Autor Tópico: Fortíssimas evidências científicas de espíritos  (Lida 52872 vezes)

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
Re: Fortíssimas evidências científicas de espíritos
« Resposta #400 Online: 20 de Janeiro de 2008, 14:55:14 »
Puxa, eu já apresentei o de 2004, já dei telefone e email de um dos autores, já mostrei elogios dos próprios céticos, tanta coisa...

A propósito Vitor, já foi extraido DNA dos tecidos do Dodo queimado.

Apesar do DNA estar degradado devio as chamas foi possível se determinar a originalidade da espécie bem como relaciona-la evolutivamente aos pinguins:

- http://news.nationalgeographic.com/news/2002/02/0227_0228_dodo.html

[ ]´s

Meu caro, na Science 11 estudos desde 2004 foram retratados. O que me garante que esse não seja mais um?

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #401 Online: 20 de Janeiro de 2008, 14:56:59 »
Depois diz que não tá papando mosca.
Modere-se ou vai receber cartão.

Ok. Acho que o papo já deu o que tinha de dar. Sem mais considerações. Acho que os pontos de vista de todas as partes já foram mostrados. O papo agora só está se repetindo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #402 Online: 20 de Janeiro de 2008, 15:09:56 »
Então os cientistas que validaram Piper também não podem ter sido enganados por 40 anos, ou estarem envolvidos numa fraude mundial. Um peso e duas medidas?

Não, não é esse o caso.  Como sempre, as afirmações positivas (de existência de espécies biológicas até então desconhecidas ou de capacidades mediúnicas) devem ser testadas com método adequado para ter credibilidade.

No caso do Dodô, houve tais testes e consistentemente mostraram que é de fato uma espécie própria, distinta de outras já conhecidas anteriormente.

No caso de Piper há estudos antigos, suspeitos e que não se consegue reproduzir.  O que não traz nenhuma obrigação de "crer" neles, pelo contrário até, já que supostamente a mediunidade não acabou com ela.

Por isso replicação independente é necessária. Foi o que aconteceu no caso Piper, por décadas, e fraude jamais foi descoberta.

Talvez porque não havia necessidade de contestá-la?  Afinal de contas, por que contestar o que não convenceu desde o início?

Mais uma prova tb que um artigo ser publicado em uma revista não prova a confiabilidade ou autenticidade  de seu conteúdo.

Mais uma prova que extensa replicação independente basta para descobrir a fraude ou fornecer prova do fenômeno.

Talvez até fosse, se houvesse tal replicação independente no passado, ou se alguém tivesse coragem e capacidade de apresentar algo similar no presente.

Citação de: Vitor
Crer é quando não há NENHUMA base. É possível sim afirmarmos a autenticidade dos resultados ou estaríamos diante DA MAIOR FRAUDE JÁ COMETIDA NA CIÊNCIA, ENVOLVENDO DEZENAS DE CIENTISTAS REPEITÁVEIS DE PAÍSES E CONTINENTES DIFERENTES.

Não existem bases para se crer na existência de espíritos, já foi demosntrado algum e assim estudado a possibilidade de comunicação com mediuns ?

Já, na revista Semina, com o artigo do Perandréa. A Semina é indexada pelo Latindex.

Teria um link?

Mas os erros são computados. Depois busca-se explicar os erros. E ciência FAZ USO DE AD-HOCS, ISSO É PERFEITAMENTE NORMAL.

Hein?!?

Ou só mostra a sua enorme fé para não acreditar na mediunidade (ou ao menos em fenômenos paranormais).

Esse é o ponto, ele não deve mesmo crer a priori em fenômenos paranormais ou em mediunidade.  Se é preciso "crer" para ver qualidade nos resultados da pesquisa, então a pesquisa não tem qualidade.

Então Piper permanece como prova de paranormalidade.

Para os que tem fé nela, talvez.  Para quem pretende fazer ciência, no entanto...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

APODman

• Visitante
« Resposta #403 Online: 20 de Janeiro de 2008, 15:25:00 »
Porém é impossível se determinar visto que seus resultados com Piper são irreprodutíveis.
 ( visto que a mulher já morreu ).

Por isso replicação independente é necessária. Foi o que aconteceu no caso Piper, por décadas, e fraude jamais foi descoberta.

