Autor Tópico: É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfima)  (Lida 75715 vezes)

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
Re:É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir?
« Resposta #375 Online: 11 de Novembro de 2015, 17:57:46 »

Gol contra.

de vez em quando é bom da uma canja para o adversário ,nunca se sabe quando iremos precisar dele.
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
Re:É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir?
« Resposta #376 Online: 11 de Novembro de 2015, 18:03:15 »

Gol contra.

de vez em quando é bom da uma canja para o adversário ,nunca se sabe quando iremos precisar dele.

hahahahahahahahahaha, falô, mano!

És uma figura mesmo!
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfima)
« Resposta #377 Online: 11 de Novembro de 2015, 21:45:27 »
Este tópico passou do surreal faz muito tempo.
sim ultrapassou as barreiras do obvio,mas ja que tocou neste conceito poderia definir o tempo ?
Como diriam:
 Defina "definir.

a proposito você é o mesmo Criaturo que ganhou um Dossie Criaturo lá no Religião é Veneno?
soy jo o  próprio

Vai virar lenda.

Off-topic e sem querer ofender ninguém: é muito sintomático que o fórum tenha banido o Cientista e o Agnóstico, mas mantenha o Criaturo (e outros) em seus quadros. Acaba revelando que há uma inclinação maior a se apreciar o tom da discussão, do que o próprio conteúdo ou avanço dela.

Os foristas Cientista e Agnóstico foram banidos pelo "fórum" por causa do comportamento e das denúncias recorrentes. Deixo claro que não estou fazendo juízo de valor pessoal sobre eles.

O forista Criaturo (e qualquer outro forista, incluindo moderadores) pode seguir o mesmo caminho, ou seja, se não seguir as regras e ou for denunciado (e condenado) um certo número de oportunidades em um dado intervalo.
Foto USGS

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Re:É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfima)
« Resposta #378 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:03:48 »
sim ultrapassou as barreiras do obvio,mas ja que tocou neste conceito poderia definir o tempo ?
Como diriam:
 Defina "definir.

a proposito você é o mesmo Criaturo que ganhou um Dossie Criaturo lá no Religião é Veneno?
soy jo o  próprio

Vai virar lenda.

Off-topic e sem querer ofender ninguém: é muito sintomático que o fórum tenha banido o Cientista e o Agnóstico, mas mantenha o Criaturo (e outros) em seus quadros. Acaba revelando que há uma inclinação maior a se apreciar o tom da discussão, do que o próprio conteúdo ou avanço dela.

Os foristas Cientista e Agnóstico foram banidos pelo "fórum" por causa do comportamento e das denúncias recorrentes. Deixo claro que não estou fazendo juízo de valor pessoal sobre eles.

O forista Criaturo (e qualquer outro forista, incluindo moderadores) pode seguir o mesmo caminho, ou seja, se não seguir as regras e ou for denunciado (e condenado) um certo número de oportunidades em um dado intervalo.

Sim, e como o Criaturo ainda se mantém aqui, ao passo que os outros foristas que eu mencionei foram limados, me da a impressão de que "o fórum" aprecia mais um clima ameno e cortês do que conteúdo e progresso de discussão, se for necessário colocar essas coisas na balança.

Antes de tudo, sei que não são aspectos que se anulam obrigatoriamente.

Não que isso seja algo que tenha que ser corrigido, é apenas minha visão. Por algum feeling momentâneo decidi compartilhar.

E deixando claro, não estou propondo a expulsão do Criaturo. Como ja expus antes, sou contrário a banimentos definitivos de qualquer forista frequente que seja.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #379 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:19:34 »
Acho que as expulsões não foram "arbitrárias" (ainda que algo questionáveis, lamentáveis), mas por descumprimento repetido de regras, que intencionam favorecer "o conteúdo e progresso da discussão", que calha de ser beneficiado por um clima ameno e cortês -- a menos que por "discussão" se entenda "barraco".

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #380 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:25:26 »
Nesse ponto estamos sem novidades, também acho que não foram arbitrárias. Penso que um ambiente cortês e de gente fina seja mais propício a discussões com bom conteúdo e progresso.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #381 Online: 12 de Novembro de 2015, 17:53:36 »

Sim, e como o Criaturo ainda se mantém aqui, ao passo que os outros foristas que eu mencionei foram limados, me da a impressão de que "o fórum" aprecia mais um clima ameno e cortês do que conteúdo e progresso de discussão, se for necessário colocar essas coisas na balança.

