Autor Tópico: Continuaremos a comer carne?  (Lida 83981 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Continuaremos a comer carne?
« Resposta #300 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 11:30:29 »
Citação de: Mr.Hammond
Citação de: bruno
e essa crase aí, hein?

É...
http://www2.uol.com.br/michaelis/crase.htm
 :?
Eu escrevi com pressa... :roll:

Se escreveu com pressa deveria ter escrito tudo sem crase, é mais fácil escrever 'a' do que 'à'  :P

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re.: Continuaremos a comer carne?
« Resposta #301 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 12:53:39 »
Calma ai:
A equipe acredita que a causa seja a presença de substâncias chamadas composto n-nitroso, formadas no intestino grosso após a ingestão de carne.

Esses compostos, ou similares não estão associados à comidas que são salgadas para conservação?! (é algo pro Stefano confirmar). Já vi algumas publicações sobre câncer de estâmago, e falam sobre o sal, mas nunca vi nada sobre carne vermelha!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #302 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 13:16:41 »
Alguém poderia por gentileza me  passar artigos científicos pró-consumo de carne?
Eu queria mostrar pra minha amiga adventista..ela falou que não existem estudos científicos a favor do consumo de carne. |(

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #303 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 13:20:57 »
Adventistas não aceitam argumentos.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #304 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 13:35:09 »
Citação de: Marcelo Terra
Adventistas não aceitam argumentos.

Pois é cara...é complicado. Têm 3 adventistas na minha sala . Com duas, eu ainda consigo conversar numa boa sobre temas como astronomia e evolucionismo. Até rola um respeito de um com a opinião do outro.  Para uma delas, eu vou até emprestar um  DVD da série "Cosmos", do Sagan. Ela parece aberta à teoria do Big Bang (mas não sei o quanto aberta).

Já esta do debate sobre a carne,la me falou: "eu vou te emprestar um vídeo adventista que demosntra que o mundo seria menos poluído se produzíssemos só vegetais".
Daí eu falei: " Mas produzir só vegetais ocupa mais espaço ..."

E ela:" mas o vídeo diz o contrário...! :P "

|(

Uma vez ela me falou que antes da serpente tentar o lindo casal do paraíso, ela voava.... :?

Puxa, eu não sabia que as cobras um dia já voaram... :?

Em tempo:
Ontem eu ainda tive o seguinte diálogo com esta a qual estou debatendo sobre carne:
-Você acredita que as árvores foram feitas antes do sol?
-Claro..
-Mas as árvores precisam de fotossíntese, então precisam do sol para existir..
-Não bobinho, pra deus tudo é possível... :P

Assim não dá... :lol:

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #305 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 13:43:27 »
Uma vez ela me falou que antes da serpente tentar o lindo casal do paraíso, ela voava.... :?

Puxa, eu não sabia que as cobras um dia já voaram... :?

Escolhe um:

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #306 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 13:45:32 »
Adivinha qual eu escolhi? :P

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #307 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 14:34:07 »
Alguém poderia por gentileza me  passar artigos científicos pró-consumo de carne?
Eu queria mostrar pra minha amiga adventista..ela falou que não existem estudos científicos a favor do consumo de carne. |(

eu tinha artigos que desmistificavam a carne de porco. mas não tenho mais.
facilmente você acha isso.

E ela:" mas o vídeo diz o contrário...! Razz "

Ela está certa.
O que ocorre é que nem todo o território é agricultável, em alguns lugares, com encostas ingremes e terrenos muito pobres a pecuária é a única cultura viável.
em outras situação a cultura mista, pecuária + agricultura é a ideal.

abraços.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #308 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 15:43:37 »
O que ocorre é que nem todo o território é agricultável, em alguns lugares, com encostas ingremes e terrenos muito pobres a pecuária é a única cultura viável.
em outras situação a cultura mista, pecuária + agricultura é a ideal.

O que ela defende é que só se pratique a agricultura e que abandonemos totalmente a pecuária. :?