Concordo, mas dado ao tipo de pesquisa ( algo diferente de examinar um osso e DNA de tecidos ) uma fraude pode ter ocorrido e jamais ter sido descoberta.

Como poderemos excluir isto se jamais poderemos efetuar tais experimentos com Piper novamente ?

Mais uam prova que extensa replicação independente basta para descobrir a fraude ou fornecer prova do fenômeno.

Sim, com os métodos científicos utilizados hoje pela ciência sim, com o positivismo da época duvido muito.

De toda forma poderemos sempre tirar a dúvida com o Dodo, mas não poderemos tirar mais esta duvida com Piper. só resta a quem quiser acreditar ou não.

Já, na revista Semina, com o artigo do Perandréa. A Semina é indexada pelo Latindex.

O Cienciaonline ( ONG de divulgação científica da qual fiz parte ) tb possuia uma revista indexada porém ninguém da equipe possuia condições de ser revisor de artigos. Foram publicados tantos artigos bosta na revista !

Vc é muito romântico e iludido Vitor.

De toda forma Perandréa nunca demonstrou um espírito apenas analisou mensagens psicografadas prontas, feitas vários anos antes de sua pesquisa.

Mas os erros são computados. Depois busca-se explicar os erros. E ciência FAZ USO DE AD-HOCS, ISSO É PERFEITAMENTE NORMAL.

Não faz uso de Ad Hocs falaciosos sem base alguma que possibilitem que sejam feitos de modo a salvar hipóteses furadas.

Vc por acaso conversou com o espírito para afirmar o que afirmou ?  Afinal existia algum espírito ?  Espíritos pensam ? ...

Piper morreu, mas as pesquisas foram replicadas com Leonard, com Verrall, com Willett... e aí a chance de uma conspiração mundal, que já era ridícula, cai ainda mais.

Somente aumentou o número de evidências anedotas.

Ou só mostra a sua enorme fé para não acreditar na mediunidade (ou ao menos em fenômenos paranormais).

Em fenômenos paranormais eu até poderia acreditar ( afinal não exclui que suas bases sejam fisiológicas ) porém em entidasde fantásticas para cuja existência seria necessário a criação de todo um Universo com leis completamente distintas, é realmente mais difícil.

( e ainda por cima espírtos inúteis que no maximo vem a nós para nos informar nomes de ruas e de parentes de alguns fulanos )

Prova Vitor ?  E o "não há consenso entre a comunidade científica" em seu site  ?

Não pode ser de um só, houve extensa replicação independente, não só com Piper, como com os outros médiuns citados.

A Piper poderia ser ótima fraudadora.

Não se forem queimados, surrupiados, desaparecerem...de qualquer forma, hoje as pesquisas com médiuns continuam encontrando resultados positivos.

Se for este o caso o maximo que se poderá afirmar no futuro é que existiam relatos do Dodo. Como ocorre com as duas outras supostas espécies de Dodo descritas mas não comporvadas.

Mas sei que vc sabe que sua causa do Dodo já é perdida.

Vamos mudar de assunto sutilmente

Os céticosparecem ser os mesmos desde aquela época...

Sim, eles continuam não aceitando fé como prova.

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #404 Online: 20 de Janeiro de 2008, 15:26:56 »
Meu caro, na Science 11 estudos desde 2004 foram retratados. O que me garante que esse não seja mais um?

A possibilidade de que novos exames sempre sejam feitos no material para dirimir as dúvidas.

Já com Piper ...

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #405 Online: 20 de Janeiro de 2008, 15:27:32 »
Depois diz que não tá papando mosca.
Modere-se ou vai receber cartão.

Ok. Acho que o papo já deu o que tinha de dar. Sem mais considerações. Acho que os pontos de vista de todas as partes já foram mostrados. O papo agora só está se repetindo.

Tb acho, já ficou bem chato.

[ ]´s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #406 Online: 20 de Janeiro de 2008, 15:53:49 »
Mas...

A Piper é a melhor evidência que vc tem Vitor? :?

Eu ainda vou ler o artigo de 2004, depois volto :ok:

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #407 Online: 20 de Janeiro de 2008, 16:31:39 »
Então os cientistas que validaram Piper também não podem ter sido enganados por 40 anos, ou estarem envolvidos numa fraude mundial. Um peso e duas medidas?