Não que isso seja algo que tenha que ser corrigido, é apenas minha visão. Por algum feeling momentâneo decidi compartilhar.

E deixando claro, não estou propondo a expulsão do Criaturo. Como ja expus antes, sou contrário a banimentos definitivos de qualquer forista frequente que seja.

parece que consegui arrumar mais um admirador.
mimimimimi, voce anda indeciso:
"E deixando claro, não estou propondo a expulsão do Criaturo"
" e como o Criaturo ainda se mantém aqui,  ao passo que os outros foristas que eu mencionei foram limados"

deveria ter tido essa ação corajosa  manifestando sua defesa ao cientista no ato assim como eu lamentei ,mas agora querer usar a expulsão dele como exemplo só para plantar discórdia instigando uma punição gratuita é ainda mais  lamentável.
ao invés de tentar livrar-se dos seus oponentes na base da choradeira  :chorando: deveria tentar apresentar melhores argumentos.
Se por acaso conseguir me expulsar quero deixar bem claro que não guardarei  nenhuma magoa
 deixe seu facebook, para que possamos  trocar ideias, la sim caso não haja afinidades voce poderá me excluir sem necessitar ficar apelando.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 18:15:52 por Criaturo »

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #382 Online: 13 de Novembro de 2015, 08:16:23 »
Nossa, cara, até sobre isso é difícil.

Continuando Off-topicamente:

parece que consegui arrumar mais um admirador.

:biglol:

mimimimimi, voce anda indeciso:
"E deixando claro, não estou propondo a expulsão do Criaturo"
" e como o Criaturo ainda se mantém aqui,  ao passo que os outros foristas que eu mencionei foram limados"

Errado. A passagem não indica indecisão.

deveria ter tido essa ação corajosa  manifestando sua defesa ao cientista no ato assim como eu lamentei

Errado. Eu me manifestei.

,mas agora querer usar a expulsão dele como exemplo só para plantar discórdia instigando uma punição gratuita é ainda mais  lamentável.

Errado. Não quero plantar discórdia e não quero sua punição. Só apontei o fato curioso.

ao invés de tentar livrar-se dos seus oponentes na base da choradeira  :chorando: deveria tentar apresentar melhores argumentos.
Se por acaso conseguir me expulsar quero deixar bem claro que não guardarei  nenhuma magoa
 deixe seu facebook, para que possamos  trocar ideias, la sim caso não haja afinidades voce poderá me excluir sem necessitar ficar apelando.

Cara, pela última vez tento explicar: eu acredito que foristas frequentes poderiam fazer o que bem entenderem sem resultar em expulsão sem retorno, até mesmo sofismas infinitos e responder perguntas boas com outras perguntas sem nexo, principalmente de maneira educada como você faz. Eu acho curioso que esse tipo de comportamento, em específico, não leve a uma manifestação contrária "mais enérgica", até mesmo dos membros.

Não se sinta açoitado por mim. Eu também sou um admirador da sua cordialidade.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2015, 08:18:29 por Johnny Cash »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #383 Online: 13 de Novembro de 2015, 12:54:23 »
Nossa, cara, até sobre isso é difícil.
sinto muito posso tentar ser mais didático.

Cara, pela última vez tento explicar: eu acredito que foristas frequentes poderiam fazer o que bem entenderem sem resultar em expulsão sem retorno

acho que deve ter alguns limites restringindo palavrões

até mesmo sofismas infinitos e responder perguntas boas com outras perguntas sem nexo, principalmente de maneira educada como você faz.
acho desnecessários agressões verbais quando podemos expressar nossa razão sem precisar apelarmos para baixarias verbais.
Quanto a perguntas, suponho que as as boas sejam suas e que as minhas sejam as sem nexo para voce, mas se refere as boas perguntas dos "outros" deixe eles falarem por si mesmos,afinal cada um com seu sentido uns sentem muito, outros pouco e outros não tão nem ai para mimimimis.

