Autor Tópico: Fortíssimas evidências científicas de espíritos  (Lida 52863 vezes)

Suyndara

• Visitante
Re: Fortíssimas evidências científicas de espíritos
« Resposta #175 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:06:49 »
Pense no caso Phineas Cage, em que uma barra atravessou seu cérebro, mudando sua personalidade. Um caso como o dele é raríssimo. Se o cara morre, já era. Vc tem que pesquisar o máximo possível enquanto o sujeito é vivo. Não é porque o sujeito morre que sua pesquisa passa a ser meramente uma anedota, ou inválida, ou não comprobatória.

Exato.

Mas qq outro cientista, em qq outro tempo pode pegar essas análises e verificar :ok:

O mesmo não ocorre para os experimentos para-normais, eu tenho uma série de relatos de casos, nada replicáveis e nada confiáveis.

Pode até ser que seja verdadeiro, mas não existe nenhum parâmetro pra verificação.

Mas, se médiuns são tão raros assim...quem faz as milhares de psicografias nos centros espíritas brasil afora? :?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #176 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:10:14 »
Um está intrinsicamente ligado ao outro de forma irremediável. Se o relatório estiver correto, o assistente vai escolhê-lo, pois identificou elementos sufientes pertencentes única e exclusivamente a sua vida e a de mais ninguém.

Como se eu não conhecesse essas psicografias ::)

Continua confuso e inválido :ok:

E vc me entendeu, só está tentando fugir da raia pra variar um pouquinho!

Então, se nenhum relatório está correto, isso se refletirá ou com nenhum acerto, ou com acerto esperado pelo acaso, ok?

Mas o resultado da pesquisa 4/10 é casual e vc afirma que é significativo :ok:

Tem fraude aí!

APODman

• Visitante
« Resposta #177 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:18:14 »
Não se esqueça amor que por mais que vc engane o médium a literatura espírita dá conta de que as "emanações energéticas" de um indvíduo poem ser lidas pelso ixpiritus e estes sempre sabem o quais os pensamentos e sentimentos do "encarnado".

Assim se algo der errado na pesquisa sempre se pode alegar que os espíritos não quiseram contribuir ( mas "eles existem !!" )

Algo que é extremamente curioso na história do mdediunismo do último século é que desconheço que algum espírto tenha passado qualquer informação relevante que tenha servido a uma descoberta científica ou melhorias tecnologicas, médicas, enfim.

As poucas "que passaram" ou estavam absurdamente erradas ( momento no qual um bom espírita joga que tal informação veio do "animismo do medium", vide Camille Flamarion e seu capitulo Uronagrafia no "A Genesis" ) ou então são informações não verificáveis.

Parece que apenas "vem a Terra"  tentar acertar o nome de parentes e endereços de residências em sessões mediúnicas. Afora mandar mensagens com conetúdo absolutamente pegajoso e óbvio.

Estes ixpiritus são uma piada !

[ ]´s

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #178 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:24:30 »
Mantenho o que eu disse sem alteração. Há todo um histórico de "citações seletivas" de pseudocientistas, alternativos e similares, então esse tipo de coisa dita assim "narrando" por cima como uma montanha de difamações, sem contexto algum, não me impressiona. Eu não sei em que circunstâncias ele disse isso, se é que disse. E que aposta foi essa que ele não pagou? Como o fato dessa aposta não ter sido paga impacta nisso do teste do milhão de dólares ser furado, dele não pagar, mesmo que conseguirem provar que é verdade?

Sobre a aposta de mil dólares, pode ver aqui: http://paginas.terra.com.br/educacao/criticandokardec/james_randi.htm

A relação é a seguinte: se Randi foi mão-de-vaca, e mesmo tendo comprovado que perdeu a aposta, ele não pagou os mil dólares, que esperança podemos ter de que ele pagaria o milhão, uma quantia muito maior?

Lembro de já ter lido um texto, acho que você mesmo indicou, sobre o teste da menina com "visão de raio X", que os críticos do Randi eram os maiores malas-sem-alça do planeta Terra. E o texto era uma enrolação sem fim. Acho que teve uns três ou quatro parágrafos em torno de uma alegação sobre a menina poder enxergar coisas ao nível molecular, uns dizendo que isso não teria sido alegado, querendo ir saber qual era a fonte da afirmação, blablablá, mas no fim era isso mesmo, tinham alegado isso. Pura enrolação.

