Autor Tópico: Continuaremos a comer carne?  (Lida 83979 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: Re.: Continuaremos a comer carne?
« Resposta #250 Online: 15 de Julho de 2005, 12:14:01 »
Citação de: Euzébio
Citação de: Atheist
Você pretende também acabar com todos os animais carnívoros, tipo gatos, cachorros, leões, ursos, tubarões, etc?

:D Hahahahah, boa idéia! Hahahahah!

Eis aí uma das questões que mais me tiram o sono, Rúbens.

Alguém já parou para pensar no PORQUÊ desta carnificina generalizada?

Por que existem animais que devoram outros animais?

Para controlar e equilibrar o ecossistema?

Para evitar que uns animais se tornem preguiçosos?

Nada disso faz sentido, pois existem os animais estritamente herbívoros que vivem muito bem, obrigado.

Jamais vou entender o porque desse afã carnívoro, mas se eu fosse Deus, certamente colocaria um

:arrow: basta :!:

neste derramamento de sangue.

Euzébio, isso acontece porque deus não existe, mas evolução, sim. Luta pela sobrevivência. Natureza. Teia alimentar...

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Continuaremos a comer carne?
« Resposta #251 Online: 15 de Julho de 2005, 12:15:28 »
Citação de: zibs
Acho interessante é que existem leis para diminuir o sofrimento causado aos animais.É questao da ampliacao da fiscalizacao, e melhoria nos metodos empregados.Apenas isso.

Veja, Euzebio, ninguem compactua c/ sofrimento dos animais:
LEI N.º 14037 - 20/03/2003
CAPÍTULO V

Do abate de animais

Isto é hipocrisia, do tipo: "Ah, pode matar o bicho, só não o faça sofrer, ok?"

Como assim, se a morte é por si só um enorme sofrimento?

Há outras inumeras normas da vigilancia sanitaria regulamentando o tema.Claro que nao sao perfeitas, dai pq o esforco para reduzirmos ao maximo o sofrimento se faz necessario.E, para mim, é o suficiente; nao precisamos nos privar do prazer de ser carnivoro...

Exatamente, somos carnívoros por puro prazer. Que prazer mórbido é este que envolve a morte de outros seres?

E do jeito que voce se posiciona, da impressao que ninguem se importa.É nao é bem por ai, ja que se for caracterizado metodo cruel de abate, a multa é severa, podendo até haver fechamento do estabelecimento.Inclusive, maltratar animais é crime previsto na lei de crimes ambientais.Logo, acho que nao há motivo para tanto estardalhaço :D

Criar um animal para abatê-lo é também um maltrato.

:)
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Atheist

• Visitante
Re.: Continuaremos a comer carne?
« Resposta #252 Online: 15 de Julho de 2005, 12:30:42 »
Euzébio, morte em si é sofrimento na sua concepção, na sua crença. Mais uma vez, você não pode querer que o mundo aceite sua crença. Ninguém pode. Enquanto não houver nada que indique que isso seja verdade (na realidade, a grande maioria da população acredita que morrer é bom), melhor arranjar outras desculpas ou assumir que não gosta e pronto.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #253 Online: 15 de Julho de 2005, 12:41:50 »
Eu acho q tem argumentos q ate procedem, mas este do sofrimento nao da pra engulir.
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

rippclaw

• Visitante
« Resposta #254 Online: 15 de Julho de 2005, 13:06:54 »
Eu acho que ao invéz de discutir o sexo dos anjos. Eu sei que essa discussão é importante mas é uma briga impossível.
Acho que teriamos que discutir sobre coisas cruéis e banais como estrair bile de urso vivo para fazer shampu. Tem que matar que faz isso, e as mulheres que compram o shampu.
Ps: Sou contra a pena de morte

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #255 Online: 15 de Julho de 2005, 14:38:25 »
Euzébio, morte em si é sofrimento na sua concepção, na sua crença. Mais uma vez, você não pode querer que o mundo aceite sua crença. Ninguém pode. Enquanto não houver nada que indique que isso seja verdade (na realidade, a grande maioria da população acredita que morrer é bom), melhor arranjar outras desculpas ou assumir que não gosta e pronto.

