Autor Tópico: É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfima)  (Lida 75717 vezes)

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
Re:É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir?
« Resposta #425 Online: 16 de Junho de 2016, 05:38:10 »
Para o Spencer é muito fácil e cômodo dar nome aos bois e brincar de mocinho e bandido.

Sem o Napoleão, nunca teríamos a Pedra de Roseta e um Champollion para decifrá-la e ainda estaríamos mergulhados nas turvas águas da ignorância acerca da grandiosa História dos Faraós.

Foi por isso que o Champollion Colorado falou: ''não contavam com a minha astúcia!!!''
Desculpe caro Alquimístico, mas vc é tão ... que não consegue enxergar o óbvio.
O que vc fala sobre Napoleão, é sério?

Seríssimo, com algumas pitadas de ironia, é claro, às quais sua perene ingenuidade nunca as permitirá sacar.

Quer dizer que se  Alexander Fleming não tivesse descoberto a Penicilina, até hoje estaríamos morrendo por infecções bacterianas?hahahahahahahahahah

armei e vc engoliu a isca...

Tá delirando??? Se não engoli a sua estorinha ''furrecas'' do Almeidinha, muito menos as bobagens que tu apregoas até hoje, então como vou engolir esse seu papo furado de agora??? Passa amanhã...

quanta ingenuidade!

Quanta infantilidade!!! (E falta de originalidade)

Aquele que sofre não elogia a desgraça como um mal necessário, logo, a dor faz o ativista mudar de ideia, então, iterativamente, todos mudarão de ideia. Logo a premissa é falsa.hahahahahahahahahahahahah

Noooosssaaa, que grande conclusão ''ingenial''!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkk   Nos brindastes com a Falácia das falácias agora. Só não pago pau pra ela porque o Alquimista te supera até mesmo nessa seara, que tu dominas tão bem: ../forum/topic=29128.0.html#msg848938  (A do Steve Wonder é muito melhor do que essa sua!!! Mas pode ficar com a medalha de ouro pela cara-de-pau por levar tais bobagens a sério ((((diferentemente do Alquimista, que assume a galhofada)))).)

Ah, só me avisa se é pra rir ou pra chorar porque... essa (forçação) doeu!!! (Quem sabe a dor me faça mudar de ideia. Ou, talvez, melhor não. Já que ficou comprovado que sua ingenuialidade te impede de lidar com semânticas. kkkkkkkkkkkkkkkkkk).

Alquimista, não se aventure desafiando minha força intelectual superior; meu brilho ofuscará sua tênue lampadazinha, suas asinhas de voos fugazes serão chamuscadas pelo ardor de meus argumentos, irretorquíveis para uma inteligência comum. hahahahahahahahahahahah

What?????!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk   
Help!!! (Agora sim tô com medo dele) Pois depois dessa ''demonstroção'' arrebatada chiliquenta extasiada, tá na cara que baixou a Pomba Gira no pobre coitado... hahahahahahaha 

Alquimista-mode in off.

Puxa! Isto é chato e cansativo; não sei como alguém suporta.

Semântica. hahahahahahaha  Pois só aqui me divirto de montão assim... é cada figura que aparece!!!  hahahahahahahahaha
Como sempre, o Alquimístico, ferrenho defensor da AMORC, e exemplo vivo e acabado do Pombo Enxadrista, não consegue uma refutação aproveitável.
Antes que os moderadores censurem o tópico (vc já tem essa experiência), vou dar por terminada essa querela, com um exemplo simples, mas ao alcance, assim espero, de sua Mensa: - para vc sair matando lobos, não seria melhor se não houvesse lobos? as mortes por infecção que precisaram da Penicilina, não seria melhor se elas não necessariamente ocorressem?
Resumindo, para que o mal traga progresso, o que é discutível como petição de princípio, não seria melhor que o mal não existisse e o progresso fosse sempre resultado do trabalho, da inteligência e da vontade, dispensando as atrocidades e cataclismos como agentes motivadores?
Vc poderia, num último alento, tentar essa: - mas o mal não pode ser idealmente extirpado!
Não, realmente, mas tampouco será necessário como agente do progresso. 
Isto é tão óbvio, pois não?
Como disse antes, para evitar que a moderação tranque o tópico, paro por aqui. :ok:
« Última modificação: 16 de Junho de 2016, 05:52:38 por Spencer »

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #426 Online: 16 de Junho de 2016, 07:11:46 »
Como sempre, o Alquimístico, ferrenho defensor da AMORC, e exemplo vivo e acabado do Pombo Enxadrista, não consegue uma refutação aproveitável.