Sobre o caso Natasha:

Ray Hyman, a well-known skeptic regarding psi phenomena, and his associates Richard Wiseman and Andrew Skolnick conducted a controlled experiment in which the claimed psychic diagnostic capabilities of a seventeen-year-old Russian girl, Natasha Demkina, were put to the test (Hyman, 2005). However, despite the fact that at least two of the investigators (Hyman and Wiseman) are known for their criticisms of flawed procedures in parapsychological experiments, their own experimental procedure allowed Natasha to see the subjects she was attempting to diagnose at short range. Thus, she could have picked up sensory cues (e.g. breathing and movement patterns) that could have her helped to match medical diagnoses to subjects. Interestingly, Hyman declared the experiment a “failure” despite the fact that Natasha successfully matched four of the seven diagnoses to the correct subject. Such success would happen less than two times out of one hundred experiments by chance. As one could not reasonably expect lower probabilities in any experiment with only seven trials, the results would actually seem to support the claim that Ms. Demkina can provide more accurate diagnoses than would be expected by chance. While this experiment is inconclusive regarding Ms. Demkina’s psychic diagnostic abilities due to the investigators’ failure to screen our sensory cues, it serves as a cautionary example regarding the interactions between parapsychologists and their critics.

Eu não vejo a relevância desse trecho para nada do que eu disse anteriormente, apenas disse que parte da crítica do caso foi pura enrolação. Também não tem muita relevância de modo geral. Eu não sei se cientistas ou qualquer investigador paranormal alega ter sempre a idéia de como fazer os testes perfeitos e infalíveis. Os trabalhos científicos de verdade estão sempre sujeitos a revisão e refutação, não são absolutamente definitivos.

Mas os manés do CSICOP acharam definitivos. Fala isso pra eles.

Oras, mas isso são dois cientistas, e falando coisas bastante razoáveis até. O Einstein disse coisas similares quanto à "ação fantasmagórica à distância" no caso das partículas quânticas, e no entanto, a mecânica quântica está aí.

É perfeitamente aceitável esse tipo de afirmação, mesmo que viesse da imensa maioria dos cientistas, mas isso não significa que eles iriam criar uma conspiração para ocultar esses resultados positivos, em vez de aceitar o paranormal e ganhar fama com isso.

Mas foi exatamente o que a Susan Blackmore fez! Ela FRAUDOU os resultados POSITIVOS que teve nas pesquisas parapsicológicas dela!

http://paginas.terra.com.br/educacao/criticandokardec/blackmore.htm

E ela ganhou fama justamente querendo mostrar que NÃO HAVIA NADA PARANORMAL.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #179 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:25:21 »
Eu acho que esse campo todo do "paranormal", para ser levado a sério, devia começar por abandonar esses pré-conceitos importados do esoterismo de "espíritos", "cortão de prata", "telepatia" e etc, e começar do zero.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #180 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:25:36 »
Olhe se em vez de um jogador de Xadrez, baixasse o espirito do Einstein e ele resolvesse uma bela equação de relatividade além de escrever em alemão ou então o do Newton e ele resolvesse uma bela Derivada parcial (daquelas bem cabeludas) além de escrever no inglês que era usado em 1700 eu começaria penar em repensar a minha opinião sobre espíritos.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #181 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:28:03 »
Pense no caso Phineas Cage, em que uma barra atravessou seu cérebro, mudando sua personalidade. Um caso como o dele é raríssimo. Se o cara morre, já era. Vc tem que pesquisar o máximo possível enquanto o sujeito é vivo. Não é porque o sujeito morre que sua pesquisa passa a ser meramente uma anedota, ou inválida, ou não comprobatória.

Exato.

Mas qq outro cientista, em qq outro tempo pode pegar essas análises e verificar :ok:

Ninguém pode mais conferir a personalidade de Phineas Cage.

Mas, se médiuns são tão raros assim...quem faz as milhares de psicografias nos centros espíritas brasil afora? :?

Eu disse médiuns *extraordinários*. Memso assim vc note que médiuns de materialização são bem mais raros, por exemplo. Hoje há um predomínio da mediunidade intelectual.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #182 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:29:16 »
Eu acho que esse campo todo do "paranormal", para ser levado a sério, devia começar por abandonar esses pré-conceitos importados do esoterismo de "espíritos", "cortão de prata", "telepatia" e etc, e começar do zero.

Mas é levado a sério. Parapsicologia é reconhecida como Ciência desde 1969 pela AAAS.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #183 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:30:28 »

Mas é levado a sério. Parapsicologia é reconhecida como Ciência desde 1969 pela AAAS.

:demente:

APODman

• Visitante
« Resposta #184 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:31:37 »

Exato.

O mesmo não ocorre para os experimentos para-normais, eu tenho uma série de relatos de casos, nada replicáveis e nada confiáveis.

Pode até ser que seja verdadeiro, mas não existe nenhum parâmetro pra verificação.

O problema é que as neurociências possuem diversos Phineas até os tempos modernos. Não se trata de uma criatura fantástica ou um evento fantástico que nunca mais foi observado e nem comprovada a possibilidade de sua existência. Temos o pq concluir que a história de Phineas foi possível.

Já os relatos das pesquisas psiquicas do passado são...relatos e permanecerão como relatos, uma evidência anedota.

