Autor Tópico: Fortíssimas evidências científicas de espíritos  (Lida 52868 vezes)

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
Re: Fortíssimas evidências científicas de espíritos
« Resposta #300 Online: 19 de Janeiro de 2008, 16:45:34 »

E ?  Fleischmann e Pons são físicos mas não perceberam que seu experimento de fusão a frio era falho e seus resultados equivocados.

Ah, vc vai adorar ler isso aqui!

(...)

Sabe, você acaba de ilustrar o ponto por nós.  A Fusão a Frio é uma idéia muito mais recente e estava desacreditada, mas isso não impediu que houvesse verificações e testes novos.

Pode ser que se mostre viável no final das contas, ou não.  Independentemente dos méritos ou falta dos mesmos nos pesquisadores que você menciona.

E isso em tão poucos anos.

Já quanto à existência de espíritos, lá se vão cento e poucos anos.  E os resultados que a comprovam continuam sem aparecer, a despeito de muitos interessados e muitas alegações.

Interessante, não acha?

Incrível como vc não leu nada do que eu postei. Eu MOSTREI que os resultados que comprovam a mediunidade CONTINUAM a aparecer.

Interessante, não acha?

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #301 Online: 19 de Janeiro de 2008, 16:46:33 »
Nessas horas vejo como foi bom ter feito alguns semestres de Estatística... :)

Eu também fiz vários semestres...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #302 Online: 19 de Janeiro de 2008, 16:47:46 »
Qualidade (via premissas, metodologia, rigor) conta.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #303 Online: 19 de Janeiro de 2008, 16:49:08 »
To acompanhando o tópico diáriamente e acho que o grande erro dessas pesquisas com espíritos que elas já partem da premissa que espíritos existem, não deixando margem pra outras explicações.

Errado. Hodgson, que estudou Piper, partiu do princípio que era fraude. Houve inclusive testes para diferenciar espíritos de telepatia, clarividência, e várias outras...

:histeria:

Diferenciar espíritos de telepatia?

Sem antes provar se existe espírito e/ou telepatia?

Tá de brincadeira né?

Bom, sábado à tarde ::) Vou curtir um filminho com a família :)

Ora minha cara, vc está fazendo testes entre duas teorias. Em Ciência há vários casos de teorias que prevêem muitos fenômenos semelhantes, e só testes permitem diferenciar uma da outra.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #304 Online: 19 de Janeiro de 2008, 16:49:26 »
Qualidade (via premissas, metodologia, rigor) conta.

O ensino de estatística da UFRJ pra vc não tem qualidade? Ou vc está falando das pesquisas?

Como vc pode falar das pesquisas se vc não as leu?
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2008, 16:51:30 por Vitor Moura »

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #305 Online: 19 de Janeiro de 2008, 16:56:20 »

Tá de brincadeira né?

Pensei a mesma coisa...

No final das contas a premissa inicial é a final

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #306 Online: 19 de Janeiro de 2008, 16:57:52 »
Sobre Estatística, uma noticia interessante:

http://www.newscientist.com/article/dn5051-statistical-flaws-revealed-in-top-journals-papers.html

The analysis revealed that at least one error appeared in 38 per cent of the Nature papers and 25 per cent of the BMJ papers looked at. Furthermore, the study estimates that four per cent of results reported to be statistically "significant" may not be significant after all.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #307 Online: 19 de Janeiro de 2008, 16:58:31 »

Tá de brincadeira né?

Pensei a mesma coisa...

No final das contas a premissa inicial é a final

Já mostrei que essa estava longe de ser a premissa inicial...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #308 Online: 19 de Janeiro de 2008, 17:05:25 »
Ora minha cara, vc está fazendo testes entre duas teorias. Em Ciência há vários casos de teorias que prevêem muitos fenômenos semelhantes, e só testes permitem diferenciar uma da outra.

Esse erro é um tanto básico, Vitor.  Pressupor que se trata de telepatia OU de comunicação com espíritos compromete completamente o estudo inteiro.  Cadê a hipótese nula?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #309 Online: 19 de Janeiro de 2008, 17:16:00 »

Esse erro é um tanto básico, Vitor.  Pressupor que se trata de telepatia OU de comunicação com espíritos compromete completamente o estudo inteiro.  Cadê a hipótese nula?