Quer dizer então que andas mesmo solapado por aí, investigando e futricando o passado ''oculto'' do Alquimístico??? hahahahahaha   Deve ter chegado ao ponto que é impossível tirar o Mestre da cabeça, não é mesmo? Teve que ficar metendo o bedelho pelo fórum ----- em vão ---- pois tuas investigações nada mais são do que apenas pequenas ranhuras na superfície. O REALquimista real é um segredo guardado à sete chaves!!! hahahahahahaha     

Antes que os moderadores censurem o tópico (vc já tem essa experiência), vou dar por terminada essa querela,

Tá com medim, hein???!!! Tá é se esgotando o seu bojo argumentativo, como veremos a seguir. 

com um exemplo simples, mas ao alcance, assim espero, de sua Mensa:

Obrigado pela iMENSA parte que me toca.  kkkkkkkkkkkkk

- para vc sair matando lobos, não seria melhor se não houvesse lobos? as mortes por infecção que precisaram da Penicilina, não seria melhor se elas não necessariamente ocorressem?
Resumindo, para que o mal traga progresso, o que é discutível como petição de princípio, não seria melhor que o mal não existisse e o progresso fosse sempre resultado do trabalho, da inteligência e da vontade, dispensando as atrocidades e cataclismos como agentes motivadores?

:amira:

Acreditem se quiser, mas o Alquimista previu com exatidão impecável que o Spencer, num último hálito, lançaria seu derradeiro argumento previsível e ingênuo: ''não seria melhor que o mal simplesmente não existisse? que o lobo-mau e as moléstias nunca tivessem existido? blá, blá, blá...''  hahahahahahahaha  (Pena que o Alquimista não pôde deixar registrado a sua previsão mais do que previsível. hahahaha)

Meu chapa, isso é potoca, uma peta!!! Ou, se prefere um termo mais abrandado, é uma quimera, utopia.  Não faz parte do mundo real. E ponto final!!!

Vc poderia, num último alento, tentar essa: - mas o mal não pode ser idealmente extirpado!
Não, realmente, mas tampouco será necessário como agente do progresso. 
Isto é tão óbvio, pois não?

Você ainda continua não entendendo o cerne da questão. *Até quando???!!!* Teus conceitos de bem e mal apresentados até agora não passam de mera questão de semântica. Este é o seu crasso erro-crassico. rsss

Como disse antes, para evitar que a moderação tranque o tópico, paro por aqui. :ok:

Que medim é esse? Por que não apresenta exemplos de bem e mal mais sólidos então??? (mas que não sejam ''ingêniuos'', por obséquio. kkkkkkkkkk)
« Última modificação: 16 de Junho de 2016, 07:22:41 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #427 Online: 16 de Junho de 2016, 11:27:11 »
bla bla bla bla, ... ... ad hominem...hominem...hominem...hominem...hominem...

Que medim é esse? Por que não apresenta exemplos de bem e mal mais sólidos então??? (mas que não sejam ''ingêniuos'', por obséquio. kkkkkkkkkk)
Não, obrigado...

Mas não resisto a um ponto que vc menciona como cerne de seu desafio.
"Uma questão de semântica."
Se vc realmente sabe o que o vocábulo quer dizer, vamos lá, atenhamos-nos aos (in)significantes de Bem e Mal, que por sinal são simples.
O Mal é tudo o que contraria a ética e a moral definidas pelos bons costumes de uma cultura ou, de modo mais generalizado, da civilização 
O Bem, em sentido amplo, é a expressão legítima do amor ao semelhante, que ampara, beneficia, esclarece e conforta. Contrapõe-se ao egoísmo, ao mal, sendo por isto o principal fundamento da ética.
Diante disto, enumerar exemplos sólidos de Bem e Mal passa a ser trabalho de digitação.