[ ]´s

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #185 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:31:56 »
Um está intrinsicamente ligado ao outro de forma irremediável. Se o relatório estiver correto, o assistente vai escolhê-lo, pois identificou elementos sufientes pertencentes única e exclusivamente a sua vida e a de mais ninguém.

Como se eu não conhecesse essas psicografias ::)

Continua confuso e inválido :ok:

E vc me entendeu, só está tentando fugir da raia pra variar um pouquinho!

Então, se nenhum relatório está correto, isso se refletirá ou com nenhum acerto, ou com acerto esperado pelo acaso, ok?

Mas o resultado da pesquisa 4/10 é casual e vc afirma que é significativo :ok:

Tem fraude aí!

O acaso é de apenas 1 acerto. 4 em 10 é estatisticamente significante. Pelo artigo, dá p<1%.

APODman

• Visitante
« Resposta #186 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:35:31 »

Sim, e a homeopatia como modalidade médica.

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #187 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:36:56 »

Vc leu estes relatórios ?

[ ]´s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #188 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:37:39 »
O acaso é de apenas 1 acerto. 4 em 10 é estatisticamente significante. Pelo artigo, dá p<1%.

Eu não acredito!

Vc realmente não entendeu não é?

P*, eu tenho o maior trabalho de explicar a b* da estatística pra vc vir de novo com essa estória?

Significativo uma ova! E eu não vou explicar de novo, vá lá e leia até aprender :ok:

Como é que "acaso" é de apenas um acerto? Me diga!

Vc está afirmando novamente que o médium acertou TODOS os relatórios e a pessoa tem que escolher o relatório certo (a cartinha do falecido que era esperava).

Já lhe disse, é fraude!

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #189 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:39:31 »

Exato.

O problema é que as neurociências possuem diversos Phineas até os tempos modernos. Não se trata de uma criatura fantástica ou um evento fantástico que nunca mais foi observado e nem comprovada a possibilidade de sua existência. Temos o pq concluir que a história de Phineas foi possível.

Quem são os outros "Phineas Cage"?

De qualquer forma, não existem mais gorilas albinos, por exemplo. Um gorila albino que eu saiba é algo totalmente isolado no tempo e espaço, sem correspondentes até o momento.

Além disso, o mesmo vale para médiuns extraordinários. Não citei só um, temos vários "Phineas Cages". Piper, Osborne, Stefan Ossowiecki, Hafsteinn Bjornsson, Verrall, Garrett, Willett...

Já os relatos das pesquisas psiquicas do passado são...relatos e permanecerão como relatos, uma evidência anedota.

Apresentei pesquisas recentes que também nos permitem concluir a autenticidade dos casos do passado (que foram pesquisados até por Nobéis. Será que a pesquisa de um Nobel - ou mais de um - é evidência anedota???).

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #190 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:44:15 »

Vc leu estes relatórios ?

Li um completo, e os demais eles fornecem boas descrições.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #191 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:45:09 »

Sim, e a homeopatia como modalidade médica.

[ ]´s

E a Blackmore fraudou.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #192 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:52:54 »

Eu não acredito!

Vc realmente não entendeu não é?

P*, eu tenho o maior trabalho de explicar a b* da estatística pra vc vir de novo com essa estória?

Significativo uma ova! E eu não vou explicar de novo, vá lá e leia até aprender :ok:

Como é que "acaso" é de apenas um acerto? Me diga!

Vc está afirmando novamente que o médium acertou TODOS os relatórios e a pessoa tem que escolher o relatório certo (a cartinha do falecido que era esperava).

Já lhe disse, é fraude!

Eu estou dizendo que se o médium tem algum poder, ele acertou MAIS DO QUE O ESPERADO PELO ACASO. Caso isso seja verdade,as pessoas escolherão as leituras em que esse poder , caso exista, se manifestou.

APODman

• Visitante
« Resposta #193 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:55:59 »

Os casos de pessoas com perda de massa cerebral que sobrevivem não pararam de ocorrer com Phineas.

De qualquer forma, não existem mais gorilas albinos, por exemplo. Um gorila albino que eu saiba é algo totalmente isolado no tempo e espaço, sem correspondentes até o momento.

De novo este papinho Vitor ? Vc realemnte não cansa de repetir as mesmas coisas eternamente ?

Amostras de um animal assim são coletadas de modo que pesquisadores do futuro podem connstatar que se tratava realmente de um gorila albino.

Além disso, o mesmo vale para médiuns extraordinários. Não citei só um, temos vários "Phineas Cages". Piper, Osborne, Stefan Ossowiecki, Hafsteinn Bjornsson, Verrall, Garrett, Willett...

Sim, várias evidências anedotas de mediuns extraordinários que escapam de uma verificação assertiva presente e futura dos testemunhos e resultados de seus casos.