Não se pressupôs, já disse. Inicialmente, considerou-se tudo fraude, desmembrada em várias hipóteses, como leitura fria, muscular, leitura a quente, que a médium tinha uma rede de informações. Depois quando esgotaram-se as hipóteses normais, partiram-se para as paranormais. Então não houve pressuposto. Depois partiram para ver se a médium tinha PES. Fizeram testes de PES nela. Ela fracassou. E aí veio espíritos. Ela passou nestes testes. Sabe como? Enquanto ela estava em transe, chamaram 150 pessoas, 30 das quais o espírito que a incorporava havia conhecido em vida. Os outros 120 ela não tinha conhecido em vida. Ela acertou todos. Reconheceu os 30 amigos do espírito, e não reconehceu os demais 120. Ela apresentou detalhes só de conhecimento dos amigos. Na verdade, teve 1 dos amigos que o espírito não reconheceu inicialmente, porque o espírito havai conhecido quando era uma criança, e na época do teste já era um adulto, muito diferente de sua lembrança. Isso também mostra que as informações não estavam sendo passadas por telepatia, ou o espírito teria reconhecido. Mas depois reconheceu, passando informações.

Assim, não houve pressuposto algum.

Link: http://www.thesurvivalfiles.com/Top-40/case48_friends-strangers.pdf
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2008, 17:18:16 por Vitor Moura »

APODman

• Visitante
« Resposta #310 Online: 19 de Janeiro de 2008, 18:21:13 »
To acompanhando o tópico diáriamente e acho que o grande erro dessas pesquisas com espíritos que elas já partem da premissa que espíritos existem, não deixando margem pra outras explicações.

Errado. Hodgson, que estudou Piper, partiu do princípio que era fraude. Houve inclusive testes para diferenciar espíritos de telepatia, clarividência, e várias outras...

Tá de brincadeira né?

Sério Vitor ?

E qual da duas foi comprovada a existência, suas características bem definidas de modo que possamos diferenciar uma da outra ?

[ ]´s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #311 Online: 19 de Janeiro de 2008, 18:52:39 »

Não se pressupôs, já disse. Inicialmente, considerou-se tudo fraude, desmembrada em várias hipóteses, como leitura fria, muscular, leitura a quente, que a médium tinha uma rede de informações. Depois quando esgotaram-se as hipóteses normais, partiram-se para as paranormais. Então não houve pressuposto. Depois partiram para ver se a médium tinha PES. Fizeram testes de PES nela. Ela fracassou. E aí veio espíritos. Ela passou nestes testes. Sabe como? Enquanto ela estava em transe, chamaram 150 pessoas, 30 das quais o espírito que a incorporava havia conhecido em vida. Os outros 120 ela não tinha conhecido em vida. Ela acertou todos. Reconheceu os 30 amigos do espírito, e não reconehceu os demais 120. Ela apresentou detalhes só de conhecimento dos amigos. Na verdade, teve 1 dos amigos que o espírito não reconheceu inicialmente, porque o espírito havai conhecido quando era uma criança, e na época do teste já era um adulto, muito diferente de sua lembrança. Isso também mostra que as informações não estavam sendo passadas por telepatia, ou o espírito teria reconhecido. Mas depois reconheceu, passando informações.

Assim, não houve pressuposto algum.

Link: http://www.thesurvivalfiles.com/Top-40/case48_friends-strangers.pdf

Não desconversa Vitor, não estávamos falando dessa pesquisa :P

Aliás, essa sua mania de distorcer as coisas pra parecer que entendeu ou refutou algo é irritante!

Aliás, na época que essa "pesquisa" foi realizada os métodos de delineamento experimental ainda não haviam sido propostos :ok:

Sem contar, que tudo que se diz em relação a esse caso é mera evidência anedota. Quem garante que ela não enganou os detetives? Ou os mágicos? São relatos romanceados, nada mais.

Houve um pressuposto sim, tanto que ficaram discutindo se ela "acertava" as coisas por telapatia ou por comunicação espiritual? É isso que vc chama de parcimônia? A ciência atual testaria primeiro a hipótese de fraude ou personalidade múltipla :ok:

E nem me diga que ela "passou nos testes" pq isso só parte da sua vontade de acreditar nos relatos, nada mais :)

[]s

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #312 Online: 19 de Janeiro de 2008, 18:57:20 »
Fortíssimas evidencias?  :histeria:
Moderadores, por favor! Transfiram para a pasta Piadas e Brincadeiras:ok:

Vitor! O sr. é um fanfarrão!  :histeria:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #313 Online: 19 de Janeiro de 2008, 19:00:58 »
Sobre Estatística, uma noticia interessante:

http://www.newscientist.com/article/dn5051-statistical-flaws-revealed-in-top-journals-papers.html

The analysis revealed that at least one error appeared in 38 per cent of the Nature papers and 25 per cent of the BMJ papers looked at. Furthermore, the study estimates that four per cent of results reported to be statistically "significant" may not be significant after all.

Dãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa :lol:

Que eu me lembre, eu te disse isso há quase 2 anos atrás e vc não acreditou lembra? :D

Como eu lhe disse naquela época, nem sempre os referees estão aptos a avaliar a estatística usada nos artigos que chegam às revistas, infelizmente nem todos refazem os cálculos para verificar se estão certos (nas revistas das áreas de exatas e biológicas os editores já estão mais rigorosos qto a isto, mas nas revistas de psicologia e afins essa vem sendo uma das maiores críticas científica :ok:)

Aliás, por isso mesmo que os Stevenson's da vida conseguem publicar estatísticas completamente viesadas em revistas de renome :wink:

[]s

APODman

• Visitante
« Resposta #314 Online: 19 de Janeiro de 2008, 19:12:45 »
Citação de: Vitor Moura
Ah, vc vai adorar ler isso aqui!

Diga-me algo novo Vitor.

"The preponderance of the reviewers’ evaluations indicated that Charge Element 2, the occurrence of low      
energy nuclear reactions, is not conclusively demonstrated by the evidence presented. One reviewer       
believed that the occurrence was demonstrated, and several reviewers did not address the question."   

...

The nearly unanimous opinion of the reviewers was that funding agencies should entertain individual,
well-designed proposals for experiments that address specific scientific issues relevant to the question of
whether or not there is anomalous energy production in Pd/D systems, or whether or not D-D fusion
reactions occur at energies on the order of a few eV. These proposals should meet accepted scientific
standards, and undergo the rigors of peer review. No reviewer recommended a focused federally funded
program for low energy nuclear reactions.

fonte: http://www.sc.doe.gov/Sub/Newsroom/News_Releases/DOE-SC/2004/low_energy/CF_Final_120104.pdf   

Ou seja não há evidências satisfatórias até o momento para que se conclua pela validade da fusão fria.

Entretanto em nenhum momento eu havia escrito algo sobe Pseudo-Ciência a respsito da fusão fria. Mas que houve um erro de avaliação dos pesquisadores em seus resultados bem como na elaboração da pesquisa. Mesmo Fleischmann e Poons sendo sendo iminentes eletroquímicos.

Citação de: Vitor
Pode ser que a Suy esteja certa (o que duvido, mas...). Vamos fazer o seguinte: depois que vcs céticos se entenderem, vcs podem criticar as pesquisas paranormais, ok? Até lá, não.

A sim ?

Tomando como exemplo o relatório do DOE sobre Fusão a Frio então Fleischmann e Poons poderiam dizer que "depois que vcs céticos se entenderem, vcs podem criticar as pesquisas sobre fusão a frio, ok? Até lá, não".

Ou então:  "depois que vcs céticos se entenderem, vcs podem criticar as pesquisas sobre OVNIs, ok? Até lá, não".

Etc.

Ridículo Vitor.

Citação de: Vitor
Incrível como vc não leu nada do que eu postei. Eu MOSTREI que os resultados que comprovam a mediunidade CONTINUAM a aparecer.

Interessante, não acha?

Não acho tão interessante continuar a aparecerm evidências anedotas em que o pesquiador deve ter fé no médium para iniciar sua pesquisa espiritista. Acho normal.

[ ]´s

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #315 Online: 19 de Janeiro de 2008, 19:23:34 »

Sério Vitor ?

E qual da duas foi comprovada a existência, suas características bem definidas de modo que possamos diferenciar uma da outra ?
[ ]´s

As duas estão estão provadas, mas elas tem características distintas reveladas pelos testes. Se for telepatia, a pessoa testada deveria se sair bem em testes de PES. Uma comunicação com espíritos, não. Foi o que aconteceu com Piper e outros médiuns. As crianças de Stevenson também não demonstram possuírem PES.

APODman

• Visitante
« Resposta #316 Online: 19 de Janeiro de 2008, 19:27:21 »

Sério Vitor ?

[ ]´s

As duas estão estão provadas, mas elas tem características distintas reveladas pelos testes. Se for telepatia, a pessoa testada deveria se sair bem em testes de PES. Uma comunicação com espíritos, não. Foi o que aconteceu com Piper e outros médiuns. As crianças de Stevenson também não demonstram possuírem PES.

Telepatia tb está provada ?  Temos que comunicar isto ao Zangari !!

Pois é Vitor, mas na verdade se uma pessoa está com algum tipo de expectativa ela pode bloquear as suas "emanações telepaticas" de modo que o receptor não capta. Dai o falso resultado negativo.

Vc é uma figura Vitor, vive em um mundo a parte.  :)

[ ]´s

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #317 Online: 19 de Janeiro de 2008, 19:28:06 »
Não desconversa Vitor, não estávamos falando dessa pesquisa :P

Aliás, essa sua mania de distorcer as coisas pra parecer que entendeu ou refutou algo é irritante!

Aliás, na época que essa "pesquisa" foi realizada os métodos de delineamento experimental ainda não haviam sido propostos :ok:

Vamos jogar fora as pesquisas de Darwin...