« Última modificação: 16 de Junho de 2016, 11:56:38 por Spencer »

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #428 Online: 16 de Junho de 2016, 14:21:03 »

Não, obrigado...

Se vc realmente sabe o que o vocábulo quer dizer, vamos lá, atenhamos-nos aos (in)significantes de Bem e Mal, que por sinal são simples.
O Mal é tudo o que contraria a ética e a moral definidas pelos bons costumes de uma cultura ou, de modo mais generalizado, da civilização 
O Bem, em sentido amplo, é a expressão legítima do amor ao semelhante, que ampara, beneficia, esclarece e conforta. Contrapõe-se ao egoísmo, ao mal, sendo por isto o principal fundamento da ética.
Diante disto, enumerar exemplos sólidos de Bem e Mal passa a ser trabalho de digitação.

Semântica...  kkkkkkkkkkkkkkk
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #429 Online: 16 de Junho de 2016, 15:24:47 »

De onde tirou esses significados? De algum livrinho espírita? Só pode...

De acordo com a sua definição, todo ateu é mal, então. Affff...

Egoísmo é sinônimo de mal?

:quevedo:

hahahahahahaha  De acordo com as definições pra lá de ingênuas do Spencer, Isaac Newton então deve ter sido o Anticristo. kkkkkkkk
Pois ele contrariou a ética e a moral definidas pelos bons costumes da época, nunca expressou legítimo amor pelo semelhante, e era egoísta de um jeito que só ele sabia ser.
Na mesma categoria se incluem aí os Beethoven, os Sócrates, os Da Vinci, os autistas, putz... A lista é iMENSA!!!!!!! ''Puro trabalho de digitação!!!'' Toda essa galera aí é do mal, então!!! (Viu só como o ''mal'' é necessário? rss)

:inri:   

Spencer, acorda!!! Todo mundo é egoísta. Uns mais, outros menos (ou vai me dizer que você não é?) Suas definições de bem e mal é mera questão de ponto de vista, como a escravidão, que era correta e normal de acordo com a ''ética e a moral definidas pelos bons costumes'' e ainda é em alguns lugares. Invadir países e dizimar nativos, também. (A lista não tem fim para demonstrar suas contradições facinhas de refutar.) 
Seus significados variam de cultura para cultura, de tempos em tempos. Não são absolutos, portanto, nem um pouco sólidos.
E você ainda reluta em entender o que é fato.
« Última modificação: 16 de Junho de 2016, 15:57:47 por Alquimista »

Offline Wallchs

• Nível 01
  • *
  • "Eu não quero aprender, eu Quero Saber!
Re:É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfima)
« Resposta #430 Online: 16 de Junho de 2016, 16:57:12 »
Esse tópico perdeu o sentido da discussão. Com essa briga de egos não contribui em nada com o tópico infelizmente.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #431 Online: 17 de Junho de 2016, 10:38:07 »

não gostou de se ver no espelho Alqumistico modo-on, que falta de humor não seja assim tão intolerante  consigo mesmo . ha...ha..ha..ha..ha :histeria:

muito bom Spencer! Bateu onde mais dói!
« Última modificação: 17 de Junho de 2016, 10:45:30 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #432 Online: 17 de Junho de 2016, 12:08:08 »
não gostou de se ver no espelho Alqumistico modo-on, que falta de humor não seja assim tão intolerante  consigo mesmo . ha...ha..ha..ha..ha :histeria:

:ok: :ok:
O Alquimísiico é um bom sujeito, mas o ateísmo hermético o impede vislumbrar os patamares mais altos que poderia atingir em sua completude psicológica e espiritual.