Não, não é esse o caso.  Como sempre, as afirmações positivas (de existência de espécies biológicas até então desconhecidas ou de capacidades mediúnicas) devem ser testadas com método adequado para ter credibilidade.

No caso do Dodô, houve tais testes e consistentemente mostraram que é de fato uma espécie própria, distinta de outras já conhecidas anteriormente.

Consistentemente não. Paleontólogos foram enganados. O DNA extraído pode ser de uma galinha com má formação genética.

No caso de Piper há estudos antigos, suspeitos e que não se consegue reproduzir. 

A honestidade de Piper foi testada várias vezes (como por exemplo se o transe dela era autêntico), não há absolutamente nenhum indício de fraude de quaisquer dos investigadores. Os estudos foram reproduzidos depois com Osborne, por exemplo.

O que não traz nenhuma obrigação de "crer" neles, pelo contrário até, já que supostamente a mediunidade não acabou com ela.

As pesquisas que mostram que a mediunidade existe também não acabaram.

Talvez porque não havia necessidade de contestá-la?  Afinal de contas, por que contestar o que não convenceu desde o início?

O que mais fizeram foi tentar contestá-la.

Mais uma prova tb que um artigo ser publicado em uma revista não prova a confiabilidade ou autenticidade  de seu conteúdo.

Mais uma prova que extensa replicação independente basta para descobrir a fraude ou fornecer prova do fenômeno.

Talvez até fosse, se houvesse tal replicação independente no passado, ou se alguém tivesse coragem e capacidade de apresentar algo similar no presente.

No presente já foram apresentadas pesquisas de 2001, 2004 e até 2007. Vc não deve ter visto 9de novo).

Crer é quando não há NENHUMA base. É possível sim afirmarmos a autenticidade dos resultados ou estaríamos diante DA MAIOR FRAUDE JÁ COMETIDA NA CIÊNCIA, ENVOLVENDO DEZENAS DE CIENTISTAS REPEITÁVEIS DE PAÍSES E CONTINENTES DIFERENTES.

Não existem bases para se crer na existência de espíritos, já foi demosntrado algum e assim estudado a possibilidade de comunicação com mediuns ?

Teria um link?

Sim: http://www.4shared.com/file/31607445/2183ccd1/perandrea-artigo.html

Hein?!?

Eu disse que a participação do Dantas se limitava a a)Hein?b)Cadê?c) Mostra!d)Quem?

Esse é o ponto, ele não deve mesmo crer a priori em fenômenos paranormais ou em mediunidade.  Se é preciso "crer" para ver qualidade nos resultados da pesquisa, então a pesquisa não tem qualidade.

Vc crê que houve a maior fraude da história da Ciência envolvendo dezenas de cientistas respeitáveis. Vc precisa ter´fé nisso para manter sua visão de mundo. Para seu mundo não desabar. Isso é fé. Já eu CONCLUO que a Ciência estabeleceu um método seguro, confiável, em que extensa replicação independente é suficiente para atestar a veracidade do fenôemno. Se vc não gosta da Ciência, fazer o quê? Sua discussão não é científica.

Para os que tem fé nela, talvez.  Para quem pretende fazer ciência, no entanto...

Para os que pretendem fazer ciência, eles replicam os resultados, como fizeram, em 2001, 2004, 2007...

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #408 Online: 20 de Janeiro de 2008, 16:34:21 »

A possibilidade de que novos exames sempre sejam feitos no material para dirimir as dúvidas.

Já com Piper ...

[ ]´s

Já com Piper foram replicados com Osborne, ou Hafsteinn Bjornsson, ou nas pesquisas de 2001, 2004, 2007...

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #409 Online: 20 de Janeiro de 2008, 16:47:49 »
Porém é impossível se determinar visto que seus resultados com Piper são irreprodutíveis.
 ( visto que a mulher já morreu ).

Ela era médium, médiuns continuam existindo, os resultados continuam sendo replicados.

Concordo, mas dado ao tipo de pesquisa ( algo diferente de examinar um osso e DNA de tecidos ) uma fraude pode ter ocorrido e jamais ter sido descoberta.

O mesmo para o DNA, fraudes podem estar continuamente ocorrendo e não sendo descobertas.