Sem contar, que tudo que se diz em relação a esse caso é mera evidência anedota. Quem garante que ela não enganou os detetives? Ou os mágicos? São relatos romanceados, nada mais.

O que garante? tente vc enganar detetives e mágicos nas mesmas condições. Se conseguir, prova seu ponto!

Houve um pressuposto sim, tanto que ficaram discutindo se ela "acertava" as coisas por telapatia ou por comunicação espiritual? É isso que vc chama de parcimônia? A ciência atual testaria primeiro a hipótese de fraude ou personalidade múltipla :ok:

Foi o que Hodgson fez, testou primeiro fraude. Não leu meus últimos dez posts?

E nem me diga que ela "passou nos testes" pq isso só parte da sua vontade de acreditar nos relatos, nada mais :)

Não, eu CONCLUO que os relatórios são autênticos devido à altíssima replicação independente, nada mais.

APODman

• Visitante
« Resposta #318 Online: 19 de Janeiro de 2008, 19:30:10 »
A propósito a existência de espiritos tb está provada ?

Que incrível !  Veja que em um site por ai chamado "Existem Espíritos !" consta uma aviso que o título é apenas de opinião do autor mas que tal assertiva ainda não é um consenso na comunidade científica.

Temos que atualizar o autor do site !

[ ]´s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #319 Online: 19 de Janeiro de 2008, 19:35:03 »

E de fato, muito do que Darwin escreveu ESTÁ descartado, como já foi comentado em outros tópicos.  Como por exemplo a classificação evolutiva dele.

Pesquisa séria não depende de argumentos de autoridade.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #320 Online: 19 de Janeiro de 2008, 19:39:24 »
Ou seja não há evidências satisfatórias até o momento para que se conclua pela validade da fusão fria.

Eu não disse isso o oposto.

Entretanto em nenhum momento eu havia escrito algo sobe Pseudo-Ciência a respsito da fusão fria. Mas que houve um erro de avaliação dos pesquisadores em seus resultados bem como na elaboração da pesquisa. Mesmo Fleischmann e Poons sendo sendo iminentes eletroquímicos.

Mas...a pesquisa deles não teve altíssima replicação como a dos cientistas que citei.

A sim ?

Tomando como exemplo o relatório do DOE sobre Fusão a Frio então Fleischmann e Poons poderiam dizer que "depois que vcs céticos se entenderem, vcs podem criticar as pesquisas sobre fusão a frio, ok? Até lá, não".

Mas houve alta replicação? O caso deles é totalmente diferente dos que citei...

Não acho tão interessante continuar a aparecerm evidências anedotas em que o pesquiador deve ter fé no médium para iniciar sua pesquisa espiritista. Acho normal.

O pesquisador começou com medidas de controle frouxas. Essa pesquisa foi bastante criticada pelos céticos. Em 2001 ele aumentou o rigor, e os céticos elogiaram a pesquisa, com bem poucas sugestões. Em 2004 mesmo essas sugestões dos céticos foram acatadas, e os resultados continuarm positivos. Não conheço críticas a essa pesquisa.

Daqui a pouco vc vai dizer até que o Holocausto não passa de mera anedota...

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #321 Online: 19 de Janeiro de 2008, 19:40:08 »
A propósito a existência de espiritos tb está provada ?

Que incrível !  Veja que em um site por ai chamado "Existem Espíritos !" consta uma aviso que o título é apenas de opinião do autor mas que tal assertiva ainda não é um consenso na comunidade científica.

Temos que atualizar o autor do site !

[ ]´s

Sim, pra mim está provada. Eu digo isso no meu site, não precisa atualizar.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #322 Online: 19 de Janeiro de 2008, 19:41:16 »

E de fato, muito do que Darwin escreveu ESTÁ descartado, como já foi comentado em outros tópicos.  Como por exemplo a classificação evolutiva dele.

Pesquisa séria não depende de argumentos de autoridade.

Não citei a pesquisa dele como exemplo de pesquisa válida até hoje, mas como exemplo de pesquisa que apesar de antiga que não é classificada como anedota.

Pra vc o Holocausto é uma anedota?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #323 Online: 19 de Janeiro de 2008, 19:41:30 »
Que misteriosa "alta replicação" é essa que teima em não aparecer à luz do dia, Vitor?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #324 Online: 19 de Janeiro de 2008, 19:42:59 »
Não citei a pesquisa dele como exemplo de pesquisa válida até hoje, mas como exemplo de pesquisa que apesar de antiga que não é classificada como anedota.

E sabe por que não?

Porque não depende de fé.  Basta observar e testar os fatos para comprová-la.

Pra vc o Holocausto é uma anedota?

Não.  Eu sou do tempo em que eventos históricos não eram hipóteses pseudo-científicas.

Antiquado, eu sei.  Mas é como eu consigo ver o mundo, fazer o que?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!