Criaturo, meu caro; embora o Alquímio tão cedo concordará, sei que vc  tem a compreensão de que,  o Egoísmo e o Orgulho são as chagas da humanidade.
O homem moderno, cujo coração exsicado pelo medo de um futuro incerto e ameaçador se tornou incapaz de, sequer imaginar, a possibilidade de um planeta harmonizado em seus ideais de paz e felicidade.
Mas tudo tem seu tempo. :ok:

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
Re:É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfima)
« Resposta #433 Online: 17 de Junho de 2016, 14:54:00 »
 interessante que ao ler sua ironia satirizando o Alquimista em modo-on , pensei "putz o Spencer deixou-se contaminar pela arrogância Alquimística, felizmente não passou de uma brincadeira inteligente e bem humorada, afinal ninguém merece um Spencermista....ha...ha..ha..ha...ha.ha"

:ok:
« Última modificação: 17 de Junho de 2016, 14:59:53 por Criaturo »

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #434 Online: 17 de Junho de 2016, 15:40:47 »
Aproveitando que o meu fã clube tá todo reunido aqui, deixa eu só fazer um pequeno esclarecimento para o Cria.

O pobre garoto perdeu o chão mesmo!
Não foi por falta de humor ou intolerância. Pelo contrário, dei maravilhosas e genuínas gargalhas aqui, acredite. Para isso o Spencer serve ao Mestre.

A observação bastante pertinente ''falta de originalidade'' se deu ao simples fato do Spencer estar meramente plagiando o Alquimista ao dizer: ''quanta ingenuidade...''. Só isso...
Até você percebeu.

interessante que ao ler sua ironia satirizando o Alquimista em modo-on , pensei "putz o Spencer deixou-se contaminar pela arrogância Alquimística, felizmente não passou de uma brincadeira inteligente e bem humorada, afinal ninguém merece um Spencermista....ha...ha..ha..ha...ha.ha"

:ok:

Não, caro Criaturo, a verdade é que o Spencer não consegue tirar o Alquimista da cabeça e a todo esforço almeja se tornar um Spencermista, só que um plágio de péssima qualidade. hahahahahahahahahaha

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #435 Online: 18 de Junho de 2016, 07:40:23 »

Não, obrigado...

bem e o mal são conceitos humanos relativos, ou seja o bem para um pode ser considerado o mal para outra.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #436 Online: 18 de Junho de 2016, 07:44:55 »
Aproveitando que o meu fã clube tá todo reunido aqui, deixa eu só fazer um pequeno esclarecimento para o Cria.

onde voce estiver la também estará todo o seu fã clube......ha..ha..ha..ha..ha

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #437 Online: 18 de Junho de 2016, 15:56:53 »

Não, obrigado...

bem e o mal são conceitos humanos relativos, ou seja o bem para um pode ser considerado o mal para outra.

Boa!!! Mandou bem agora, Criaturo!!! Mas acho que alguém aqui não irá gostar:

Criaturo, meu caro; embora o Alquímio tão cedo concordará, sei que vc  tem a compreensão de que,  o Egoísmo e o Orgulho são as chagas da humanidade.
O homem moderno, cujo coração exsicado pelo medo de um futuro incerto e ameaçador se tornou incapaz de, sequer imaginar, a possibilidade de um planeta harmonizado em seus ideais de paz e felicidade.

hahahahahahahaha  Cerrou os lábios do Spiritencer. Esse pobre coitado que não dá uma dentro... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

onde voce estiver la também estará todo o seu fã clube......ha..ha..ha..ha..ha

Que bom!!! Com este pequeno grande clube de fã(lu-náticos), o Mestre tá até se sentindo o Tom RosaCruise !!!
« Última modificação: 18 de Junho de 2016, 15:59:45 por Alquimista »

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #438 Online: 18 de Junho de 2016, 18:03:57 »
Não vou ler um tópico inteiro de oito anos e 18 páginas. Mas.

Pensem em centauros. É correto afirmar que não há possibilidade de centauros existirem? Formalmente não, há sempre uma chance minúscula, e são seres anatomicamente plausíveis. Mas na prática, as chances de existirem são tão pequenas que a gente pode considerar zero e afirmar com segurança "centauros não existem". Então se alguém te diz "NÃO, CENTAUROS NÃO EXISTEM", essa pessoa não está sendo irracional.

O mesmo vale para o deus Jeová/Alá abraâmico, os deuses hindus, os deuses gregos, o qi do Dragon Ball...