Atheist

• Visitante
« Resposta #309 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 11:02:27 »

Cara, deixa. Assim, com menor consumo, o preço da carne diminui... Pelo menos a curto prazo...  :roll:  :lol:

Atheist

• Visitante
Continuaremos a comer carne?
« Resposta #310 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 11:04:52 »
Citação de: hsette
Caramba. Será que vou ter que abandonar minha picanha mau passada? :(

Carne vermelha pode danificar DNA, diz estudo
15:24
(BBC)

Pesquisadores acreditam que uma dieta rica em carne vermelha tem mais chances de causar câncer porque o alimento danificaria o DNA.
O estudo da Open University britânica publicado no jornal médico Cancer Research comparou dietas repletas de carnes vermelhas com vegetarianas.
Estudos anteriores haviam estabelecido a ligação entre o câncer de intestino e a ingestão de grandes quantidades de carne vermelha.
No ano passado, a mesma equipe havia publicado um estudo dizendo que as chances de uma pessoa que come duas porções diárias de carne vermelha adquirir câncer seriam um terço maior do que as de quem come menos de uma porção semanal.
No estudo atual, a equipe examinou células de voluntários saudáveis, mas com dietas variadas entre eles.
Eles encontraram um grau maior de dano nas células retiradas de pessoas que comem carne vermelha regularmente.
A equipe acredita que a causa seja a presença de substâncias chamadas composto n-nitroso, formadas no intestino grosso após a ingestão de carne.
Estes compostos se combinariam com o DNA, modificando-o.
O código genético tenderia então a sofrer mutações maléficas, aumentando as chances de câncer.
Os pesquisadores lembram que um terço dos cânceres é causado pela alimentação e que a saída seria uma alimentação balanceada, com boa presença de frutas, verduras e fibras.

Enquanto estudos como estes não forem realizados em clones, não se pode descartar a variação genética.

Além do quê, é sempre a mesma coisa - estudo altamente parcial, pois pegam vegetarianos (certamente com alimentação balanceada) e onívoros com alimentação completamente desbalanceada.

Atheist

• Visitante
« Resposta #311 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 11:06:47 »
Citação de: Nina
Citação de: jornalista esperto
Estes compostos se combinariam com o DNA, modificando-o.
O código genético tenderia então a sofrer mutações maléficas, aumentando as chances de câncer.

Queria que o jornalista me explicasse como se altera o código genético comendo carne...  :twisted:

Só pra variar...  :?

Atheist

• Visitante
« Resposta #312 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 11:12:59 »
Aqui está o resumo do artigo original:

Red meat is associated with increased risk of colorectal cancer and increases the endogenous formation of N-nitrosocompounds (NOC). To investigate the genotoxic effects of NOC arising from red meat consumption, human volunteers were fed high (420 g) red meat, vegetarian, and high red meat, high-fiber diets for 15 days in a randomized crossover design while living in a volunteer suite, where food was carefully controlled and all specimens were collected. In 21 volunteers, there was a consistent and significant (P < 0.0001) increase in endogenous formation of NOC with the red meat diet compared with the vegetarian diet as measured by apparent total NOC (ATNC) in feces. In colonic exfoliated cells, the percentage staining positive for the NOC-specific DNA adduct, O6-carboxymethyl guanine (O6CMG) was significantly (P < 0.001) higher on the high red meat diet. In 13 volunteers, levels were intermediate on the high-fiber, high red meat diet. Fecal ATNC were positively correlated with the percentage of cells staining positive for O6CMG (r2 = 0.56, P = 0.011). The presence of O6CMG was also shown in intact small intestine from rats treated with the N-nitrosopeptide N-acetyl-N'-prolyl-N'-nitrosoglycine and in HT-29 cells treated with diazoacetate. This study has shown that fecal NOC arising from red meat include direct acting diazopeptides or N-nitrosopeptides able to form alkylating DNA adducts in the colon. As these O6CMG adducts are not repaired, and if other related adducts are formed and not repaired, this may explain the association of red meat with colorectal cancer. (Cancer Res 2006; 66(3): 1859-65)

http://cancerres.aacrjournals.org/cgi/content/full/66/3/1859

Atheist

• Visitante
« Resposta #313 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 11:24:40 »
Adoro ir à fonte... Descobre-se coisas maravilhosas.

O primeiro artigo citado pelos autores é o suporte para o trabalho. É ele quem diz que o consumo de carne vermelha está associada ao câncer colo-retal. Legal, não? Mas o trabalho é do mesmo grupo. Até aí, tudo bem. No entanto, eles esquecem de mencionar uma réplica ao trabalho deles, publicado na mesma revista.

Abaixo vou transcrever o resumo do trabalho-base e depois a réplica. Tirem suas conclusões.