Não, de certo que morrer é bom, bom mesmo!

Só depende de COMO se vai morrer, né? (e PARA QUÊ também...)

:D

Atheist

• Visitante
« Resposta #256 Online: 15 de Julho de 2005, 15:20:53 »
Citação de: rippclaw
Eu acho que ao invéz de discutir o sexo dos anjos. Eu sei que essa discussão é importante mas é uma briga impossível.
Acho que teriamos que discutir sobre coisas cruéis e banais como estrair bile de urso vivo para fazer shampu. Tem que matar que faz isso, e as mulheres que compram o shampu.
Ps: Sou contra a pena de morte

Quem é que extrai bile de urso vivo para fazer xampu? Alguma fonte confiável?

P.S. desculpem o off-topic, se a coisa desandar eu quebro o tópico.  :wink:

Atheist

• Visitante
« Resposta #257 Online: 15 de Julho de 2005, 15:21:21 »

Não, de certo que morrer é bom, bom mesmo!

Só depende de COMO se vai morrer, né? (e PARA QUÊ também...)

:D

Então...

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #258 Online: 15 de Julho de 2005, 15:55:54 »
Como amo as coincidencias.Fui treinar, e conheci uma jogadora de voley vegetariana(este estilo ovo-lactoblablabla).To apaixonado; muito gente fina.Euzebio, acho que vou me converter, huhuhu...

Bom, no minimo tenho q aprender o vocabulario da coisa pra xavecar melhor, hehe...

Passe as melhores referencias, irmao.
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #259 Online: 18 de Julho de 2005, 11:07:32 »
Como amo as coincidencias.Fui treinar, e conheci uma jogadora de voley vegetariana(este estilo ovo-lactoblablabla).To apaixonado; muito gente fina.Euzebio, acho que vou me converter, huhuhu...

Bom, no minimo tenho q aprender o vocabulario da coisa pra xavecar melhor, hehe...

Ah, apresenta ela pra mim, vai? heheheh... :tarado:

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #260 Online: 18 de Julho de 2005, 12:37:13 »

Ah, apresenta ela pra mim, vai? heheheh... :tarado:

Nah, to longe de me tornar uma pessoa espiritualizada.Sou muito egoista, ainda,  :D .Alem disso, fica na tua, q tu é casado :twisted:

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #261 Online: 18 de Julho de 2005, 16:19:01 »
:oops: Ish, é mesmo...

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #262 Online: 29 de Julho de 2005, 14:24:01 »
Um Pouco de História:

1 - A humanidade comia carne na prehistória, provinda da caça.

2 - Com a estruturação social, que coincidiu com a transformação da caça em criação, a imensa maioria dos seres sempre foi serva ou escrava.

3 - Esta camada da população comia carne apenas em condições especiais, como toda a tribo, alias. O rebanho era o objeto de maior valor á época e matá-lo para comer era um total absurdo. Dele se extraia o leite, a lã e o trabalho. A alimentação carnivora era apenas ritual. O leite e todos os seus subprodutos foram sempre consumidos em abundancia. O alimento que mais distingue o homem civilizado do homem bárbaro não é a carne, mas o pão - um exemplo absoluto de habilidade técnica, de produto totalmente "cultural" em todas as fases de sua preparação. O pão é um símbolo da civilização e faz uma distinção alimentar entre o homem e o animal. O pão - e é preciso acrescentar a ele também o vinho e o óleo - é o sinal que distingue uma sociedade que não repousa apenas sobre recursos "naturais", mas que é capaz de fabricar, ela própria seus recursos, de criar - com a agricultura e a criação de animais - suas próprias plantas e seus próprios animais.