Como poderemos excluir isto se jamais poderemos efetuar tais experimentos com Piper novamente ?

Replicaram com Osborne, que veio depois de Piper. Resultados idênticos.

Mais uam prova que extensa replicação independente basta para descobrir a fraude ou fornecer prova do fenômeno.

Sim, com os métodos científicos utilizados hoje pela ciência sim, com o positivismo da época duvido muito.

De toda forma poderemos sempre tirar a dúvida com o Dodo, mas não poderemos tirar mais esta duvida com Piper. só resta a quem quiser acreditar ou não.

Dúvida sempre existirá. Como disse, pode ser uma aberração genética. Acredita quem quer.

O Cienciaonline ( ONG de divulgação científica da qual fiz parte ) tb possuia uma revista indexada porém ninguém da equipe possuia condições de ser revisor de artigos. Foram publicados tantos artigos bosta na revista !

Vc é muito romântico e iludido Vitor.

Mas vc mesmo disse que a revista não tinha revisores, que não tinham condições, por isso se publicava tanto artigo bosta! A Semina TEM REVISORES!

De toda forma Perandréa nunca demonstrou um espírito apenas analisou mensagens psicografadas prontas, feitas vários anos antes de sua pesquisa.

E concluiu que a mente que escrevia a mensagem era a mesma da revista. E ele divulgou a pesquisa dele em Congressos. Não escondeu a pesquisa e guardou para si.

Não faz uso de Ad Hocs falaciosos sem base alguma que possibilitem que sejam feitos de modo a salvar hipóteses furadas.

A base é sempre a hipótese mais simples.

Vc por acaso conversou com o espírito para afirmar o que afirmou ?  Afinal existia algum espírito ?  Espíritos pensam ? ...

Lógico que pensam, senão não seriam espíritos. Seriam "cascões espirituais", como falava a Blavatsky...

Piper morreu, mas as pesquisas foram replicadas com Leonard, com Verrall, com Willett... e aí a chance de uma conspiração mundal, que já era ridícula, cai ainda mais.

Somente aumentou o número de evidências anedotas.

Não são anedotas. Confio na Ciência. A Ciência diz que replicação independente é suficiente para descartar fraude, erros,  e confio nela.

"Existe perigo em basear decisões científicas nos resultados de um único estudo, particularmente se os resultados são inesperados, ou se a associação for uma que não tínhamos decidido examinar inicialmente", afirma Austin. "Quando vários estudos chegam a conclusões parecidas, reduzimos o risco de chegar a uma conclusão incorreta".

Puxa, se dezenas de replicações independentes não são suficientes para descartar fraude, então...vou descrer na Ciência. Meu mundo vai desabar.

Em fenômenos paranormais eu até poderia acreditar ( afinal não exclui que suas bases sejam fisiológicas ) porém em entidasde fantásticas para cuja existência seria necessário a criação de todo um Universo com leis completamente distintas, é realmente mais difícil.

Não sei porque seria necessária a criação de todo um Universo com leis completamente distintas. As crianças de Stevenson muitas vezes informam vagar aqui na Terra mesmo, entre as vidas, antes de reencarnar. 

( e ainda por cima espírtos inúteis que no maximo vem a nós para nos informar nomes de ruas e de parentes de alguns fulanos )

São provas d eidentidade pessoal.

Prova Vitor ?  E o "não há consenso entre a comunidade científica" em seu site  ? [/quote]

Eu devia ter posto que há ignorância da comunidade sobre a questão, como disse o Brian Josephson. É que a comunidade é que nem o dantas, não lê, não quer saber. Mas também não refuta.

Não pode ser de um só, houve extensa replicação independente, não só com Piper, como com os outros médiuns citados.

A Piper poderia ser ótima fraudadora.

Prove seu ponto fraudando nas mesmas condições que ela.

Não se forem queimados, surrupiados, desaparecerem...de qualquer forma, hoje as pesquisas com médiuns continuam encontrando resultados positivos.

Se for este o caso o maximo que se poderá afirmar no futuro é que existiam relatos do Dodo. Como ocorre com as duas outras supostas espécies de Dodo descritas mas não comporvadas.

Assim como ocorre com o Holocausto, também. Mesmo as evidências do Dodô podem ser fraudes ainda não descobertas.