Eu acho curioso que esse tipo de comportamento, em específico, não leve a uma manifestação contrária "mais enérgica", até mesmo dos membros.

esta sugerindo que seja implantado uma nova regras do CC  : "como  comentar de acordo com o comentário em pauta", pois ai sim se houver um acordo então não haverá mais questionamentos.

Não se sinta açoitado por mim. Eu também sou um admirador da sua cordialidade.
fique a vontade, para mim quanto maior a sinceridade mais verdadeiro é o ser, seja ele afim ou divergente.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #384 Online: 29 de Dezembro de 2015, 04:01:56 »
Como diriam:
 Defina "definir.

soy jo o  próprio

Vai virar lenda.

Caraca, o Cientista foi banido?

É lamentável. O homem é um verdadeiro psicopata, egóico delirante no último grau, mas uma grande figura.

Não cabe reconsideração sobre isso?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #385 Online: 29 de Dezembro de 2015, 04:34:19 »
Campo elétrico criado por condutor esférico

O teorema de Gauss e o de Coulomb são dois dos mais importantes da Eletricidade. Veremos agora uma aplicação interessante de ambos para o estudo do campo elétrico produzido por um condutor esférico. Seja uma esfera de raio R e carga Q (fig. 68). Um ponto pode ocupar, relativamente à esfera, três posições: ou é interno, ou pertence à esfera, ou é externo. Calculemos o campo elétrico em cada um desses casos.

Figura 68

1o caso) Ponto A interno – Foi provado, no tópico "Campo no Interior de um Condutor" , que o campo é nulo neste ponto.
2o caso) Ponto B pertencente à esfera – Pelo teorema de Coulomb, em um ponto infinitamente próximo de um condutor fechado o campo vale :

Esse também é o campo em um ponto da própria superfície do condutor. Tratando-se de uma esfera, a área vale: . Então:

Fica:
 ou   

3o caso) Ponto C externo – Seja d a distância de C ao centro da esfera. Consideremos uma superfície esférica imaginária de raio d concêntrica à esfera de raio R. Como há uma simetria, o campo elétrico em todos os pontos dessa superfície tem o mesmo módulo . O fluxo através dessa superfície é então, em módulo:

Mas, . Então:

A carga Q, que se encontra distribuída sobre a esfera de raio R, é interna a essa esfera de raio d. Aplicando o teorema de Gauss para o fluxo que atravessa a superfície imaginária, temos:

Então:

de onde:

As expressões   e  mostram que o campo produzido na superfície ou num ponto externo de uma esfera pode ser calculado admitindo-se que a carga da esfera seja puntiforme e colocada no centro da esfera, em vez de estar distribuída pela superfície. Pois essas expressões dão o módulo do campo produzido por uma carga puntiforme Q, num meio de constante dielétrica , em pontos situados, respectivamente, às distâncias R e d (veja fórmula ).

http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/campo/campo_eletrico_criado_cond_eletrico/ Fonte

Se você, a partir de um ponto interior, traçar uma reta até o infinito, esta reta era interceptar a superfície fechada um número ímpar de vezes. Já uma reta traçada a partir de um ponto exterior só pode interceptar uma superfície fechada - independentemente da forma da superfície - um número par de vezes. ( Zero inclusive ).

Esse fato topológico pode servir para definir pontos interiores e exteriores. Superfícies abertas e fechadas.

Peguei o bonde andando mas acho que o Criaturo tá certo: esferas não existem. Assim como não existem círculos, pontos, partículas... São conceitos, abstrações que aplicamos por aproximação de acordo com a conveniência a entes do mundo real.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #386 Online: 29 de Dezembro de 2015, 04:38:22 »

Não sabia que polos magnéticos se chamavam "norte" e "sul". Quando os polos da Terra se invertem, o correto é também chamar os hemisférios pelos nomes "magneticamente corretos"?  :hein: Geotecton?

O pólo norte da sua bússola sempre aponta para o sul magnético da Terra. Provavelmente, por isso, que o chamaram de Pólo Norte. Porque deve ter sido muito antes de conhecerem que a Terra tinha um campo magnético.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #387 Online: 29 de Dezembro de 2015, 15:48:52 »

Peguei o bonde andando mas acho que o Criaturo tá certo: esferas não existem.

Qual é o nome disso então?

