Autor Tópico: Gótico é proibido de entrar em ônibus por levar noiva na coleira  (Lida 33832 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Gótico é proibido de entrar em ônibus por levar noiva na coleira
« Resposta #175 Online: 29 de Janeiro de 2008, 02:01:13 »
Eu entendi, achei bastante improvável que a moral da sociedade funcionasse ao ponto em que não precisaríamos mais das leis, perguntei se era bom para ter certeza de que não existia exemplo semelhante de cultura que funcionasse de maneira relativamente boa para que a lei não precisasse ser aplicada.

me fiz entender? :)

O suficiente.

Exemplos há.  O que complica é que a ambição expansionista (que a esta altura é irreversível) tornou o desafio exponencialmente maior, exceto em comunidades isoladas e auto-suficientes (cada vez mais raras).
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #176 Online: 29 de Janeiro de 2008, 02:43:41 »
Eu entendi, achei bastante improvável que a moral da sociedade funcionasse ao ponto em que não precisaríamos mais das leis, perguntei se era bom para ter certeza de que não existia exemplo semelhante de cultura que funcionasse de maneira relativamente boa para que a lei não precisasse ser aplicada.

Exemplos há.  O que complica é que a ambição expansionista (que a esta altura é irreversível) tornou o desafio exponencialmente maior, exceto em comunidades isoladas e auto-suficientes (cada vez mais raras).

Levando em conta o que o Luiz falou de que existem culturas que funcionam sem a necessidade de aplicação das leis, elas não chegaram a este ponto justamente porque desenvolveram e aprimoraram mecanismos de sobrevivência que subentendem a existência de regras e a sua transmissão de geração para geração?

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #177 Online: 29 de Janeiro de 2008, 02:48:12 »
Transmitir regras é parte do processo, sim.  A parte mais fácil.  O difícil é criar os mecanismos para defini-las e aprimorá-las.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #178 Online: 29 de Janeiro de 2008, 03:02:43 »

me fiz entender? :)
O suficiente.

Cara eu queria ter a fe na humanidade que voce tem. Mas nao consigo, vejo algo do tipo, mesmo quando funciona, considero que va cair rapido. Se bem que acho que todos os sistemas acabam caindo, so variando no tempo que demora.
"The patient refused an autopsy."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #179 Online: 29 de Janeiro de 2008, 03:04:55 »
Cara eu queria ter a fe na humanidade que voce tem. Mas nao consigo, vejo algo do tipo, mesmo quando funciona, considero que va cair rapido. Se bem que acho que todos os sistemas acabam caindo, so variando no tempo que demora.

Eu até que sou bem misantropo.  Mas não tenho outro lugar onde procurar parceiros para o gamão...

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #180 Online: 29 de Janeiro de 2008, 03:19:52 »

Eu até que sou bem misantropo.  Mas não tenho outro lugar onde procurar parceiros para o gamão...
Cara me fez procurar no google a palavra misantropo. Bem vivendo e aprendendo. E agora vou fazer questao de usar um bocado a palavra. (Sim, sou culpado de florear demais meu dialogo em algumas ocasioes. Se bem que chega a ser pior em ingles, onde eu acabei aprendendo a palavra floccinaucinihilipilification (se bem que so consigo pronunciar mais ou menos, e tenho que conferir a escrita de vez em quando)

Edit: Mas na verdade, eu pessoalmente vejo o ser humano como individuo capaz das mais grandes bondades e idealismo. Agora como especie, falta visao de longo prazo, e falta nocao que um dia o que e agora vai cair, e vao surgir novas civilizacoes.
"The patient refused an autopsy."

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 29 de Janeiro de 2008, 04:23:22 »
Transmitir regras é parte do processo, sim.  A parte mais fácil.  O difícil é criar os mecanismos para defini-las e aprimorá-las.

Talvez o mais difícil seja vislumbrar em que momento aconteceu a necessidade de se criar esses mecanismos.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #182 Online: 29 de Janeiro de 2008, 07:46:01 »

Talvez o mais difícil seja vislumbrar em que momento aconteceu a necessidade de se criar esses mecanismos.

Não teria sido no início da formação das sociedades matriarcais?  Lá bem atrás na história?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 29 de Janeiro de 2008, 08:54:19 »

Não teria sido no início da formação das sociedades matriarcais?  Lá bem atrás na história?

Digamos que o embrião dos mecanismos que regulam as regras para que se possam formar sociedades como as conhecemos hoje, sim.
O que me faz pensar que regras são necessárias para que uma sociedade se consolide. E essa necessidade seria a mãe de todos os mecanismos que surgem para regular as leis, no entanto, ela não cria esses mecanismos, mas é somente por causa dela que eles podem existir.
O casalzinho do ônibus, por exemplo, parecem fazer parte de uma minoria insignificante, não havendo a necessidade de existir um mecanismo que regule esse comportamento.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #184 Online: 29 de Janeiro de 2008, 08:58:07 »
Não estou entendendo, Dodo.  Por que embrião em vez de mecanismos já funcionais?