Mas sei que vc sabe que sua causa do Dodo já é perdida.

Vamos mudar de assunto sutilmente

De forma alguma! Mostrei que fraudes no campo ocorrem, que tudo pode ser fruto de má formações genéticas e não uma nova espécie!

Os céticosparecem ser os mesmos desde aquela época...
Sim, eles continuam não aceitando fé como prova.

Continuam usando a própria fé deles para negar as provas.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2008, 17:07:45 por Vitor Moura »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #410 Online: 20 de Janeiro de 2008, 16:53:35 »
Ela era médium, médiuns continuam existindo, os resultados continuam sendo replicados.
Isso se chama "estudo de historinhas".

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #411 Online: 20 de Janeiro de 2008, 16:54:28 »
Mas...

A Piper é a melhor evidência que vc tem Vitor? :?

Eu ainda vou ler o artigo de 2004, depois volto :ok:

Não sei se é a melhor (eu acho que sim), tem gente que acha a Osborne melhor que ela. Outros acham o Stefan Ossowicki como o mais pesquisado

http://www.amazon.com/World-Grain-Sand-Clairvoyance-Ossowiecki/dp/0786421126

Many people around the world accept the possibility of telepathy or clairvoyance. Very rarely, however, has anyone been able to demonstrate these psychic faculties with enough accuracy and reliability to produce significant results in repeated experimentation. An exception to this was the Polish engineer and industrialist Stefan Ossowiecki. Ossowiecki (1877–1944) is perhaps the most gifted psychic ever to come under the scrutiny of researchers. He demonstrated a range and quality of clairvoyance that no one has exceeded, at least under experimental controls. Equally important, he was eager to learn more about his talent and allowed a variety of researchers to use him in experiments. Anecdotal accounts of his talent abounded, but it was the controlled observations of investigators in experiments conducted in Paris and Warsaw that confirmed his gift. For the first time, this book brings to English-speaking researchers and the public detailed accounts of the crucial experiments carried out with Ossowiecki, which produced compelling evidence of paranormal cognition.

Enfim, replicação independente é o que não falta.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #412 Online: 20 de Janeiro de 2008, 16:55:20 »

Já forneci até telefone e email de um dos pesquisadores. Pergunta lá pra ele se é tudo historinha.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #413 Online: 20 de Janeiro de 2008, 16:56:49 »

Já forneci até telefone e email de um dos pesquisadores. Pergunta lá pra ele se é tudo historinha.
Seria o mesmo que perguntar para o Edir Macedo se ele é charlatão... a resposta é óbvia.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #414 Online: 20 de Janeiro de 2008, 16:59:18 »

Seria o mesmo que perguntar para o Edir Macedo se ele é charlatão... a resposta é óbvia.

Ah...pois é, meu caro, supondo que tudo é fraude, vc mostra que NADA, NENHUM EVIDÊNCIA CIENTÍFICA, PODE FAZER VC MUDAR DE OPINIÃO. Assim, vc não tem espírito científico. O cientista sempre deve estar preparado para mudar de opinião caso surjam evidências que mostrem que ele está errado.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #415 Online: 20 de Janeiro de 2008, 17:10:56 »
 Ufa!!! Cansei. Agora realmente não posso mais me dedicar a esse assunto. Tenho de escrever artigos, fazer traduções e reformular meu site todo que o espaço já acabou (eles só dão 15 mega, acreditam?). Vou ter de transformar tudo em pdf ou doc e colocar no 4 shared (eu devia ter feito isso desde o início, mas só conheci o 4 shared há pouco tempo). Vai dar uma trabalheira dos diabos.

APODman

• Visitante
« Resposta #416 Online: 20 de Janeiro de 2008, 17:43:32 »
Ufa!!! Cansei. Agora realmente não posso mais me dedicar a esse assunto. Tenho de escrever artigos, fazer traduções e reformular meu site todo que o espaço já acabou (eles só dão 15 mega, acreditam?). Vou ter de transformar tudo em pdf ou doc e colocar no 4 shared (eu devia ter feito isso desde o início, mas só conheci o 4 shared há pouco tempo). Vai dar uma trabalheira dos diabos.

Estou teentadoa responder o que vc escreveu porém em nome do encerramento deste tópico irei me controlar.

