Eu fico impressionado como vcs se engajaram nessa de igualdade de direitos. Eu tenho um irmão que aguentou isso por 10 anos. Ele dizia "meu amor, faz uma comidinha pra nós? Vai fazer vc que os direitos são iguais!"; "meu amor, vc passou a minha camisa? Vai passar vc que os direitos são iguais"; meu amor, me faz esse agrado? Faz vc que os direitos são iguais!". A mulher ficava o dia inteiro em casa e ele trabalhando feito um escravo e quando chegavam tinha que cozinhar, passar, fazer compras, etc. Direitos iguais? Bull shit!
Acho que isso de direitos iguais é "você pode trabalhar fora de casa também como eu que eu não ligo" e não "vamos fazer tarefas equiparáveis e atribuir créditos à elas, assim, quando terminarmos o mês, deveremos ter créditos iguais".
Isso de quem faz comida, quem lava roupa, etc, é tãaaaaaao fútil e pode ser resolvido tãaao facilmente. Eu não entendo o grilo, acho bobeira. Agora, quanto à seu irmão, se ele preferiu ficar com uma mulher que "não cuidava" dele mesmo ele estando cansado por causa do trabalho, a culpa não é dos direitos iguais, né?
Eu não consigo imaginar como uma relação pode ser saudável se um acha que tem mais direitos que a parceira... Que porra é essa? Uma relação precisa de cumplicidade, admiração... Se você acha que tem mais direitos, é porque se acha superior. Como admirar alguém inferior? Como ter um relacionamento decente com alguém que você acha que é pior que você? Que merece menos que você? Para mim mentalidades assim só resultam em relacionamentos, no máximo, medíocres.
Ps. Eu não estou dizendo que você tem um relacionamento medíocre ou coisa assim... Minha opinião é a mesma do Agnostico: uma coisa é entrar em comum acordo pelo bem de um ou todos, outra é impor por se achar com mais direitos...