Assim como não existem círculos, pontos, partículas...
Qual o nome disso?

e disso?

e o que seria isso?
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2015, 15:50:55 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #388 Online: 29 de Dezembro de 2015, 23:37:04 »
Bom, como eu disse, peguei o bonde andando e não prestei muita atenção, mas pelo que eu entendi alguém definiu uma esfera e o Criaturo então disse: "Ah, mas isso aí não existe em lugar nenhum.".

Realmente, não existe.

Mas, se a aproximação for suficientemente boa para um determinado contexto, podemos tratar objetos, figuras, trajetórias, etc, do mundo real como se atendessem a estas definições.

Por exemplo: posso definir um círculo como sendo um ponto que se move em um plano de tal forma que a distância deste referido ponto a um outro ponto fixo neste mesmo plano é sempre constante.

Uma definição perfeita, de forma que se fizermos uma tradução ao pé da letra do Português para o Matematiquês obtemos a equação da circunferência.

Um ponto em um PLANO é determinado por duas coordenadas. Se ele se move as coordenadas são variáveis. Então chamaremos de x e y. Ponto P(x,y).

Se existe um ponto fixo neste plano suas coordenadas são constantes. Então chamamos de a e b. Ponto C(a,b).

A distância entre P(x,y) e C(a,b) é dada por SQR[ (x-a)² + (y-b)² ]

E se esta distância é sempre constante para qualquer posição de P(x,y) então é igual a uma quantidade constante que podemos chamar de R.

Daí SQR[ (x-a)² + (y-b)² ] = R

Isto define qualquer circunferência com centro em C(a,b) e raio R e traduz literalmente a definição discursiva. ( legal como o idioma matemático consegue dizer tanta coisa com tão poucas "palavras"! )

Só que você não vai encontrar em lugar nenhum ( nunca, jamais ), algum objeto, figura, trajetória de alguma coisa... que satisfaça exatamente a equação acima. Simplesmente não existe.

Se foi isso que o Criaturo observou então concordo com ele.

Um ponto, por exemplo, seria um ente geométrico de dimensão zero. Ou seja, sem volume, sem área e sem comprimento. Aquilo na folha de papel ocupa uma área na superfície que dá para medir. As moléculas da tinta também ocupam um lugar no espaço de modo que aquela mancha tem até volume.

Então não é um ponto da Geometria. Mas é um ponto. Mesmo nome, coisas diferentes.

"Matemática é a arte de dar o mesmo nome para coisas diferentes." ( Jules Henri Poincare 1854-1912 )

Alias, quase todas as coisas nomeadas assim o são: banco é algo em que você senta ou a instituição financeira onde você deposita seu dinheiro. Se a referência é a um ou ao outro deduz-se pelo contexto.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #389 Online: 29 de Dezembro de 2015, 23:43:58 »
 Realidade > matemática.

Realidade > Inconsistência <...> realidade consistente <...> realidade completa <...> incompletude.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2015, 23:46:39 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #390 Online: 30 de Dezembro de 2015, 10:30:55 »
existem imãs esféricos? se sim onde se encontram os polos ?

A discussão começou aqui, Pedro, e não, o Criaturo não quis dizer que não há esferas, ele apenas quis conduzir a discussão para a banda do Espiritismo, com a utilização do magnetismo dentro do entendimento espírita, porém não foi muito bem sucedido.

E quanto à inexistência de  figuras geométricas, entendo que a Matemática, apesar de ter sido abstraída da natureza, não pode ser aplicada à ela sem algumas ressalvas, sem dúvida. :ok:
GNOSE

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #391 Online: 03 de Janeiro de 2016, 09:51:16 »
O Criaturo pode comprar ímãs esféricos no Mercado Livre se quiser.

http://lista.mercadolivre.com.br/12-im%C3%A3s-esf%C3%A9ricos-de-neod%C3%ADmio

A Terra é um "ímã" esférico. Seus pólos se encontram... nos pólos.

Por falar em Terra... pode-se deduzir algo interessante do artigo da Brienne; se a Terra fosse oca um corpo não estaria sujeito à força gravitacional no seu interior. Se o planeta tivesse a mesma massa mas fosse oco, na superfície você teria seu peso normal, mas ao pular para dentro da Terra você flutuaria.