Quantoa reelaboração de seu site não se esqueça de revisar seu título, coloque ao menos um "?" no final de "Espíritos Existem".

É mais honesto. :) 

[ ]´s

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #417 Online: 20 de Janeiro de 2008, 19:24:20 »

Ah...pois é, meu caro, supondo que tudo é fraude, vc mostra que NADA, NENHUM EVIDÊNCIA CIENTÍFICA, PODE FAZER VC MUDAR DE OPINIÃO. Assim, vc não tem espírito científico. O cientista sempre deve estar preparado para mudar de opinião caso surjam evidências que mostrem que ele está errado.
"caso surjam"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #418 Online: 20 de Janeiro de 2008, 20:49:59 »
Preciso agradecer ao Vitor Moura.  Ele me ajudou a compreender a importância da caridade.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #419 Online: 20 de Janeiro de 2008, 21:33:56 »
Eu fico confuso com tópicos do Vitor porque ninguém coloca textos de gente bam-bam-bam da ciência explicando porque essas "replicações" todas NÃO devem ser consideradas. Por quê não existem extensos artigos e análises de gente famosa e respeitada explicando porque NÃO EXISTEM na verdade replicações confiáveis de fenômenos mediúnicos, abordando os estudos que se propõem a apresentá-las?
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #420 Online: 20 de Janeiro de 2008, 21:44:14 »
Eu fico confuso com tópicos do Vitor porque ninguém coloca textos de gente bam-bam-bam da ciência explicando porque essas "replicações" todas NÃO devem ser consideradas.

Mas é o que Suyndara e outros fazem há anos, Beto; explicam por que os resultados não são válidos.  Entre outros motivos, porque não há qualidade estatística nas análises, ou método confiável na montagem dos experimentos.  Há também os Apelos à Autoridade, Evidências Anedóticas, Apelos à Piedade...

Por quê não existem extensos artigos e análises de gente famosa e respeitada explicando porque NÃO EXISTEM na verdade replicações confiáveis de fenômenos mediúnicos, abordando os estudos que se propõem a apresentá-las?

Um dos motivos mais prováveis é não emprestar a essas pesquisas uma importância que elas não merecem.  Veja quanta gente ainda pensa que Hernani Guimarães fez pesquisa séria em Física, por exemplo.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #421 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:30:45 »
Err. Vitor Moura. Veja só:

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #422 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:32:55 »
Mas é o que Suyndara e outros fazem há anos, Beto; explicam por que os resultados não são válidos.  Entre outros motivos, porque não há qualidade estatística nas análises, ou método confiável na montagem dos experimentos.  Há também os Apelos à Autoridade, Evidências Anedóticas, Apelos à Piedade...

Mas Suyndara e outros são bam-bam-bans SUPER-ULTRA, sem querer desmerecê-la? É porque essas pesquisas, pra terem sido assim publicadas não sei onde e não sei onde, pra terem ocupado o tempo de gente que é cientista MESSSSSMO, que TRABALHA fazendo ciência, parecem tão "importantes".

Um dos motivos mais prováveis é não emprestar a essas pesquisas uma importância que elas não merecem.  Veja quanta gente ainda pensa que Hernani Guimarães fez pesquisa séria em Física, por exemplo.

Não sei quem é ele... o que eu estava dizendo é... tipo assim, tem um forista insuportável no RV, o Botanico, que também fica dizendo coisas como "mais de duzentos cientistas durante não sei quantos anos em não sei quantos países pesquisaram, replicaram e concluíram pela veracidade dos fenômenos medioúnicos", então imaginei que houvesse mais gente por aí, espiritualistas "pesquisadores" ou pelo menos "bem informados" como o Vitor e o Botanico que passassem esse CALA-BOCA pros céticos, então eu acho que deviam também existir céticos articulados que escrevessem extensos e detalhados artigos refutando especificamente ESSE cala-boca, porque eles ficam postando isso em fórums e eles TÊM MESMO FONTES EXTERNAS e outros links com mais informações sobre o assunto, mas pras pessoas que respondem às vezes falta isso...