Citação de: artigo base
Current evidence suggests that high red meat intake is associated with increased colorectal cancer risk. High fish intake may be associated with a decreased risk, but the existing evidence is less convincing. Methods: We prospectively followed 478 040 men and women from 10 European countries who were free of cancer at enrollment between 1992 and 1998. Information on diet and lifestyle was collected at baseline. After a mean follow-up of 4.8 years, 1329 incident colorectal cancers were documented. We examined the relationship between intakes of red and processed meat, poultry, and fish and colorectal cancer risk using a proportional hazards model adjusted for age, sex, energy (nonfat and fat sources), height, weight, work-related physical activity, smoking status, dietary fiber and folate, and alcohol consumption, stratified by center. A calibration substudy based on 36 994 subjects was used to correct hazard ratios (HRs) and 95% confidence intervals (CIs) for diet measurement errors. All statistical tests were two-sided. Results: Colorectal cancer risk was positively associated with intake of red and processed meat (highest [>160 g/day] versus lowest [<20 g/day] intake, HR = 1.35, 95% CI = 0.96 to 1.88; Ptrend = .03) and inversely associated with intake of fish (>80 g/day versus <10 g/day, HR = 0.69, 95 % CI = 0.54 to 0.88; Ptrend<.001), but was not related to poultry intake. Correcting for measurement error strengthened the associations between colorectal cancer and red and processed meat intake (per 100-g increase HR = 1.25, 95% CI =1.09 to 1.41, Ptrend = .001 and HR = 1.55, 95% CI = 1.19 to 2.02, Ptrend = .001 before and after calibration, respectively) and for fish (per 100 g increase HR = 0.70, 95% CI = 0.57 to 0.87, Ptrend<.001 and HR = 0.46, 95% CI = 0.27 to 0.77, Ptrend = .003; before and after correction, respectively). In this study population, the absolute risk of development of colorectal cancer within 10 years for a study subject aged 50 years was 1.71% for the highest category of red and processed meat intake and 1.28% for the lowest category of intake and was 1.86% for subjects in the lowest category of fish intake and 1.28% for subjects in the highest category of fish intake. Conclusions: Our data confirm that colorectal cancer risk is positively associated with high consumption of red and processed meat and support an inverse association with fish intake.

Meat, Fish, and Colorectal Cancer Risk: The European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition

Atheist

• Visitante
« Resposta #314 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 11:29:46 »
Citação de: resposta
Re: Meat, Fish, and Colorectal Cancer Risk: The European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition
Ulrike Gonder, Nicolai Worm

Correspondence to: Ulrike Gonder, DIPL OEC TROPH, Taunusblick 21, D-65510 Huenstetten, Germany or Nicolai Worm, Maxhoehe 40, D-82335 Berg, Germany (e-mail: nicolai.worm@t-online.de).

We read with interest the article by Norat et al. (1) about meat, fish, and colorectal cancer risk in the European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition (EPIC) cohort, which found no statistically significant association between the intake of red meat and colorectal cancer. Only when red and processed meats were combined was the observed positive association statistically significant. We would like to ask why the authors did not mention in their abstract the fact that red meat alone does not statistically significantly increase the relative risk and why they did not adjust their data for vegetable intake. Because vegetables and fruit are a good source of fiber and folate and reduce the energy density of a meal, all of which could diminish colorectal cancer risk, they are an important confounding factor. The cross-classification of red and processed meat intake with fiber intake clearly showed no increase in cancer risk if both intakes were in the highest category. The same was true for high fish intake. Many people enjoy eating red meat, fish, and poultry but do not eat processed meat.

Although the authors choose their wording very carefully, stating only that they found a "positive association," the media took the results of this study as a proof for a causal relationship between red meat consumption and colorectal cancer. We want to point out that such an association is far from proven, as none of the prospective European studies published to date found a statistically significant association (2–5). The authors state that they could not explain the association, and there is no known mechanism. One possible explanation could be the higher content of heme iron, but in the same issue of the Journal, Chan et al. (6) published data indicating that dietary iron was not associated with colorectal adenoma in women. In addition, it was recently shown that chlorophyll from green vegetables prevents the cytotoxic and hyperproliferative effects of heme in a rat model (7).

The EPIC study offers an important opportunity to learn more about diet and cancer. Its results, however, should be communicated in a very clear way because otherwise it would only increase the already existing confusion among consumers and health care providers. Because lean (red) meat is an important contributor to mineral, vitamin, and protein nutrition and many people like to eat meat, we feel it unjustified, based on the EPIC data, to give the impression that this habit could lead to such a severe illness. Perhaps the message of this EPIC publication should read: Enjoy our meat but have your veggies with it.

