Porém é impossível se determinar visto que seus resultados com Piper são irreprodutíveis.
( visto que a mulher já morreu ).
Ela era médium, médiuns continuam existindo, os resultados continuam sendo replicados.
Por isso replicação independente é necessária. Foi o que aconteceu no caso Piper, por décadas, e fraude jamais foi descoberta.
Concordo, mas dado ao tipo de pesquisa ( algo diferente de examinar um osso e DNA de tecidos ) uma fraude pode ter ocorrido e jamais ter sido descoberta.
O mesmo para o DNA, fraudes podem estar continuamente ocorrendo e não sendo descobertas.
Como poderemos excluir isto se jamais poderemos efetuar tais experimentos com Piper novamente ?
Replicaram com Osborne, que veio depois de Piper. Resultados idênticos.
Mais uam prova que extensa replicação independente basta para descobrir a fraude ou fornecer prova do fenômeno.
Sim, com os métodos científicos utilizados hoje pela ciência sim, com o positivismo da época duvido muito.
De toda forma poderemos sempre tirar a dúvida com o Dodo, mas não poderemos tirar mais esta duvida com Piper. só resta a quem quiser acreditar ou não.
Dúvida sempre existirá. Como disse, pode ser uma aberração genética. Acredita quem quer.
Já, na revista Semina, com o artigo do Perandréa. A Semina é indexada pelo Latindex.
O Cienciaonline ( ONG de divulgação científica da qual fiz parte ) tb possuia uma revista indexada porém ninguém da equipe possuia condições de ser revisor de artigos. Foram publicados tantos artigos bosta na revista !
Vc é muito romântico e iludido Vitor.
Mas vc mesmo disse que a revista não tinha revisores, que não tinham condições, por isso se publicava tanto artigo bosta! A Semina TEM REVISORES!
De toda forma Perandréa nunca demonstrou um espírito apenas analisou mensagens psicografadas prontas, feitas vários anos antes de sua pesquisa.
E concluiu que a mente que escrevia a mensagem era a mesma da revista. E ele divulgou a pesquisa dele em Congressos. Não escondeu a pesquisa e guardou para si.
Mas os erros são computados. Depois busca-se explicar os erros. E ciência FAZ USO DE AD-HOCS, ISSO É PERFEITAMENTE NORMAL.
Não faz uso de Ad Hocs falaciosos sem base alguma que possibilitem que sejam feitos de modo a salvar hipóteses furadas.
A base é sempre a hipótese mais simples.
Vc por acaso conversou com o espírito para afirmar o que afirmou ? Afinal existia algum espírito ? Espíritos pensam ? ...
Lógico que pensam, senão não seriam espíritos. Seriam "cascões espirituais", como falava a Blavatsky...
Piper morreu, mas as pesquisas foram replicadas com Leonard, com Verrall, com Willett... e aí a chance de uma conspiração mundal, que já era ridícula, cai ainda mais.
Somente aumentou o número de evidências anedotas.
Não são anedotas. Confio na Ciência. A Ciência diz que replicação independente é suficiente para descartar fraude, erros, e confio nela.
"Existe perigo em basear decisões científicas nos resultados de um único estudo, particularmente se os resultados são inesperados, ou se a associação for uma que não tínhamos decidido examinar inicialmente", afirma Austin. "Quando vários estudos chegam a conclusões parecidas, reduzimos o risco de chegar a uma conclusão incorreta". Puxa, se dezenas de replicações independentes não são suficientes para descartar fraude, então...vou descrer na Ciência. Meu mundo vai desabar.
Ou só mostra a sua enorme fé para não acreditar na mediunidade (ou ao menos em fenômenos paranormais).
Em fenômenos paranormais eu até poderia acreditar ( afinal não exclui que suas bases sejam fisiológicas ) porém em entidasde fantásticas para cuja existência seria necessário a criação de todo um Universo com leis completamente distintas, é realmente mais difícil.
Não sei porque seria necessária a criação de todo um Universo com leis completamente distintas. As crianças de Stevenson muitas vezes informam vagar aqui na Terra mesmo, entre as vidas, antes de reencarnar.
( e ainda por cima espírtos inúteis que no maximo vem a nós para nos informar nomes de ruas e de parentes de alguns fulanos )
São provas d eidentidade pessoal.
Então Piper permanece como prova de paranormalidade.
Prova Vitor ? E o "não há consenso entre a comunidade científica" em seu site ? [/quote]
Eu devia ter posto que há ignorância da comunidade sobre a questão, como disse o Brian Josephson. É que a comunidade é que nem o dantas, não lê, não quer saber. Mas também não refuta.
Não pode ser de um só, houve extensa replicação independente, não só com Piper, como com os outros médiuns citados.
A Piper poderia ser ótima fraudadora.
Prove seu ponto fraudando nas mesmas condições que ela.
Não se forem queimados, surrupiados, desaparecerem...de qualquer forma, hoje as pesquisas com médiuns continuam encontrando resultados positivos.
Se for este o caso o maximo que se poderá afirmar no futuro é que existiam relatos do Dodo. Como ocorre com as duas outras supostas espécies de Dodo descritas mas não comporvadas.
Assim como ocorre com o Holocausto, também. Mesmo as evidências do Dodô podem ser fraudes ainda não descobertas.
Mas sei que vc sabe que sua causa do Dodo já é perdida.
Vamos mudar de assunto sutilmente
De forma alguma! Mostrei que fraudes no campo ocorrem, que tudo pode ser fruto de má formações genéticas e não uma nova espécie!
Os céticosparecem ser os mesmos desde aquela época...
Sim, eles continuam não aceitando fé como prova.
Continuam usando a própria fé deles para negar as provas.