E por que, e em que sentido, o casal gótico seria insignificante?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #185 Online: 29 de Janeiro de 2008, 09:41:54 »
Não estou entendendo, Dodo.  Por que embrião em vez de mecanismos já funcionais?

Hoje, de certa forma, conhecemos o modus operandi de como se desenvolve uma civilização. Porém acredito que seja impossível afirmar o quanto os diversos agrupamentos humanos espalhados pelo planeta compartilhavam em comum quanto aos costumes. Eeu imagino que algo em comum deveria existir mas não consigo imaginar o que e nem de que forma, por isso que usei o termo embrião.

E por que, e em que sentido, o casal gótico seria insignificante?

Eu não me referi a eles como sendo insignificantes, porém estou convicto de que o número de maridos que saem por aí com suas mulheres na coleira seja muito pequeno. :)
O que quero dizer é que atitudes que destoam e muito das que consideramos normais ou até as que toleramos em algumas situações, desde que sejam restritas a certos locais ou festividades (praias de nudismo, exageros no carnaval), na maioria das vezes são reprimidas apenas pelo bom senso da maioria, sem a necessidade de haver uma regra específica para isso.
Um exemplo poderia ser o da etiqueta, ninguém irá preso se não disser bom dia, obrigado, bem como nenhum restaurante vai fechar as portas porque impediu que um surfista entrasse de bermudas e regata para almoçar.
O casal gótico deve saber que, fora de seu círculo de amigos, as reações a seu comportamento podem variar bastante.
Alfred E. Newman

Luz

• Visitante
« Resposta #186 Online: 29 de Janeiro de 2008, 10:59:45 »

Eu não sei como nascem as leis, mas imagino que sejam uma consequência do processo de civilização para estabelecimento de um convívio, o mais pacífico possível, em sociedade. Elas se originaram, creio que, muito provavelmente, da moral - intríseca ao ser humano - definidas, em grande parte, pelos que ocupam o poder, se aplicando a todos os que estão sob esse poder.

Contudo, cada ser humano tem sua própria moral, absoluta, no sentido de defeinir para esse ser o humano o que lhe parece certo ou errado, mas relativa a cada ser humano em particular - variando, ao menos, em parte, de um para outro.

Por moralidade entendo a submissão à própria moral, julgando os próprios atos conforme as próprias noção de certo e errado.

Por moralismo entendo a tentativa de imposição da própria moral, julgando os atos alheios pelas próprias noções de certo e errado.

Agora, se temos as leis, que definem o que é certo e errado (não que elas sejam perfeitas, podem sempre ser melhoradas) - desde que devidamente obedecidas - cada um que se submeta as próprias medidas. É um direito.

Se posso impor aos góticos a minha moral pessoal, que direito eu tenho de não me submeter à moral cristã, por exemplo, já que vivo em uma sociedade predoinantemente cristã? Considero uma grande hipocrisia, querer impor a minha medida aos outros sem me submeter a medida alheia.

Eu entendo que, por mais que me desagrade, tenho que respeitar o direito dos góticos de sair na coleira, assim como, por mais que desgrade os cristãos, eles têm que respeitar o meu direito de não professar o seu credo.

Pessoalmente, considero o moralismo desrespeitoso, para não dizer, preconceituoso - grande parte das vezes.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2008, 11:02:59 por Luz »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #187 Online: 29 de Janeiro de 2008, 11:09:55 »
Agora, se temos as leis, que definem o que é certo e errado (não que elas sejam perfeitas, podem sempre ser melhoradas) - desde que devidamente obedecidas - cada um que se submeta as próprias medidas. É um direito.

Você está confundindo lei com moral e ética.  A lei define o que é aceitável e o que é passível de punição, mas não o que é certo ou errado.

Se posso impor aos góticos a minha moral pessoal, que direito eu tenho de não me submeter à moral cristã, por exemplo, já que vivo em uma sociedade predoinantemente cristã?

Impor uma moral a outra pessoa não é sequer possível.  Não sei do que você está falando aqui.

Considero uma grande hipocrisia, querer impor a minha medida aos outros sem me submeter a medida alheia.

Seria sim.  E é essa a crítica que faço ao casal.  Esse argumento serve ao meu ponto, Luz.

Eu entendo que, por mais que me desagrade, tenho que respeitar o direito dos góticos de sair na coleira,

Sem dúvida.  Eles, porém, também tem de respeitar os transeuntes e as autoridades.  Como em qualquer questão de direitos individuais, não há como fugir da constatação de que concessões são necessárias de ambos os lados.

assim como, por mais que desgrade os cristãos, eles têm que respeitar o meu direito de não professar o seu credo.

