Autor Tópico: Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um religioso?  (Lida 268625 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um religioso?
« Resposta #3175 Online: 19 de Julho de 2019, 16:54:28 »
Mansão do morto é só o domicílio do defunto, o sepulcro, que na época  de Jesus era uma gruta na qual se podia ficar vivo e respirar.

Nos tempos em que o livro do Eclesiastes foi escrito o sheol significava o fim, onde o que um dia foi pó e viveu volta a ser pó. O Sheol remete simplesmente ao sepulcro.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3176 Online: 19 de Julho de 2019, 16:57:05 »
O livro de Atos é uma degeneração religiosista de Paulo. Atos não é a mesma coisa dos evangelhos.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #3177 Online: 19 de Julho de 2019, 17:04:10 »
Nos tempos em que o livro do Eclesiastes foi escrito o sheol significava o fim, onde o que um dia foi pó e viveu volta a ser pó. O Sheol remete simplesmente ao sepulcro.
Dependerá das respectivas cronologias das escritas dos livros. Pois a médium evocou o espírito do Samuel, então posteriormente passou a ser onde habitam juntas as almas dos falecidos — cujos corpos estão decompostos ou cremados, claro.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3178 Online: 19 de Julho de 2019, 17:17:33 »
Um monte de gente escreveu a Bíblia uns mais outros menos literais, outros completsmente abilolados falando sobre burro falante, sol parar no céu, beleia recheada com gente dentro arca com todos bicho, etc.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3179 Online: 19 de Julho de 2019, 17:33:01 »
Com o pecado original de Adão e Eva, toda a humanidade foi condenada, mas o sacrifício de Jesus anulou esta condenação.
Ao morrer, Jesus desceu ao lugar onde todas as almas ficavam amontoadas, independente de as pessoas terem sido boas ou más em vida (tipo o Hades grego) e libertou de lá as almas dos justos. A partir daí, os justos passaram a ir para o céu ao morrerem.

Note-se que esse lugar onde Jesus esteve não era o inferno como lugar de punição dos pecadores, que ainda não tinha sido inventado.

Curiosidade:
Na "Summa Theologica", Tomás de Aquino gasta páginas inteiras discutindo se Jesus teria entrado no Inferno, se só ficou na porta, mas não entrou, se isto o afetou em alguma coisa etc.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #3180 Online: 19 de Julho de 2019, 17:35:59 »
onde habitam juntas as almas dos falecidos
Citação de: Sr. Sergiomgbr
Atos não é a mesma coisa dos evangelhos.
morreu também o rico, e foi sepultado.
No Hades, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e a Lázaro no seu seio.
Clamou: Pai Abraão, tem compaixão de mim! e manda a Lázaro que molhe a ponta do seu dedo, e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Mas Abraão respondeu: Filho, lembra-te que recebeste os teus bens na tua vida, e Lázaro do mesmo modo os males; agora, porém, ele está consolado, e tu em tormentos.
Demais, entre nós e vós está firmado um grande abismo, de modo que os que querem passar daqui para vós não podem, nem os de lá passar para nós.
Ele replicou: Pai, eu te rogo, então, que o mandes à casa de meu pai (pois tenho cinco irmãos), para os avisar a fim de não suceder virem eles também para este lugar de tormento.
Mas Abraão disse: Eles têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
Respondeu ele: Não, pai Abraão, mas se alguém for ter com eles dentre os mortos, hão de se arrepender.
Replicou-lhe Abraão: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3181 Online: 19 de Julho de 2019, 17:43:11 »
No Hades, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e a Lázaro no seu seio.
Clamou: Pai Abraão, tem compaixão de mim! e manda a Lázaro que molhe a ponta do seu dedo, e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Mas Abraão respondeu: Filho, lembra-te que recebeste os teus bens na tua vida, e Lázaro do mesmo modo os males; agora, porém, ele está consolado, e tu em tormentos.
Demais, entre nós e vós está firmado um grande abismo, de modo que os que querem passar daqui para vós não podem, nem os de lá passar para nós.
Ele replicou: Pai, eu te rogo, então, que o mandes à casa de meu pai (pois tenho cinco irmãos), para os avisar a fim de não suceder virem eles também para este lugar de tormento.
Respondeu ele: Não, pai Abraão, mas se alguém for ter com eles dentre os mortos, hão de se arrepender.
Replicou-lhe Abraão: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.