Seria bárbaro!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #392 Online: 03 de Janeiro de 2016, 22:55:21 »
Creio que seja uma das teorias para explicar por que o Sol interno da Terra não cai. Outra alternativa seria que o espaço interno é maior que o externo, virtualmente inexistente (estaríamos no interior da esfera terrestre, assim como todo o resto do universo), e a física é toda ajustada em torno disso.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #393 Online: 04 de Janeiro de 2016, 00:26:12 »
Creio que seja uma das teorias para explicar por que o Sol interno da Terra não cai. Outra alternativa seria que o espaço interno é maior que o externo, virtualmente inexistente (estaríamos no interior da esfera terrestre, assim como todo o resto do universo), e a física é toda ajustada em torno disso.

Exato! O sol interno não cai. Mas tem um probleminha... A força gravitacional do sol interno seria sentida pelos habitantes intraterrenos, que despencariam em direção a esta fornalha interior.

De modo que, por eliminação, é a segunda teoria que deve ser verdadeira.

Não sei se é brincadeira ou manifestação irônica de ceticismo com o resultado que eu postulei.

De fato cometi algumas imprecisões que agora corrijo:

1o caso) Ponto A interno – Foi provado, no tópico "Campo no Interior de um Condutor" , que o campo é nulo neste ponto.

No artigo não está apresentada esta prova - que teria sido demonstrada em um tópico anterior - mas, de qualquer forma, não se pode transportar diretamente este resultado, sem maiores considerações, para a GRAVIDADE por conta do detalhe grifado abaixo:

"Campo no interior de um CONDUTOR."

Mas eu posso mostrar que sendo este condutor esférico teríamos um efeito análogo a gravidade em planetas ocos. Ou seja, o campo gravitacional interior seria nulo.

Estava pensando em uma maneira de mostrar isto sem matemática e sem figuras. Vamos ver se consigo...

Como diria Jack, o estripador: "Vamos por partes."

Sabemos que a Lei de Coulomb tem a mesma forma da lei da gravitação universal de Newton. É a mesma equação, só muda o valor da constante e o fato de existirem dois tipos de cargas e só um tipo de massa. Mas algebricamente estas diferenças não fazem diferença.

Portanto a Lei de Gauss pode ser aplicada tanto a campos elétricos como a campos gravitacionais.

Bom, o "1º) ponto" afirma que foi provado que o campo é nulo  no interior de qualquer CONDUTOR fechado. ( Dentro de uma caixa de metal, por exemplo. )

Acho que podemos entender o que ocorre de maneira bem simples, através de um experimento mental:

Suponha que você, magicamente, pudesse pegar um punhado de elétrons em uma das mãos, e os "derramasse" sobre uma superfície condutora fechada. Talvez o gabinete do seu desktop...

O que aconteceria?

Como os elétrons se repelem logo se espalhariam, e como não podem "saltar" para fora do metal, teria que se espalhar sobre a superfície condutora do seu gabinete. Elétrons em movimento = corrente elétrica.

Porém a experiência nos mostra que esse tipo corrente duraria menos de nanosegundos, o que nos leva a concluir que os elétrons instantaneamente adquiriram uma configuração de equilíbrio.

Agora devemos entender que tipo de configuração teria que ser.

Para isso faça uma nova experiência ( esta pode ser mental ou não ): ponha um livro sobre a mesa. O que acontece? Nada! O livro fica imóvel sobre a mesa. Agora, se inclinarmos lentamente o tampo da mesa em um determinado momento o livro irá escorregar.

Antes o livro permanecia imóvel porque a NORMAL anulava a força PESO. Ao inclinar a mesa surge uma componente da força peso na direção da inclinação, e quando essa componente se torna maior que a força de atrito o livro escorrega.

Ou seja, COISAS SÓ PODEM PERMANECER IMÓVEIS SOBRE UMA SUPERFÍCIE AO EFEITO DE ALGUM CAMPO DE FORÇAS, SE A NORMAL ESTIVER PERPENDICULAR A ESTA SUPERFÍCIE. E claro, resultando que o próprio campo naquele ponto é também perpendicular a superfície, sendo totalmente cancelado, ou contrabalanceado, pela força normal.

Daí que voltando a caso do nosso condutor, concluímos que se há equilíbrio eletroestático só pode ser porque os elétrons se movimentaram de forma a adquirir uma configuração onde em cada ponto da superfície o campo elétrico é perpendicular a esta superfície.