"Tá, mas e panteístas?". Bom, se você chama o Universo de Deus, é claro que Deus existe, pois o Universo existe. Entretanto,
1. Ou você está usando um nome muito bizarro para o Universo,
2. Ou você alega que o Universo tem propriedades como consciência, e essas propriedades caem no que eu disse acima sobre chances pequenas.
« Última modificação: 18 de Junho de 2016, 18:08:01 por Carta IX »
Latebra optima insania est.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #439 Online: 18 de Junho de 2016, 19:14:16 »
Muito legas o avatar do Carta IX. Curti pá caralho!!!!!!!!!!   :ok: :ok: :ok:

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #440 Online: 18 de Junho de 2016, 22:48:10 »

Pensem em centauros. É correto afirmar que não há possibilidade de centauros existirem? Formalmente não, há sempre uma chance minúscula, e são seres anatomicamente plausíveis. Mas na prática, as chances de existirem são tão pequenas que a gente pode considerar zero e afirmar com segurança "centauros não existem". Então se alguém te diz "NÃO, CENTAUROS NÃO EXISTEM", essa pessoa não está sendo irracional.

O mesmo vale para o deus Jeová/Alá abraâmico, os deuses hindus, os deuses gregos, o qi do Dragon Ball...

"Tá, mas e panteístas?". Bom, se você chama o Universo de Deus, é claro que Deus existe, pois o Universo existe. Entretanto,
1. Ou você está usando um nome muito bizarro para o Universo,
2. Ou você alega que o Universo tem propriedades como consciência, e essas propriedades caem no que eu disse acima sobre chances pequenas.
o Todo é relativo ao nivel da consciência, digamos que a consciência humana em relação ao universo Deus seja comparável a de uma bactéria que vive dentro dele.
que tal voce tentar se apresentar a ela ? Tente convence-la da sua existência, da sua superioridade!
Embora a micro e a macro vida se interajam , até se anulando, não podem compartilhar da mesma realidade consciente  devido haver um abismo entre elas, que ironia não dois seres tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes? :hihi:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #441 Online: 19 de Junho de 2016, 06:02:52 »
Esse é um back2basics, voltando a ser Eremita, usei um avatar parecido aqui há dez anos.
(E ei, o seu também é do Rider-Waite... tem bom gosto :D )

o Todo é relativo ao nivel da consciência, digamos que a consciência humana em relação ao universo Deus seja comparável a de uma bactéria que vive dentro dele.
Você não precisa entender tudo para descobrir se algo existe ou não, então essa de definir o todo como "relativo ao nível da consciência" (leia-se: O Todo Com Iniciais Metafísicas Maiúsculas não seria tudo mas sim uma pequena parte que a gente pega dele) não rola.

que tal voce tentar se apresentar a ela ? Tente convence-la da sua existência, da sua superioridade!
Uma das bactérias que está dentro de mim pode estar pensando "estou dentro de um ser humano". E estaria correta. Mas talvez pense estar na goela de um cachorro. Ou numa pilha de batatas podres, ou no meio das rochas, ou ao vento... e por aí vai, a bactéria pode achar zilhões de coisas diferentes, e todas são igualmente plausíveis, pois não há como ela diferenciar entre elas.

Neste caso - sem ter como saber que está dentro de um humano - a solução sensata é a descrença. A bactéria cética não crê estar num ser humano, nas rochas, nos tomates ou ao vento.

Da mesma forma, mesmo na possibilidade mínima de um deus existir, o sensato é descrer. Isso sem contar que há deuses logicamente impossíveis de existir, como o abraâmico.

Extendendo mais um pouco a analogia com bactéria até quebrar. Seria possível sim eu mostrar para a bactéria que existo - ou melhor, que há algo de sobrenatural fora do mundinho dela... se bactérias tivessem intelecto suficiente para desenvolver um método de descoberta como o científico.