4 - As propostas rigorosamente vegetarianas das antigas seitas filosóficas - o Orfismo e o Pitagorismo - eram uma manifestação cujo aparecimento foi favorecido por uma cultura já amplamente difundida. A rejeição ao sacrifício de animais e ao consumo de carne era justificada pelo respeito à vida dos animais ou pela filosofia de metempsicose. Os sacrifícios eram condenados tanto por serem cruentos como por dissimularem um desejo puro e simples de comer carne. Para as duas primeiras civilizações eminentemente urbanas - os gregos e romanos - os povos que não se dedicassem à agricultura, que não comessem pão e nem bebessem vinho, eram, por conseguinte, bárbaros e selvagens: seu alimento é a carne e sua bebida, o leite. O pão primitivo - uma massa de cereais cozida ou em forma de papa - era o alimento "nacional" do povo grego e do povo romano. Gregos eram conhecidos como "comedores de cevada" e os romanos como "comedores de papas de farinha" . Além dos cereais (trigo, cevada, espelta e milheto), as leguminosas também eram importantes: principalmente as favas, depois o grão-de-bico, as lentilhas e as ervilhacas. Nas hortas gregas, o alho, o alho-poró, a cebola eram cultivados. Os romanos consumiam sobretudo a couve, assim como os nabos e plantas aromáticas. A ideologia alimentar grega e romana foi fundada sobre os valores do trigo, da vinha e da oliveira. Esse modelo esteve freqüentemente ligado à idéia de frugalidade: o pão, o vinho e o azeite (aos quais eram acrescentados os figos e o mel) eram elevados à categoria de símbolos de uma vida simples, de uma pobreza digna, feita de trabalho duro e satisfações singelas. Na época, essas imagens eram a proposta alternativa dos gregos ao luxo e decadência do povo persa conforme mostram os textos clássicos. Estimativas conservadoras apontam que os cereais forneciam 80% das calorias totais e que os habitantes das cidades, que recebiam a maioria das carnes dos sacrifícios, não consumiam mais que um ou dois quilos por ano.

5 - É sob o avanço do Cristianismo que esse costume acaba abolido ou seriamente transformado.  A carne, que embora nunca tenha sido destacada, teve papel maior na alimentação dos romanos devido à tradição de criação de porcos. Os porcos eram mortos e sua carne distribuída com o pão sob ordens dos imperadores a partir do século III para manter a ordem pública e reafirmar o status privilegiado dos habitantes da capital.

6 - Mesmo assim, os soldados romanos recebiam uma ração diária de 800g a 1 quilo de pão em tempo de guerra. As imagens que os caracterizaram como carnívoros se devem mais às práticas de sacrifício animal do que à sua dieta. O soldado ideal era o que, depois de servir à pátria no combate, se punha a cultivar uma área das terras conquistadas concedida a ele.

7 - Excetuando os soldados, a população mais pobre e os servos, a imensa maioria, comiam basicamente pão de cereais, sal e legumes.

8 - Na Idade Média, a carne superou o pão como alimento-símbolo do guerreiro por influência das culturas germânica e cristã. A carne tem maior identidade com o caçador do que com o camponês e a caça se tornou a imagem da guerra.

9 - A carne passa pouco a pouco a assumir um papel de destaque no sistema de valores alimentares por ser um componente importante da alimentação das classes abastadas. Imagem do luxo, da festa, do privilégio social, a carne não era considerada pelas civilizações antigas do Mediterrâneo como um bem tão essencial quanto os produtos da terra: seu preço não era sujeito a um controle político como eram os cereais. Em certas épocas, a venda de carne chegava a ser proibida ao público.

10 - De início, a difusão cristã põe em questão a prática e a "filosofia" do sacrifício. O Cristianismo nega o valor do sacrifício do ponto de vista doutrinário, considerando-o como falsa oferenda feita a falsos deuses, substituindo o sacrifício cruento por um sacrifício "vegetal", lembrando com as espécies sagradas de pão e vinho, o sacrifício bem mais importante e cruento que aconteceu para a salvação dos homens.