E isto independe da forma. Pode ser uma caixa retangular metálica, uma esfera, um cilindro, uma coisa disforme... E se o campo é perpendicular e apontado para fora ( porque não poderia ser apontado para dentro, já que os elétrons querem se afastar, já que se repelem, e não se juntar no interior da superfície fechada. ), então implica que o campo no interior da superfície é nulo.

"Mas isto não aconteceria com a gravidade!", você dirá. Porque a matéria não pode ser reorganizar assim como os elétrons se movimentam sobre um condutor.

Sim. Mas neste caso particular trata-se de uma esfera, uma forma totalmente simétrica. De modo que a única configuração possível para esse equilíbrio seria a carga excedente se distribuir de maneira uniforme por toda a superfície da esfera. Quer dizer, há uma densidade de carga uniforme por toda a superfície da esfera condutora.

Então é exatamente o mesmo caso de um planeta oco onde a densidade de massa da casca esférica é uniforme.

O que é o caso para todos os planetas. As diversas camadas possuem densidades mais ou menos uniformes, já que eles se formam sob a ação da própria gravidade, fazendo com que as camadas mais externas sejam as menos densas e as internas progressivamente mais densas.

É como misturar areia, óleo e água em uma cuba e dar uma mexida: a areia vai compor a camada de baixo, depois o óleo e por cima a camada de água, menos densa.

Correções e acréscimos em azul.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2016, 00:48:25 por Pedro Reis »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #394 Online: 04 de Janeiro de 2016, 00:50:21 »

Exato! O sol interno não cai. Mas tem um probleminha... A força gravitacional do sol interno seria sentida pelos habitantes intraterrenos, que despencariam em direção a esta fornalha interior.

Não antes da "casca" da terra em si colapsar sobre esse sol interno. Se a gravidade dele fosse suficiente para puxar as pessoas, provavelmente antes estaria tendo esse efeito. Mas não é só por ser um sol que algo é mais massivo e tem maior gravidade, então poderia ser que apenas ficasse lá flutuando ou talvez orbitando no centro da Terra numa boa.

Sem falar que pode haver fenômenos anti-gravitacionais envolvidos, o que é sempre um sinal vermelho para qualquer objeção fundada apenas na teoria gravitacional ortodoxa.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #395 Online: 04 de Janeiro de 2016, 01:25:34 »
Você tem é que mudar de fornecedor. Isso aí que você anda fumando ultimamente não é de boa qualidade.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #396 Online: 04 de Janeiro de 2016, 02:23:39 »
Espere um pouco! Se não estou enganado a carga de prova é convencionada positiva.

Então o campo seria perpendicular e em direção ao INTERIOR DA SUPERFICÍE. Ao contrário do que escrevi. De qualquer forma é apenas uma mudança de convenção arbitrária, o maior problema é que há um só tipo de massa e a força é sempre atrativa, então não fica exatamente claro nessa analogia que todas as forças gravitacionais se anulam no interior da esfera e a resultante é zero.

É por isso que o Cientista faz falta. A essa hora já estaria aí espinafrando tudo.

"Huahahaahuaha"

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #397 Online: 04 de Janeiro de 2016, 13:08:29 »

[/quote]
existem imãs esféricos? se sim onde se encontram os polos ?

A discussão começou aqui, Pedro, e não, o Criaturo não quis dizer que não há esferas, ele apenas quis conduzir a discussão para a banda do Espiritismo, com a utilização do magnetismo dentro do entendimento espírita, porém não foi muito bem sucedido.

E quanto à inexistência de  figuras geométricas, entendo que a Matemática, apesar de ter sido abstraída da natureza, não pode ser aplicada à ela sem algumas ressalvas, sem dúvida. :ok:

o argumento foi de que figuras 2D como quadrado e pontos só  existem virtualmente dentro da imaginação humana, pois toda forma geométrica com espessura = 0 é fisicamente inexistente .
a esfera é o resultado da associação de  círculos de tamanhos diferentes tendendo ao infinito.
quanto ao magnetismo não tem nada a haver com cunho religioso e sim uma curiosidade em saber onde se localiza os polos norte sul em uma esfera.
por exemplo sendo a terra um geoide é facil perceber que os polos norte e sul se formam na menor area,mas em uma esfera onde se formariam ?
penso que não existem círculos perfeitos consequentemente nem esferas perfeitas, uniformes logo nela tambem haverá uma menor área dando origem aos polos , o que acham ?