Embora a micro e a macro vida se interajam , até se anulando, não podem compartilhar da mesma realidade consciente  devido haver um abismo entre elas, que ironia não dois seres tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes? :hihi:
Realidade consciente é um oxímoro; ou é realidade, ou é produto mental aka consciente/inconsciente.
Latebra optima insania est.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #442 Online: 19 de Junho de 2016, 06:28:44 »
Esse é um back2basics, voltando a ser Eremita, usei um avatar parecido aqui há dez anos.
(E ei, o seu também é do Rider-Waite... tem bom gosto :D )

Exato! Mudei meu avatar inspirado pelo seu.   :ok:

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #443 Online: 19 de Junho de 2016, 10:29:01 »
Penso, caro Carta IX, que seu argumento, embora bem urdido, compara duas coisas de naturezas diferentes na essência. Assim, se vc afirmar que o centauro, o monstro de Loch Ness ou o pé grande não existem isto é perfeitamente aceitável, da mesma forma que se criarmos uma figura mitológica qualquer, de antemão sabemos que ela não existe.
A origem destes seres está em fábulas, lendas, narrativas surreais e por aí vai. Todos admitem que sua finalidade é o impacto, a graça, o espanto. Não se formaria uma  expedição científica a caça de um centauro, p.ex.
Mas a ideia de um Deus, inerente a quase todas as religiões, suporta a análise crítica do pensamento filosófico desde as origens da História, além de ser uma explicação com forte conteúdo daquilo que denominaríamos sincretismo Fé/Razão, para as vitais lacunas da Ciência: a origem de todas as coisas.

Inobstante, permanece a certeza de que se podemos comprovar a existência do Boson de Higgs, por intensas pesquisas e equipamentos ultra sofisticados, estes não serão suficientes para perscrutar os anseios pervasivos, no tempo e no espaço, da alma humana relativos a existência de um ID.

Pode soar poético, mas da mesma forma, ao contemplarmos o Universo com todos os seus desafios à ciência, também poderemos olhar o céu e nos encantarmos com a beleza de seus astros.
Mera questão de pontos de vista.
Infelizmente, acirradas as posições entre ateus e crentes, perdeu-se a prática do bom debate em que cada lado defende seu ponto de vista, e passamos a empenhar os recursos da inteligência para atacar e menosprezar a opinião do outro.
É como dizia Nietzsche; Humano, demasiado humano.
« Última modificação: 19 de Junho de 2016, 10:31:41 por Spencer »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #444 Online: 19 de Junho de 2016, 13:41:02 »
Citação de: Spencer
Mas a ideia de um Deus, inerente a quase todas as religiões, suporta a análise crítica do pensamento filosófico desde as origens da História...

Principle of Bullshit: "Bullshit is bullshit no matter how many people believe in it."

Inobstante, permanece a certeza de que se podemos comprovar a existência do Boson de Higgs, por intensas pesquisas e equipamentos ultra sofisticados, estes não serão suficientes para perscrutar os anseios pervasivos, no tempo e no espaço, da alma humana relativos a existência de um ID.

Blá-blá-blá

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #445 Online: 19 de Junho de 2016, 16:23:03 »

Pensem em centauros. É correto afirmar que não há possibilidade de centauros existirem? Formalmente não, há sempre uma chance minúscula, e são seres anatomicamente plausíveis. [...]

<a href="https://www.youtube.com/v/YOxDb_BbXzU" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/YOxDb_BbXzU</a>

Quero ver só como os ateus fideístas rejeitam essa possibilidade de um deísmo científico agnóstico.

Ops, er... claro, com a negação por fé.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #446 Online: 19 de Junho de 2016, 22:32:04 »
Mas a ideia de um Deus, inerente a quase todas as religiões, suporta a análise crítica do pensamento filosófico desde as origens da História...

Principle of Bullshit: "Bullshit is bullshit no matter how many people believe in it."

Blá-blá-blá
Giga-no-view, sinto-me honrado quando vc critica meus posts, Só lamento que se restringe ao bullshit...bullshit...bullshit...

Caro mio, vou desenhar: eu não afirmava que os crentes têm razão tão somente porque a fé sempre foi alvo da atenção de filósofos, e das classes cultas, no geral. Não; eu dizia que, diferentemente de um centauro ou saci-pererê, a crença não é uma ideação fundamentada em lendas, fábulas e mitos para a recreação infantil. Ao contrário, tem origem nas complexidades da mente ainda inabordáveis ao pesquisador de superfície.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #447 Online: 20 de Junho de 2016, 01:11:59 »

Blá-blá-blá
Giga-no-view, sinto-me honrado quando vc critica meus posts, Só lamento que se restringe ao bullshit...bullshit...bullshit...