Fonte da resposta

Atheist

• Visitante
« Resposta #315 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 11:33:10 »
Há muitas outras respostas... Algum jornalista acho a idéia o máximo e publicou em uma revista científica mais abrangente. Vejam várias respostas neste link:

http://bmj.bmjjournals.com/cgi/eletters/330/7505/1406-b#109799

Atheist

• Visitante
« Resposta #316 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 11:33:49 »
Aqui tem outra resposta publicada na revista onde o artigo saiu:

http://jncicancerspectrum.oxfordjournals.org/cgi/content/full/jnci;97/23/1787

Atheist

• Visitante
« Resposta #317 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 11:34:34 »
Eu adorei este detalhe do artigo:

Table 2A of the study shows that red meat intake does not increase the risk in Aarhus and Potsdam (HR=1.00) and it is protective in Italy (HR=0.96). In the other countries, there is a slight increase (HR=1.01- 1.04). So in some countries eating red meat seems to be harmful, in another it is beneficial, and in others it has no effect one way or the other

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #318 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 13:43:04 »
Citação de: DiegoJaf
Mas caso ponham na minha frente um prato cheio de bolinhos de soja e um bife suculento, vou com a soja...

Legal, Diego!...
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #319 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 15:17:48 »
Alguém pode traduzir essa celeuma toda para uma linguagem compreensível para nós, carnívoros leigos? :?  :oops:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Atheist

• Visitante
« Resposta #320 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 15:33:32 »
Bom, o estudo em que foi baseada a notícia que você postou usa uma série de citações de outros trabalhos do próprio grupo. Isso não é tão problemático, mas sempre fica uma dúvida, afinal, não citam as refutações. Um deles, que é a base utilizada no trabalho, que afirma que carne vermelha causa câncer colo-retal, é um estudo muito amplo, com muitos indivíduos, etc. No entanto, vários pesquisadores escreveram cartas para a revista e para outras revistas refutando tal pesquisa. Alguns dos argumentos:

- nenhum experimento foi realizado, apenas pesquisa de campo;
- afirmações exageradas com base pobre, que acabaram servindo de prato cheio para a mídia despreparada;
- viés interpretativo dos resultados - como a parte que grifei que diz que segundo os dados obtidos, em algumas populações houve relação entre o consumo de carne e o câncer, em outros houve uma correlação negativa e em outros não há correlação estatística;
- não levaram em conta outros aspectos culturais entre as diferentes populações (nota minha: talvez temperos possam ser alvos mais significativos na busca por agentes carcinogênicos);
- não levaram em conta predisposição genética (eu não disse???);

O artigo desta vez é muito recente. Dentro de alguns meses é bom dar uma busca para ver se saiu alguma refutação. Eu tenho minhas críticas lendo só o resumo...  :roll:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #321 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 15:43:44 »
Ou também o clássico erro (que é quase uma epidemia em estudos deste tipo) de comparar dietas onívoras desequilibradas com dietas vegetarianas equilibradas e atribuir as piores condições de saúde do primeiro grupo à carne.

We would like to ask why the authors did not mention in their abstract the fact that red meat alone does not statistically significantly increase the relative risk and why they did not adjust their data for vegetable intake. Because vegetables and fruit are a good source of fiber and folate and reduce the energy density of a meal, all of which could diminish colorectal cancer risk, they are an important confounding factor. The cross-classification of red and processed meat intake with fiber intake clearly showed no increase in cancer risk if both intakes were in the highest category. The same was true for high fish intake.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #322 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 15:48:16 »
Citação de: Euzébio
Mas caso ponham na minha frente um prato cheio de bolinhos de soja e um bife suculento, vou com a soja...

Legal, Diego!...

Prefere bolinhos de soja à carne? Então estes artigos foram escritos especialmente para você  :twisted: :

soja 1
soja 2
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Atheist

• Visitante
« Resposta #323 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 15:52:08 »
Citação de: Angelo Melo
Ou também o clássico erro (que é quase uma epidemia em estudos deste tipo) de comparar dietas onívoras desequilibradas com dietas vegetarianas equilibradas e atribuir as piores condições de saúde do primeiro grupo à carne.

We would like to ask why the authors did not mention in their abstract the fact that red meat alone does not statistically significantly increase the relative risk and why they did not adjust their data for vegetable intake. Because vegetables and fruit are a good source of fiber and folate and reduce the energy density of a meal, all of which could diminish colorectal cancer risk, they are an important confounding factor. The cross-classification of red and processed meat intake with fiber intake clearly showed no increase in cancer risk if both intakes were in the highest category. The same was true for high fish intake.

Pois é. São estudos altamente enviesados. Não entendo como as revistas aceitam. Será que são peer-reviewed?

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #324 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 16:34:42 »
Citação de: Angelo Melo
Citação de: Euzébio

Legal, Diego!...

Prefere bolinhos de soja à carne? Então estes artigos foram escritos especialmente para você  :twisted: :

soja 1
soja 2

Pois eu como os tais bolinhos de soja há onze anos, em lugar da malfadada carne animal, e te digo: tô vivo.

8-)
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!