Um paralelo bem forçado esse, Luz.

Pessoalmente, considero o moralismo desrespeitoso, para não dizer, preconceituoso - grande parte das vezes.

No sentido de querer impor valores, certamente é.  Mas isso não tem muito a ver com o assunto.

Danieli

• Visitante
« Resposta #188 Online: 29 de Janeiro de 2008, 11:26:04 »
Viram a simulação do caso aqui no Brasil?

27.01.2008
Mulher na coleira?

Fonte: Fantástico

Vídeo da matéria: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM782065-7823-A+POLEMICA+DA+COLEIRA,00.html

Um homem conduz a mulher pela coleira. Aconteceu na Inglaterra.

Um casal inglês foi proibido de entrar num ônibus porque a namorada estava presa a uma coleira.

Mas... Como assim? Coleira?

Um casal gótico deu entrevista à televisão inglesa BBC que foi publicada na internet.

Quem gosta de usar a guia de cachorro é a namorada, Tasha Maltby. Para ela, é um sinal de confiança, e que já usou até com antigos namorados.

O atual namorado, Dani Graves, disse que eles foram expulsos do ônibus, no norte da Inglaterra, por preconceito da coleira.

A companhia de transporte alegou que poderia ser perigoso, caso o ônibus freasse bruscamente.

No Brasil, o Fantástico foi às ruas com um casal gótico e também encoleirado.

“A gente usa também em festas que a gente costuma sair, à noite. E também para manter ela presa a mim”, diz o DJ Eduardo Gonçalves.

Será que eles vão ser barrados no ônibus como o casal inglês?

Ao entrar, tudo bem, nenhuma restrição ou preconceito. Só curiosidade.

“Jamais faria uma coisa dessas com a minha esposa”, garante um dos passageiros.

“Bom acho válido, porque se ela olhar para outro, ele dá um puxão ali”, diz um outro.

“Acho assim um charme, né? Nos dias de hoje que não existe mais romantismo”, aprova uma passageira.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #189 Online: 29 de Janeiro de 2008, 12:41:10 »
Romantismo?

O que DIACHOS tem de romantismo em andar por aí encoleirada como um cachorro?  |(

Danieli

• Visitante
« Resposta #190 Online: 29 de Janeiro de 2008, 12:45:12 »
Romantismo?

O que DIACHOS tem de romantismo em andar por aí encoleirada como um cachorro?  |(

Pior que isso, é a garota gótica, dizer que é sinal de confiança... O que será que ela entende por confiança hein?! :?

Citação de: Fantástico
Quem gosta de usar a guia de cachorro é a namorada, Tasha Maltby. Para ela, é um sinal de confiança, e que já usou até com antigos namorados.

Luz

• Visitante
« Resposta #191 Online: 29 de Janeiro de 2008, 13:21:02 »

Você está confundindo lei com moral e ética.  A lei define o que é aceitável e o que é passível de punição, mas não o que é certo ou errado.

Eu sei que lei, moral e ética são coisas diferentes, não estou confundido – o que estou dizendo é que moral e ética são conceitos relativos a cada pessoa, enquanto a lei se aplica a todos. E desde que suas condutas sejam legais, ainda que me pareçam imorais ou anti-éticas, você está no seu direito. Entende?

Se posso impor aos góticos a minha moral pessoal, que direito eu tenho de não me submeter à moral cristã, por exemplo, já que vivo em uma sociedade predoinantemente cristã?

Impor uma moral a outra pessoa não é sequer possível.  Não sei do que você está falando aqui.

Impor moral aos outros depende apenas da dinâmica de grupo. Basta que um intolerante levante a sua voz e os outros respondam em uníssono a seu apelo. O que é ilegal, mas infelizmente, aceito, algumas vezes.

Considero uma grande hipocrisia, querer impor a minha medida aos outros sem me submeter a medida alheia.

Seria sim.  E é essa a crítica que faço ao casal.  Esse argumento serve ao meu ponto, Luz.

E a minha crítica é ao moralismo, que considero anti-ético, quando não se submete igualmente ao moralismo alheio.

Eu entendo que, por mais que me desagrade, tenho que respeitar o direito dos góticos de sair na coleira,

Sem dúvida.  Eles, porém, também tem de respeitar os transeuntes e as autoridades.  Como em qualquer questão de direitos individuais, não há como fugir da constatação de que concessões são necessárias de ambos os lados.

Concordo – tanto que defendo o direito do motorista de barrá-los por não ter retirado a coleira, visando a segurança dos passageiros e inclusive, acredito, como coloquei, que possa ter havido um certo preciosismo por parte do casal.

Agora, não concordaria de forma nenhuma que o casal fosse impedido de entrar no ônibus por um julgamento moral do motorista ou dos passageiros – porque é tão anti-ético quanto, além de ilegal.

assim como, por mais que desgrade os cristãos, eles têm que respeitar o meu direito de não professar o seu credo.

