buscando não se auto-realiza, não alcança a felicidade plena. Logo, concluo que buscar conhecimento é abrir mão da felicidade pura.

Seguindo essa linha, abrir mão da felicidade não me parece uma besteira tão grande quanto acreditar em religiões? Ou talvez os dois não sejam besteiras?

Mas ninguém, em nenhuma situação, fica eternamente feliz após encontrar algo ou realizar algo. Toda a felicidade é momentânea.

E muito da realização está na jornada. Então vamos seguindo e descobrindo. A satisfação está em saber que estamos no caminho correto. E que o universo é misterioso o suficiente para nos mantermos nessa busca por muito tempo.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline FK

• Nível 03
  • *
« Resposta #2456 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 17:28:45 »

Mas ninguém, em nenhuma situação, fica eternamente feliz após encontrar algo ou realizar algo. Toda a felicidade é momentânea.

Segundo a Pirâmide de Maslow¹ é possível. E conforme a pesquisa da Wisconsin² também.

Veja que estar no caminho correto pode soar como uma crença sem muitas comprovações. Não estou criticando o ceticismo, mas sim defendendo aqueles que acreditam em algo religioso. Não é uma besteira ou absurdo.

¹ http://www.simplypsychology.org/maslow.html
² http://www.dailymail.co.uk/health/article-2225634/Is-worlds-happiest-man-Brain-scans-reveal-French-monk-abnormally-large-capacity-joy-meditation.html

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2457 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 19:06:42 »
Próximo passo? Fazer os crentes estudar a lista de falácias.

Não é só esse tipo de crentes que precisam estudar lógica. Infelizmente, ainda tem muita gente que pensa que uma analogia permite deduzir qualquer coisa.
Mas permite...

Permite como?
Essa é uma propriedade das analogias, tornar mais abrangente a correlação entre conceituações em diferentes contextualizações.

Isso não é uma dedução. Dedução é um raciocínio que segue uma estrutura de tal modo que se as premissas são verdadeiras, é impossível que a conclusão seja falsa. Na analogia o máximo que podemos inferir é que as conclusões tiradas dela são possivelmente verdadeiras, mas nunca necessariamente verdadeiras.

Concordaria se você tivesse dito que a analogia permite inferir algo. Entretanto, discordo que ela deduza qualquer coisa.
Concordaria também, mas nesse caso a sua afirmação,

Não é só esse tipo de crentes que precisam estudar lógica. Infelizmente, ainda tem muita gente que pensa que uma analogia permite deduzir qualquer coisa.

é falaciosa, uma vez que de qualquer modo uma analogia não permitiria deduzir nada.

Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2458 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 19:22:15 »

Mas permite...

Permite como?
Essa é uma propriedade das analogias, tornar mais abrangente a correlação entre conceituações em diferentes contextualizações.

Isso não é uma dedução. Dedução é um raciocínio que segue uma estrutura de tal modo que se as premissas são verdadeiras, é impossível que a conclusão seja falsa. Na analogia o máximo que podemos inferir é que as conclusões tiradas dela são possivelmente verdadeiras, mas nunca necessariamente verdadeiras.

Não é que de uma analogia não se pode deduzir , e sim, no máximo inferir. Na verdade uma analogia é ela própria uma inferência e um processo dedutivo, de tal modo que de uma inferência se pode deduzir algo, é essa a função das inferências.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2459 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 19:38:19 »
Ninguém aluga um filme ou lê um livro ou vai uma peça de teatro ou mesmo ouve uma piada começando pelo final, então se vive pelo final das coisas começadas ante a imponderabilidade do infinito.

Offline Kailash

• Nível 01
  • *
« Resposta #2460 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 23:08:37 »

Mas permite...

Permite como?

Não é que de uma analogia não se pode deduzir , e sim, no máximo inferir. Na verdade uma analogia é ela própria uma inferência e um processo dedutivo, de tal modo que de uma inferência se pode deduzir algo, é essa a função das inferências.

Inferência não é só um processo de dedução, é o processo de tirar conclusões lógicas das premissas. Inferência pode ser dedutiva ou não.

Uma inferência só é dedutiva quando a conclusão é necessariamente verdadeira caso as premissas também o sejam. A analogia não nos garante nenhuma certeza, suas conclusões são somente provavelmente verdadeiras, logo, não são deduções.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2015, 23:10:40 por Kailash »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2461 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 01:24:14 »

Mas permite...

Permite como?

Inferência não é só um processo de dedução, é o processo de tirar conclusões lógicas das premissas. Inferência pode ser dedutiva ou não.

Uma inferência só é dedutiva quando a conclusão é necessariamente verdadeira caso as premissas também o sejam. A analogia não nos garante nenhuma certeza, suas conclusões são somente provavelmente verdadeiras, logo, não são deduções.
Ou são deduções falsas. Mas a rigor, se as conclusões tiradas de uma analogia(apenas provavelmente verdadeiras) resolvem na prática uma demanda(funcionam), tudo não passa de joguinhos de palavras/semântica, ou eu estou errado?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #2462 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 01:37:32 »
Claro que estás irremediavelmente certo!