Quando este texto foi escrito, já havia a distinção entre céu e inferno como destino dos mortos.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #3182 Online: 19 de Julho de 2019, 17:48:06 »
:ok: eu ia comentar justo isso :!:
O escritor põe eles juntos no αδη tanto que eles se enxergam, + tem como que bairros... Parece que o escritor vacila entre a descrição tradicional e a nova distinção que já tava sendo dogmatizada.
Morreu o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio [κoλπον] de Abraão

Parece algo como a turma do; pra companhia do...
« Última modificação: 19 de Julho de 2019, 18:00:49 por Gorducho »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3183 Online: 19 de Julho de 2019, 17:58:33 »
Imagine uma bibla isprita onde uns textos são do Rivotril, outros são do Cx postal, outro é de outro ,e outro de mais outro... E o espiritismo deum é quase incompatível com o do outro, mas no final fazem uma bilibilíbia que parece ter alguma coerência...

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #3184 Online: 19 de Julho de 2019, 18:03:43 »
E junto c/as teses do Kardec + as do CX, por o cinturão de fótons e o Sol girando em volta de Alcyone :ok:
« Última modificação: 19 de Julho de 2019, 18:10:46 por Gorducho »

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
  • “Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.”
« Resposta #3185 Online: 19 de Julho de 2019, 18:29:01 »

Quando este texto foi escrito, já havia a distinção entre céu e inferno como destino dos mortos.

Acho que o Gorducho está se aproximando de entender que não há necessidade de um homem de carne e osso para se criar uma mitologia, até porque é obra de legiões, através dos séculos.

Aliás, diga-se, de passagem, que o inferno já foi descriado.
estado de autoexclusão definitiva da comunhão com Deus e com os bem-aventurados. Essa é a definição de inferno que o Catecismo da Igreja Católica apresenta no número 1033.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #3186 Online: 19 de Julho de 2019, 18:32:16 »
IV. O Inferno

1033. Não podemos estar em união com Deus se não escolhermos livremente amá-Lo. Mas não podemos amar a Deus se pecarmos gravemente contra Ele, contra o nosso próximo ou contra nós mesmos: «Quem não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia o seu irmão é um homicida: ora vós sabeis que nenhum homicida tem em si a vida eterna» (1 Jo 3, 14-15). Nosso Senhor adverte-nos de que seremos separados d'Ele, se descurarmos as necessidades graves dos pobres e  dos pequeninos seus irmãos (629). Morrer em pecado mortal sem arrependimento e sem dar acolhimento ao amor misericordioso de Deus, significa permanecer separado d'Ele para sempre, por nossa própria livre escolha. E é este estado de auto-exclusão definitiva da comunhão com Deus e com os bem-aventurados que se designa pela palavra «Inferno».

1034. Jesus fala muitas vezes da «gehena» do «fogo que não se apaga» (630) reservada aos que recusam, até ao fim da vida, acreditar e converter-se, e na qual podem perder-se, ao mesmo tempo, a alma e o corpo (631). Jesus anuncia, em termos muitos severos, que «enviará os seus anjos que tirarão do seu Reino [...] todos os que praticaram a iniquidade, e hão-de lançá-los na fornalha ardente»(Mt 13, 41-42), e sobre eles pronunciará a sentença: «afastai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno» (Mt 25, 41).

1035. A doutrina da Igreja afirma a existência do Inferno e a sua eternidade. As almas dos que morrem em estado de pecado mortal descem imediatamente, após a morte, aos infernos, onde sofrem as penas do Inferno, «o fogo eterno» (632). A principal pena do inferno consiste na separação eterna de Deus, o único em Quem o homem pode ter a vida e a felicidade para que foi criado e a que aspira.