Um paralelo bem forçado esse, Luz.

Não acho forçado, sinceramente - a maioria dos ateus não tem coragem sequer de sair do armário, como os góticos, por exemplo, fazem - sujeitando-se ao moralismo religioso.

No sentido de querer impor valores, certamente é.  Mas isso não tem muito a ver com o assunto.

Eu já acho que tem tudo a ver - a postura moralista quanto a opção de expressão do casal não difere em nada da postura moralista quanto a opção de descrença publicamente assumida.

Quero dizer, assim como alguns defendem que góticos deveriam se comportar convenientemente diante da sociedade, deixando seus acessórios para usar na sua intimidade, muitos defendem que ateus deveriam se comportar convenientemente, guardando suas opiniões para expressar na intimidade. (afinal, como é que mães cristãs vão explicar o que consideram uma extravagância às suas crianças?) Entende a semelhança?  :(

É claro que para tudo deve haver limites e esses devem ser discutidos, pois cada caso tem sua própria questão, mas ainda que eu discorde do uso de coleiras, e discordo, acho inconveniente, degradante e uma afronta ao feminismo, defendo o direito dos góticos de usá-la - respeitando a lei e a segurança.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #192 Online: 29 de Janeiro de 2008, 15:26:34 »
Pior que isso, é a garota gótica, dizer que é sinal de confiança... O que será que ela entende por confiança hein?! :?

Citação de: Fantástico

É uma forma de dizer que ela confia no namorado e portanto se “submete” a ele.

Romantismo?

Tem que ela se 'entrega' a ele, enquanto ele age como um 'protetor'.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #193 Online: 29 de Janeiro de 2008, 15:50:46 »
Eu sei que lei, moral e ética são coisas diferentes, não estou confundido – o que estou dizendo é que moral e ética são conceitos relativos a cada pessoa, enquanto a lei se aplica a todos. E desde que suas condutas sejam legais, ainda que me pareçam imorais ou anti-éticas, você está no seu direito. Entende?
Ética não é tão pessoal assim. Ética é o estudo da moral coletiva.

Então, Luz, se não existissem as leis, tudo deveria ser aceito e continuamos nossas vidas? Ou melhor: em épocas e lugares que as leis não são tão "justas" como são as nossas leis atuais, sua opinião continuaria a mesma?

E você está se esquecendo de uma coisa que já dissemos: as leis tem como base inicial a moral. Para ser ilegal, antes precisa ser imoral.

Impor moral aos outros depende apenas da dinâmica de grupo. Basta que um intolerante levante a sua voz e os outros respondam em uníssono a seu apelo. O que é ilegal, mas infelizmente, aceito, algumas vezes.
Moral não se impõe! Você muda seu sentimento de moral apenas se você quiser, se você não quiser, não há coisa no mundo que te faça sentir-se diferente ao fazer algo que você julga errado.

E a minha crítica é ao moralismo, que considero anti-ético, quando não se submete igualmente ao moralismo alheio.
Você considera todas as leis anti-éticas, já que, afinal, elas são "moralistas"?
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2008, 18:19:43 por Oceanos »

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #194 Online: 29 de Janeiro de 2008, 18:06:06 »

Romantismo?

|( Segurar a mão ou abraçar os ombros seria mais eficiente e menos humilhante.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #195 Online: 29 de Janeiro de 2008, 18:12:56 »

Romantismo?

|( Segurar a mão ou abraçar os ombros seria mais eficiente e menos humilhante.
:P Questão de gosto. Ela só gosta de uma aliança um pouco maior.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #196 Online: 29 de Janeiro de 2008, 18:34:12 »
 :P E com uma corrente pendurada, que além de tudo tem várias utilidades.

Por exemplo, quando eles forem passear, ela dificilmente correrá para o meio da rua e será atropelada.

Também duvido muito que ela fuja do dono.  ::)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 29 de Janeiro de 2008, 18:37:16 »
Por exemplo, quando eles forem passear, ela dificilmente correrá para o meio da rua e será atropelada.
:lol:

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #198 Online: 29 de Janeiro de 2008, 18:46:54 »
:P E com uma corrente pendurada, que além de tudo tem várias utilidades.

Também duvido muito que ela fuja do dono.  ::)

Eu tambem não confio muito na sanidade mental desses caras. E se enquanto a mulher esta encoleirada, o cara vai e decide cometer suicidio? E se o cara cai num buraco enquanto estão unidos por este simbolo pouco ortodoxo de amor de um pelo outro? Não tem como prever...  :hein:
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #199 Online: 29 de Janeiro de 2008, 18:47:35 »
:lol:

Isso tambem seria muita falta de QI por parte da encoleirada.  :D
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!