No seu post resposta 2457 já estraçalhaste tudo. Estava eu lendo mais essa e ia apontar exatamente aquilo. Tudo mais é para matar tempo 'poetizando' a beleza das contendas. E tu gostas mesmo disso...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2463 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 02:01:11 »
Valeu, Cientista.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #2464 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 02:09:43 »
Fi-lo porque qui-lo, hahahahaaha...  É porque estás certo mesmo, meu caro.  Veja, com o afogamento em arbitrariedade em que esse tipo de questão se encontra, o próprio...  como é?...  Kailash (e o chicote tem que cair...  hahahaha) usa (usou) a palavra deduzir, primeiro, em seu sentido mais amplo, inespecífico, depois quis aplicar no sentido oficializado-acadêmico, que é uma balelaria total de qualquer jeito. Mesma manobra típica lusitaniana.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #2465 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 02:40:16 »
Tem uma página no Facebook chamada Neo-Ateu Toddynho. A maioria das coisas que ela posta é besteira.

Um exemplo de postagem deles:

O nome desta página me fez lembrar deste vídeo:
<a href="https://www.youtube.com/v/wss5cc0_QXs" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/wss5cc0_QXs</a>
Não quem se inspirou em quem (provavelmente esta página de cima se inspirou na música), mas o negócio é que esta música tinha de fato tudo haver com a maioria dos membros da ATEA no grupo de facebook que eu fazia parte  (acho que o grupo nem existe mais, mas na época tinha quase 50 mil membros). A galera lá parecia só de moleque mesmo, era só trolagem, xingamento e piada sem graça o dia inteiro. Papo cabeça por lá era difícil, só milagre pra ter  :lol:. Inclusive quando este vídeo foi postado por lá, a turma ao invés de recusarem o apelido, passaram a chamar a eles mesmos de ateu toddynho.  :hihi:
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2015, 02:45:13 por Skeptikós »
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Baphomet

• Nível 20
  • *
  • ATEU (Fisicismo Reducionista)
« Resposta #2466 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 15:19:42 »
Pode até não ser das maiores, mas é "registrável"... Comentário de leitor, num site de notícias, sobre uma tragédia (escrito exatamente desse jeito):

"Ailton Gama

há 4 minutos

DEUS SABI O QUE FÁS. NÃO CAE UMA PETÁLA DE FOLHA DA AVORE SEM A PERMIÇÃO DE DEUS, LEIÃO A BIBLIA ELA TISALVA"
"Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também?"
(Douglas Adams)

"Quando uma pessoa tem uma insanidade, chama-se a isso 'delírio'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'."
(Robert Pirsig)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2467 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 15:26:21 »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #2468 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 23:01:34 »
Com certeza e' Poe. Os erros de portugues estao muito forcados e ate mesmo incoerente. Por exemplo "fas" o normal seria um ingnorante escrever "fais". :P

Provavelmente um ateu tentando zoar evangelicos.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Baphomet

• Nível 20
  • *
  • ATEU (Fisicismo Reducionista)
« Resposta #2469 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 13:47:56 »
... Provavelmente um ateu tentando zoar evangelicos.

Putz! Eu não havia pensado nisso! :-)
"Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também?"
(Douglas Adams)

"Quando uma pessoa tem uma insanidade, chama-se a isso 'delírio'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'."
(Robert Pirsig)

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #2470 Online: 01 de Março de 2015, 13:42:30 »

Eu acho que não é uma opção.

É claro que um indivíduo pode sim optar pela ignorância e a irracionalidade. Se refugiar no fanatismo, e ter neste um conforto para seus dilemas existenciais.

Embora seja possível para o indivíduo, não dá para imaginar essa postura como uma resposta para a sociedade como um todo. A humanidade não encontraria a felicidade se abdicasse de buscar o conhecimento, ao contrário, isso nos levaria de volta aos horrores do obscurantismo medieval.

De qualquer forma, embora o saber nem sempre revele uma realidade que gostaríamos, faz parte da natureza humana tentar compreender o mundo que lhe cerca. E o conhecimento é como o gênio que sai da garrafa: uma vez alcançado não há como voltar atrás.

Hoje nos encontramos nesta situação, onde antigas mitologias não podem mais ser sustentadas em confrontação com a realidade objetiva. Só nos resta seguir em frente, continuar avançando.

O fanatismo não é a resposta.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #2471 Online: 01 de Março de 2015, 13:50:01 »
Com certeza e' Poe. Os erros de portugues estao muito forcados e ate mesmo incoerente. Por exemplo "fas" o normal seria um ingnorante escrever "fais". :P

Provavelmente um ateu tentando zoar evangelicos.

Pra quem acha que é brincadeira só por causa dos erros de Português, dá uma olhada no vídeo abaixo.

<a href="https://www.youtube.com/v/tumyERfVxDA" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/tumyERfVxDA</a>

É por isso que a Lei de Poe é uma lei. Nunca dá pra saber.
« Última modificação: 01 de Março de 2015, 13:54:54 por Pedro Reis »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #2473 Online: 08 de Abril de 2015, 11:02:04 »
Nossa, Ned, quero dizer, Buck, é muita falta de noção de Biologia, em? Valei-nos, Darwin... :susto:
GNOSE

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2474 Online: 08 de Abril de 2015, 11:29:46 »
Nossa, Ned, quero dizer, Buck, é muita falta de noção de Biologia, em? Valei-nos, Darwin... :susto:

Essa história é um hoax que se espalhou em textos motivacionais e virou uma praga.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!