A eles só reta ter fé que estavam falandoa  verdade nas narrativas e que tudo procedeu da forma como foi dito.

Apresentei pesquisas recentes que também nos permitem concluir a autenticidade dos casos do passado (que foram pesquisados até por Nobéis. Será que a pesquisa de um Nobel - ou mais de um - é evidência anedota???).

Estes Nobés possuiam diplomas na área de pesquisas psiquicas ? Ganharma o prêmio pela comprovação da existência de espíritos ?

Nobéis não podem ter suas avaliações ser impregnadas por suas crenças pessoais ?

Nobéis não são passíveis de erros nem de serem enganados ?

[ ]´s

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #194 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:57:41 »

Eu estou dizendo que se o médium tem algum poder, ele acertou MAIS DO QUE O ESPERADO PELO ACASO. Caso isso seja verdade,as pessoas escolherão as leituras em que esse poder , caso exista, se manifestou.

Simples, reproduza o teste mais algumas vezes e veja se a proporção de acerto se mantém.
Assim tira dúvida...

Mas o pelo acaso até 100% de acerto é possível.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #195 Online: 18 de Janeiro de 2008, 17:35:53 »

Os casos de pessoas com perda de massa cerebral que sobrevivem não pararam de ocorrer com Phineas.

Até acredito, mas... o Phineas Cage não seria o mais extraordinário destes casos?

De novo este papinho Vitor ? Vc realemnte não cansa de repetir as mesmas coisas eternamente ?

Amostras de um animal assim são coletadas de modo que pesquisadores do futuro podem connstatar que se tratava realmente de um gorila albino.

E se as amostras forem perdidas? Digamos...se ocorrer um incêndio no laboratório? TUDO o que se pesquisou desse gorila albino é jogado no lixo? Passa a ser uma evidência anedota?

Sim, várias evidências anedotas de mediuns extraordinários que escapam de uma verificação assertiva presente e futura dos testemunhos e resultados de seus casos.

Errado. Pode-se perfeitamente refutar os resultados do caso se algum mágico, por meios normais, conseguir reproduzir os resultados nas mesmas condições de teste.

A eles só reta ter fé que estavam falandoa  verdade nas narrativas e que tudo procedeu da forma como foi dito.

Não é preciso fé pois houve intensa replicação por cientistas independentes. Fé seria acreditar que estavam todos envolvidos em fraude.

Estes Nobés possuiam diplomas na área de pesquisas psiquicas? Ganharma o prêmio pela comprovação da existência de espíritos?

Não. E daí? Einstein não ganhou o Nobel pela relatividade, e isso não significa que ele estava errado, ou que não existam evidências da Relatividade.

Nobéis não podem ter suas avaliações ser impregnadas por suas crenças pessoais ?

Podem perfeitamente. Isso é irrelevante. Basta que suas crenças não queriam dizer fraude ou menos rigor metodológico. Infelizmente não foi o que ocorreu com a Blackmore, cujas crenças pessoais a fizeram fraudar os próprios experimentos que validavam psi.

Nobéis não são passíveis de erros nem de serem enganados ?

São. Mas tanta replicação independente, por centistas e mágicos, me diz que não foi o caso.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2008, 17:43:57 por Vitor Moura »

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #196 Online: 18 de Janeiro de 2008, 17:42:34 »

Simples, reproduza o teste mais algumas vezes e veja se a proporção de acerto se mantém.
Assim tira dúvida...

Mas o pelo acaso até 100% de acerto é possível.

O médium desse experimento morreu pouco depois, mas como já mostrei, pesquisas recentes, elogiadas até por céticos, continuam validando médiuns. O link que coloquei com a pesquisa de 2004 mostra a mesma proporção de acerto de uma pesquisa anterior:

Aliás, estes resultados, de 0.042 a 7,37 x 10–11, são semelhante às probabilidades obtidas no Artigo 1 e sugere que essa experiência é repetível e quantificável em que qualquer experimentador futuro pode executar.

E aí, tirou a sua dúvida? :ok:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 18 de Janeiro de 2008, 17:45:48 »
Desista Suyndara...
Ele não quer entender não!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #198 Online: 18 de Janeiro de 2008, 17:47:55 »
Desista Suyndara...
Ele não quer entender não!!!

Vcs desistem muito rápido, eu ainda não desisti de vcs! :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #199 Online: 18 de Janeiro de 2008, 20:48:42 »
Vamos jogar fora as pesquisas de Darwin, então...

Até poderíamos.  Afinal de contas não falta comprovação independente para os pontos importantes dela.

Nem falta comprovação independente dos poderes paranormais de Piper, Osborne, Garrett, Verrall, Stephan Ossowiecki, os irmãos Schneider, e tantos outros :)

Nesse caso, deixe eu te falar sobre o desafio do Randi...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!