Eu estava pensando assim, vejamos o criacionismo: existem alegações e "pesquisas" criacionistas e existem alegações, pesquisas e artigos desmentindo e refutando os criacionistas, mas pra ESSE cala-boca específico dos poucos espíritas "cultos", "mais de duzentos pesquisadores durante não sei quantos anos em não sei quantos países replicaram os fenômenos mediúnicos", parece que não existe nenhum lugar em que se possa ler as refutações ESPECÍFICAS disso. Então pra MIM pelo menos, que sou leigo em ciência e em espiritismo, esse cala-boca parece funcionar, quer dizer, parece que CALA MESMO a boca da gente.

Entendo tudo que Suyndara e APODman estão dizendo, mas o contexto de um fórum me parece tão pequeno pra refutar esse cala-boca extenso e imponente.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #423 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:42:39 »
Mas Suyndara e outros são bam-bam-bans SUPER-ULTRA, sem querer desmerecê-la?

São BEM mais do que o Vitor faz por merecer, acredite... :)  aliás, no passado ele já teve diálogos com Atheist e Nina também.  E a cada vez ele mal consegue entender o que lê, acaba inclusive se repetindo insistentemente e apelando para os Ad Hominem.

É porque essas pesquisas, pra terem sido assim publicadas não sei onde e não sei onde, pra terem ocupado o tempo de gente que é cientista MESSSSSMO, que TRABALHA fazendo ciência, parecem tão "importantes".

E acontece que não são.  Vitor está tentando fazer o marketing suprir a falta de ciência.

Não sei quem é ele...

Acredite ou não, é um dos mais dedicados pesquisadores que o espiritismo brasileiro já teve.  O que de fato não quer dizer muita coisa enquanto ciência.

o que eu estava dizendo é... tipo assim, tem um forista insuportável no RV, o Botanico, que também fica dizendo coisas como "mais de duzentos cientistas durante não sei quantos anos em não sei quantos países pesquisaram, replicaram e concluíram pela veracidade dos fenômenos medioúnicos", então imaginei que houvesse mais gente por aí, espiritualistas "pesquisadores" ou pelo menos "bem informados" como o Vitor e o Botanico que passassem esse CALA-BOCA pros céticos, então eu acho que deviam também existir céticos articulados que escrevessem extensos e detalhados artigos refutando especificamente ESSE cala-boca, porque eles ficam postando isso em fórums e eles TÊM MESMO FONTES EXTERNAS e outros links com mais informações sobre o assunto, mas pras pessoas que respondem às vezes falta isso...

Pode parecer que falta, mas é tudo uma questão de ênfase.  Tem muita gente que QUER ACREDITAR e pouca que se preocupa em refutar (até porque não há muita coisa para refutar).

Quando eu frequentava o fórum espírita do UOL chegaram a postar uma relação de "trabalhos científicos que comprovavam a Doutrina Espírita".  Enfatizaram que eram trabalhos registrados na Capes (e portanto teriam "chancela").  E quando fui ver, o que eram?  Trabalhos sobre literatura que usavam a palavra "espírito"; sobre antropologia que estudavam o trabalho assistencial de centros espíritas; e por aí vai.  Eram centenas, literalmente, e gastei um bom tempo procurando um que fosse que pelo menos TENTASSE dizer algo sobre a suposta verdade das premissas espíritas, e simplesmente não encontrei.  Assim não dá mesmo para refutar... :)

Eu estava pensando assim, vejamos o criacionismo: existem alegações e "pesquisas" criacionistas e existem alegações, pesquisas e artigos desmentindo e refutando os criacionistas, mas pra ESSE cala-boca específico dos poucos espíritas "cultos", "mais de duzentos pesquisadores durante não sei quantos anos em não sei quantos países replicaram os fenômenos mediúnicos", parece que não existe nenhum lugar em que se possa ler as refutações ESPECÍFICAS disso. Então pra MIM pelo menos, que sou leigo em ciência e em espiritismo, esse cala-boca parece funcionar, quer dizer, parece que CALA MESMO a boca da gente.

Entendo tudo que Suyndara e APODman estão dizendo, mas o contexto de um fórum me parece tão pequeno pra refutar esse cala-boca extenso e imponente.

Imponente, não, Beto.  Pretensioso mesmo.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #424 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:44:26 »
Botânico? Nunca vi ele ganhar discussão com ninguém no RV sobre esses assuntos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!