1036. As afirmações da Sagrada Escritura e os ensinamentos da Igreja a respeito do Inferno são um apelo ao sentido de responsabilidade com que o homem deve usar da sua liberdade, tendo em vista o destino eterno. Constituem, ao mesmo tempo, um apelo urgente à conversão: «Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e espaçoso o caminho que levam à perdição e muitos são os que seguem por eles. Que estreita é a porta e apertado o caminho que levam à vida e como são poucos aqueles que os encontram!» (Mt 7, 13-14):

«Como não sabemos o dia nem a hora, é preciso que, segundo a recomendação do Senhor, vigiemos continuamente, a fim de que, no termo da nossa vida terrena, que é só uma, mereçamos entrar com Ele para o banquete de núpcias e ser contados entre os benditos, e não sejamos lançados, como servos maus e preguiçosos, no fogo eterno, nas trevas exteriores, onde "haverá choro e ranger de dentes"» (633).

1037. Deus não predestina ninguém para o Inferno (634). Para ter semelhante destino, é preciso haver uma aversão voluntária a Deus (pecado mortal) e persistir nela até ao fim. Na liturgia eucarística e nas orações quotidianas dos seus fiéis, a Igreja implora a misericórdia de Deus, «que não quer que ninguém pereça, mas que todos se convertam» (2 Pe 3, 9):

«Aceitai benignamente, Senhor, a oblação que nós, vossos servos, com toda a vossa família, Vos apresentamos. Dai a paz aos nossos dias livrai-nos da condenação eterna e contai-nos entre os vossos eleitos» (635).
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #3187 Online: 19 de Julho de 2019, 18:37:20 »
Eu não tenho aversão por seres imaginários, nem poderia ter. Só se fosse maluco. Só não concordo em dar meu rico dinheirinho material para seres imaginários, através de portadores de carne e osso, nem perder meus poucos anos de vida repetindo fórmulas mágicas e frequentando um clube de malucos. Seja ele qual for.

Que fique bem claro que o clube de malucos não é o Clube Cético, mas um dos infinitos clubinhos de crentes em coisas estranhas.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3188 Online: 19 de Julho de 2019, 22:12:54 »
Estou em dúvida se foi que Jonas passou três dias e três noites fazendo turismo no interior de um peixe ou se Jesus passou três dias e três noites entre os mortos, do fim da tarde de uma sexta-feira até a manhã de um domingo.

Mamífero.
« Última modificação: 19 de Julho de 2019, 22:15:45 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #3189 Online: 19 de Julho de 2019, 22:23:19 »
Estou em dúvida se foi que Jonas passou três dias e três noites fazendo turismo no interior de um peixe ou se Jesus passou três dias e três noites entre os mortos, do fim da tarde de uma sexta-feira até a manhã de um domingo.

Mamífero.

Minhas bíblias dizem peixe mesmo, não falam em mamíferos, mas sei que existem bíblias modernas que falam em baleia, o que só piora as coisas.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #3190 Online: 19 de Julho de 2019, 22:32:17 »
ὥσπερ γὰρ ἐγένετο Ἰωνᾶς ὁ προφήτης ἐν τῇ κοιλίᾳ τοῦ κήτους τρεῖς ἡμέρας καὶ τρεῖς νύκτας, οὕτως ἔσται ὁ υἱὸς τοῦ ἀνθρώπου ἐν τῇ καρδίᾳ τῆς γῆς τρεῖς ἡμέρας καὶ τρεῖς νύκτας.