O Criaturo pode comprar ímãs esféricos no Mercado Livre se quiser.

http://lista.mercadolivre.com.br/12-im%C3%A3s-esf%C3%A9ricos-de-neod%C3%ADmio

A Terra é um "ímã" esférico. Seus pólos se encontram... nos pólos.

Por falar em Terra... pode-se deduzir algo interessante do artigo da Brienne; se a Terra fosse oca um corpo não estaria sujeito à força gravitacional no seu interior. Se o planeta tivesse a mesma massa mas fosse oco, na superfície você teria seu peso normal, mas ao pular para dentro da Terra você flutuaria.

Seria bárbaro!

creio que neste mesmo tópico foi questionado quantos lados haveriam em uma esfera, disseram dois dentro e fora!

mas penso que não existe um dentro e um fora, pois tudo seja apenas uma unica energia sendo formatada de varias formas, ou seja tudo que esta dentro da esfera tambem esta fora dela, a separação é ilusória são os nossos sentidos que veem e sentem as coisas diferentes, por exemplos a água pode se manifestar em 3 estado diferentes solido , liquido , ou gasoso no entanto sempre sera a mesma água ou energia, então o que a faz apresentar-se sob formas diferentes ? não seria a velocidade do movimentos que se encontram suas moléculas ?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #398 Online: 04 de Janeiro de 2016, 13:15:46 »
Espere um pouco! Se não estou enganado a carga de prova é convencionada positiva.

Então o campo seria perpendicular e em direção ao INTERIOR DA SUPERFICÍE. Ao contrário do que escrevi. De qualquer forma é apenas uma mudança de convenção arbitrária, o maior problema é que há um só tipo de massa e a força é sempre atrativa, então não fica exatamente claro nessa analogia que todas as forças gravitacionais se anulam no interior da esfera e a resultante é zero.

É por isso que o Cientista faz falta. A essa hora já estaria aí espinafrando tudo.

"Huahahaahuaha"

concordo o Ciêntista tinha  bons argumentos que acrescentavam algo, e o mais importante era ironicamente bem humorado!

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #399 Online: 07 de Janeiro de 2016, 09:43:44 »

penso que não existem círculos perfeitos consequentemente nem esferas perfeitas, uniformes logo nela tambem haverá uma menor área dando origem aos polos , o que acham ?

O que determina os pólos em um ímã não é a forma em que ele está moldado.

A força magnética surge quando uma carga elétrica se movimenta. A carga elétrica em repouso não gera um campo magnético.

Em cada átomo, cada elétron se movimentando ao redor do núcleo cria um minúsculo campo magnético. Mas os movimentos dos elétrons são tão caóticos que, em conjunto, não formam um campo magnético alinhado na mesma direção, portanto esse orbitar não transforma cada átomo em um pequeno ímã.

Mas os elétrons possuem um outro tipo de movimento, chamado SPIN. Geralmente, em um átomo, para cada elétron com spin em uma direção existe outro com spin em direção contrária, anulando seu efeito magnético. Mas, às vezes, em átomos de alguns elementos químicos como o ferro, nem todos os spins se cancelam, criando assim em efeito magnético.

Uma porção de material que possui átomos com efeito magnético alinhados na mesma direção é chamada de DOMÌNIO MAGNÉTICO, e age como um minúsculo ímã. Quando alinham-se estes vários domínios em um material cria-se um ímã.

Então é o alinhamento dos domínios- em outras palavras, a direção dos pólos N e S - que determina os pólos de um ímã e não a forma em que ele está moldado.

Onde estão os pólos SUL e NORTE em um ímã esférico? Estarão na direção em que os domínios magnéticos ( estes minúsculos ímãs que formam o ímã ) tiverem seus pólos.

Você pode fazer uma experiência para ver que o ímã é formado por zilhões destes minúsculos ímãs. Tente separar os pólos N e S de um ímã, quebrando, serrando, cortando.... É impossivel, porque cada novo pedacinho vai surgir como um ímã completo, composto pelos seus zilhões de pequenos ímãs, que são os chamados domínios magnéticos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!