Caro mio, vou desenhar: eu não afirmava que os crentes têm razão tão somente porque a fé sempre foi alvo da atenção de filósofos, e das classes cultas, no geral. Não; eu dizia que, diferentemente de um centauro ou saci-pererê, a crença não é uma ideação fundamentada em lendas, fábulas e mitos para a recreação infantil. Ao contrário, tem origem nas complexidades da mente ainda inabordáveis ao pesquisador de superfície.

Religiões e crenças são fundamentadas em mitos, fábulas e lendas para adultos que pensam como crianças e têm origem no medo e na ignorância.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #448 Online: 20 de Junho de 2016, 08:05:49 »

Blá-blá-blá

Religiões e crenças são fundamentadas em mitos, fábulas e lendas para adultos que pensam como crianças e têm origem no medo e na ignorância.
Sinsta-se confortado, caro Giga, na certeza de que muitos céticos pensam como vc.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #449 Online: 20 de Junho de 2016, 09:11:56 »
Por que é de fato a realidade.

As religiões são apenas "crescimento"/agregação de lendas, fábulas, etc. -- que provavelmente raramente tem algo a ver com recreação infantil, qualquer que seja (talvez para educação; papai Noel/bicho papão, mas novamente aqui encontramos similaridade, não diferença).

Realidade que os crédulos recusam a aceitar pelo apelo que tem imaginar a possibilidade (ou "certeza") de haver algum "algo mais" reconfortante, com relação à alternativa de uma realidade que é "indiferente" a nossa existência; de não existir um "papai do céu" -- bem como outros seres mitológicos geralmente desdenhados como não-análogos por ocidentais de background em religiões abraâmicas, mas considerados seriamente pelos seus próprios crentes, pelo motivo de não terem absolutamente qualquer diferença em matéria de evidência científica.

Apenas talvez tendam a ter menos apelo emocional, por não serem dentro dos moldes de "papai do céu", então tenta-se racionalizar diferenças "fundamentais".

Complexidades da mente ainda incógnitas existem; mas elas tem pouco a ver com a origem das crenças, que nada mais são do que inferências primitivas/instintivas de primatas sociais com uma propensão a entender os acontecimentos como ação proposital de "alguém".

Intelligent Design Inferences in Children
Because religious cognition utilizes ordinary cognitive mechanisms, research in virtually every area of cognitive psychology and neuroscience may have implications for the study of religion. It would be difficult, then, to attempt to blog about all of the interesting findings that relate to the study of religion in cognitive science. Since the areas that are most closely related to my own study are those that concern religious concepts (e.g., God concepts) and memory for religious information, most of what I post on the topic will likely come from those areas. However, I want to touch on some other interesting lines of research as well. So, in this post, I'm going to talk about some interesting research being done on young children's tendency to ascribe teleological explanations to natural phenomena, including those for which adults would typically provide natural, non-teleological explanations (e.g., the shapes of rock formations).

http://mixingmemory.blogspot.com.br/2005/01/intelligent-design-inferences-in.html

Ainda relacionado a isso, é curioso que crianças pequenas estranham ilusionismo que aparentemente viola as leis da física, quando se trata de algo ocorrendo com objetos inanimados, mas não parecem ver as mesmas limitações em pessoas.

Quanto a suscetibilidade em geral:

http://www.psychologicalscience.org//news/releases/young-children-are-especially-trusting-of-things-theyre-told.html

Então temos um cenário de um animal social que é naturalmente propenso a inventar e crer em coisas que não correspondem perfeitamente a realidade, e nenhum indício científico dessas inúmeras criações comuns a todas as culturas, seja de alguma "versão" específica, ou de uma "teoria unificada" que se especulasse ser a real, por trás das "interpretações" diferentes, incorretas da "realidade". Naturalmente, as pessoas ainda tem forte apego às suas crenças, de acordo com seu background cultural, independentemente de qualquer diferença em suporte científico que essas crenças tenham.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!