11 - Dessa vez, os sacrifícios foram condenados não pelos motivos que os filósofos vegetarianos alegavam, mas sim por serem sacrifícios dedicados a seres maus: os demônios. Segundo os primeiros autores cristãos, esses seres eram alimentados pelos sacrifícios e tinham o poder de provocar doenças e se retirar do doente, restituindo-lhe a saúde, somente após receber a oferenda.

12 - Desta forma os cristãos dos primeiros séculos se recusavam a comer carne, por esta ser considerada como provinda ede sacrificio.

13 - À medida que o consumo da carne se desvincula da prática do sacrifício, como efeito colateral, passa a se tornar um simples "alimento cotidiano", cujo consumo passa a ser "normal".

14 - Complementarmente a cultura dos povos germânicos, fundada não no mito da agricultura e dos produtos da terra, mas na intensa exploração das florestas e terras não cultivadas que com o tempo se transformam em pastagens, gerou pela primeira vez a abundancia de carne e a disseminação de seu uso. Assim, com as invasões germânicas, o modelo alimentar "bárbaro" baseado no consumo de carne consolida sua hegemonia simultaneamente à conquista do poder pelos povos invasores.

15 - Por toda a idade média, a carne apesar de ser utilizada em certa escala, ainda o era mais pelas classes abastadas e os moradores dos campos.

16 - Com as descobertas das Americas e seu povoamento, com fartura de pastos naturais, a carne consolida-se como base alimentar nas colonias. (do ponto de vista da cultura grega, seriam considerados "barbaros")

17 - A partir do sec XIX, com a chegada do capitalismo selvagem que a tudo transformou em produto, tambem a carne passou a ser produto, seu preço baixou e construiram-se grandes fábricas de matança.

18 - Mas isto não foi suficiente. Para alimentar a crescente população, cada vez mais dependente da carne, iniciaram-se experimentos na agricultura e na produção de rações, que aumentavam o ganho de peso em menos tempo.

19 - Surgiu então um novo fenomeno. O gado passou a engordar rápido, mas era um gado doente. Surgiram então as industrias de "remédios" para os animais e posterioremente os antibioticos.

Resumindo a situação atual é a seguinte:
O gado é considerado uma "fábrica" que converte ração em carne a uma determinada proporção, apoiado por suplementos minerais (???) e medicamentos que o deixam com aparencia saudável (???) até o abate.

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #263 Online: 31 de Julho de 2005, 17:16:35 »
um texto bem tendencioso de vegans proselitistas

muitos vegans se utilizam dos mesmissimos meios utilizados pelos evangelicos pra convencerem de que o cristianismo e o criacionismo cristao sao as grandes verdades... dados no minimo duvidosos, tendenciosismo, argumentos que fedem a falacias...
so num te dou outra pq

Atheist

• Visitante
« Resposta #264 Online: 31 de Julho de 2005, 17:34:04 »
Surgiu então um novo fenomeno. O gado passou a engordar rápido, mas era um gado doente. Surgiram então as industrias de "remédios" para os animais e posterioremente os antibioticos.

Nunca ouviram falar em melhoramento genético...

Faça uma busca no site da EMBRAPA, conheça a Embrapa de São Carlos.

E será que estes pseudonaturalistas vão ao médico??? Oras, tomar antibiótico é ruim!!! Deveriam todos morrer de tuberculose.

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #265 Online: 01 de Agosto de 2005, 00:23:55 »
Jamais vou entender o porque desse afã carnívoro, mas se eu fosse Deus, certamente colocaria um

:arrow: basta :!:

neste derramamento de sangue.

hiuAHiuHAuiAHuiAhUIAhUIAhIAUhAiuHAiuHAiuAhIUAhIUAhIUAhIAUhI uah
nao seria melhor "se eu fosse deus, teria criado o homem como animal herbivoro"?

:lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

ele foi justamente na anti-logica do deus arrependido: cria o homem onivoro mas se arrepende "pq tem muito derramento de sangue" :P
so num te dou outra pq

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #266 Online: 01 de Agosto de 2005, 11:01:43 »
E como saber, Herr, se Deus não criou o homem herbívoro? Por que imaginar que fomos criados comedores-de-tudo e não imaginar que nossos próprios atos nos levaram à transformação nefasta?

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #267 Online: 01 de Agosto de 2005, 15:03:13 »
É só olhar o que o nosso organismo está apto a digerir e o que não está.
Somos mais pra leão do que pra vaca nesse aspecto  :lol:

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #268 Online: 01 de Agosto de 2005, 15:14:03 »
Não concordo. E onde fica a tal da adaptação? Talvez hoje estejamos apenas adaptados a esta estranha alimentação, o que implicaria dizer que um dia fomos diferentes.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #269 Online: 01 de Agosto de 2005, 15:54:22 »
Não concordo. E onde fica a tal da adaptação? Talvez hoje estejamos apenas adaptados a esta estranha alimentação, o que implicaria dizer que um dia fomos diferentes.
Você pode não concordar, mas as evidências dizem o contrário. E a adaptação ocorreu muito antes da espécie homo sapiens surgir.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #270 Online: 01 de Agosto de 2005, 21:55:16 »
Entendo. A nossa dentição já era assim há 200 mil anos atrás, é isto?

Atheist

• Visitante
« Resposta #271 Online: 02 de Agosto de 2005, 00:16:05 »
Entendo. A nossa dentição já era assim há 200 mil anos atrás, é isto?

De Homo sapiens sim. E dos prováveis ancestrais mais diretos também... Vale também lembrar que apenas gorilas são estritamente vegetarianos, o que sugere uma característica derivada.

Falando euzébicamente (não leve a mal, Euzébio), os gorilas são mais evoluídos que o ser humano...  :wink:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #272 Online: 02 de Agosto de 2005, 08:20:27 »
Euzébio, há alguma diferença entre estar adaptado a uma certa dieta e ser capacitado a tê-la?

Dito isto, eu também não estou convencido de que o ser humano seja assim tão bem adaptado a comer carne.  Não há dúvida de que ele tem essa capacidade, mas em que sentido ele seria "mais carnívoro do que herbívoro"?  Há dados para sustentar essa afirmação?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Atheist

• Visitante
« Resposta #273 Online: 02 de Agosto de 2005, 11:05:36 »
Citação de: Luis Dantas
Euzébio, há alguma diferença entre estar adaptado a uma certa dieta e ser capacitado a tê-la?

Dito isto, eu também não estou convencido de que o ser humano seja assim tão bem adaptado a comer carne.  Não há dúvida de que ele tem essa capacidade, mas em que sentido ele seria "mais carnívoro do que herbívoro"?  Há dados para sustentar essa afirmação?

De maneira alguma. O homem está adaptado para ser onívoro. Não pode (embora muitas pessoas consigam) se alimentar apenas de plantas e não pode se alimentar apenas de carne. Na realidade, atualmente, é perfeitamente possível que o consumo de carne seja diminuída bastante.

Neste sentido você tem razão na questão da capacitação. O homem é capaz (ou alguns o são) de viver sem proteína de origem animal, mas não está adaptado a isso.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #274 Online: 02 de Agosto de 2005, 11:57:57 »
Atheist, agora você complicou tudo: "[O homem] não pode (embora muitas pessoas consigam) se alimentar apenas de plantas e não pode se alimentar apenas de carne."

Se não pode como muitas pessoas conseguem? Necessariamente através de suplementação? Bem, suplementos alimentares não são plantas... Esclareça isso, por favor.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!