Gigaview, até onde eu conheço dos estudos da AMORC nunca li nada que sequer se aproxime da parafernalha esquizofrênica do espiritismo, nem chega perto. Sinceramente, esse "espiritismo rosazruz" que você citou eu desconheço, então te peço encarecidamente que se você tiver alguma informação sobre os supostos estudos espíritas da AMORC, que eu desconheço, por favor me informe, eu gostaria muito de saber disso já que tenho uma verdadeira repugnância do espiritismo, mas no mínimo cite as fontes, certo?
Quanto a eles promoverem pseudociência, é você que está nomeando isso de pseudociência. No meu ponto de vista, vai que eles estão certos devido as experiências que passei. Lembre-se que muita coisa que era chamada de pseudociência e fantasia no passado agora sabemos que é ciência pura.
Quanto ao Sanctum, pelo que já estudei lá eles nunca impõe isso como autoridade para os membros. Você pode estudar as monografias e praticar os exercícios até num parque público. Isso é fato. Está escrito e propagado. Claro que lá existem alguns xarope chatinhos. Lembro que tinha um pregão lá que ficava tentando impor os estudos no Sanctum para os novatos, mas esse camarada aí é aquilo que eu falei, é uma pessoa que nasceu para ser um fanático, e felizmente esse tipo não dura muito tempo na AMORC (esta instituição promove o livre pensamento e o questionamento mais do que vocês imaginam). Prova disso é que ele saiu de lá e hoje ele é espírita (rs). O tempo mostra o que as pessoas são de verdade.
Quanto a estudos pelo correio, sinceramente, não sei que problema há nisso.
Por que vocês tem birra com esse pessoal. Eles não fazem nada, ficam lá na deles e não tentam doutrinar ninguém, até porque não tem nada lá para ser doutrinado. O buraco só pode ser mais embaixo por causa de tanta birra.
Lorentz, a Igreja Católica já promoveu arte e cultura também??? Isso é um absurdo. Muito pelo contrário. Os maiores crimes cometidos contra o conhecimento humano foram causados pelos cristãos, principalmente os católicos. Até mesmo os pensadores que surgiram no seio do catolocismo sofreram pesadas punições. Tá certo que eles patrocinaram alguns músicos e pintores em tempos pretéritos, mas isso foi pura estratégia de markenting para visar o poder e o status (isso existia em tempos antigos) e não a evolução da humanidade.