Bom, o estudo em que foi baseada a notícia que você postou usa uma série de citações de outros trabalhos do próprio grupo. Isso não é tão problemático, mas sempre fica uma dúvida, afinal, não citam as refutações. Um deles, que é a base utilizada no trabalho, que afirma que carne vermelha causa câncer colo-retal, é um estudo muito amplo, com muitos indivíduos, etc. No entanto, vários pesquisadores escreveram cartas para a revista e para outras revistas refutando tal pesquisa. Alguns dos argumentos:
- nenhum experimento foi realizado, apenas pesquisa de campo;
- afirmações exageradas com base pobre, que acabaram servindo de prato cheio para a mídia despreparada;
- viés interpretativo dos resultados - como a parte que grifei que diz que segundo os dados obtidos, em algumas populações houve relação entre o consumo de carne e o câncer, em outros houve uma correlação negativa e em outros não há correlação estatística;
- não levaram em conta outros aspectos culturais entre as diferentes populações (nota minha: talvez temperos possam ser alvos mais significativos na busca por agentes carcinogênicos);
- não levaram em conta predisposição genética (eu não disse???);
O artigo desta vez é muito recente. Dentro de alguns meses é bom dar uma busca para ver se saiu alguma refutação. Eu tenho minhas críticas lendo só o resumo...