Não conheço peixe capaz de engolir um homem inteiro, muito menos guardá-lo ileso por 3 dias e 3 noites.
Já no que diz respeito a “κήτους”, parece que cachalotes são capazes de tal proeza.
De qualquer forma, a historieta é bem esquizofrênica.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #3191 Online: 19 de Julho de 2019, 22:53:52 »
דָּ֣ג גָּד֔וֹל
não fala que fosse 1 mamífero :no:
« Última modificação: 19 de Julho de 2019, 22:57:10 por Gorducho »

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #3192 Online: 19 de Julho de 2019, 23:27:25 »
דָּ֣ג גָּד֔וֹל

Ainda que falasse, a história é uma das mais bizarras e estúpidas da literatura religiosa. Pior do que a cabeça do Ganesha.
É uma das maiores besteiras que se pode ouvir de um religioso.
Shiva cortou a cabeça do filho, Ganesha. Arrependeu-se (não é só o deus abrâmico que se arrepende das porcarias que faz) e resolveu consertar a m. Quem se deu mal foi o pobre elefante, que teve de ceder sua cabeça para o filhinho do deus irritado.
Esses deuses... Tsc, tsc,tsc.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #3193 Online: 19 de Julho de 2019, 23:32:55 »
Quando não dá mais para levar essas coisas a sério (foram inventadas em época em que todos eram ignorantes que acreditavam em lobisomens e mulas sem cabeça), procuram-se explicações metafóricas para as histórias esquizofrênicas, só que não explicam qual seria a metáfora.
Metáforas são recursos semânticos para melhorar a expressividade de um texto. Qual o texto a que as metáforas religiosas aludem? Nenhum! É só uma saída pela tangente.
Bem, quem entende de metáforas é o Montalvão. Como ele não está presente...
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3194 Online: 19 de Julho de 2019, 23:34:02 »
Na verdade Jonas foi abduzido e levado a bordo de uma espaçonave alienígena que atuava como um mini submarino.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3195 Online: 19 de Julho de 2019, 23:50:18 »
דָּ֣ג גָּד֔וֹל

Ainda que falasse, a história é uma das mais bizarras e estúpidas da literatura religiosa. Pior do que a cabeça do Ganesha.
É uma das maiores besteiras que se pode ouvir de um religioso.
Shiva cortou a cabeça do filho, Ganesha. Arrependeu-se (não é só o deus abrâmico que se arrepende das porcarias que faz) e resolveu consertar a m. Quem se deu mal foi o pobre elefante, que teve de ceder sua cabeça para o filhinho do deus irritado.
Esses deuses... Tsc, tsc,tsc.

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #3196 Online: 19 de Julho de 2019, 23:51:19 »
Na verdade Jonas foi abduzido e levado a bordo de uma espaçonave alienígena que atuava como um mini submarino.

Eu sei. Eu era o capitão da espaçonave. Coordenei a missão. Implantamos alguns chips no Jonas e chegamos à conclusão de que é pura perda de tempo estudar terrícolas. Eles são completamente imbecis. Na verdade, os cachalotes são bem mais inteligentes. Pelo menos não acreditam que humanos engulam cachalotes por 3 dias. Sei disso porque já tentei contar essa história para um deles e ele não deu a menor bola.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #3197 Online: 19 de Julho de 2019, 23:55:58 »
Ganesha fazendo push ups num braço só. Desde os meus 20 anos que não consigo.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #3198 Online: 20 de Julho de 2019, 00:42:17 »

https://www.new-age-gamer.com/news/osni-de-jonas/
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #3199 Online: 20 de Julho de 2019, 00:46:21 »
Rev. Barry H. Downing (PhD, Autor de "A Bíblia e Discos Voadores): "Ele foi engolido por um peixe grande, e viveu na barriga do peixe por 3 dias. Isso não parece muito provável, e nós sabemos que os OVNIs modernos andam na água assim como no ar. Eles parecem ser capazes de ir aonde quiserem. Então a ideia de que um OVNI possa ter engolido Jonas ao invés de um peixe faz muito sentido."

É, faz bastante sentido. Na cabeça do reverendo.

Se o objeto voador não foi sequer identificado, como podemos saber que é moderno? E já era moderno no tempo de Jonas ou também é uma máquina do tempo?

O reverendo "sabe" de coisas que eu não sei, e vejam que eu sou ET.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!